sexta-feira, 9 de março de 2012

Três lições que REALMENTE aprendi com Steve Jobs‏

Diversos blogs e sites de empreendedorismo repassam pensamentos e lições do mestre Steve Jobs. Mas, infelizmente, a maioria dessas lições são repassadas sem influenciar de nenhuma maneira a vida da pessoa que a publicou.Nesse artigo, Breno Pinheiro, criador do Ambiente Externo, fala sobre o que o realmente aprendeu com o fundador da Apple.
Após sua morte, ser fã de Steve Jobs virou moda. Entretanto, muitos desses admiradores pouco sabem sobre a vida e as realizações desse grande mestre da tecnologia.
Que Steve Jobs é o maior ícone do empreendedorismo na atualidade, ninguém pode negar. Consequentemente, sua presença é constante nos sites, blogs e grupos de discussões relacionados ao assunto. Textos e imagens com lições e pensamentos do ex-presidente da Apple propagam por toda a rede, como qualquer outra coisa interessante que tornou-se viral nessa incrível teia de informações chamada internet. Mas, infelizmente, a maioria dessas lições são repassadas sem influenciar de nenhuma maneira a vida da pessoa que curtiu, compartilhou, retuitou ou realizou qualquer outra ação semelhante nas redes sociais. Após sua morte, ser fã de Steve Jobs virou moda. Entretanto, muitos desses “admiradores” pouco sabem sobre a vida e as realizações desse grande mestre da tecnologia.
Como o Ambiente Externo é o blog do empreendedor, não ficaria sem falar de Steve Jobs. Como ele surgiu para ser uma publicação diferenciada, decidi compartilhar o que, realmente, aprendi com o cara que inventou o iPhone e com base na minha leitura do livro “A Cabeça de Steve Jobs” de Leander Kahney .
1) Foco
“...Precisamos ter um foco e fazer o que realmente sabemos”, Steve Jobs.
Quando Jobs retornou em 1997, a Apple possuia uma estratégia de produtos confusa. A empresa estava vendendo cerca de quarenta produtos diferentes (de impressoras ao ultraportátil Newton) e poucos deles eram líderes de mercado. Só a lista de computadores, por exemplo, existiam dezenas de modelos diferentes. Era confuso para o consumidor saber qual computador comprar para atender suas necessidades. A primeira ação de Steve foi convocar uma reunião com cada uma das equipes responsáveis por cada um dos produtos. Se o grupo quisesse manter vivo um projeto, deveria vender a ideia para Steve Jobs. Durante a reunião, algumas equipes argumentavam a favor da manutenção de seu projeto, alegando que eles eram estratégicos ou possuiam a melhor tecnologia do mercado. Jobs respondia que o não estivesse dando lucro deveria ser cortado. “Se a Apple quiser sobreviver, temos que cortar mais. Precisamos ter um foco e fazer o que realmente sabemos”, dizia.
Foco. Essa é uma palavra tão importante que, infelizmente, tem sido deixada de lado nos dias atuais. No nosso caso, empreendedores, somos famosos por querer fazer tudo dentro da empresa: desde a estratégia de preços até serviços operacionais, como atendimento ao cliente e encerramento do caixa. Nessa primeira lição, Steve Jobs me sugeriu que eu deveria focar nas funções que eu realmente sou bom e delegar as demais para outras pessoas. Por exemplo, ele decidiu que a Apple não entraria no mercado corporativo porque acreditava que o mundo não precisava de uma nova Dell (sua maior concorrente).
2) Simplicidade
A ideia na Apple é colocar apenas os recursos necessários para não tornar os dispostivos complexos para o usuário final.
Os produtos da Apple são conhecidos por serem simples e fáceis de usar. Muitos usuários com conhecimentos avançados em tecnologia reclamam da ausência de alguns recursos nos aparelhos com a marca da maçã. Porém, ao contrário que todo mundo pensa, a ordem na companhia é não enchê-los com funcionalidades apenas por serem fáceis de implementar ou para forçar o cliente a comprar um novo. A ideia é colocar apenas os recursos necessários para não tornar os dispostivos complexos para o usuário final.
Essa lição ensina a simplificar as coisas. Às vezes, por exemplo, costumamos a falar com um vocabulário técnico, onde apenas profissionais da nossa área entendem. Isso pode ser interessante entre nossos colegas, mas pode causar falhas de comunicação com outros setores da empresa. Como um bom profissional da T.I, costumava a ter uma visão avançada das coisas, ou seja, pensar com a cabeça e o raciocínio de um “nerd”. Steve me sugeriu que precisava simplicar, pensar como e para meu cliente. Esse aprendizado resultou em sistemas desenvolvidos pela minha empresa que são, segundo meus clientes, muitos simples e fáceis de usar.
3) Paixão
A paixão é uma força que ajudará você a conquistar seus objetivos.
Steve Jobs é famoso por ter uma paixão contagiante pelos seus produtos. E a paixão, segundo Carmine Gallo no livro “Faça como Steve Jobs”, é uma força que ajudará você a conquistar seus objetivos. Ao ver um vendedor apaixonado, o cliente fará de tudo para que ele conquiste sua missão, contribuindo com a compra do que ele está oferecendo. Com essa lição, podemos aprender a enxergar nossos produtos com um brilho nos olhos, vendo eles muito além de um mero objeto. No meu caso, por exemplo, aprendi a não ver o Ambiente Externo apenas como um blog desenvolvido em WordPress com posts relacionados ao empreendedorismo, mas como uma publicação on-line que ajudará na capitação e no desenvolvimento do empresariado brasileiro.

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