quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - comportamento do consumidor
Todo corretor de imóveis que deseja vender seus produtos através da internet, precisa primeiramente entender o comportamento do consumidor online. Uma tarefa essencial para descobrir onde seu cliente está e o que ele procura quando se encontra dentro e fora da web.
Não adianta simplesmente ficar publicando imóveis e notícias em seu site para depois divulgar em suas redes de relacionamento, é preciso saber o “porque” que você está publicando e conferir se sua tática vai gerar o resultado esperado.
Na internet não existe achismos. Você pode saber exatamente o que seu cliente quer e oferecer o que ele precisa .
Contudo, gostaria primeiro de lhe mostrar porque eleger a internet como mídia principal vai trazer benefícios para sua carreira como corretor de imóveis. Vamos fazer um pequena reflexão respondendo as perguntas abaixo:
1. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você através de um panfleto?
2. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque foram impactadas por um outdoor?
3. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque ouviram seu “jingle” no rádio?
Por mais que você tente, vai ter dificuldades em achar respostas com exatidão para essas perguntas. É muito dificil saber quantas e quais pessoas chegaram até você desta forma. A probabilidade de se jogar dinheiro fora com certos tipos de mídia é muito grande.
Melhor do que investir em mídia pulverizada é estudar o comportamento do consumidor online e estabelecer uma presença a partir disso.

Um mercado baseado em palavras-chave

É preciso entender que para todas as ações que tomamos na internet vamos precisar utilizar palavras para encontrarmos o que queremos. Por exemplo, para acessar um site ou buscar alguma informação você vai precisar digitar um endereço ou uma expressão de busca em determinado momento. Toda vez que isso acontece um registro é feito em bases de dados, as quais podemos acessar gratuitamente.
Se você souber o que seu consumidor pesquisa na internet, saberá suas intenções de compra. E se você souber suas intenções de compra, vai poder oferecer o que ele deseja no momento que ele procurar por isso na internet.
Como corretor de imóveis, procure saber o que as pessoas estão digitando no Google quando procuram por imóveis em sua região.

O “Google Trends” será seu oráculo

O próprio Google oferece uma série de recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a compreender o comportamento do consumidor na internet. Dentre eles o que mais uso é o “Google Trends”. Você pode acessá-lo posteriormente no endereço http://www.google.com.br/trends/.
Vamos ver como o Google Trends funciona na prática:
1. Acesse a ferramenta e clique em explorar;
Corretor de imóveis - Google Trends 01
 2. Vamos usar como exemplo a palavra “imóveis” e configurar a ferramenta para explorar o Brasil nos aos últimos 12 meses;
 Corretor de imóveis - Google Trends 02
3. Assim que você carregar a pesquisa, terá acesso à três informações muito importantes: um gráfico de interesse com o passar do tempo, estatísticas de interesse regional e termos relacionados a palavra imóveis. Você pode clicar na imagem acima para visualizar melhor as informações.
Repare que o período de 13 a 19 de janeiro apresenta um pico de procura por imóveis no brasil. Outro detalhe interessante são os interesses regionais, os quais mostram que este pico de procura se refere ao estado do Rio Grande do Sul em volume de pesquisa nos últimos 12 meses.
Corretor de imóveis - Google Trends 03
Como corretor de imóveis, você deve prestar muita atenção ao termos relacionados, pois são eles que lhe dirão o que está sendo mais procurado na internet. Por exemplo, a palavra “registro de imóveis” estava sendo muito procurada no Brasil quando decidi publicar esta postagem. Uma excelente oportunidade para gerar tráfego a partir da produção de conteúdo sobre o tema registro de imóveis.
Quando você perceber que um determinado assunto está em evidência no Google Trends, não perca tempo e comece a produzir conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo para atrair público qualificado.

Refinando a pesquisa em sua área de atuação

Como moro no Ceará, tomei a liberdade verificar onde estão as oportunidades em meu estado. Além disso, resolvi fazer uma comparação entre apartamentos e casas para verificar como é o comportamento do consumidor na capital e no interior.
Corretor de imóveis - Google Trends 04
O gráfico acima nos mostra que casas são muito mais procuradas que apartamentos no estado do ceará. Porém, na capital a busca por apartamentos é predominante. Além disso, os termos relacionados nos alertam sobre as quatro expressões mais digitadas quando alguém procura por um apartamento em Fortaleza. Veja no retângulo preto destacado.
Corretor de imóveis - Google Trends 05
Contudo, quando se trata da procura por casas, fortaleza fica nas últimas colocações da imagem acima, sendo vencida por Sobral, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, ou seja, você consegue identificar quais regiões tem um alto índice de consumidores interessados em comercializar casas.

Afinal de contas, para que servem esses dados?

1. Para produzir conteúdo relevante em seu blog;
2. Para identificar onde seu cliente está;
3. Para descobrir o que seu cliente quer comprar;
4. Para posicionar corretamente seu site nos mecanismos de busca;
5. Para comprar cliques em determinadas palavras-chave do Google;
6. Para identificar seus concorrentes em determinado segmento do mercado imobiliário.

Outras ferramentas que você pode usar

1. Ferramenta de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com.br/keywordtool
2. Moz: http://moz.com/
Corretor de imóveis, comece a estudar o comportamento do consumidor na internet e descubra como pode estar no lugar certo, com o produto certo e na hora certa. Certamente você não irá se arrepender dos resultados que irá alcançar exercitando este tipo de inteligência de mercado.

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