quinta-feira, 5 de junho de 2014

VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS


VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS

por Marcel Sampaio
tipos-de-camera
Também mencionados em um artigo anterior do blog, corretor de imóveis, a fotografia e o vídeo são itens indispensáveis para o seu trabalho. Além de fotos, fazer vídeos pode ser também um diferencial na hora de mostrar um imóvel para o seu cliente.
Como prometido, vou me aprofundar no assunto e hoje trouxe três tipos de câmeras digitais, em seus diferentes formatos e qualidades. Vamos entender quais são as vantagens e desvantagens desses aparelhos.

1- Câmeras Digitais

Com a chegada das máquinas digitais, todo o processo para obter sua foto se tornou bem fácil, rápido e simples, sem a necessidade de revelação e compra de filmes fotográficos. Hoje quase todas as câmeras digitais são desenvolvidas para capturar fotos e vídeos em HD. Dependendo da câmera, a qualidade pode ser muito alta.
Outra vantagem dessas câmeras é o zoom óptico, que é de qualidade superior a de alguns smartphones. Enquanto a imagem dessas câmeras podem ser muito boas, infelizmente o áudio pode deixar a desejar. A maioria tem microfones com baixa qualidade e acabam limitando as aplicações desse tipo de câmera ao fazer um bom vídeo. Para o corretor, essa câmera pode ser levada a qualquer lugar pelo seu tamanho. Porém, ela não é garantia de bons vídeos, principalmente por conta do áudio. A dica é adquirir um gravador portátil para capturar o áudio e sincronizar com a imagem no seu vídeo na edição.

2- Filmadoras

É cada vez mais difícil ver filmadoras hoje em dia, e isso acontece por 2 principais motivos: câmeras digitais com vídeos de boa qualidade e os smartphones. Quase todas as câmeras digitais gravam vídeo, e dependendo da câmera, a qualidade pode ser bastante alta. Os smartphones modernos, como o iPhone, a linha Lumia da Nokia e alguns modelos mais avançados da Samsung também tem uma qualidade de vídeo bastante respeitável, o que acaba não compensando a compra deste aparelho. Mas para quem quer fazer um vídeo de excelente qualidade, uma filmadora ainda é uma boa opção.
Além da qualidade da imagem e de som, recursos como zoom óptico, entradas e saídas de áudio e controles manuais de exposição ajudam a conseguir um resultado melhor. Além disso, quando é necessário gravar algo por várias horas seguidas, como palestras ou apresentações, a filmadora é a melhor opção possível. Outro detalhe que parece irrelevante é a possibilidade de ligar a filmadora na tomada, o que não é possível fazer isso com câmeras digitais, por exemplo. Para uma produção mais elaborada, corretor, com certeza a filmadora é a melhor opção para o seu vídeo.

3- DSLRs

A DSLR é uma câmera que permite trocar e usar diferentes lentes. Ultimamente, estas câmeras são as preferidas do público, pois se tornaram um dos melhores dispositivos para gravar vídeos e fotografar. Trata-se realmente de um equipamento versátil.
Além da possibilidade de usar diferentes lentes, elas possuem sensores consideravelmente maiores que a maioria das outras câmeras. Como resultado, as imagens são melhores, principalmente com pouca luz. Outra característica de uma câmera DSLR é a pequena profundidade de campo, ou seja, é possível focar em pontos específicos da cena deixando todo o resto desfocado. Se você tiver habilidades fotográficas, uma DSLR não tem comparação. Apesar de terem excelente qualidade, elas são um pouco mais difíceis de operar, o que pede algumas horas de estudo ou cursos específicos para entender todo o seu funcionamento.
Porém, nem tudo é perfeito nas DSLRs, nas quais existem inúmeras desvantagens. A primeira delas é o microfone interno de baixa qualidade. Quem grava com DSLRs , normalmente utiliza aquela dica que dei anteriormente: utilizar um gravador externo e sincronizar áudio e vídeo na edição. Outro problema é que a maioria das DSLRs não gravam por horas seguidas, como uma filmadora.
Em resumo: essa câmera pode suprir bem a sua necessidade, corretor, pois além de ter uma ótima qualidade em fotos e vídeos, você também pode alternar com as lentes e fazer focos diferentes nas suas imagens. Apesar das desvantagens de aúdio e bateria, é uma opção bastante recomendada por quem possui e trabalha com uma dessas.

 Dicas Extras

Alguns acessórios podem otimizar o seu trabalho. O mercado possui alguns equipamentos que podem auxiliar o seu trabalho e deixá-los mais profissional.

1- Tripé

Quando estiver pronto para gastar com acessórios, o tripé deve ser sua primeira compra. Um vídeo gravado sem suporte é um enorme sinal de amadorismo, e deve ser evitado sempre que possível. Enquanto você não investe num tripé, use um apoio estável para manter a câmera parada ao invés de segurá-la enquanto grava a si mesmo. Se for realmente necessário filmar sem nenhum apoio, tente fazer movimentos mais leves e tenha sempre em mente que pequenos movimentos do seu corpo ou da sua mão podem tornar-se um estrago quando forem assistir na tela do computador.

2- Rebatedor

Rebatedores são grandes discos de tecido branco ou metalizado, que servem para rebater uma luz principal e ajudam a iluminar a cena de outro ângulo. Rebatedores são usados principalmente em locações externas, sendo nesse caso o Sol, a luz principal. Como a luz do Sol é muito intensa, um rebatedor pode ser usado facilmente como uma segunda fonte de luz, fazendo uma enorme diferença na iluminação da cena ( pode ser um equipamento para auxiliar fotos externas de uma casa).Além de serem baratos, rebatedores tendem a ser dobráveis, obviamente não consomem energia e são muito fáceis de carregar. Em vídeo, o mais comum é colocar o rebatedor no tripé para evitar que a luz fique se “movendo” durante a gravação.
Gostou das dicas corretor? Mande o seu feedback! Se você já trabalha com alguma dessas opções, me conte nos comentários. E se você tem algum dúvida sobre qualquer um dos produtos que falei aqui, estou aqui para esclarecê-las.

Nenhum comentário:

Postar um comentário