quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO MEDIR SEUS RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO MEDIR SEUS RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS

por Marcel Sampaio
Sempre comento, corretor de imóveis, o quanto é importante estar presente nas mídias sociais e trabalhar estratégias diferenciadas para alavancar o seu negócio. Porém, você precisa saber medir se elas estão sendo realmente eficazes. E esta eficácia não se mede somente pelo número de fãs e seguidores. Portanto, fique ciente de que vai lidar com uma tarefa nem sempre tão fácil, pois requer tempo e pesquisa. Contudo, vale a pena todo o esforço e empenho para identificar o que gera mais resultado.
Ao decidir utilizar plataformas digitais para se promover, lembre-se sempre de criar um planejamento estratégico para definir como você vai atuar. Deste modo, poderá fazer análises, mensurar seus pontos fortes e fracos e decidir por manter sua estratégia ou procurar outra mais adequada.
Para as mídias sociais é importante se basear pelo capital social, ou seja, a sua reputação online. Aumentando seu capital social, você ganhará três critérios para alavancar seus resultados através da internet:
Relevância: uma ação é relevante quando consegue ter receptividade do público-alvo.
Influência: conseguir estimular pessoas a acompanhar suas ações, transformando-as em fãs ou seguidores.
Engajamento: capacidade de transformar seguidores e fãs em defensores do profissional, da marca, do produto ou do serviço.
Mas, antes de explicar como medir seu engajamento, trouxe algumas dicas para começar a monitorar os resultados das suas redes sociais:
1- Buscador: Entenda como funcionam os sites de busca e procure estudar a técnica SEO para otimização de buscas. Vou escrever um artigo sobre o assunto posteriormente.
2- Palavras-chave: Liste as principais palavras que serão utilizadas no monitoramento. Elas podem ser palavras institucionais, nomes de produtos, palavras de concorrentes, palavras de mercado e palavras gerais relacionadas ao conteúdo. Tudo depende da seleção que você criar de acordo com suas análises.
3- Aprimorar as palavras-chave: É interessante que, depois de fazer a pesquisa dessas palavras, você consiga refinar essa lista. Muitas vezes essas listas são muito extensas e você precisa estar sempre acompanhando e analisando quais são as que funcionam.
4- Montagem: Depois de feita a lista, teste quais dessas palavras-chave combinam com cada rede social, já que cada uma possui um funcionamento e um público diferente.
5- Classificação: Defina se o andamento é positivo, negativo ou neutro. Essa classificação vai te ajudar a saber o que está funcionando.
Para começar a falar de como medir os seus resultados, você tem que ter conhecimento de três fatores importantes:
Engajamento: Como e o quanto as pessoas estão se engajando com o seu conteúdo. Por exemplo: quantos curtidores (fãs) você tem no Facebook; quantos estão assinando o seu RSS; quantas pessoas estão se inscrevendo no seu canal do YouTube; quantas vezes o seu post foi curtido e/ou compartilhado etc.
Buzz: O quanto seu posicionamento está gerando de barulho na internet. Ou seja, quantos comentários em posts do blog, quantas novas citações sua marca teve no Google, quantas referências no Twitter por dia, quantas vezes a sua marca saiu na mídia, etc.
Conversão: O quanto de lucro o seu posicionamento está te dando. No caso do corretor, quantas vendas foram geradas a partir destas mídias sociais; quantos contatos você obteve; quantos emails foram captados, etc.
Para medir os resultados, você deve ter em mente que, mais importante do que recolher os dados, é saber o que e como recolher, e o que fazer com eles. Use esses dados como recursos de inteligência e não só como meros números.

1- Trace os seus objetivos

É importante definir quais são os indicadores-chave de desempenho para as redes sociais. Os objetivos precisam ser mensuráveis e as métricas precisam estar de acordo com sua linha estratégica.

2- Medir os resultados

Neste passo, focando no Google Analytics, deve-se medir os resultados colhidos em seu site durante a campanha. Afinal de contas, é através dele que a maioria das pessoas irão tomar a decisão de adquirir um imóvel.

3- Análise de dados

Você deve prestar atenção aos dados das diferentes mídias sociais. O Facebook é diferente do Twitter, que é diferente do YouTube e por aí vai. A análise deve ser feita a partir de dados quantitativos e qualitativos, como número de likes, visualizações de página e referências externas, assim como usuários, idiomas, tipo de feedback (positivo ou negativo) e localização.

4- Resultados

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Se você cumpriu com as suas estratégias traçadas no começo do planejamento e os resultados foram positivos, isso é um ótimo sinal. Já se os resultados não foram satisfatórios, você deve cogitar mudar para outras estratégias e dar mais atenção a alguns pontos, como estudar mais o seu público-alvo e o comportamento nas redes sociais, procurando ter um contato mais direto para saber quais são as dúvidas e necessidades mais evidentes. Lembre-se: o cliente é o seu foco. Também verifique se suas metas não estão bem acima do que você pode conseguir em curto prazo. Trace metas reais.
É muito importante acompanhar o andamento e o progresso das suas redes sociais. Serão elas que vão te responder se você está aplicando uma boa estratégia.

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