quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - email marketing 02
Como corretor de imóveis, você deve estar habituado a enviar emails diariamente para diversos destinatários. Porém, gostaria de lhe mostrar neste artigo que existe uma forma bem mais eficiente de construir uma lista de e-mails do zero e transformá-la em seu grande ativo para estabelecer um relacionamento intenso e duradouro com consumidores vitalícios, sejam eles compradores de imóveis ou divulgadores do seu trabalho.
O que desejo lhe mostrar é a oportunidade de desenvolver um canal de relacionamento através de uma lista de e-mails altamente qualificada, composta por pessoas que permitiram a inclusão de seus endereços pelo simples fato de perceberem que você vai entregar valores ao invés de vender.
Vejo empresas e corretores de imóveis entupirem a caixa de entrada das pessoas com oferta de produtos. Inclusive conheço alguns profissionais que fazem isso todo santo dia, incomodando as pessoas com conteúdo que elas não pediram para receber.
É chegada a hora de repensar esse tipo de prática, a qual para alguns pode até funcionar, mas que para você pode representar muito tempo e dinheiro jogados fora. Por este motivo, pretendo lhe apresentar um novo jeito de atuar no mercado imobiliário enviando os emails certos para as pessoas certas.

Trabalhe o princípio da reciprocidade

Na internet o marketing não é de intromissão, é de permissão. Portanto, ofereça algo que ajude as pessoas e, em troca, cadastre o email delas em uma lista. Desta forma, um relacionamento será construído com base nos valores que você entrega e não nos produtos que você vende.
“Esteja ciente que as pessoas não irão fornecer o email delas tão facilmente. Para que isso aconteça você precisa oferecer algo relevante para elas.”
O que estou querendo dizer é que um corretor de imóveis tem que começar a vender menos e conversar mais com seu público-alvo. E quando se trata de email marketing essa regra não muda. Quanto mais você interagir e criar laços com o consumidor, maiores serão as chances dele comprar o que você tem a oferecer.

Defina sua isca digital

Várias são as estratégias que podem ser desenvolvidas para construir uma lista de emails qualificada, dentre elas as chamadas iscas digitais. Elas consistem em liberar o acesso a determinado conteúdo digital mediante o fornecimento de nome, email, cidade, telefone, etc. Porém, na maioria dos casos somente nome e email são requeridos.
Gosto muito de utilizar o blog Guru do Corretor como estudo de caso, pois acho muito interessante a forma como eles constroem suas listas de emails. Uma tática fundamental para estar em constante contato com corretores de imóveis, prestadores de serviço e proprietários do Brasil inteiro.
Corretor de imóveis - email marketing
Para ter acesso a todos os guias, tutoriais, ebooks e manuais que eles oferecem gratuitamente, o visitante precisa fazer um download mediante o preenchimento de dados em um formulário. Desta forma, quem visita o blog consegue obter o que tanto precisa e o portal constrói um canal de relacionamento através de email marketing. Uma troca justa para ambas as partes.
“A grande sacada consiste em não vender nada, apenas oferecer a oportunidade de acessar conteúdos exclusivos com o fornecimento de um email válido.”
Contudo, tome muito cuidado. É preciso entender que quando falo de isca digital, estou falando de uma troca. Não use deste artifício para simplesmente ficar vendendo por email. Faça desta lista um ponto de contato para conversar com o consumidor regularmente.

20% de venda e 80% de conteúdo

Ao mesmo tempo em que constrói uma lista de emails, você precisa interagir com ela. É muito importante estar sempre reativando a memória das pessoas através de disparos sistemáticos. No mínimo duas vezes por semana.
Como disse anteriormente, é preciso vender menos e conversar mais. Portanto, trabalhe 80% dos disparos com oferta de conteúdo e 20% dos disparos com venda de imóveis. É preciso que um corretor de imóveis entenda que o destinatário não assinou a lista porque queria comprar imóveis e sim porque buscava informação.
Vou repetir o que já disse em textos anteriores: ter um blog é fundamental. Sem ele você não vai conseguir criar um ambiente compromissado com conteúdo de qualidade. Não adianta nada criar uma bela isca digital e depois ficar conduzindo os membros da lista para páginas de venda.

Como funciona na prática

Vou tomar como exemplo um corretor de imóveis radicado em Fortaleza e que o mesmo pretende oferecer imóveis para estrangeiros que frequentam o Ceará. Para isso acontecer, ele vai precisar estudar o comportamento do seu público-alvo e entender como pode criar uma isca digital através de um roteiro turístico exclusivo.
Vejamos alguns dados de inteligência:
- A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará é oriunda da Europa;
- Grande parte vem da Itália e de Portugal;
- Muitos são solteiros em busca de diversão;
- Gostam de conhecer as praias e a vida noturna da região.
“Construa um roteiro com dicas de ouro para todos os estrangeiros que se encaixam no perfil acima e transforme-o em um livro digital com download gratuito. Não se esqueça de traduzir para a língua inglesa e italiana.”
Pronto, agora este corretor de imóveis tem uma isca digital para construir sua lista de emails qualificada. Porém, ele vai precisar realizar três tarefas básicas:
1. Construir um blog que fala sobre roteiros turísticos no Ceará, com tradução para inglês e italiano, de modo que ele possa conversar constantemente com esse potencial público comprador através da lista que vai construir;
2. Investir em anúncios no Facebook para serem exibidos na Itália e em Portugal, oferecendo o roteiro gratuito e configurando cada campanha para ser direcionada a uma página traduzida do blog, onde o livro digital pode ser baixado mediante o preenchimento de nome, email e cidade;
3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos.
Não vou tentar me estender e lhe dizer tudo o que pode ser feito. O objetivo deste artigo é que você entenda os princípios que precisa seguir para construir uma lista qualificada de emails.

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