quarta-feira, 20 de julho de 2011

GESTÃO DE PESSOAS | A principal ferramenta.

GESTÃO DE PESSOAS | A principal ferramenta.
A Gestão de Pessoas vem passando por um amplo processo de transformação, na medida em que os sistemas tradicionalmente utilizados como referencial - centrados em cargos - vem demonstrando fragilidades diante do ambiente turbulento e mutável pelo qual vem passando as organizações.
No contexto em que mudanças ocorrem a todo o momento, a organização precisa estar alinhada em torno de definições estratégicas claras, sustentadas por uma gestão com amplo envolvimento e participação. Uma organização que pretende ter de si mesma uma visão estratégica precisa levar em conta que há um fluxo de conhecimentos que afeta a produção como um todo.
É preciso, portanto, estabelecer um compromisso com a força de trabalho, baseado em respeito mútuo em uma comunicação aberta, ou seja, com o envolvimento dos clientes internos e externos. O momento atual exige ampla transformação, uma nova "filosofia de gestão", o que implica uma grande mudança no paradigma anterior.

Torna-se fundamental ao gestor aprender a criar novas formas organizacionais em torno de equipes e processo.
As duas formas principais de modelos de sucesso atualmente é a GESTÃO POR COMPETÊNCIAS e o DESENVOLVIMENTO DE VERDADEIROS LÍDERES que vamos discorrer a seguir:
Ao estabelecer um modelo de gestão por competências, faz-se necessário adotar algumas atitudes básicas relacionadas as ações gerenciais:
1.Conscientização de que cada tipo de organização necessita de pessoas com perfis específicos e que cada posto de trabalho existente na empresa tem características próprias e deve ser ocupado por profissionais que apresentem um determinado perfil de competências.
2.Reconhecimento de que aqueles que ocupam funções de liderança são responsáveis pela oferta de oportunidades que permitam o desenvolvimento e a aquisição de novas competências.
3.Crença de que sempre haverá a demanda para o desenvolvimento de novas competências e o que hoje é exigido para a boa execução de um trabalho, poderá agregar novas exigências amanhã.

Estas premissas devem ser difundidas até que façam parte da cultura geral e serem internalizadas nas atitudes e comportamento de todos.
Desenvolvimento de Liderança. A arte de saber delegar é cada vez mais uma necessidade dentro de uma organização, nomeadamente no que se refere à sua gestão. Abaixo temos um comparativo do antigo modelo de liderança e do modelo atual, mais próximo e mais participativo com as atividades de toda a sua equipe.

Um novo Modelo de Liderança
Anteriormente* Ser um chefe.
* Controlar as pessoas.
* Centralizar a autoridade.
* Estabelecimento de objetivos.
* Dirigir com regras e regulamentos.
* Confrontar e combater.
* Mudar por necessidade e crise.
* Ter um enfoque eu e meu departamento.
Futuro Líder
* Ser um coach e facilitador.
* Empowerment.
* Distribuir a liderança.
* Conciliar visão e estratégia.
* Guiar com valores compartilhados.
* Colaborar e unificar.
* Ter um enfoque mais amplo.
* Ter um enfoque de minha empresa.

Papel estratégico do novo líder |
Mercado estável
-As empresas
* Abordagem de linha de montagem a respeito da estratégia.
* Maximizam controle interno e ordem.
* Protegem-se contra a variação auditoria e disciplina.
* Tem lutas de poder entre níveis e unidades.
-Papel do líder* Definir táticas e definir o orçamento.
* Controlar o desempenho de indivíduos e atitudes.
* Tomar ação corretiva quando a conduta está fora do esperado.
* Tomar decisões consistentes com a estratégia geral da empresa.

Papel estratégico do novo líder |Mercado em constante mudança
-As empresas* Abordagem de contingência a respeito da estratégia.
* Maximizam velocidade, flexibilidade e inovação.
* Protegem-se contra a obsolescência e ignorância.
* Tem altos níveis de comunicação, colaboração e inovação entre níveis.
-Papel do Líder
* Interpretar a realidade emergente.
* Focalizar os recursos existentes de uma forma eficiente.
* Desenvolver e promover novas capacidades em resposta às mudanças.
* Facilitar criação, captação e disseminação de conhecimento.

Todas estas habilidades expressam a importância na valorização do capital humano, possibilitando não somente o desenvolvimento de suas potencialidades, mas também da superação dos seus limites.

Autor(a): Fernando Italiani by http://www.portaldomarketing.com.br
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