Prospecção
![](http://www.programacases.com.br/img_artg/Untitled-1.jpg)
Na maioria dos casos, os vendedores, especialmente os que estão iniciando na profissão ou em uma nova empresa, tendem a se preocupar com a venda a curto prazo, pois precisam dar resultados rápidos. Ora para provar sua capacidade ao novo empregador, ou mesmo para sobrevivência financeira.
O que estou tentando destacar é a importância da venda a médio e longo prazo. Este tipo de venda fará com que não haja um período de entre safra, isso sem levar em consideração que toda empresa, perde por ano em média, 15% de seus clientes ativos, segundo Philip Kotler.
O que precisamos fazer, então, para realizarmos vendas, como que usando um binóculo?
Uma coisa chamada Prospecção.
Pesquisando mais a fundo sobre o significado desta palavra, a definição que achei muito interessante foi:
“Do Lat. prospectione, visão sobre o futuro
s. f.,
ação de prospectar;
Sondagem para descobrir o valor econômico de um jazigo ou de uma região mineira.
Geotécnica: operação destinada a determinar a natureza e as características de um terreno em que se vai realizar uma obra”.
Você pode estar se perguntando, o que têm isso a ver com vendas? Eu respondo: muita coisa!
Prospectar para o vendedor é ir à busca de novos clientes para seus produtos ou serviços. Porém, esta faceta em vendas não deveria ser realizada de qualquer maneira. Neste processo é preciso muita ciência. Como assim?
Vejamos novamente o significado da palavra.
“sondagem para descobrir o valor econômico de um jazigo ou de uma região mineira,”
No momento me vem à cabeça, a nossa querida Petrobrás. Ora, você já imaginou a Petrobrás, partir para uma sondagem no mar, ou mesmo em terra, por impulso, apenas porque um Engenheiro decidiu que certo solo seria viável?
Da mesma maneira, deveria fazer o vendedor antes de sair para fazer a sua prospecção. Quer dizer, não sair “atabalhoadamente”, como muitos ainda fazem. Pois, isso poderia ser um desperdício de dinheiro, tempo e muito provavelmente com chances de insucesso.
Como realizar então uma prospecção bem sucedida em vendas?
Fazer como a Petrobrás! Pesquisar muito, antes de sair em campo. Usar a internet, por exemplo, para saber mais sobre seus prospect, pode ser uma boa idéia.
“Agora, vejamos. Estive com você durante dez minutos. Posso afirmar que você não sabe nada sobre mim, sobre minha empresa, nossos produtos, nossos concorrentes, nosso mercado ou nossos desafios. O que era que você estava tentando me vender mesmo”? (Ponto de vista de um comprador)
Na verdade, estamos falando sobre a importância da sondagem, a fim de medir o tamanho de nosso possível sucesso, ou se valeria à pena partir para a possibilidade da conquista. O legal é que isso tudo pode ser feito sem andar um metro, e gastando muito pouco.
Como a palavra prospecção também significa “Visão sobre o futuro” fica fácil entender porque dedicar tempo a esta atividade é tão importante em vendas.
“Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer as mesmas coisas dia a pós dia e esperar resultados diferentes”. (Albert Einstein)
Um abraço,
O que fazer quando estiver diante do Cliente
Imaginemos que você fez a lição de casa, realizou algumas visitas, e finalmente consegue ser recebido. Como proceder nesta hora, em sua primeira oportunidade? Lembre-se que não temos uma segunda chance para causar uma primeira boa impressão.
Os primeiro os segundos, como já comentado são os mais importantes para chamar a atenção. Por isso recomendamos aqui alguns procedimentos importantes
• Seja breve.
• Sorria com sinceridade.
• Mantenha-se tranqüilo e receptivo.
• Mantenha o contato com os olhos.
• Trate o cliente pelo Nome.
• Espelhe sutilmente o comportamento do cliente.
• Cuidado com a sua postura. (Linguagem corporal)
• Descubra a necessidade de seu cliente.
• Use palavras que Vendem: “Descoberta, Seguro, Novo, Garantido, Resultados, Poupar, Fácil, Saúde, Dinheiro, Amor, Comprovado, Você” (Segundo estudo da Universidade da Califórnia).
• Evite intimidades desnecessárias
• Principalmente: “OUÇA O CLIENTE”.
• Não faça venda, faça RELACIONAMENTO.
• Haja com Entusiasmo (Entusiasmo vem do latim e quer dizer: “Deus dentro de você”)• Pelo amor de Deus, quando for abrir a sua pasta de trabalho, que ela esteja arrumada e em ordem, evitando que fique procurando o que deseja de forma desajeitada.
Os primeiro os segundos, como já comentado são os mais importantes para chamar a atenção. Por isso recomendamos aqui alguns procedimentos importantes
• Seja breve.
• Sorria com sinceridade.
• Mantenha-se tranqüilo e receptivo.
• Mantenha o contato com os olhos.
• Trate o cliente pelo Nome.
• Espelhe sutilmente o comportamento do cliente.
• Cuidado com a sua postura. (Linguagem corporal)
• Descubra a necessidade de seu cliente.
• Use palavras que Vendem: “Descoberta, Seguro, Novo, Garantido, Resultados, Poupar, Fácil, Saúde, Dinheiro, Amor, Comprovado, Você” (Segundo estudo da Universidade da Califórnia).
• Evite intimidades desnecessárias
• Principalmente: “OUÇA O CLIENTE”.
• Não faça venda, faça RELACIONAMENTO.
• Haja com Entusiasmo (Entusiasmo vem do latim e quer dizer: “Deus dentro de você”)• Pelo amor de Deus, quando for abrir a sua pasta de trabalho, que ela esteja arrumada e em ordem, evitando que fique procurando o que deseja de forma desajeitada.
Será que os clientes realmente só querem preço?
Acredito que a resposta a essa pergunta ainda é muito controversa, pois esse mito é bastante difundido.
De fato, os consumidores quando compram algum produto/serviço, gostam de pensar que estão pagando barato. Isso causa um efeito anti-arrependimento, pós compra. No entanto, afirmar que os clientes só querem preço é prematuro.
Uma pesquisa realizada em 2007 para avaliar o que leva uma pessoa a comprar e “O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor,” esclarece bem esse tema.
Foram pesquisadas 11 categorias de empresas: Alimentos, bebidas, Automóveis, Bancos, Cias Aéreas, Eletrodomésticos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular e Fixa, Varejo.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas de seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Veja as respostas
Assim, concluo que os clientes não querem apenas preço, eles querem muito mais que isso.
Um abraço a todos.
De fato, os consumidores quando compram algum produto/serviço, gostam de pensar que estão pagando barato. Isso causa um efeito anti-arrependimento, pós compra. No entanto, afirmar que os clientes só querem preço é prematuro.
Uma pesquisa realizada em 2007 para avaliar o que leva uma pessoa a comprar e “O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor,” esclarece bem esse tema.
Foram pesquisadas 11 categorias de empresas: Alimentos, bebidas, Automóveis, Bancos, Cias Aéreas, Eletrodomésticos, Farmacêutica, Governo, Saúde, Telefonia Celular e Fixa, Varejo.
A pesquisa ouviu 1.800 pessoas de seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília.
Veja as respostas
- 43% ATENDIMENTO;
- 29% Qualidade;
- 17% Responsabilidade Social;
- 9% preço;
- 2% Propaganda
Assim, concluo que os clientes não querem apenas preço, eles querem muito mais que isso.
Um abraço a todos.
Contra todos os prognósticos
Ser um vendedor de excelência é sempre estar disposto a contrariar a lei das probabilidades. Estar sempre desafiando seus limites e remar contra a correnteza ― todos os dias, todo tempo. Não há lugar para comodismo ou conformismo. Se um cliente diz não estar interessado em seu produto/serviço, não baixa os braços e entrega os pontos. Isso é para os fracos e derrotados.
Na verdade, o vendedor de excelência quando sai de casa sabe que vai enfrentar desafios e muitas barreiras. É a sua disposição e a forma como encara os desafios, que o transforma em um profissional de alto desempenho. Não existe venda perdida ou cliente difícil. Em sua mente há apenas clientes mal trabalhados. Todas as vendas são trabalhadas até o limite. Portas nunca são fechadas; ele sabe que sempre deve ficar uma ponte, onde um dia, poderá ser usada para uma nova tentativa.
Sempre está atento à sua concorrência, não os menospreza; mantêm-se atualizado. Sabe que se não for pró- ativo pode acordar desempregado.
Nunca reclama de sua cota de vendas. Primeiro tenta cumprir, para só depois contra pôr. Sabe que metas são feitas para serem cumpridas.
Não dá ouvidos aos pessimistas e derrotados, para quem as coisas estão sempre ruins. Sempre acredita que existe uma solução, embora só ele a veja no momento.
Para ele, não existe “CRISE.” Mesmo em momentos de turbulência econômica, consegue ver oportunidades, onde outros só conseguem ver dificuldades.
Otimismo e entusiasmo estão sempre presentes em suas apresentações. Mesmo que o mercado aponte para dias difíceis, não se deixa abater. Sempre acredita que encontrará uma forma de cumprir com seus objetivos.
Afinal, um vendedor de excelência sempre contraria os prognósticos.
Abraços,
Na verdade, o vendedor de excelência quando sai de casa sabe que vai enfrentar desafios e muitas barreiras. É a sua disposição e a forma como encara os desafios, que o transforma em um profissional de alto desempenho. Não existe venda perdida ou cliente difícil. Em sua mente há apenas clientes mal trabalhados. Todas as vendas são trabalhadas até o limite. Portas nunca são fechadas; ele sabe que sempre deve ficar uma ponte, onde um dia, poderá ser usada para uma nova tentativa.
Sempre está atento à sua concorrência, não os menospreza; mantêm-se atualizado. Sabe que se não for pró- ativo pode acordar desempregado.
Nunca reclama de sua cota de vendas. Primeiro tenta cumprir, para só depois contra pôr. Sabe que metas são feitas para serem cumpridas.
Não dá ouvidos aos pessimistas e derrotados, para quem as coisas estão sempre ruins. Sempre acredita que existe uma solução, embora só ele a veja no momento.
Para ele, não existe “CRISE.” Mesmo em momentos de turbulência econômica, consegue ver oportunidades, onde outros só conseguem ver dificuldades.
Otimismo e entusiasmo estão sempre presentes em suas apresentações. Mesmo que o mercado aponte para dias difíceis, não se deixa abater. Sempre acredita que encontrará uma forma de cumprir com seus objetivos.
Afinal, um vendedor de excelência sempre contraria os prognósticos.
Abraços,
Vendedor de primeira viagem
O que fazer quando finalmente após alguns treinamentos na empresa você sai para enfrentar o Cliente sozinho? Nas primeiras vezes, seu chefe estava presente te dando apoio e não foi assim tão complicado. Mas agora é só você e o Cliente.
Quando aconteceu comigo, confesso que muitas vezes fiquei aterrorizado. Cheguei a desistir e voltar para casa, dando várias desculpas, evitando enfrentar o problema.
Na verdade, temos medo de fracassar diante do Cliente. Temor de cometer erros que possam comprometer a empresa ou a nós mesmos.
Anime-se, a experiência tem mostrado que nada acontece. Seu Cliente não conhece aquilo que será apresentado. Caso cometa um pequeno deslize na apresentação, ele não vai perceber. Entretanto, o que me ajudou foi conhecer profundamente aquilo que vendia.
Quando não conhecemos, ou o conhecimento é apenas superficial daquilo que vendemos, acaba por gerar a famosa insegurança.
Você já imaginou um ator de teatro que não consegue decorar sua fala? Com certeza, ficará completamente inseguro no palco e com grande possibilidade de falhar. Isso gera medo e insegurança.
Sendo assim, aí vão 13.5 dicas:
A recomendação que dou a você que acaba de entrar no mundo maravilhoso das vendas, é dedicar tempo para estudar tudo sobre seus produtos e sua empresa. Faça o dever de casa! Estude, leia, pergunte, treine sozinho. Eu fazia e ainda continuo treinamento diante do espelho.
1. Após estar seguro quanto ao conhecimento de seus produtos ou serviços, outra coisa se torna muito importante.
2. A integração em seu setor ou área de atuação. A amizade com seus colegas e concorrentes é uma poderosa rede de Network. Não se isole. Ao contrário, faça questão de ser conhecido por todos, isso aliviará sua tensão. Seus colegas poderão ser de grande ajuda, em particular, quando você estiver começando no seu setor de vendas.
3. Acabo de ler um livro, onde o autor teve a coragem de dizer que nossos concorrentes são nossos inimigos. Que absurdo; como acha que será convidado para uma empresa melhor, se tratar desta maneira seu concorrente?
4. Tenha um registro atualizado de seus Clientes. Seja detalhista em anotar tudo sobre eles. Estas informações podem ser úteis em conseguir sua confiança;
5. Nunca faça uma visita sem antes, primeiro, fazer uma retrospectiva mental sobre o perfil do Cliente. Consulte suas anotações e as use sabiamente. Faça isso com calma. Depois de ter tudo claro em sua mente, aí sim, parta para a visita; (Certa vez, como representante de um grande laboratório, fui visitar um médico importante no meu setor. Seria minha primeira visita a esse médico. Infelizmente, não me dei ao trabalho de ler os dados sobre esse médico em minha ficha cadastral. Assim que cheguei, como era de praxe, apoiei minha pasta sobre uma cadeira. Levei uma enorme bronca, pois este médico não gostava de ver as pastas dos representantes sobre as cadeiras, e sim no próprio chão do consultório. Envergonhado, pedi desculpas e apoiei a pasta no chão. Quer dizer, comecei mal)
6. Saia cedo e volte tarde. Trabalhe duro. Não fique preso ao seu relógio. Seus Clientes serão seu maior patrimônio. Trate este patrimônio com seriedade. Lembrem-se, os resultados só aparecem para quem trabalha! Pelo menos para a esmagadora maioria dos mortais;
7. Mostre prontidão. Esteja sempre disposto a servir. Seus Clientes ficarão gratos de ter um representante que está sempre pronto;
8. Cumpra sempre aquilo que prometer. Quando não for possível, não enrole. Seja transparente. Não minta.
9. Evite falar como papagaio. Converse. Faça amizade e relacionamentos em vez de vendas.
10. Surpreenda sempre seu Cliente a cada visita. Seja ousado. Invente!
11. Sempre haja com entusiasmo. Contagie os Clientes e as pessoas com seu entusiasmo. Sorria sempre;
12. Mesmo que sua empresa não patrocine, faça cursos de vendas. Vá a seminários e a work shops. Leia muito. Invista em você;
13. Faça sempre mais do que lhe for solicitado. Seja diferente.Mantenha sempre uma atitude positiva. Afaste-se dos pessimistas;
14. Seja sempre leal ao seu Líder e a sua empresa.
Aí, você me diz: Mas se o Cliente disser “NÃO!”
Tenham em mente os seguintes pontos:
Quando aconteceu comigo, confesso que muitas vezes fiquei aterrorizado. Cheguei a desistir e voltar para casa, dando várias desculpas, evitando enfrentar o problema.
Na verdade, temos medo de fracassar diante do Cliente. Temor de cometer erros que possam comprometer a empresa ou a nós mesmos.
Anime-se, a experiência tem mostrado que nada acontece. Seu Cliente não conhece aquilo que será apresentado. Caso cometa um pequeno deslize na apresentação, ele não vai perceber. Entretanto, o que me ajudou foi conhecer profundamente aquilo que vendia.
Quando não conhecemos, ou o conhecimento é apenas superficial daquilo que vendemos, acaba por gerar a famosa insegurança.
Você já imaginou um ator de teatro que não consegue decorar sua fala? Com certeza, ficará completamente inseguro no palco e com grande possibilidade de falhar. Isso gera medo e insegurança.
Sendo assim, aí vão 13.5 dicas:
A recomendação que dou a você que acaba de entrar no mundo maravilhoso das vendas, é dedicar tempo para estudar tudo sobre seus produtos e sua empresa. Faça o dever de casa! Estude, leia, pergunte, treine sozinho. Eu fazia e ainda continuo treinamento diante do espelho.
1. Após estar seguro quanto ao conhecimento de seus produtos ou serviços, outra coisa se torna muito importante.
2. A integração em seu setor ou área de atuação. A amizade com seus colegas e concorrentes é uma poderosa rede de Network. Não se isole. Ao contrário, faça questão de ser conhecido por todos, isso aliviará sua tensão. Seus colegas poderão ser de grande ajuda, em particular, quando você estiver começando no seu setor de vendas.
3. Acabo de ler um livro, onde o autor teve a coragem de dizer que nossos concorrentes são nossos inimigos. Que absurdo; como acha que será convidado para uma empresa melhor, se tratar desta maneira seu concorrente?
4. Tenha um registro atualizado de seus Clientes. Seja detalhista em anotar tudo sobre eles. Estas informações podem ser úteis em conseguir sua confiança;
5. Nunca faça uma visita sem antes, primeiro, fazer uma retrospectiva mental sobre o perfil do Cliente. Consulte suas anotações e as use sabiamente. Faça isso com calma. Depois de ter tudo claro em sua mente, aí sim, parta para a visita; (Certa vez, como representante de um grande laboratório, fui visitar um médico importante no meu setor. Seria minha primeira visita a esse médico. Infelizmente, não me dei ao trabalho de ler os dados sobre esse médico em minha ficha cadastral. Assim que cheguei, como era de praxe, apoiei minha pasta sobre uma cadeira. Levei uma enorme bronca, pois este médico não gostava de ver as pastas dos representantes sobre as cadeiras, e sim no próprio chão do consultório. Envergonhado, pedi desculpas e apoiei a pasta no chão. Quer dizer, comecei mal)
6. Saia cedo e volte tarde. Trabalhe duro. Não fique preso ao seu relógio. Seus Clientes serão seu maior patrimônio. Trate este patrimônio com seriedade. Lembrem-se, os resultados só aparecem para quem trabalha! Pelo menos para a esmagadora maioria dos mortais;
7. Mostre prontidão. Esteja sempre disposto a servir. Seus Clientes ficarão gratos de ter um representante que está sempre pronto;
8. Cumpra sempre aquilo que prometer. Quando não for possível, não enrole. Seja transparente. Não minta.
9. Evite falar como papagaio. Converse. Faça amizade e relacionamentos em vez de vendas.
10. Surpreenda sempre seu Cliente a cada visita. Seja ousado. Invente!
11. Sempre haja com entusiasmo. Contagie os Clientes e as pessoas com seu entusiasmo. Sorria sempre;
12. Mesmo que sua empresa não patrocine, faça cursos de vendas. Vá a seminários e a work shops. Leia muito. Invista em você;
13. Faça sempre mais do que lhe for solicitado. Seja diferente.Mantenha sempre uma atitude positiva. Afaste-se dos pessimistas;
14. Seja sempre leal ao seu Líder e a sua empresa.
Aí, você me diz: Mas se o Cliente disser “NÃO!”
Tenham em mente os seguintes pontos:
- Torne importante cada hora da verdade. Nem sempre você conseguirá fazer uma venda, mas pode sempre fazer algum progresso em direção à sua meta final. Conquistar e manter os Clientes. Por Exemplo, você pode:
- Perguntar aos possíveis Clientes se poderá ajudá-los no futuro;
- Marcar outra reunião;
- Obter mais informações para descobrir se esse seria um bom Cliente para você;
- Pedir indicações;
- Aprender com os erros que cometeu;
- Deixar sempre uma boa primeira impressão.
- Pense em longo prazo e tenha em mente o quadro geral. O importante não são os clientes que você perde, mas sim aquilo que conquista e mantém.
- Não tome as recusas como pessoais, nem deixe que os desarme. Quando o cliente diz Não, ele está dizendo Não para seus produtos os serviços e nada tem haver com você. Quando isso acontecer, não se intimide. Pergunte por quê? Tente descobrir as razões da recusa. Seja lá como for não deixe transparecer seu desapontamento. Lembrem-se, as emoções são contagiantes.
- Procure Aprender alguma coisa com cada recusa. Toda pessoa que lhe diz não, pode estar lhe dando uma boa oportunidade para um Feedback. Não tenha como um fracasso, mas como uma lição. Eis algumas coisas que poderá considerar:
- Você tinha um conhecimento completo de seus produtos ou serviços?
- Você realmente tentou escutar e descobrir as necessidades e desejos do Cliente?
- Você salientou as vantagens que o cliente obteria com a compra e foi claro ao conversar com ele?
- Que espécie de impressão você causou? Mostrou-se à disposição, atento e bem apresentável?Portou-se como um profissional?
- Discutiu com o Cliente, exagerou aos expor as vantagens, falou mal dos concorrentes, ou tentou pressioná-lo para que comprasse?
- Como você solicitou o pedido? Esperou pelos sinais de compra?
- Continuou amigável e polido mesmo depois do NÃO? Sempre que um Cliente lhe disser Não, reveja os pontos acima.
- Nunca desista de buscar a alta performance em vendas, visando atender melhor seu Cliente. Lembrem-se, ele é seu melhor patrimônio.
- Faça sempre mais do que lhe é solicitado. Não seja apenas mais um rosto na multidão. Sua atitude faz a diferença.
Cristovão Colombo - Um Grande Vendedor
Bem, gostaria de chamar sua atenção para um grande vendedor. Embora a história não comente sobre essa característica de Cristovão Colombo, sem dúvida, ele foi um grande vendedor.
Vamos examinar sua história e quem sabe, não aprenderemos alguma coisa com esse cara fantástico.
Como sabemos, Cristovão Colombo era provavelmente Genovês, e não nasceu em berço esplêndido. Nasceu numa família simples na cidade de Gênova. No entanto, sua Visão e Missão o tornaram rico e famoso. Quer dizer, mais famoso do que rico.
Visão: Através de sua descoberta cartográfica, poderia chegar às Índias de forma mais rápida, fácil e econômica.
Missão: Conseguir conquistar novos povos e terras. Sair da classe dos plebeus e se tornar famoso.
Após tentar vender seus sonhos para os reis da Inglaterra e França sem sucesso, por acidente chega a Portugal.
Jesus certa vez disse: “Não dês pérolas aos porcos.” Quer dizer, não bote o ovo para chocar embaixo de uma galinha morta. Isso foi o que Colombo percebeu com os reis da Inglaterra e França. Discernindo que não conseguiria ser bem sucedido nesses dois países, agradeceu e foi em busca de novos Clientes.
É assim que você age como vendedor? Consegue discernir quando a galinha está morta? É importante que o vendedor não desista nas primeiras objeções. No entanto, precisa saber a hora de jogar a toalha e partir para outra conquista. Essa era uma das grandes características de Colombo.
Como vendedor, sempre concordei que há qualidades fundamentais para o sucesso, como por exemplo, Atitude Positiva, Entusiasmo e Determinação. Sem essas qualidades, você até pode vender alguma coisa, mas pode ser que não consiga grandes coisas.
Colombo, no entanto, as usava com grande sabedoria. Se não, vejamos.
Após um naufrágio, chega a Portugal e começa imediatamente a criar uma rede de relacionamentos.
A idéia de navegar, a fim de chegar às Índias, não poderia ser comprada por qualquer pessoa. Na moeda de hoje, o investimento para tal empreitada seria de alguns milhões de dólares. Colombo só poderia ter como Clientes os grandes ricos e nobres ou mesmo os próprios reis.
Através de sua rede de relacionamentos, ele consegue apresentar suas idéias ao então rei de Portugal. Os reis de Portugal, no entanto, já haviam “comprado” uma idéia diferente; chegar às Índias usando uma rota alternativa. Colombo havia chegado no ‘time’ errado. Embora tenha insistido por algum tempo, percebeu que era hora de jogar a toalha.
Diante de tantas negativas, quer dizer, de ver suas idéias rejeitadas pela França, Inglaterra e Portugal, o que faria?
Sua Atitude Mental Positiva e determinação não admitiam a possibilidade de derrota. Por isso, embarcou a procura de outro Cliente. Arrumou toda sua bagagem e partiu para a Espanha.
Nessa altura do campeonato, você já deve ter percebido a importância da rede de relacionamento ─ o famoso Network. Lembre-se que o importante não é quem você conhece e sim quem conhece você.
Convenhamos — Colombo deveria ser um cara muito bem relacionado. Embora não fosse rico ou famoso, sempre conseguia estar na presença de reis e rainhas.
Como anda sua rede relacionamentos?
Ao chegar à Espanha teve algumas dificuldades para apresentar-se aos Reis da Espanha — a rainha Isabel e o rei D. Ferdinando. Até que certo dia, usando novamente seus relacionamentos, os reis finalmente concordaram em atendê-lo.
Foi na Espanha, que Colombo deve ter usado todas as suas habilidades em vendas. A fim de convencer os reis a financiar sua idéia. Vejamos sua estratégia X dificuldades.
Primeiro: Entre o casal, ele escolheu o mais vulnerável a seus argumentos: “Riqueza, fama e muita prosperidade”.
A rainha Isabel foi a escolhida. Ela passou assim a ouvir os argumentos de Colombo.
Posso até imaginar:
—“Mas, rainha, a Espanha se tornará a nação mais próspera do planeta. Seu nome constará na história para sempre. Sem falar, claro, na grana preta que ganhará.”
Segundo: Além de todos os problemas implicados no financiamento da viagem de Colombo, havia uma série de exigências e reivindicações feitas por ele.
• Queria 10% de tudo o que fosse conquistado;
• 10 naus, tripulação e todo necessário para a viagem;
• Um título de realeza;
• Que as riquezas passassem também para seus descendentes.
A Rainha no momento das primeiras apresentações, não conseguiu enxergar os benefícios do investimento. Porém, com astúcia e muita determinação, e claro, sete anos de insistência, ela finalmente diz: ”Muito bem, eu financiarei a sua viagem. Concordo com todos os seus termos.”
Imagine-se no lugar de Colombo. Como acha que reagiria ao ouvir o sinal de aprovação da Rainha? Após 15 anos de insistência entre vários países, finalmente sua recompensa havia chegado.
Muito bem, continuando a história. Em determinado momento, a Rainha o chama a um canto e lhe diz que seu fluxo de caixa está baixo. Que naquele momento não tem a grana necessária para o investimento. Quer dizer, ela queria comprar, mas não sabia como pagar. E agora, o que você faria?
Mais uma vez Colombo utiliza sua Atitude e determinação. Embora os livros de história não revelem isso, parece que Colombo convenceu a Rainha a vender parte de suas jóias para financiar o investimento. Bingo! Que grande vendedor! Ele até mesmo ajuda a Rainha a encontrar os meios necessários para financiar todo o projeto.
Será que sua determinação, Atitude Mental Positiva e entusiasmo estão sendo bem usados? Desiste nas primeiras objeções? Tem uma boa rede de relacionamentos? Espero também, que esta pequena história o tenha ajudado a ver a importância de nunca desistir de seus sonhos.
Vamos examinar sua história e quem sabe, não aprenderemos alguma coisa com esse cara fantástico.
Como sabemos, Cristovão Colombo era provavelmente Genovês, e não nasceu em berço esplêndido. Nasceu numa família simples na cidade de Gênova. No entanto, sua Visão e Missão o tornaram rico e famoso. Quer dizer, mais famoso do que rico.
Visão: Através de sua descoberta cartográfica, poderia chegar às Índias de forma mais rápida, fácil e econômica.
Missão: Conseguir conquistar novos povos e terras. Sair da classe dos plebeus e se tornar famoso.
Após tentar vender seus sonhos para os reis da Inglaterra e França sem sucesso, por acidente chega a Portugal.
Jesus certa vez disse: “Não dês pérolas aos porcos.” Quer dizer, não bote o ovo para chocar embaixo de uma galinha morta. Isso foi o que Colombo percebeu com os reis da Inglaterra e França. Discernindo que não conseguiria ser bem sucedido nesses dois países, agradeceu e foi em busca de novos Clientes.
É assim que você age como vendedor? Consegue discernir quando a galinha está morta? É importante que o vendedor não desista nas primeiras objeções. No entanto, precisa saber a hora de jogar a toalha e partir para outra conquista. Essa era uma das grandes características de Colombo.
Como vendedor, sempre concordei que há qualidades fundamentais para o sucesso, como por exemplo, Atitude Positiva, Entusiasmo e Determinação. Sem essas qualidades, você até pode vender alguma coisa, mas pode ser que não consiga grandes coisas.
Colombo, no entanto, as usava com grande sabedoria. Se não, vejamos.
Após um naufrágio, chega a Portugal e começa imediatamente a criar uma rede de relacionamentos.
A idéia de navegar, a fim de chegar às Índias, não poderia ser comprada por qualquer pessoa. Na moeda de hoje, o investimento para tal empreitada seria de alguns milhões de dólares. Colombo só poderia ter como Clientes os grandes ricos e nobres ou mesmo os próprios reis.
Através de sua rede de relacionamentos, ele consegue apresentar suas idéias ao então rei de Portugal. Os reis de Portugal, no entanto, já haviam “comprado” uma idéia diferente; chegar às Índias usando uma rota alternativa. Colombo havia chegado no ‘time’ errado. Embora tenha insistido por algum tempo, percebeu que era hora de jogar a toalha.
Diante de tantas negativas, quer dizer, de ver suas idéias rejeitadas pela França, Inglaterra e Portugal, o que faria?
Sua Atitude Mental Positiva e determinação não admitiam a possibilidade de derrota. Por isso, embarcou a procura de outro Cliente. Arrumou toda sua bagagem e partiu para a Espanha.
Nessa altura do campeonato, você já deve ter percebido a importância da rede de relacionamento ─ o famoso Network. Lembre-se que o importante não é quem você conhece e sim quem conhece você.
Convenhamos — Colombo deveria ser um cara muito bem relacionado. Embora não fosse rico ou famoso, sempre conseguia estar na presença de reis e rainhas.
Como anda sua rede relacionamentos?
Ao chegar à Espanha teve algumas dificuldades para apresentar-se aos Reis da Espanha — a rainha Isabel e o rei D. Ferdinando. Até que certo dia, usando novamente seus relacionamentos, os reis finalmente concordaram em atendê-lo.
Foi na Espanha, que Colombo deve ter usado todas as suas habilidades em vendas. A fim de convencer os reis a financiar sua idéia. Vejamos sua estratégia X dificuldades.
Primeiro: Entre o casal, ele escolheu o mais vulnerável a seus argumentos: “Riqueza, fama e muita prosperidade”.
A rainha Isabel foi a escolhida. Ela passou assim a ouvir os argumentos de Colombo.
Posso até imaginar:
—“Mas, rainha, a Espanha se tornará a nação mais próspera do planeta. Seu nome constará na história para sempre. Sem falar, claro, na grana preta que ganhará.”
Segundo: Além de todos os problemas implicados no financiamento da viagem de Colombo, havia uma série de exigências e reivindicações feitas por ele.
• Queria 10% de tudo o que fosse conquistado;
• 10 naus, tripulação e todo necessário para a viagem;
• Um título de realeza;
• Que as riquezas passassem também para seus descendentes.
A Rainha no momento das primeiras apresentações, não conseguiu enxergar os benefícios do investimento. Porém, com astúcia e muita determinação, e claro, sete anos de insistência, ela finalmente diz: ”Muito bem, eu financiarei a sua viagem. Concordo com todos os seus termos.”
Imagine-se no lugar de Colombo. Como acha que reagiria ao ouvir o sinal de aprovação da Rainha? Após 15 anos de insistência entre vários países, finalmente sua recompensa havia chegado.
Muito bem, continuando a história. Em determinado momento, a Rainha o chama a um canto e lhe diz que seu fluxo de caixa está baixo. Que naquele momento não tem a grana necessária para o investimento. Quer dizer, ela queria comprar, mas não sabia como pagar. E agora, o que você faria?
Mais uma vez Colombo utiliza sua Atitude e determinação. Embora os livros de história não revelem isso, parece que Colombo convenceu a Rainha a vender parte de suas jóias para financiar o investimento. Bingo! Que grande vendedor! Ele até mesmo ajuda a Rainha a encontrar os meios necessários para financiar todo o projeto.
Será que sua determinação, Atitude Mental Positiva e entusiasmo estão sendo bem usados? Desiste nas primeiras objeções? Tem uma boa rede de relacionamentos? Espero também, que esta pequena história o tenha ajudado a ver a importância de nunca desistir de seus sonhos.
Vendedor Bumerangue
Que qualidades devem ter o Vendedor Bumerangue a fim de atrair a simpatia de seu cliente?
- Dar retorno. Sempre! Um dia destes, comprei uma roupa para minha esposa. Porém, mencionei que sempre tenho problemas para comprar a numeração certa. Mostrei alguma hesitação, mas mesmo assim comprei. Dois dias após a compra, recebi um telefonema da loja, da vendedora, querendo saber se a surpresa havia dado certo, e se minha esposa tinha gostado da roupa. Bingo!
Por isso você precisa exercitar o feedback com seus clientes. Sempre que possível entre em contato, sem ser chato, claro. “A maioria das pessoas não consegue entender a terrível sensação deixada pela ausência de Feedback” (Nos bastidores da Disney – Tom Connellan).
O Fallow Up é uma arma pouca usada, mas que pode operar verdadeiros milagres, na “mente do cliente”.
Follow-Up: Termo em inglês que quer dizer “siga para cima”, mas que em Marketing sua aplicação é mais profunda. Eu diria, “Siga o Cliente/prospect.” “Dê-lhe respostas.” “Não o abandone.”
- Conhecer seus produtos e muito bem a concorrência
Al Ries & Jack Trout comenta em seu livro “Marketing de Guerra” que o campo de batalha acontece na mente do cliente. ”As batalhas de Marketing são travadas dentro da mente de seus potenciais Clientes, todos os dias da semana. A mente é o terreno de batalha; cheio de truques e difícil de entender.” Como disse Jack Trout, cada Cliente é uma caixa preta difícil de decifrar.
É na mente do cliente que acontece a verdadeira guerra para a conquista da preferência. Uma vez sedimentado qualquer produto ou marca, tentar introduzir alguma outra coisa é muito difícil. Por isso, quanto maior for seu arsenal de conquista, mais chances terá. Esse arsenal está à nossa disposição, basta saber escolher a arma certa. Quem sai na frente geralmente tem sempre vantagem.
Que coisa triste, é ver, quando o vendedor não sabe o que está vendendo e fala abobrinha uma atrás da outra? Já teve alguma experiência assim?
Por isso muitas vezes as empresas perdem seus clientes (15% ao ano) sem saber exatamente a razão. Apenas 1% dos clientes insatisfeitos reclama com o fornecedor.
Vendedor Bumerangue transpira confiança, conhece profundamente o que vende, e sabe décor as desvantagens dos concorrentes.
- Está sempre disposto a ouvir seu Cliente;
Porém, vale à pena ressaltar, que enquanto gerente acompanhei centenas de vendedores no campo. O erro mais comum observado, sempre foi uma grande vontade de falar, despejar sobre o cliente tudo sobre o produto. Raras vezes vi um vendedor deixar o cliente falar, ou fazer perguntas inteligentes. Por isso, os livros precisam repetir este assunto tantas vezes.
Vendedor Bumerangue não vende, cria diálogo, ouve a opinião do cliente, faz perguntas inteligentes, descobre suas necessidades e as atende.
Gostaria de repetir aqui uma comparação interessante entre vendedor e um Jardineiro.
Quando o Jardineiro rega uma planta, ele derrama sobre ela, apenas a quantidade suficiente de água. Caso contrário, corre o risco de afogá-la;
(O Jardineiro E O Vendedor, Alan Vengel e Greg Wright)
O vendedor que utiliza um fluxo excessivos de palavras, dizendo tudo o que sabe sobre os produtos, pode “afogar” o Cliente, matando a possibilidade de negócios imediatos e futuros. Seja objetivo.
O sábio rei Salomão também fala da importância de ouvir, quando disse: “O sábio escutará e absorverá mais instrução...” - Provérbios 1:5
- A visita do Vendedor Bumerangue ao cliente é bem vinda;
Às vezes, os Vendedores MSN (malas sem noção) acham que é enchendo o saco, que o comprador finalmente vai dizer: “O.K! eu me rendo, tome o pedido”. Meu amigo, isso não existe mais.
Vendedor Bumerangue quando chega, é bem recebido. Os Clientes sabem que serão atendidos prontamente, quanto às suas necessidades, receberão os preços justos e a entrega será dentro do prazo acordado.
Os Clientes gostam dele e adoram fazer negócio com ele. Além disso, o respeitam como profissional.
Diante de todos os fatos abordados, Seja um Vendedor Bumerangue. Seja um vendedor de Sucesso.
Garimpando dentro de seu pote de ouro
Manter os Clientes tem sido um grande desafio. Isso deveria ser prioridade para as empresas. Existem inúmeras oportunidades de negócios com esses Clientes. Garimpar com Clientes rotineiros é muito mais econômico para a empresa do que a prospecção. O italiano Parêto diz que 20% de seus Clientes são responsáveis por 80% do seu faturamento. Portanto, o que você como vendedor, está fazendo com esses Clientes? Se esses Clientes são os responsáveis pela manutenção de seu emprego como vendedor e mantêm a sua empresa funcionando, seria de esperar que esta classe de Clientes recebesse muita mais atenção por parte da equipe de vendas. O problema, segundo Philip Kotler, é que esses Clientes “são como favas contadas, apenas à espera de ser colhido, não requerendo atenção ou serviços especiais”. Será que eles conhecem todos os produtos ou serviços que sua empresa oferece? Não haverá ainda oportunidades de você melhorar o mix de produtos adquiridos pelo seu Cliente. Lembre-se de que se você não conseguir enxergar oportunidades para ampliar seus negócios com eles, seu concorrente o fará. “Custa cinco a seis vezes mais caro conquistar um novo Cliente do que manter um cliente existente”. — CLAUS MOLLER Quanto maior for o número de anos que você conseguir reter seu Cliente, haverá melhores oportunidades de melhorar o mix de produtos. Esses Clientes, por exemplo, estão menos sensíveis a preços que os demais. Estarão dispostos há pagar um pouco mais em troca de um bom relacionamento e bom atendimento, pois a base mais importante foi solidificada – A Confiança Sendo assim, cuide bem de seu baú de ouro, desse tesouro que você tem. Ou seja, a sua carteira de clientes. |
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