quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: MANUAL BÁSICO PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS.

CORRETOR DE IMÓVEIS: MANUAL BÁSICO PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS.

por Marcel Sampaio
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Agora que aprendemos a organizar nosso calendário editorial, está na hora de preenchê-lo com pautas relevantes para o seu público. Mas como você, corretor de imóveis, saberá o que é relevante? Existem alguns fatores que contribuem para a identificação e criação de assuntos interessantes a serem abordados no seu blog ou página de fãs. Você sabe quais são eles? Vamos descobrir agora!

1- Identifique seu público


Para esse item, vou ilustrar os dois cenários mais comuns: quando não há seguidores e fãs e quando já existe uma base de seguidores e fãs.
No primeiro caso, o seu maior obstáculo será criar conteúdo para uma audiência que você ainda não conhece. Esse conteúdo deve gerar identificação e esclarecer dúvidas e questionamentos dos seus novos curtidores. Para conseguir esses curtidores de forma orgânica (gratuita), uma opção é ativar parceiros do mesmo segmento para ajudá-lo na divulgação do seu conteúdo e utilizar grupos nas redes sociais para aumentar o alcance das postagens.
Também é possível investir em recursos pagos que alcancem um público maior e de forma mais rápida, como o Facebook Ads. Ele possibilita direcionar tráfego para o site ou atrair fãs para uma fan page. Além disso, permite segmentar por localização, idade, gênero e interesses, construindo seu público de acordo com sua necessidade.
Para quem já possui fãs nas redes sociais as alternativas acima também são válidas, mas utilizar a própria base para divulgar o conteúdo é uma ótima escolha. Preparar posts no Facebook e no blog que possuam um apelo visual mais consistente, como imagens bem trabalhadas e vídeos interessantes, além de um texto que desperte a atenção, são alguns dos ingredientes que estimulam um fã a curtir e compartilhar. Caso você queira chamar atenção apenas para uma postagem especifica, o recurso pago de “promover post” do Facebook é uma boa saída.
Dica: Aposte na integração com outros canais sociais. Posso citar o Youtube, onde você consegue produzir vídeos curtos para despertar a curiosidade inicial do seu público-alvo.
2- Escreva o que for relevante e útil para o seu público
 
Algumas pessoas sempre fazem essa pergunta: afinal, o que é considerado um conteúdo de qualidade?  A resposta está diretamente ligada ao público que você deseja atingir. Além de ter qualidade, o público precisa se identificar com o seu conteúdo. Gaste o tempo que for necessário analisando quais são os assuntos e categorias em que você deve focar.  Esse é o primeiro passo para se produzir um conteúdo de qualidade.
Vale ressaltar que, quando falo de conteúdo, não me refiro somente a textos. Podemos trabalhar outros formatos de conteúdo: vídeos, áudios, ilustrações, animações usando recursos de edição mais elaborados, dentre outros.

3- A pesquisa é contínua


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Completando o primeiro item, para ter um conteúdo de relevância, primeiramente deve-se prestar atenção ao seu público-alvo. São eles que irão acompanhar o seu blog ou seus perfis nas redes sociais, então quem melhor para te dizer o que gostariam de ler? A ideia dos blogs ou redes sociais é ser colaborativa, ou seja, as pessoas podem opinar e te ajudar a construir um conteúdo melhor. Por que não perguntar a seus seguidores, por exemplo, os assuntos que gostariam de ver no seu blog?

4- Fale a mesma linguagem do seu público


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Agora você já sabe o básico para atrair seu público, porém, fica sempre a pergunta: qual é a linguagem que devo usar?
Primeiramente, entenda a linguagem do seu leitor. Uma forma interessante é entrar em grupos ou seguir pessoas da área e observar como se comunicam, além de acessar as páginas ou sites considerados referências por elas. Assim, você terá uma base do tipo de conteúdo e linguagem para se espelhar.
Para começar, um mito que deve ser questionado é sobre o texto curto e objetivo. Na web há espaço para textos longos. Varia conforme o assunto e o público em questão. Há públicos que não conseguem ler 140 caracteres, porém há outros, inclusive entre os mais jovens, que consomem textos longos e respondem nos comentários. Quanto a ser objetivo, tanto no texto longo como no curto, o importante é ter foco e não deixar o texto simples demais, independente do seu tamanho.
Dica: Pense bem no seu título e na sua chamada de texto. Esses são os elementos responsáveis por capturar a atenção do seu leitor. Seja objetivo e dê margem a curiosidade, assim ele continuará lendo seu texto.

5- Interação também é importante


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Você já foi respondido por uma marca nas redes sociais? Tenho certeza que já viu cases interessantes sobre o assunto. As pessoas gostam da atenção que recebem nas redes sociais. Invista algum tempo para conversar com seu público, respondendo comentários no seu blog ou página, emails com dúvidas, dentre outros canais que eles podem utilizar para falar com você. Muitas vezes, essas conversas são bastante produtivas e aumentam o círculo de pessoas influentes ao seu redor.
Então, corretor de imóveis, com um calendário editorial montado e pautado com conteúdos assertivos para o seu público, está na hora de produzir. Espero que tenha gostado desse artigo! Qualquer dúvida, coloque nos comentários abaixo e irei responder com todo prazer.

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