quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - comportamento do consumidor
Todo corretor de imóveis que deseja vender seus produtos através da internet, precisa primeiramente entender o comportamento do consumidor online. Uma tarefa essencial para descobrir onde seu cliente está e o que ele procura quando se encontra dentro e fora da web.
Não adianta simplesmente ficar publicando imóveis e notícias em seu site para depois divulgar em suas redes de relacionamento, é preciso saber o “porque” que você está publicando e conferir se sua tática vai gerar o resultado esperado.
Na internet não existe achismos. Você pode saber exatamente o que seu cliente quer e oferecer o que ele precisa .
Contudo, gostaria primeiro de lhe mostrar porque eleger a internet como mídia principal vai trazer benefícios para sua carreira como corretor de imóveis. Vamos fazer um pequena reflexão respondendo as perguntas abaixo:
1. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você através de um panfleto?
2. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque foram impactadas por um outdoor?
3. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque ouviram seu “jingle” no rádio?
Por mais que você tente, vai ter dificuldades em achar respostas com exatidão para essas perguntas. É muito dificil saber quantas e quais pessoas chegaram até você desta forma. A probabilidade de se jogar dinheiro fora com certos tipos de mídia é muito grande.
Melhor do que investir em mídia pulverizada é estudar o comportamento do consumidor online e estabelecer uma presença a partir disso.

Um mercado baseado em palavras-chave

É preciso entender que para todas as ações que tomamos na internet vamos precisar utilizar palavras para encontrarmos o que queremos. Por exemplo, para acessar um site ou buscar alguma informação você vai precisar digitar um endereço ou uma expressão de busca em determinado momento. Toda vez que isso acontece um registro é feito em bases de dados, as quais podemos acessar gratuitamente.
Se você souber o que seu consumidor pesquisa na internet, saberá suas intenções de compra. E se você souber suas intenções de compra, vai poder oferecer o que ele deseja no momento que ele procurar por isso na internet.
Como corretor de imóveis, procure saber o que as pessoas estão digitando no Google quando procuram por imóveis em sua região.

O “Google Trends” será seu oráculo

O próprio Google oferece uma série de recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a compreender o comportamento do consumidor na internet. Dentre eles o que mais uso é o “Google Trends”. Você pode acessá-lo posteriormente no endereço http://www.google.com.br/trends/.
Vamos ver como o Google Trends funciona na prática:
1. Acesse a ferramenta e clique em explorar;
Corretor de imóveis - Google Trends 01
 2. Vamos usar como exemplo a palavra “imóveis” e configurar a ferramenta para explorar o Brasil nos aos últimos 12 meses;
 Corretor de imóveis - Google Trends 02
3. Assim que você carregar a pesquisa, terá acesso à três informações muito importantes: um gráfico de interesse com o passar do tempo, estatísticas de interesse regional e termos relacionados a palavra imóveis. Você pode clicar na imagem acima para visualizar melhor as informações.
Repare que o período de 13 a 19 de janeiro apresenta um pico de procura por imóveis no brasil. Outro detalhe interessante são os interesses regionais, os quais mostram que este pico de procura se refere ao estado do Rio Grande do Sul em volume de pesquisa nos últimos 12 meses.
Corretor de imóveis - Google Trends 03
Como corretor de imóveis, você deve prestar muita atenção ao termos relacionados, pois são eles que lhe dirão o que está sendo mais procurado na internet. Por exemplo, a palavra “registro de imóveis” estava sendo muito procurada no Brasil quando decidi publicar esta postagem. Uma excelente oportunidade para gerar tráfego a partir da produção de conteúdo sobre o tema registro de imóveis.
Quando você perceber que um determinado assunto está em evidência no Google Trends, não perca tempo e comece a produzir conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo para atrair público qualificado.

Refinando a pesquisa em sua área de atuação

Como moro no Ceará, tomei a liberdade verificar onde estão as oportunidades em meu estado. Além disso, resolvi fazer uma comparação entre apartamentos e casas para verificar como é o comportamento do consumidor na capital e no interior.
Corretor de imóveis - Google Trends 04
O gráfico acima nos mostra que casas são muito mais procuradas que apartamentos no estado do ceará. Porém, na capital a busca por apartamentos é predominante. Além disso, os termos relacionados nos alertam sobre as quatro expressões mais digitadas quando alguém procura por um apartamento em Fortaleza. Veja no retângulo preto destacado.
Corretor de imóveis - Google Trends 05
Contudo, quando se trata da procura por casas, fortaleza fica nas últimas colocações da imagem acima, sendo vencida por Sobral, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, ou seja, você consegue identificar quais regiões tem um alto índice de consumidores interessados em comercializar casas.

Afinal de contas, para que servem esses dados?

1. Para produzir conteúdo relevante em seu blog;
2. Para identificar onde seu cliente está;
3. Para descobrir o que seu cliente quer comprar;
4. Para posicionar corretamente seu site nos mecanismos de busca;
5. Para comprar cliques em determinadas palavras-chave do Google;
6. Para identificar seus concorrentes em determinado segmento do mercado imobiliário.

Outras ferramentas que você pode usar

1. Ferramenta de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com.br/keywordtool
2. Moz: http://moz.com/
Corretor de imóveis, comece a estudar o comportamento do consumidor na internet e descubra como pode estar no lugar certo, com o produto certo e na hora certa. Certamente você não irá se arrepender dos resultados que irá alcançar exercitando este tipo de inteligência de mercado.

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

por Marcel Sampaio

No mercado imobiliário, a comunicação eficiente entre os membros de uma equipe é determinante para proporcionar rapidez e agilidade ao processo de comercialização de um imóvel. E por este motivo, selecionei duas ferramentas de extremo valor para organizar e difundir informações em grupo.

1. Dropbox

O Dropbox é um serviço gratuito que disponibiliza o armazenamento de arquivos na nuvem, como fotos, documentos e vídeos, permitindo acesso sincronizado por meio de computadores, smartphones e tablets, ou seja, você pode construir uma pasta de arquivos para sua equipe acessar remotamente.
Após criar uma conta grátis, você tem até 2 gigabytes de espaço para subir e compartilhar arquivos com quem você desejar. Caso precise de mais espaço, basta fazer uma assinatura mensal e obterá de 50 gigabytes a vários terabytes de armazenamento. Sem sombra de dúvida, uma grande arma para unificar a conduta de uma equipe.
Utilizado no mercado imobiliário, o Dropbox pode servir como uma central de arquivos, agrupando em um só lugar as fotos dos empreendimentos, as tabelas de preço, além de todo material necessário para promover e comercializar um imóvel. Os corretores não precisam mais criar suas próprias apresentações e documentos descritivos, pois estará tudo pronto, padronizado e acessível de qualquer lugar.
Trouxe este vídeo do Youtube para lhe ajudar a entender como tudo funciona, basta modificar as legendas para português antes de assistir. Porém, mesmo sem tradução, o vídeo expressa muito bem o conceito da ferramenta. Depois, você pode criar suas próprias experiências e sugerir este modelo para sua equipe. O mercado imobiliáriovai lhe agradecer por isso.
veja Video abaixo:
http://youtu.be/OFb0NaeR
2. Whatsapp
Investir em integração portátil e compartilhada é primordial para sua equipe ser pontual e concisa no mercado imobiliário, pois não deixa para depois o que pode ser feito ali, naquele momento crucial perante o cliente.
Com o Whatsapp um corretor pode tirar qualquer dúvida se comunicando gratuitamente com seu gerente ou com toda a equipe ao mesmo tempo, criando um verdadeiro fórum virtual em seu smartphone. Para isso, todos devem estar conectados à internet e utilizarem o mesmo aplicativo.
Considero o Whatsapp um dos melhores comunicadores entre smartphones da atualidade, pois funciona muito bem até mesmo com a sofrível conexão 3G que possuímos no Brasil. Com ele podemos trocar mensagens de texto e arquivos multimídia, incluindo fotos, arquivos de áudio e até mesmo vídeos. Tudo gerado e enviado na palma da mão.
Veja o Video abaixo:
http://youtu.be/vBzdygBTIfU
Já imaginou sua equipe trocar mensagens multimídia instantâneas tendo acesso remoto a uma pasta de arquivos na nuvem? Todos terão o que precisam ao alcance de um clique ou toque. 
Portanto, seja ousado e comece a utilizar essas duas ferramentas. Quando achar que pode trazer esse conceito para sua equipe, não perca tempo e promova a ideia. Como disse anteriormente, o mercado imobiliário vai lhe agradecer.

ATRÍADE DO PROGRESSO NA FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

 ATRÍADE DO PROGRESSO NA FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis_tríade do progresso
Uma nova era chegou para o corretor de imóveis, uma era impulsionada pelas novas formas de se fazer negócios através da internet. Portanto, quem não conseguir se adequar a este novo ambiente, fatalmente se tornará um profissional obsoleto e colherá as migalhas deixadas pelos profissionais empreendedores que utilizam a grande rede para prospectar clientes com baixo custo, qualidade e eficiência.
Contudo, não vou falar sobre isso neste artigo. Em um momento mais oportuno volto a escrever sobre os desafios de se empreender no mercado imobiliário digital. O que pretendo discutir agora é formação do corretor de imóveis. Por isso resolvi escrever sobre a “Tríade do Progresso” e sobre todos os elementos que devem ser cultivados por quem deseja alcançar o sucesso em qualquer atividade profissional.
“A pergunta que não quer calar: você é um corretor de imóveis apaixonado pelo que faz?”
Não adianta querer vender pela internet se um corretor de imóveis nem sequer consegue compreender seu processo de formação como profissional do mercado imobiliário.
Vejo tantos corretores de imóveis reclamando de seus afazeres, das empresas em que trabalham, dos profissionais com quem convivem. Todos buscando julgar quem está à sua volta, porém, mal conseguem perceber que a mudança deve partir deles mesmos. Muitas vezes eles não sentem prazer no que fazem porque não amam o que fazem.
Você acha que estou exagerando? Então assista este depoimento publicado no YouTube por uma corretora de imóveis super alegre e feliz em exercer sua profissão no mercado imobiliário.

A paixão como mola propulsora

Eu me considero uma pessoa realizada profissionalmente, pois faço o que gosto e sinto um imenso prazer toda vez que busco empreender na internet. Além disso, adoro ensinar as pessoas a fazer o mesmo que eu faço. E não pense que cheguei até aqui caminhando em um mar de rosas, pois tive diversas portas fechadas ao longo do caminho.
Quando você é apaixonado pelo que faz nada vai lhe parar, as pedras no caminho serão retiradas, os obstáculos serão vencidos e você vai sempre se autoimpulsionar para transformar seu sonho em realidade. Lembre-se que antes de realizar é preciso sonhar.

A competência como fonte de destaque

A competência de um corretor de imóveis está diretamente ligada à qualidade do trabalho que ele desenvolve. E para que ele alcance esse nível, uma série de conhecimentos precisam ser adquiridos. Conhecimentos que farão parte do seu dia – a – dia como profissional comprometido com a excelência.
“Não basta parecer bom, você tem que ser realmente bom no que faz.”
Ser apaixonado é o primeiro passo, mas se não houver uma busca contínua por qualidade, o sucesso  não vai bater à sua porta. Para alcançar o topo e manter-se lá é necessário sempre buscar um diferencial competitivo.
É no diferencial competitivo da competência de um corretor de imóveis que os clientes irão se agarrar. Então não perca tempo e trate de mostrar o que você tem de melhor para conseguir atrair consumidores vitalícios.

A dedicação traz o resultado

A palavra-chave para gerar um bom resultado é a dedicação. Você pode ter todos os elementos para ser tornar um profissional de sucesso, mas se não mantiver um ritmo diário de estudo e prática, nada vai acontecer do jeito que você espera.
Rafael Galdino, meu grande amigo e parceiro comercial sempre me diz o seguinte:
“Marcel, te dedica, cai de cabeça que tu consegues. Não espera a perfeição, começa logo e vai aperfeiçoando em pleno voo.”
Você deve tomar a mesma atitude e começar a experimentar coisas novas em sua atividade como corretor de imóveis. É justamente isso que pretendo despertar em você, uma centelha de motivação para usar minhas palavras como fonte de inspiração na busca por novos rumos em sua carreira profissional.
#escrevaseufuturo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Corretor de Imóveis da Madrugada


Quem quer fazer parceiria para ir ao mercadão a noite
Assunto: Corretor de imóveis da madrugada busca clientes em balada e Mercadão - Beato vendeu 14 imóveis em quatro meses na madrugada em São Paulo. Depois de abordar clientes nas baladas, passou a buscar feirantes na noite.

Já passa da meia-noite e um engravatado se encaminha a um dos boxes do Mercado Municipal de São Paulo, onde a partir desta hora são vendidas frutas para os atacadistas e recebidas as mercadorias para o dia seguinte. Invertendo os papéis, o corretor Nilton Fernandes Beato, de 39 anos, vai ao mercado em busca de clientes, gente interessada em comprar apartamentos durante a madrugada.

O nicho inusitado foi descoberto por acaso. Corretor há cerca de oito meses, Beato não tinha conseguido vender nenhum apartamento, atender nenhum cliente. Até o dia em que ficou depois da hora no estande e conseguiu o primeiro interessado. Nascia ali o corretor da madrugada. “Vendo imóveis para quem trabalha à noite e para quem curte a noite. Estou há oito meses trabalhando como corretor. Em quatro, não vendi nada. Nos outros quatro, estou na madrugada e vendi 14”, diz Beato. Em junho, ele foi o segundo maior vendedor entre os 3 mil corretores com quem trabalha.

Entre os negócios fechados por Beato estão apartamentos na Avenida Brigadeiro Luis Antonio (na região central da capital), de 40 e 57 m², por até R$ 450 mil, e no Brás, de 53 e 63 m², por até R$ 400 mil. Em Campinas, vendeu imóvel no bairro Cambuí, de 46 e 65 m², por até R$ 420 mil.

Beato começou a nova rotina perto da balada, abordando quem estava a caminho de uma boate ou de um teatro, que ficam no centro de São Paulo. Vendeu seis apartamentos. “Tem casal namorando, sonhando em ter apartamento e você chega oferecendo um, eles pensam”, conta Beato.

Acabadas as unidades em São Paulo, Beato foi vender apartamentos em Campinas. Como não encontrou balada perto dos imóveis, surgiu a ideia de peregrinar pela Ceasa-Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas). “Eu fornecia frutas no Paraná, principalmente uva, por isso sabia como funcionava à noite”, conta. Vendeu mais oito apartamentos e se tornou o segundo maior vendedor do ranking de 3 mil corretores da empresa em que trabalha.

O Mercado Municipal é o terceiro lugar por onde ele circula. “Esse pessoal que trabalha não tem dia livre. Trabalham durante a noite e não têm tempo, então eles preferem olhar durante a noite. Quem está na balada aproveita para ver o apartamento sem tanta gente”, diz Beato.

Para vender, Beato carrega os folders do imóvel e não poupa o gogó – explica o empreendimento, a localização, insiste, volta. Empolgado, ele diz que chegou a trabalhar 24 horas seguidas, fazendo o horário normal e a noite. Hoje, entra por volta das 14h quando vai "fazer madrugada".

No Mercado de São Paulo, fala com oito, dez proprietários de boxes por noite. Um deles é Moacir Dib, 61 anos, que está negociando um apartamento no prédio Estação Brás, da incorporadora Setin, que custa cerca de R$ 360 mil. “Acho que ele teve, sim, uma boa ideia de vender na madrugada. Não muda comprar na madrugada ou de dia, acho que tudo é questão se serve, se cabe pra gente”, diz Dib, que trabalha há 36 anos na madrugada.

Fonte: G1 - Adaptado por Resumo Imobiliário.

Equipe Resumo Imobiliário.
www.facebook.com/resimob

Assunto: Corretor de imóveis da madrugada busca clientes em balada e Mercadão - Beato vendeu 14 imóveis em quatro meses na madrugada em São Paulo. Depois de abordar clientes nas baladas, passou a buscar feirantes na noite.
Já passa da meia-noite e um engravatado se encaminha a um dos boxes do Mercado Municipal de São Paulo, onde a partir desta hora são vendidas frutas para os atacadistas e recebidas as mercadorias para o dia seguinte. Invertendo os papéis, o corretor Nilton Fernandes Beato, de 39 anos, vai ao mercado em busca de clientes, gente interessada em comprar apartamentos durante a madrugada.
O nicho inusitado foi descoberto por acaso. Corretor há cerca de oito meses, Beato não tinha conseguido vender nenhum apartamento, atender nenhum cliente. Até o dia em que ficou depois da hora no estande e conseguiu o primeiro interessado. Nascia ali o corretor da madrugada. “Vendo imóveis para quem trabalha à noite e para quem curte a noite. Estou há oito meses trabalhando como corretor. Em quatro, não vendi nada. Nos outros quatro, estou na madrugada e vendi 14”, diz Beato. Em junho, ele foi o segundo maior vendedor entre os 3 mil corretores com quem trabalha.
Entre os negócios fechados por Beato estão apartamentos na Avenida Brigadeiro Luis Antonio (na região central da capital), de 40 e 57 m², por até R$ 450 mil, e no Brás, de 53 e 63 m², por até R$ 400 mil. Em Campinas, vendeu imóvel no bairro Cambuí, de 46 e 65 m², por até R$ 420 mil.
Beato começou a nova rotina perto da balada, abordando quem estava a caminho de uma boate ou de um teatro, que ficam no centro de São Paulo. Vendeu seis apartamentos. “Tem casal namorando, sonhando em ter apartamento e você chega oferecendo um, eles pensam”, conta Beato.
Acabadas as unidades em São Paulo, Beato foi vender apartamentos em Campinas. Como não encontrou balada perto dos imóveis, surgiu a ideia de peregrinar pela Ceasa-Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas). “Eu fornecia frutas no Paraná, principalmente uva, por isso sabia como funcionava à noite”, conta. Vendeu mais oito apartamentos e se tornou o segundo maior vendedor do ranking de 3 mil corretores da empresa em que trabalha.
O Mercado Municipal é o terceiro lugar por onde ele circula. “Esse pessoal que trabalha não tem dia livre. Trabalham durante a noite e não têm tempo, então eles preferem olhar durante a noite. Quem está na balada aproveita para ver o apartamento sem tanta gente”, diz Beato.
Para vender, Beato carrega os folders do imóvel e não poupa o gogó – explica o empreendimento, a localização, insiste, volta. Empolgado, ele diz que chegou a trabalhar 24 horas seguidas, fazendo o horário normal e a noite. Hoje, entra por volta das 14h quando vai "fazer madrugada".
No Mercado de São Paulo, fala com oito, dez proprietários de boxes por noite. Um deles é Moacir Dib, 61 anos, que está negociando um apartamento no prédio Estação Brás, da incorporadora Setin, que custa cerca de R$ 360 mil. “Acho que ele teve, sim, uma boa ideia de vender na madrugada. Não muda comprar na madrugada ou de dia, acho que tudo é questão se serve, se cabe pra gente”, diz Dib, que trabalha há 36 anos na madrugada.
Fonte: G1 - Adaptado por Resumo Imobiliário.
Equipe Resumo Imobiliário.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Exclusividade não pode ser opção, é a vida do corretor de imóveis.‏


O mercado imobiliário precisa da exclusividade para melhorar o seu nível de profissionalização e confiabilidade, e a VERDADE É ÚNICA, somente o corretor de imóveis pode fazer isso acontecer.

Quando um corretor aceita uma captação sem a exclusividade passa para o mercado a imagem de que talvez ela não seja a melhor opção para vender determinado imóvel. Não existe comprometimento entre as partes e isso é péssimo para todo tipo de negócio.

A maioria dos corretores me diz: “eu sempre peço exclusividade, mas o vendedor não quer dar”. Acredito isso acontece mesmo, mas por que será que o cliente não quer dar uma exclusividade? Você já parou para pensar como você pede e apresenta esse método de trabalho? Sim, trabalhar em exclusivo exige uma metodologia.

Aqui vão algumas dicas que podem ajuda-lo nesse processo:

1) Acreditem no sistema, corretores que trabalham com dois tipos de captação passam a mensagem de que eles próprios não acreditam muito na exclusividade. Trabalhe apenas com imóveis em exclusivo, pode ser difícil no início, mas com o tempo vai gerar reconhecimento e garantir bons negócios. É muito melhor ter dez boas captações em exclusivo para trabalhar do que oferecer os 300 imóveis na base de dados da imobiliária. Foco gera resultado;

2) Tenha um padrão de trabalho para o imóvel captado e apresente uma metodologia para fazer com que a venda ocorra no menor tempo possível e pelo melhor preço, é só isso que o seu cliente deseja;

3) Crie um relatório de serviços efetuados, é chato? Sim é! Mas é necessário, parte do seu trabalho tem que ser chata, até jogador de futebol reclama de algumas coisas, mesmo fazendo o que ama e ganhando muito dinheiro. Crie um documento com estatística dos imóveis vendidos e demonstre conhecimento sobre a região e o tipo de imóvel captado, isso dá segurança ao vendedor, ele só vai dar exclusividade se você for muito melhor do que os outros;

4) Entre em contato constantemente com o proprietário do imóvel captado
, explique o que está sendo feito, o status de cada tarefa e as dificuldades que vem encontrando. Envie por e-mail um relatório e atividade e justifique assim a sua comissão. Juridicamente isso demonstra que você vem trabalhando o imóvel e evita problemas futuros que podem ocorrer;

5) Tenha uma rede de relacionamento com outros corretores que possuem um nível de trabalho que você reconhece como de qualidade, troque informações sobre possíveis clientes e negócios, ter uma exclusividade não significa trabalhar sozinho, significa garantir uma parte da comissão por um trabalho bem feito;

6) Seja transparente com o seu cliente, aceitar uma exclusividade pelo preço que o cliente vendedor quer e não pelo preço de mercado é o primeiro erro de um corretor para garantir o imóvel em exclusivo. O especialista é você e não ele. Você discorda da dose que o médico receita quando tem que tomar um remédio? Nesse caso é a mesma coisa;

7) Peça para o seu cliente entrar em contato com outros clientes que você já atendeu em exclusivo e peça para ele tomar referências suas e de como o seu trabalho foi executado. Transmita confiança. Nunca vi um corretor fazer isso, dizer ao possível cliente: “Você está em dúvida, tem aqui uma lista de clientes que eu atendi, pergunte a eles como foi o meu trabalho, fique com o meu cartão e me ligue depois”;

8) Se você trabalhar em uma imobiliária com marca reconhecida, apresente isso como um diferencial,utilize a marca como alavanca de qualidade. Existem hoje marcas nacionais e internacionais no mercado imobiliário brasileiro que podem servir de suporte para o corretor que está iniciando. Mas lembre-se, a grande marca do corretor é o trabalho do próprio corretor;

Faça um teste, tente essas dicas, melhore sua imagem e aumente os seus negócios.

Desejo sucesso!

O Grande numero de corretores de imóveis nos lançamentos dificulta a venda

O registro no Creci é fundamental para que deseje atuar como corretor de imóveis, mas só a credencial não é suficiente para ter sucesso na profissão. 

A concorrência no mercado imobiliário esta muito grande, basta visitarmos um plantão de vendas de alguma grande incorporadora para perceber que o numero de corretores é muito maior do que o numero de imóveis a venda. 

Devido o aquecimento do mercado imobiliário o numero de corretores deimóveis vem crescendo a cada dia em todo o Brasil e já ultrapassamos os mais de 250 mil corretores de imóveis devidamente registados. Se for feito um levantamento dos corretores que atuam sem o registro do Creci esse numero seria muito maior. 

Esse crescimento se deve principalmente ao grande numero de lançamentos de novos empreendimentos imobiliários e as altas comissões prometidas principalmente pelas grandes incorporadoras que buscam mão de obra em profissionais de diversas áreas para formar aumentar sua força de vendas. 

Muitos profissionais são colocados nos plantões de vendas sem nenhuma qualificação para atuarem como corretores de imóveis, e essas empresas usam de falhas na legislação para coloca-los com estagiários sem nenhuma remuneração fixa ou garantia de venda. 

A fiscalização nesse caso deixa muito a desejar, pois geralmente é feita por pessoas ligadas a empresas do mercado imobiliário e fazem vistas grossas a superlotação dos plantões de vendas e falta de registro dos estagiários e muitas vezes não se encontra nem um corretor de imóveis responsável no local. 

Esses profissionais que trabalham sem registro e muitas vezes são enganados por empresas que prometem autos ganhos e fazem com que muitas pessoas trabalhem até nos feriados sem nenhuma ajuda de custo ou estrutura adequada podem sim entrar na justiça do trabalho e requerer a devida reparação, pois quando a empresa contrata uma pessoa para trabalhar e lhe impõe horário e condições de funcionários ele deve ser remunerado o que não é o caso dos corretores de imóveis que são profissionais autônomos. 

E os corretores de imóveis que se sentem prejudicados pela concorrência desleal e acham que não tem onde reclamar, pois os órgãos que deveriam fiscalizar os lançamentos não o fazem. Procure o ministério publico de sua região e faça uma reclamação porque você é o principal prejudicado e se não agir deixara de valer seus direitos. 

Divulgue para seus amigos!!! 

Justiça Federal proíbe exigências ilegais para inscrição profissional de corretores‏


Conselhos vinham restringindo direitos de profissionais que tivessem pendências com a Justiça; Restrições ao livre exercício profissional devem ser previstas em lei

Os Conselhos Regionais de Corretores (Creci) de todo o país estão proibidos de aplicar aos interessados em se inscrever como profissionais do ramo as restrições impostas pela Resolução nº 327/95, do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Confeci). A legislação em vigor exige que, para a inscrição como corretor de imóveis, o interessado deve possuir título de Técnico em Transações Imobiliárias. A resolução do Cofeci, entretanto, vinha exigindo que, além do título, os candidatos preenchessem uma série de requisitos não previstos na Lei nº 6.530/78.

Para efetuar a inscrição, os Conselhos Regionais exigiam declarações de que os interessados não respondessem a inquérito criminal ou administrativo, nem estivessem sujeitos a execução civil, processo falimentar e que não tivessem títulos protestados no último quinquênio. O MPF, então, ajuizou uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela para garantir o livre exercício profissional dos corretores de imóveis, que vinha sendo restringido ilegalmente pela Resolução nº 327/95, do Confeci. A ação foi ajuizada contra o Confeci e contra o Creci/SP.

Na ação, o MPF sustenta que o Confeci extrapolou parâmetros legais ao criar novos requisitos para o deferimento da inscrição nos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis. "Foram criadas obrigações e restringidos direitos sem apoio em lei, o que é vedado pelo nosso ordenamento jurídico", explica o autor da ação, o Procurador Regional dos Direitos do Cidadão Jefferson Aparecido Dias. "E na jurisprudência brasileira, qualquer restrição ao livre exercício profissional deve estar prevista em lei".

Ainda de acordo com o procurador, em outro trecho da ação, "em respeito ao princípio da presunção de inocência, até que alguém seja considerado culpado, com o trânsito em julgado de eventual sentença condenatória, não há que sem falar em inidoneidade moral, sendo que a exigência da declaração não tem o condão de demonstrar a probidade ou não do profissional que pretende ser inscrito como corretor de imóveis".

A decisão, do último dia 28 de setembro, é do juiz da 24ª Vara Federal de São Paulo, Victorio Giuzio Neto. Nela, o magistrado determinou aos réus "que se abstenham de aplicar o art. 8º, § 1º, alínea e da Resolução nº 327/95, bem como outras resoluções que vierem a ser publicadas contendo a mesma imposição, se abstendo de exigir declaração, sob as penas da lei, de que o interessado não responde nem respondeu a inquérito criminal ou administrativo, execução civil, processo falimentar e que não tenha títulos protestados no último quinquênio, bem como os locais de residências no mesmo período, para inscrição de profissional como corretor de imóveis, devendo informar a este Juízo o cumprimento desta decisão, bem como informar acerca desta decisão aos Conselhos Regionais das demais unidades da Federação."

Número da ação: 00106483320124036100.

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Mais informações à imprensa: Gabriela Rölke

11-3269-5068/5368

ascom@prsp.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_sp

Fonte: Jus Brasil 

Tire suas Dúvidas sobre a divulgação de imóveis na internet‏

É muito comum algumas pessoas sonharem com os benefícios de ter um site na internet e esperar um retornorápido, porem muitos acabam se frustrando pela falta de retorno e o alto investimento.

A razão dessa falta de retorno muitas vezes ocorre pela falta de planejamento de como será feita a divulgação do site, imóveis que muitas vezes não tem informações nem fotos, alem de sites mal feitos onde o cliente não consegue visualizar os detalhes do imóvel e nem entrar em contato com o corretor.

O seu site deve ser tratado como a linha telefônica que você adquiriu para realizar seus negócios, ou seja, se você divulgar seu número de telefone somente para amigos, acha que vai receber quantas ligações de clientes? Então para seu site ter retorno você deve divulgá-lo em todas as ferramentas disponíveis na web.

Outro erro comum que os corretores cometem é achar que só por ter um site, ele vai ficar logo entre os primeiros nos mecanismos de buscas ex: Google. Geralmente quando o cliente vai fazer uma pesquisa no Google ele acessa no máximo até a terceira página, daí em diante as chances de o cliente acessar outros sites diminuem muito.

Algumas dicas para divulgar seu site

1- Para divulgar seu site e vender mais imóveis comecem primeiro inserindo um texto com a descrição dos seus serviços os tipos de imóveis e a região onde atua. Não deixe de inserir fotos em todos os seus imóveis e detalhar as características de cada um.

2- Uma dica muito importante é divulgar links do seu site em vários sites gratuitos, porque assim seu site subira rápido nos mecanismos de busca, não se esqueça de sempre inserir um link para seu site.

Anuncie em portais de imóveis porque o objetivo do portal de imóveis é diminuir seu custo com publicidade, porem se o portal não atrair visitantes para seu site através de um link ao invés de divulgar seu site você estará pagando para divulgar o portal. Procure gastar pouco com esse tipo de anuncio e tente anunciar no máximo de portais possíveis existem varias opções de portais gratuitos específicos para o mercado imobiliário.

3- Não se esqueça de colocar o endereço do seu site em placas, cartões, jornais e em todos os impressos que você enviar, porque assim estará ajudando as pessoas a localizá-lo.

4- Também trás um bom retorno criar uma assinatura de email relacionada ao seu site, pois assim fica mais fácil seus clientes acharem seus contatos, lembrarem do seu site e indicarem para os amigos.


Assinatura de email : contato@publicidadeimobiliaria.com.br
5- Outra forma interessante de divulgar seu site e participar de redes sociais como Orkut, facebook ,Twitter etc. pois cada vez mais as pessoas tem acessado essas redes a procura de imóveis, mas lembre-se sempre insira um link para seus site e também não seja chato enchendo o perfil de seu amigos ou seguidores com anúncios.
Amigos corretores de imóveis ao seguirem as dicas acima, tenho certeza que encontrarão os melhores resultados da Internet. Façam e surpreendam-se. Afinal a maioria das recomendações acima não envolve custos. Não custa nada tentar!
Autor: Rony de lima meneses,
Autorizo usar este artigo desde que mantenha os links e faça referência ao autor:

Publicidade online amplia vendas pela internet‏

Divulgar produtos e serviços pela internet amplia as vendas online das empresas em até 50%
É o que mostra a Pesquisa de Mapeamento da Internet, realizada pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Entre as empresas que utilizam publicidade online e têm operações de comércio eletrônico, cerca de metade consegue mais de 10% do seu faturamento na internet; outros 16% têm de 10% a 30% do seu movimento de vendas na internet e, para 18% delas, as vendas online representam 30% a 50%.

Foram pesquisadas 500 companhias da cidade de São Paulo, a maioria microempresas (376) e de médio porte (95).O levantamento aponta que aproximadamente 30% delas, principalmente nos segmentos de indústria e atacado, vendem ou compram pela internet. Porcentagem semelhante faz algum tipo de divulgação ou propaganda online.

Segundo a superintendente da ACSP, Sandra Turchi, embora alguns empreendedores ainda sejam descrentes em relação à internet, esta situação tem mudado de forma significativa. "Os micro e pequenos empresários vem buscando aumentar seu conhecimento nos últimos três anos, seja para divulgar o canal online ou a loja offline", afirma.

Com várias restrições, a publicidade online dentro do ambiente de pequenas e médias empresas, na maioria das situações, é feita internamente, como no exemplo das empresas de serviços (74%) e comércio varejista (80%). Apenas 6% a 7% têm suas ações executadas por agências de publicidade. Os meios mais utilizados para o estabelecimento desta comunicação são os sites de busca, os banners eletrônicos e o e-mail marketing.

O processo de monitoramento destas iniciativas segue a mesma linha: 53% das 91 empresas que declaram acompanhar os resultados o fazem internamente e 21% recebem relatórios da agência. O problema nos casos de monitoramento interno, segundo Sandra, é a dificuldade de se avaliar os resultados de maneira integral. "Provavelmente eles vão conseguir medir só uma parte. O que as empresas precisam é ter informações sobre as novas ferramentas", defende.

Marcos Bonfim 

Fonte: M&M Online