quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Que Tipo De Inteligência Você Tem? - Os 10 homens mais inteligentes da história

Postado por Mari Costa

Existem vários tipos de inteligências e então na verdade não existem pessoas burras e sim algumas pessoas que não foram estimulados em nenhuma dessas inteligências e assim ficou reduzida sua capacidade de aprendizado.Se você acha que ser inteligente é aquela pessoa que sempre tira dez nas provas, é o CDF, ler um livro por semana, sabe de todos os acontecimentos da atualidade, codifica os teoremas de Pitagoras e Tales miletos, sabe a teoria da relatividade, não se subestime, pois a inteligência transcede tudo isso, saibam agora que tipo de inteligência você tem de acordo com Howard Gardner:


1. Lógico-matemática - É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo,em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos

• facilidade para detalhes e análises;

• sistemáticas no pensamento e no comportamento;

• prefere abordar os problemas por etapas (passo a

passo);

• discernimento de padrões e relações entre objetos e

números.

2. Lingüística - Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem (semântica, sintaxe). Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores,jornalistas, publicitários e vendedores, por exemplo. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

• habilidade de expressão;

• facilidade para se comunicar;

• aprecia a leitura;

• possui amplo vocabulário;

• competência para debates;

• transmite informações complexas com facilidade;

• absorve informações verbais rapidamente.

3. Inteligência musical - Esta inteligência se manifesta habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma discriminação de sons, habilidade para perceber sensibilidade para ritmos, timbre, e habilidade reproduzir música. É a inteligência que permite a alguém de maneira criativa, a partir da discriminação de timbres e temas

• bom senso de ritmo;

• identificação com sons e instrumentos musicais;

• a música evoca emoções e imagens;

• boa memória musical.


4. Inteligência espacial - É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, de manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções, criar e compor uma representação visual ou espacial.

• sua percepção do mundo é multi-dimensional;

• facilidade para distinguir objetos no espaço;

• bom senso de orientação;

• prefere a linguagem visual à verbal.


5. Inteligência cinestésica ou corporal-cinestésica - Se refere à habilidade para resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo. É a habilidade para usar a coordenação no controle dos movimentos do corpo e na manipulação de objetos com destreza

• boa mobilidade física;

• prefere aprender “fazendo”;

• prefere trabalhos manuais;

• facilidade para atividades como dança e esportes corporais.


6. Inteligência interpessoal – Pode ser descrita como uma habilidade pare entender e responder adequadamente a temperamentos motivações e desejos de outras pessoas. É a capacidade de uma pessoa dar-se bem com as demais, compreendendo-as, percebendo suas motivações e sabendo como satisfazer suas expectativas emocionais.

• facilidade para comunicação;

• aprecia a companhia de outras pessoas;

• prefere esportes em equipe.


7. Inteligência intrapessoal - É a competência de uma pessoa para conhecer-se e estar bem consigo mesma. Administrando seus sentimentos e emoções a favor de seus projetos. Enfim,

é a capacidade de formar um modelo real de si e utilizá-lo para se conduzir proveitosamente na vida, característica dos indivíduos "bem resolvidos", como se diz na linguagem popular.

• reflexiva e introspectiva;

• capaz de pensamentos independentes;

• autodesenvolvimento e auto-realização

 8.Inteligencia Naturalista: É capaz de identificar e classificar padrões na natureza. Essa inteligência – como todas as outras – tem sua origem no instinto de sobrevivência. Se realmente o homem fosse segundo a teoria da evolução, o homem pré-histórico dependia de desse tipo de percpeção para identificar a flora e a fauna que podia ou não ser comida.


PS!Pena que quando o Gardner elaborou essas inteligências nao incluiu a Inteligência emocional, que é muito importante nos  dias atuais, pois não importa só ter um quociente intelectual alto, se a pessoa nao souber lhe dar e ter o controle das  emoções.
 
 

Os 10 homens mais inteligentes da história



O Quociente Intelectual médio da humanidade está entre 85 e 120 pontos; William James Sidis, Goethe e Voltaire possuíam valores entre 300 e 190. Os valores de QI mostrados aqui para cada pessoa são o resultado de uma pesquisa de registros históricos: da herança biológica, da infância e juventude e dos feitos desses homens. Este método, amplamente utilizado e respeitado pela comunidade científica, é conhecido como historiometria.




  • William James Sidis (1898 - 1944) QI=300 - O jovem James podia ler o New York Times quando tinha apenas 18 meses, e aos oito anos falava 8 idiomas além do inglês (latim, grego, francês, russo, alemão, hebreu, turco, e armênio), e aos 7 anos inventou um, o Vendergood. Na idade adulta, foi estimado que ele pudesse falar mais de 40 idiomas, e aprender uma língua nova em uma semana. Faleceu em 17 de julho de 1944 aos 46 anos de uma hemorragia cerebral. Seu pai havia morrido da mesma maneira em 1923, aos 56 anos.


  • Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) QI=210 - Novelista, dramaturgo, poeta, cientista, geólogo, botánico, anatomista, físico, historiador de ciências, pintor, arquiteto, desenhista, economista, filósofo humanista e, durante dez anos, servidor público do Estado alemão de Weimar


  • Voltaire (1694-1778) QI=190 Escritor e filósofo francês que figura como um dos principais representantes do Iluminismo. Ele foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo.


  • Isaac Newton (1643-1727) QI=190 - Físico, filósofo, inventor, alquimista e matemático inglês, autor dos Philosophiae naturalis principia mathematica, mais conhecidos como os "Principia", onde descreveu a lei de gravitação universal e estabeleceu as bases da mecânica clássica, mediante as leis que levam seu nome.

  • Galileu Galilei (1564-1642) QI=185 - Astrônomo, filósofo, matemático e físico que esteve relacionado estreitamente com a revolução científica. Eminente homem do Renascimento, mostrou interesse por quase todas as ciências e artes (música, literatura, pintura). Seus êxitos incluem a melhora do telescópio, grande variedade de observações astronômicas, a primeira lei do movimento.

  • Leonardo da Vinci (1452-1519) QI=180 - Foi arquiteto, escultor, pintor, inventor, músico, engenheiro. Humanista italiano, considerado como um dos maiores pintores de todos os tempos e talvez a pessoa com os mais variados talentos da história.



  • René Descartes (1596-1650) QI=180 - Filósofo, matemático e cientista francês. É considerado como o pioneiro da Filosofia Moderna e um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Em 1935 decidiu-se em sua honra chamar de "Descartes" uma cratera lunar.


  • Michelangelo di Ludovico Buonarroti (1475-1564) QI=180 - Escultor, arquiteto e pintor italiano renascentista, considerado um dos maiores artistas da história tanto por suas esculturas como por suas pinturas e obra arquitetônica.


  • Immanuel Kant (1724-1804) QI=175 - É considerado como um dos pensadores mais influentes da Europa moderna e do último período da Ilustração. Na atualidade, este filósofo alemão continua tendo vigência em diversas disciplinas como: direito, ética, estética, ciência e política.


  • Martinho Lutero (1486-1546) QI=170 - Teólogo, monge agostiniano alemão, teólogo, professor universitário, "Pai do Protestantismo" e reformista da Igreja Católica, cujas ideias influenciaram a Reforma Protestante e mudaram o curso da Civilização ocidental. Inaugurou a doutrina teológica e cultural denominada "Luteranismo" e influiu nas demais tradições protestantes.
Outros personagens que se destacam por sua inteligência:

Platão (170), Beethoven (165), Darwin (160), Mozart (165), Bill Gates (160), Albert Einstein (160), Stephen Hawking (160), Cervantes (155).

Resta ressaltar que QI alto não é sinônimo de realizações ou sucesso e muito menos de riqueza; a história está cheia de personagens inteligentes que se deram muito mal. Falamos isso porque em geral a maioria dos jovens faz um teste simples como este ou este ou este que temosno MDig e já começam a se comparar a Einstein.

Também não basta ter um QI elevado, a Inteligência intelectual hoje em dia, não garante sucesso de ninguém, o que mais tem importância é a Inteligência emocional, que está relacionada a habilidades tais como motivar a si mesmo e persistir mediante frustações; controlar impulsos, essa competência é exigida pela maioria das organizações. O ideal é termos equilibro da nossa inteligência intelectual e emocional , assim poderemos alcançar o sucesso.

comentários:

Beth Muniz disse...
Oi Mari, Bem, na minha lista entraria pelo menos mais 03, pela contribuição social que deram a humanidade, do ponto de vista econômico e social. Um deles é Marx, bem atual e que se contrapôe inclusive a René e Kant.

14 Frases Motivacionais para Sucesso no Trabalho



A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestima suficiente em acreditar que é capaz ou não encontrou a motivação necessária para não desistir e ir a luta.Por isso estou trazendo para vocês frases de grandes lideres e mestres que mudaram  a história da humanidade não só com essas frases inspiradoras e sim com seus gestos e atitudes que fizeram a diferença
  • Começar bem:  "Viva a cada dia como se a vida estivesse começando." (Johann Goethe, motivação para um dia melhor)

  • Perseverança: "Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez." ( Newt Gingrich
  • Atitude correta:"Eu descobri que sempre tenho escolhas. E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude." (Judith M. Knowlton)


  • A vida, na prática: "A vida acadêmica é essencial para nos mostrar a base teórica da profissão que queremos seguir, mas somente na prática do dia-a-dia é que colocaremos a prova tudo aquilo que os mestres nos ensinaram e muitas vezes veremos que não era bem daquela maneira." (Luís Alves)

  • Tentar e tentar novamente: "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." (Albino Teixeira)

  • Oportunidade e sorte: "Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade." (Elmer Letterman)

  • Motivação e sacrifício:"É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta." (H. W. Beecher)

  • Quem sabe faz a hora:"Já dizia a canção, quem sabe faz a hora, não espera acontecer, assim é a felicidade, enquanto muitos esperam, outros a buscam, tenha em mente que você é senhor de seu destino." (Luis Alves - consultor e coaching)

  • Motivação no trabalho: "As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento." (John Maxwell
  • A arte da guerra: "Deve-se utilizar a força do oponente a nosso favor." (Sun Tzu)
  • Motivação para o sucesso profissional: "Motivar é criar interesse pelo tema e vontade, esse ânimo e auto-ajuda vão nos ajudar a progredir em conhecimentos e nas tarefas profissionais." (Daniel Godri)

  • Motivação no trabalho: "O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administras essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade." (Autor Desconhecido)

  • "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência".(Henry Ford)

  • É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.(Theodore Roosevelt)
 
Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/frases-de-motivacao-motivacionais-motivadoras.php

As Dez profissões que não existem mais

Postado por Mari Costa 


Com a tecnologia avançando a cada dia, o mundo está em constante mudança, o que era moda a um ano atrás, hoje em dia já está obsoleto. Temos que acompanhar a evolução nesse mesmo ritmo frenético, se não ficamos ultrapassados. Foi o que aconteceu com algumas profissões de antigamente, que não conseguiram acompanhar o boom da tecnologia e foram ou estão praticamente extintas. Trago para vocês algumas profissões que já foram importantes no passado, e hoje em sua grande maioria não existem mais:


  • Bobo da corte:  bufãobufo ou simplesmente bobo é o nome pelo qual era chamado o "funcionário" monarquis encarregado de entreter o rei e rainha e fazê-los rirem. Muitas vezes eram as únicas pessoas que podiam criticar o rei sem correr riscos.







  • Leiteiro:  é uma pessoa, tradicionalmente homem, que entrega leite em garrafas de leite ou em caixas de papelão. A entrega de leite, frequentemente, ocorre de manhã e não é raro eles entregarem outros tipos de produtos além do leite, como: ovos, queijos. O termo "leiteiro" é usado para referir-se quanto ao homem ou mulher que exerce esta profissão.





  • Fotográfo Lambe Lambe também conhecido como fotógrafo de jardim, por utilizar muitas vezes um jardim para o fundo das fotos, é um profissional em extinção. Era comum encontrar esses profissionais  nas praças encapuzados e quase fundidos à caixotes sobres tripés, verdadeiras maravilhas da síntese que unia a câmara ao laboratório.






  • Datilográfo: Aquele que escreve à máquina, depois do surgimento do computador, praticamente  foram substituídos pelos digitadores.




  • Cocheiros:  Era a pessoa responsável por conduzir os cavalos em uma carroça ou carruagens. Eles eram uma especie de motorista para a nobreza.




  • AlfarrabistasO que compra e vende alfarrábios (livro antigo ou velho).Coleccionador de livros antigos (in  "Dicionário técnico de termos alfarrabístico






  • Telegrafista:  O telegrafista era o profissional responsável por transmitir e receber mensagens por meio de um código próprio, conhecido como código Morse, em homenagem a seu inventor, Samuel Morse. 


  • Pinsetter tinha como função recolher e organizar os pinos derrubados depois de um arremesso de bola no boliche, e deixá-las certinhas para o próximo jogador. No entanto, em 1952 um sistema automático começou a ser usado para este fim, e os organizadores de pinos deixaram de ser contratados.




  • Pianista de CinemaNa época em que o cinema ainda era mudo, pianistas eram contratados para fazer a trilha sonora dos filmes e deixar o público mais interessado durante as exibições dos filmes.  A profissão foi popular até 1929.



  • CalceteiroOperário que calça as ruas com pedras justapostas; empedrador. É provavelmente  uma das mais antigas profissões conhecidas. Atualmente a maioria das cidades tem suas ruas cobertas por asfaltos, uma técnica mais barata, porém nem tão bonita.



Fonte de pesquisa: Wikipedia 

comentários:

Anônimo disse...
Muito interessante sua matéria, Maria. Tem aí algumas profissões bem remotas, como por exemplo, o bobo da corte. O bobo, frequentemente, era até uma pessoa diminuída fisicamente, um anão, por exemplo, porque isso já contribuía para fazer rir, que era a função dele. É verdade que ao bobo eram admitidas ousadias que a mais ninguém eram toleradas, como você diz, criticar reis, rainhas e fidalgos. Graças a esse privilégio muitas vezes era poderoso e temido pelos habitantes da corte, pois ele, nos saraus, revelava publicamente os podres dessas pessoas, gerando imensas intrigas, fofocas, vinganças, etc. A profissão de calceteiro em Portugal está muito longe de ser extinta. Há até cursos profissionais de formação dessa e doutras profissões. É bem famosa a lindíssima calçada portuguesa, feita com pequenos cubos brancos e negros, de calcário e basalto, formando desenhos geométricos ou mesmo reproduzindo motivos florais, animais, ou outros, um pouco à semelhança dos antigos mosaicos romanos. Os cubos são assentes sobre uma "cama" de areia e não são colados com nenhuma argamassa ou cimento. Temos exímios calceteiros mas a profissão deles não é fácil pois trabalham debaixo de sol ou de chuva, de cócoras e com os joelhos flectidos. Muito duro. Essa calçada pode ter desenhos complexos ou ser muito simples. Praticamente todas as cidades aqui têm essa calçada até nos passeios das ruas, na minha rua tem e bem bonita. Tenho quase a certeza que no Brasil existe calçada portuguesa, creio que em Copacabana,ou por aí...kkkkk Maria, aproveitei sua matéria para publicitar nossa calçada kkkkk.... tenho de pagar o espaço publicitário? rsrsrs

A importância de vencer a timidez no ambiente de trabalho





No ambiente de trabalho, convivemos diariamente com pessoas de jeitos e perfis variados. Algumas mais ágeis, outras mais observadoras, pessoas com mais ou menos habilidades diante de determinadas situações e/ou circunstâncias, e assim por diante. Entre as chamadas habilidades sociais, a timidez é um dos aspectos mais significativos no que se refere às relações interpessoais, fundamentais ao mundo corporativo, e que está presente na vida de grande parte dos profissionais.

A insegurança é uma de suas principais causas e a maneira como cada indivíduo consegue lidar com suas limitações é que irá atribuir à timidez o quanto ela pode ou não ser prejudicial à vida pessoal e profissional. Ser uma pessoa mais recatada nem sempre é um ponto negativo, pode até ser importante em algumas situações, no entanto há momentos, especialmente no mercado de trabalho, em que a timidez deve ser deixada de lado, para que o profissional possa se expressar de maneira adequada.

Para Scher Soares, diretor geral do Grupo Triunfo, cabe apenas ao profissional a decisão de enfrentar o problema, e para isso existem diversas técnicas que podem ser utilizadas. “Algumas técnicas usam princípios de redimensionamento das situações como forma de torná-las menos expressivas e, portanto, menos ameaçadoras. Cabe também ressaltar que se faz necessário analisar se a reação de timidez está desproporcional ao contexto em questão, como forma de simplificar as expectativas quanto a situação e assim impor menor pressão sobre si mesmo”, explica.

Existem áreas de atuação profissional que também podem ser evitadas, ao menos até que a timidez seja melhor trabalhada, evitando assim situações indesejadas e constrangedoras. Áreas com maior demanda de apresentações, por exemplo, como negócios, marketing e relacionamento com clientes exigem um trabalho mais dinâmico e comunicativo. “Cargos de liderança também devem ser avaliados”, destaca Scher Soares. “Muitas vezes, o excessivamente tímido pode optar por carreiras em Y, nas quais ele pode crescer exercendo funções de especialista sem a necessidade de ter de coordenar pessoas e equipes”.

Buscar um relacionamento mais próximo com os colegas de trabalho também pode ser uma ótima opção para os mais recatados. De acordo com Giovani Zanetta, especialista em oratória e comunicação, "começar pequenas conversas, se aproximar daqueles que mais despertam confiança e demonstrar interesse em escutar e aprender, pode ser uma forma de quebrar algumas lacunas e se sentir mais a vontade dentro da organização".

Papel do líder

Acompanhar o desempenho da equipe e observar suas principais dificuldades, estão entre as principais atribuições de um líder; que em seu papel de gestor deve buscar soluções para reverter e minimizar situações negativas, otimizando resultados, o que inclui um olhar cuidadoso sobre a postura de seus colaboradores.

Para Scher é preciso deixar claro para o profissional qual o nível de exposição que se pretende assumir e quais as práticas que serão adotadas. “O líder precisa definir os limites para determinadas questões e oferecer feedback pontual e imediato sempre que a timidez ameaçar ou comprometer a entrega de resultados”, define.

Giovani destaca que pequenas atitudes podem ser de grande serventia, e que com auxílio e um pouco de tempo o colaborador tímido e reservado poderá se revelar um excelente profissional. “Envolver o profissional nas dinâmicas e atividades em grupo, passar otimismo e confiança, trazê-lo sempre para o time, não inflamar sua timidez diante das pessoas e conversar com naturalidade sobre possíveis maneiras de resolver o problema, pode ser o pontapé inicial para grandes mudanças”, finaliza.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

As 10 + Importantes Competências Não-Técnicas P/ Gerentes

Saiu hoje (05/09/2011) no Valor:

Executivos brasileiros se consideram prontos para assumir cargos de chefia.

Como gerente, nunca é o suficiente estar apto tecnicamente. É necessário dominar competências não-técnicas também. Elas se refletem nos traços de personalidade, nas atitudes, nos hábitos e nos comportamentos que você apresenta trabalhando com os demais. Enquanto boas competências não-técnicas são igualmente importantes para os funcionários, elas são fundamentais para os gerentes (e para aqueles que desejam ser gerentes). Aqui seguem as 10 mais importantes competências não-técnicas que precisam fazer parte do seu portfolio de habilidades.

As 10 + Competências Não-Técnicas P/ Gerentes

  • Confiabilidade
    Pode-se confiar que você estará onde tem que estar? Que fará o que precisa ser feito? Que cumprirá o que diz que vai fazer? Seu chefe tem que poder confiar em você, caso contrário você não irá longe. E é igualmente importante que seus pares e seus subordinados também acreditem que podem confiar. Sem isso, não irão dar o apoio que você necessita para ter o êxito almejado.
  • Franqueza
    Diga as coisas como elas realmente são. Não floreie. Não diga o que acha que o chefe gostaria de ouvir. Particularmente respeito aquelas pessoas, tanto acima quanto abaixo de mim, que são diretas. Afinal, com elas não preciso perder tempo tentando descobrir o que realmente querem dizer.
  • Ética Profissional
    Você foi contratado para realizar um trabalho. É isso o que faz ou fica sentado vendo os demais trabalharem? Você é o cara que dá mais duro no grupo? Se não é, deixo claro: devia ser.
  • Habilidades de Comunicação
    O quão bem você se comunica com o seu chefe, seus pares e seus subordinados? Você se comunica tão bem escrevendo quanto verbalmente? Se tem alguma oportunidade nesta área, precisa trabalhar para aprimorá-la ou para eliminá-la.
  • Interatividade Colaborativa
    Um bocado já se escreveu sobre a necessidade de demonstrar sua habilidade de trabalhar bem com os demais integrantes do seu time. É uma habilidade que está se tornando cada vez mais importante na medida em que nos apoiamos intensamente em times inter-departamentais. Mas também é importante que um gerente construa amplas redes colaborativas. Não faça apenas parte do seu time, mas compreenda como ele se encaixa na organização como um todo e trabalhe para fortalecer essas conexões.
  • Habilidades na Gestão de Tempo
    O único recurso que o gerente nunca vai ter o suficiente é tempo. Para ter êxito nesta função, é de vital importância desenvolver e continuamente aprimorar as suas habilidades na gestão do tempo. Adicionalmente à habilidade de priorizar e delegar, as quais reduzem a quantidade de coisas que tem que fazer, você tem que ser capaz de otimizar o que tem que ser realizado dentro do tempo estipulado.
  • Definição de Metas
    Bons gerentes são capazes de determinar o que necessita ser feito e a definir metas claras para chegar lá. Não fique ao longo do dia apenas lidando com aquilo que cai na sua mesa. Priorize. Descubra o que necessita ser feito e estabeleça metas específicas para você e para a sua equipe.
  • Agilidade Mental
    Quando recruto, procuro sempre por candidatos que estão um passo à minha frente na entrevista, pois estas pessoas agirão assim quando contratadas. Elas “pescam” as coisas rapidamente. Entendem o negócio como um todo e a indústria em particular. Têm raciocínio crítico e são solucionadores de problemas.
  • Flexibilidade
    Encaramos mudanças diariamente. Leis e normas mudam. Concorrentes lançam novos produtos e serviços. Desastres acontecem… Mas bons gerentes têm a flexibilidade necessária para lidar com mudanças constantes. Eles já esperam possíveis mudanças e planejam levando-as em conta. Como resultado, estão melhor preparados para o imprevisível. Sua flexibilidade permite com que reajam mais rapidamente e minimizem as rupturas que as mudanças podem trazer.
  • Assimilam Bem Direcionamento
    Mesmo que valorizados pela sua capacidade de descobrir o precisa ser feito e “correr atrás”, ainda existem momentos em que é necessário dizer ao gerentes o que tem que fazer. Seja uma mudança na direção estratégica ou um coaching em relação ao seu desempenho, um bom gerente tem que ser capaz de não apenas a aceitar direcionamentos mas de fazê-lo com uma atitude positiva e de aprender com eles.

Em Suma

Pode ser que as suas habilidades técnicas colocaram você em evidência e provocaram sua promoção. Mas elas não são o suficiente. Para ter êxito como gerente, você precisa ser igualmente talentoso nas suas competências não-técnicas. Naquelas áreas em que você tem uma habilidade bem desenvolvida, mantenha-a. Nas outras áreas, dê duro para melhorar. É assim que você vai aumentar consideravelmente suas chances de sucesso. Com mais de 20 anos no universo corporativo, posso garantir isso.
Para estas e outras habilidades, conte comigo*,
Pablo

Crise nos Estados Unidos, estagnação do mercado imobiliário faz brasileiros retornarem

setembro 5, 2011
By corporativabrasil

Crise nos Estados Unidos depois do 11 de Setembro faz brasileiros retornarem ao país


Da BBC Brasil
Brasília – Depois de 11 anos vivendo nos Estados Unidos, o trabalhador da construção civil Jovino Caldeira Coutinho, de 45 anos, resolveu fazer as malas e voltar ao Brasil em 2009. Em meio à estagnação do mercado imobiliário norte-americano, os serviços de reforma, construção e demolição ficaram escassos.

Em compensação, no Guarujá (SP), onde participa das obras de um condomínio, Coutinho disse que “não está dando conta” de tanto trabalho.”Lá [nos Estados Unidos] estava muito ‘ruinzinho’ mesmo. Tenho amigos que estão lá, sem dinheiro para voltar, trabalhando sem receber. Falei para um deles abrir mão [do dinheiro que lhe é devido], que aqui ele vai ter trabalho”, acrescentou.
A norte-americana Donna Roberts, de 48 anos, que saiu da Flórida para o Brasil em fevereiro, relatou contraste semelhante. “Lá, víamos muitos restaurantes e negócios fechando, nossos amigos perdendo suas casas”, diz a documentarista e educadora ambiental. “Aqui, parece que nada está reduzindo o ritmo [da economia]“, contou.

Como maior economia do mundo, os Estados Unidos têm um Produto Interno Bruto (PIB) quase sete vezes maior que o do Brasil, e PIB per capita de US$ 47,2 mil – quatro vezes superior ao brasileiro.
Mesmo após o 11 de Setembro, a economia americana manteve taxas de crescimento entre 2% e 3,5% até 2007, e o país continua sendo um dos mais procurados por estrangeiros em busca de oportunidades.
Em contrapartida, os Estados Unidos mergulharam em duas guerras na última década, sofreram com o estouro de uma bolha imobiliária e chegaram a um endividamento de US$ 14,3 trilhões, teto que foi elevado após uma desgastante votação no Congresso.
Um mercado deprimido e o índice de desemprego de cerca de 9% desafiam o governo do presidente Barack Obama. O Brasil veio de anos de baixo crescimento econômico, mas domou a inflação e o desemprego, estabilizou sua dívida e criou um mercado de consumo interno forte nos últimos dez anos, decorrente da entrada de milhões de pessoas na classe C.

Em 2008, a Standard & Poor’s, mesma agência que neste ano rebaixou a nota da dívida norte-americana, deu ao Brasil o título de grau de investimento, o que fez com que o país fosse considerado de baixo risco para aplicações estrangeiras.
O cenário se tornou mais atraente para estrangeiros. No primeiro semestre de 2011, 4.312 americanos receberam vistos do Ministério do Trabalho brasileiro, em comparação com 3.622 no mesmo período de 2010.
O professor de macroeconomia da Fundação da Getulio Vargas (FGV) em São Paulo Rogério Mori disse que enquanto os Estados Unidos tiveram um grande crescimento amparado pela expansão do crédito até 2007, no Brasil a lógica foi outra: um crescimento mais moderado, derivado do fortalecimento do mercado interno e dos altos preços das commodities. “A diferença é que, de 2008 para cá, o motor do crescimento americano se esgotou. No caso brasileiro, as bases foram preservadas”, avaliou.

Como ganhar pontos com seu chefe

Saiba como chamar a atenção do seu superior sem apelar para o puxa-saquismo

Executiva agenda
Pequenas atitudes podem fazer diferença na relação entre você e seu chefe

São Paulo – Reconhecimento vindo do chefe sempre é bom. Mas para se tornar o favorito dele não é preciso elogiar suas roupas ou começar a puxar conversa toda vez que ele passa pela sua mesa de trabalho.
De acordo com Márcia Almström, diretora de recursos humanos da Manpower Brasil, cada profissional precisa ter, além das competências técnicas para o cargo, habilidades comportamentais para se destacar na equipe. “Algumas características como agilidade e prontidão não estão presentes nas pessoas, mas podem ser desenvolvidas”, afirma.
Repare na sua rotina de trabalho e confira as dicas das especialistas que podem ajudar você a ganhar pontos com seu chefe.

Agilidade
Não é necessário fazer tudo apressadamente. A agilidade no trabalho é percebida na maneira que o profissional conduz suas tarefas. Assim que você recebe uma ordem, a demanda pontual é realizada ou você sempre resolve tomar um café antes? “Entregas bem feitas, atendendo qualidade e prazo sempre, chamam a atenção de maneira positiva”, explica Adriana Gomes, orientadora de carreira e psicóloga.
Márcia completa que isso facilita a criação de uma relação de confiança, pois o superior não precisará sempre de perguntar ao profissional se ele já fez isso ou aquilo.

Iniciativa
Um profissional que sabe se antecipar da maneira correta é aquele que demonstra envolvimento e interesse em contribuir. Segundo as especialistas é importante também estar antenado e apresentar soluções quando há problemas. “O profissional deve sempre focar na solução e não no questionamento”, diz Adriana.

Diálogo
Não se esqueça da hierarquia. Por mais que você não concorde com a opinião de seu superior, humildade é essencial. Márcia ressalta que o profissional tem que saber ouvir e refletir, por mais difícil que seja.
Esse conselho vale também para quando há uma falha na comunicação e o seu chefe afirma que você não mandou uma planilha, mas você lembra, de fato, que mandou. “Chegue à sua mesa, respire e aguarde até ter condição emocional para lidar com esses pequenos desentendimentos”, explica a diretora da Manpower. Isso evita que o profissional se exalte e estabeleça um clima desagradável.

Reconheça seu chefe
Você agradece o seu superior? Em algumas organizações há fóruns formais de troca de resultados, e nessa hora o profissional deve, de forma construtiva, elogiar ou agradecer o chefe. Ele também gosta de ser reconhecido. Para Márcia, frases como, por exemplo, “O seu estilo de liderar favorece muito meu trabalho, obrigada” ou até um simples “a gente conseguiu alcançar o resultado, parabéns” são bem vindos ao fim de projetos ou até mesmo do mês.

O poder dos relacionamentos nas redes sociais

Postado por: Redimob | 11/08/2011 É fundamental fazer um trabalho de muita pesquisa e paciência, estabelecendo critérios para decidir a quem se conectar nas redes de relacionamento
Como toda ação de marketing, a presença das empresas em redes sociais devem ter foco para que assim, consigam o resultado desejado. O que tem se observado no fenômeno das redes sociais é como os relacionamentos se tornaram cruciais para a maximização da audiência da empresa. O segredo está em como se relacionar e com quem se relacionar. Para falar sobre o tema, conversamos com a publicitária e sócio-diretora da Agência de Comunicação Central Brasil, Cinthia Van de Kamp.

O planejamento é crucial para a boa utilização das redes sociais. Qual deve ser o critério para selecionar aqueles com quem a empresa vai se relacionar?

É necessário ter um foco, como em toda ação de marketing. Antes de qualquer coisa, definir os seus objetivos nas redes sociais. Isso vai pautar todas as suas decisões quanto ao uso deste meio. Se a empresa visa a sua promoção e oferecer um atendimento mais amplo ao seu público, precisa se relacionar com clientes e potenciais clientes. Se visa informar e acompanhar seus colaboradores e parceiros mais de perto, deve estabelecer um relacionamento com funcionários e fornecedores. Quando o intuito é observar o mercado, atualizar-se rapidamente sobre o seu segmento e inserir-se dentro de um grupo, é necessário estabelecer ligações também com especialistas, outras empresas (mesmo concorrentes), veículos de comunicação, órgãos e entidades competentes. Vale destacar que, dependendo do foco da empresa nas redes sociais, também é importante avaliar se o seu perfil ou canal estará aberto a todos os públicos, ou se o mesmo terá acesso restrito. Por exemplo, se a finalidade é discutir projetos da empresa que ainda não foram implementados, vale criar um grupo fechado. Por outro lado, se o interesse da marca está em divulgar rapidamente os seus lançamentos, tanto ao cliente alvo quanto aos seus colaboradores, pode pensar em algo que esteja aberto a todos.

Como maximizar a audiência através das pessoas com as quais a empresa se relaciona?

Em síntese, o importante é marcar presença onde os seus contatos estão, tanto por meios on-line quanto off-line, abastecendo-os de informações, produtos e serviços diferenciados, além de estabelecer interações contínuas com eles, evitando o simples disparo de informações e fomentando os diálogos. Quanto mais boca a boca gerar de forma positiva sobre a sua marca, mais chances ela tem de ver sua audiência crescer. Existem vários pontos que devem ser trabalhados em conjunto: aproveitar a rede de relacionamentos que a empresa já tem; participar das redes sociais onde os seus contatos já estão; inserir os seus endereços de blogs, microblogs e redes de relacionamentos em seu site, cartão de visitas, assinatura de e-mail e outros materiais de comunicação; manter um mailing sempre atualizado, adicionando os seus contatos ao seu perfil nestes canais; oferecer o melhor em produtos, serviços e conteúdos (incentivando as recomendações); para alguns clientes e parceiros especiais, formadores de opinião, fornecer conteúdos exclusivos em primeira mão; ajudar membros de grupos e comunidades a esclarecerem dúvidas sobre os seus produtos, serviços e segmento de negócio; valorizar o que eles (e os amigos deles) estão dizendo nas redes sociais sobre questões que possam estar vinculadas à empresa e seu segmento; responder a perguntas e comentários com atenção e sem demoras; etc. Por fim, eu gostaria de dizer que, neste ambiente, é mais importante ter um punhado de "amigos" ou seguidores que, de fato, estejam interessados e dispostos a se relacionarem com a sua marca, do que ter milhares de pessoas que seguem, mas não interagem com a empresa.

De que forma podemos aproveitar as conexões dos amigos e seguidores para maximizar a audiência da empresa na rede?

É como ir a uma festa onde você foi convidado. Normalmente, você começa dialogando com os seus amigos, eles o apresentam a algumas pessoas e, com parte delas, parecem haver alguns pontos em comum, identificados durante as conversas. É justamente ao encontrar alguma espécie de vínculo, que uma conexão, de fato, se inicia. Não recomendo que uma empresa passe a adicionar todos os amigos dos seus amigos. Neste caso, ela poderia até ser mal vista nas redes sociais. O ideal é que seja feito um trabalho de muita pesquisa e paciência, estabelecendo critérios para decidir a quem se conectar, através de sua rede de relacionamentos. Mais uma vez, lembro que o poder da recomendação de um cliente bem abastecido de informações e satisfeito é muito maior.

Qual a importância dos hubs para o perfil das empresas nas redes sociais?

Os hubs têm o potencial de conectar marcas e empresas a mais pessoas, em menor prazo, já que eles têm alto volume de conexões. Se bem selecionados, ou seja, se estabelecidos hubs sociais que costumem falar de temas que possam ter algum ponto de ligação com a sua marca, podem ser poderosos aliados. Tudo vai depender de uma série de fatores, como quem segue estes hubs, o tipo de informação sobre a sua empresa que ele vai compartilhar, o horário em que ele fará isso e a situação do momento. Este é um caso que trata do poder da recomendação. Se uma pessoa influente publicar no Twitter, em horário nobre, que tem um lançamento imobiliário imperdível na região (e se os seus seguidores fizerem parte do público-alvo do empreendimento), há grandes chances de que a promoção gere bons resultados. De qualquer forma, é algo que deve ser muito bem planejado estrategicamente e, em muitos casos, também financeiramente.

Como localizar e ter um relacionamento de qualidade com profissionais relevantes do setor nessas redes?

O processo sempre acontece de dentro para fora: ou seja, você inicia um relacionamento com quem já conhece, por meio das redes sociais e, gradualmente, vai se aproximando daquelas pessoas com quem gostaria de manter contato, mas ainda não tinha qualquer vínculo. É muito mais fácil ter uma resposta e ser recomendado por alguém que o conhece, do que de alguém que você acabou de adicionar sem que tenha havido alguma interação anteriormente. Hoje também é importante participar de grupos e comunidades onde há o intercâmbio de informações, pois essa é uma maneira de se destacar entre profissionais que ainda não o conhecem. As redes sociais sempre existiram no mundo real, e o que ocorre no mundo digital é um reflexo disso. O bom relacionamento com profissionais já deve existir nas reuniões e eventos dos quais os mesmos participam, e o mesmo pode ser reforçado e continuado nas redes de relacionamentos. Quando este é o foco, vale participar de uma rede profissional, como o Linked-in ou de uma rede especializada em determinado setor, além de explorar outras ferramentas, como o Skype ou MSN. Como em todo lugar, é importante seguir regras de etiqueta, tratar as pessoas bem, valorizar o que elas têm a dizer, e agregar valor aos diálogos, com informações que outros profissionais do setor também buscam.

Conheça os direitos e deveres de inquilinos e proprietários

Maior parte dos problemas nas relações de locação acontece por equívocos na divisão de responsabilidades

Veja São Paulo
Imóvel disponível para locação, com placa de "aluga-se"
A Lei de Locações ou Lei do Inquilinato responde dúvidas comuns como: quem deve pagar a conta se for preciso pintar o prédio?
Escolher o bairro, conseguir um fiador e checar a infraestrutura da casa ou do apartamento são detalhes fundamentais para serem levados em consideração na hora de alugar um imóvel. Contudo, para que a relação contratual seja tranquila, locatário e locador devem conhecer bem seus deveres e direitos, uma vez que os principais problemas deste tipo de transação estão, na maioria das vezes, relacionados com a divisão de responsabilidades que normalmente surgem nas ocasiões mais inesperadas.

Por exemplo: quem deve pagar a conta se for preciso pintar o prédio? E se for necessário trocar o encanamento ou a fiação elétrica da residência? Para quem deve ser encaminhada a cobrança se o condomínio decidiu reformar toda a área de lazer? A advogada Renata Cassiano Capuzzo, da Lex Magister, especialista em Direito Imobiliário, explica que as respostas para essas e outras perguntas estão na Lei nº 8.245, de 1991, também conhecida como Lei de Locações ou Lei do Inquilinato. “É nela que temos claro todos os direitos e deveres de proprietários e inquilinos”, diz.
O que cabe ao proprietário
Renata explica que, basicamente, durante a vigência do contrato, o locador não poderá reaver o imóvel sem motivo justo, devendo garantir ao locatário utilização mansa e pacífica de seu imóvel.

O proprietário também responderá pelos vícios ou defeitos que antecederam a atual locação, além de ser o responsável pelo pagamento das taxas tributárias, impostos e seguros, se não estiver disposto o contrário no contrato de locação.

Ele também terá que pagar taxas administrativas imobiliárias, valores referentes as certidões do fiador, se as solicitar, e ainda as despesas extraordinárias de condomínio, elencadas na própria Lei, como fundo de reserva e reformas no prédio.

Antes de fechar o negócio, é aconselhável que o proprietário elabore um relatório de vistoria detalhado, se possível com fotos, sobre o estado do imóvel. “Isso evita muitas dores de cabeça”, diz Renata.

Segundo ela, é dever do proprietário também sempre fornecer recibos de pagamento do aluguel, discriminando os valores e a quais despesas se referem.

Caso haja problemas com o inquilino, como falta de pagamento, deverá ser iniciada a ação de despejo.
Responsabilidades e direitos do inquilino
Ao locatário caberá o dever de pagar pontualmente seu aluguel na forma e prazo convencionados, cuidar do imóvel como se fosse seu, realizando reparações provenientes de mau uso, provocadas por ele. “O inquilino não poderá modificar o imóvel sem o consentimento prévio e por escrito do locador, levando ainda, a seu conhecimento, qualquer surgimento de dano ou defeito que ao proprietário caiba reparar”, explica a advogada.

O inquilino tem a obrigação de reparar os danos feitos durante sua ocupação no imóvel antes de entregar as chaves e ainda permitir que o proprietário visite o imóvel, desde que combinem dia e hora para tanto. “É obrigação do locatário servir-se do imóvel para aquilo que foi locado, ou seja: se o imóvel é residencial, sua natureza deve permanecer esta. É importante que ele restitua o imóvel como o recebeu, entregando, o mais rápido possível, documentos de cobrança de tributos, intimações, multa, ainda que dirigidas ao locatário. Por mais que a obrigação de pagá-las seja de um ou de outro, ambos deverão ter ciência”, informa Renata.

Em caso de venda do imóvel, a especialista lembra que o inquilino tem preferência para comprá-lo e, se este direito não for respeitado, o locatário pode entrar com uma ação judicial de perdas e danos ou ainda poderá reclamar transferência de propriedade do possível novo adquirente, desde que deposite o valor da compra adicionado das demais despesas deste negócio jurídico.

“Só que para isso, o locatário deverá requerer, por meio de autorização judicial, com prazo de até seis meses contados a partir da data do registro da alienação ou promessa de alienação no Cartório de Registro de Imóveis e desde que o contrato de locação esteja averbado a mais de trinta dias junto à matrícula do imóvel na época da venda”, relata a advogada. “Se o imóvel for vendido a terceiro, tendo respeitado o direito de preferência, e o contrato de aluguel ainda estiver vigente, o novo proprietário poderá denunciar o contrato. Nesse caso, será concedido ao locatário prazo de 90 dias para a desocupação, ou, se no contrato de locação, averbado junto a matrícula do imóvel, houver uma cláusula chamada ‘Cláusula de Vigência”, é necessário respeitar o tempo restante”.

Caso o proprietário aliene o imóvel ou não cumpra com seus deveres, o inquilino tem o direito de procurar a administração do condomínio ou a imobiliária. Se isso não for o suficiente, ainda faz-se possível ingressar com ação de despejo, solicitação de transferência do domínio pleno e até lucros cessantes.

Peça desconto ao quitar o financiamento do seu imóvel

Antes de pagar, mutuário deve observar se foram descontados os juros embutidos nas prestações.

Divulgação
Imóvel
Para financiamento de até R$ 80 mil, o juro anual é 4,5%.
São Paulo - O prazo máximo para financiar um imóvel no Brasil é de 30 anos, mas o brasileiro, tradicionalmente, tem o hábito de quitar a dívida antes do prazo final. Para quem pretende fazer a quitação antecipada do imóvel, é importante saber: é obrigação da instituição bancária descontar do valor total os juros embutidos nas prestações que ainda iriam vencer.

O direito é garantido por regra do Banco Central (artigo 52) e também pelo Código de Defesa do Consumidor. O desconto também vale para quem quiser antecipar algumas parcelas. Nos casos da quitação total da dívida antes do final do financiamento, a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA) aconselha os adquirentes a realizarem os cálculos previamente para não correr riscos.

“Além dos juros, também devem ser observados outros acréscimos que foram embutidos na prestação na hora do financiamento, tais como taxa de administração e de risco ao crédito, seguros, multas, correção monetária projetada, entre outros tributos acrescentado pelo credor”, alerta Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA.

Contudo, a redução só é válida para as prestações que ainda vão vencer. “As parcelas vencidas, obviamente, não têm direito ao desconto, pelo contrário, estão sujeitas aos juros de mora, à correção monetária e à multa de 2%”, informa Luz.

Nos contratos firmados antes de dezembro de 2007, porém, segundo decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), poderá ser cobrada tarifa pela liquidação do pagamento, desde que estabelecida em acordo.


Após essa data, não é permitida a cobrança de encargos para quitação antecipada. Ainda é direito do cliente os esclarecimentos dos bancos e o fornecimento de uma planilha de cálculo de forma simples e clara da evolução do débito, como garante o artigo 6° do CDC. “Embora a exigência da lei, a realidade é bem diferente, as instituições financeiras não informam o desconto e, o que é pior, chegam a cobrar pela quitação antecipada”, diz o presidente da Associação.

Para evitar que o mutuário não receba corretamente os descontos de seu financiamento, é recomendável que antes de quitar o débito, procure o auxílio de um profissional especializado. “Ao comparecer perante o credor e propor o pagamento por antecipação, o dono da casa já terá sanado as suas dúvidas e estará preparado com o cálculo daquilo que terá de pagar”, explica ele. “Sem precipitação, o proprietário do imóvel deve aguardar calmamente que a instituição financeira apresente seus cálculos, pois, podem ser mais vantajosos do que ele já tinha”, acrescenta.

Por que a cobrança indevida acontece?

Para que o credor possa cobrar o mesmo valor do parcelamento, desde a primeira parcela até a última, nas prestações dos empréstimos de médio e longo prazo, já estão embutidos os juros, sejam eles simples ou compostos. “Isso sem contar os outros acréscimos, como correção monetária, seguros e as mais variadas taxas induzidas nos pagamentos”, aponta Marco Aurélio Luz.

A regra vale também para outros financiamentos, como os de lojas e de veículos. Nos financiamentos de curto prazo, em geral, o credor é mais esperto e faz a propaganda

“Mesmo nesses casos, não custa nada ao devedor, na hora de pagar por antecipação, solicitar o desconto. Na verdade, se o comprador, na hora da aquisição, preferir pagar à vista, aquele preço teoricamente sem juros vai cair, porque, sem qualquer dúvida, o vendedor já embutiu os juros”, esclarece Marco.

Caso se sinta lesado, o consumidor pode registrar a sua reclamação junto ao Banco Central, entrar com ação no Juizado Especial de Pequenas Causas ou na Justiça Comum para a revisão de seu contrato.

Os mutuários que estão com dúvidas sobre quanto têm a receber, podem recorrer à AMSPA para obter mais esclarecimentos pelo telefone (11) 3292-9230 ou comparecer em uma das unidades da entidade com o contrato e os comprovantes das parcelas pagas. Endereços e mais informações no site: www.amspa.org.br.

As dicas para não comprar um imóvel penhorado

Pesquisar a "saúde" do imóvel pretendido para compra vai além da consulta ao Cartório de Registro

Martelo e casa
Comprar sem a devida precaução pode levar à perda do imóvel
Fraude é a contravenção aplicada a quem vende imóvel penhorado. Para quem compra, a pena é ficar sem o imóvel, porque são raríssimos os casos em que a Justiça tem concedido ganho de causa a quem é vitimado por tal tipo de engodo. Pesquisar a “saúde” do imóvel pretendido é importante, mas a pesquisa deve ir além do Cartório de Registro.
A “saúde” da moradia que se pretende comprar pode ser parcialmente verificada no Cartório de Registro de Imóveis correspondente à região de localização do mesmo. Tudo o que diz respeito ao imóvel estará lançado na matrícula, mas nem tudo sobre o vendedor.
No contexto de uma compra segura, a certidão vintenária, com negativa de ônus (dívidas) atualizada, é de extrema importância. Este documento, fornecido pelo Cartório de Registro de Imóveis, informa a existência, ou não, de pendências, como hipoteca e ações judiciais, entre outras, nos últimos 20 anos.
Contudo, nem mesmo a certidão vintenária com negativa de ônus atualizada é totalmente eficiente. Em recente decisão, a Primeira Turma do Tribunal Superior do Trabalho (TRT3) manteve decisão que declarou nula a venda de um bem penhorado. Embora o comprador alegasse ter agido de boa-fé ao comprar o imóvel, a decisão do TST alinhou-se às razões do Tribunal Regional do Trabalho da 3.ª Região, Minas Gerais, que anteriormente julgara a venda nula.
Ainda que o comprador lesado tenha solicitado certidão vintenária atualizada, nela nada constaria, simplesmente porque, quando da compra, o imóvel ainda não havia sido penhorado. Fazia parte de uma ação trabalhista que não fora julgada, relacionada não diretamente a quem vendeu, mas ao seu antecessor.
A Justiça constatou que o primeiro ator da escala do imbróglio vendeu o imóvel em 18 de junho de 1999, logo após ter sido ajuizada (29 de abril de 1999) a reclamação trabalhista que, lá na frente, resultou na penhora do imóvel.
Os Tribunais entenderam que o primeiro vendedor tinha clara intenção em desfazer-se do seu bem, prevendo futuros problemas. Fez o que? Uma transação por meio de contrato particular de compra e venda - o chamado “contrato de gaveta”, que não tem valor jurídico.
A grande prejudicada foi a terceira pessoa da cadeia sucessória (todos os que, direta ou indiretamente, foram ou são proprietárias de um imóvel), embora a má fé tenha sido do salafrário que, descaradamente, livrou-se do “mico”.
Até aqui, duas informações para anotar: não dispense a certidão vintenária, que pode não ser totalmente eficiente, mas ajuda, e muito; não faça “contrato de gaveta”.
Ao vendedor, peça certidão negativa em todos os cartórios da cidade em que ele reside; igualmente, certidão negativa dos últimos dez anos, para certificar eventuais protestos de títulos, fornecidas pelos Cartórios de Distribuição de Protestos.
No Fórum Central da cidade deve ser solicitada a certidão negativa (últimos dez anos) acerca de ação judicial, em andamento ou encerrada, tais como divórcio e disputa de bens de herança. A certidão (dez anos) de ocorrência de ações trabalhistas deve ser solicitada na Justiça do Trabalho.
Outras recomendações: obter certidão negativa de débitos com Imposto Predial, Territorial urbano (IPTU) e com o condomínio; verificar se a metragem que consta na escritura é a mesma indicada no carnê do IPTU; sendo o imóvel financiado, verificar as condições aceitas para a transferência da propriedade.
Ainda, não será demais solicitar do vendedor (pessoa física) declaração de não condição de empregador; e de que não está sujeito às restrições impostas pela Lei orgânica da Previdência Social e do Funrural (este caso, quando se tratar de imóvel urbano).
Usualmente, tais documentos ficam a cargo de quem está vendendo o imóvel. Para finalizar: se você está comprando imóvel em construção ou na planta, saiba que tem direito a solicitar da construtora ou incorporadora a cópia da certidão vintenária do terreno onde o imóvel está sendo construído.