quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - email marketing 02
Como corretor de imóveis, você deve estar habituado a enviar emails diariamente para diversos destinatários. Porém, gostaria de lhe mostrar neste artigo que existe uma forma bem mais eficiente de construir uma lista de e-mails do zero e transformá-la em seu grande ativo para estabelecer um relacionamento intenso e duradouro com consumidores vitalícios, sejam eles compradores de imóveis ou divulgadores do seu trabalho.
O que desejo lhe mostrar é a oportunidade de desenvolver um canal de relacionamento através de uma lista de e-mails altamente qualificada, composta por pessoas que permitiram a inclusão de seus endereços pelo simples fato de perceberem que você vai entregar valores ao invés de vender.
Vejo empresas e corretores de imóveis entupirem a caixa de entrada das pessoas com oferta de produtos. Inclusive conheço alguns profissionais que fazem isso todo santo dia, incomodando as pessoas com conteúdo que elas não pediram para receber.
É chegada a hora de repensar esse tipo de prática, a qual para alguns pode até funcionar, mas que para você pode representar muito tempo e dinheiro jogados fora. Por este motivo, pretendo lhe apresentar um novo jeito de atuar no mercado imobiliário enviando os emails certos para as pessoas certas.

Trabalhe o princípio da reciprocidade

Na internet o marketing não é de intromissão, é de permissão. Portanto, ofereça algo que ajude as pessoas e, em troca, cadastre o email delas em uma lista. Desta forma, um relacionamento será construído com base nos valores que você entrega e não nos produtos que você vende.
“Esteja ciente que as pessoas não irão fornecer o email delas tão facilmente. Para que isso aconteça você precisa oferecer algo relevante para elas.”
O que estou querendo dizer é que um corretor de imóveis tem que começar a vender menos e conversar mais com seu público-alvo. E quando se trata de email marketing essa regra não muda. Quanto mais você interagir e criar laços com o consumidor, maiores serão as chances dele comprar o que você tem a oferecer.

Defina sua isca digital

Várias são as estratégias que podem ser desenvolvidas para construir uma lista de emails qualificada, dentre elas as chamadas iscas digitais. Elas consistem em liberar o acesso a determinado conteúdo digital mediante o fornecimento de nome, email, cidade, telefone, etc. Porém, na maioria dos casos somente nome e email são requeridos.
Gosto muito de utilizar o blog Guru do Corretor como estudo de caso, pois acho muito interessante a forma como eles constroem suas listas de emails. Uma tática fundamental para estar em constante contato com corretores de imóveis, prestadores de serviço e proprietários do Brasil inteiro.
Corretor de imóveis - email marketing
Para ter acesso a todos os guias, tutoriais, ebooks e manuais que eles oferecem gratuitamente, o visitante precisa fazer um download mediante o preenchimento de dados em um formulário. Desta forma, quem visita o blog consegue obter o que tanto precisa e o portal constrói um canal de relacionamento através de email marketing. Uma troca justa para ambas as partes.
“A grande sacada consiste em não vender nada, apenas oferecer a oportunidade de acessar conteúdos exclusivos com o fornecimento de um email válido.”
Contudo, tome muito cuidado. É preciso entender que quando falo de isca digital, estou falando de uma troca. Não use deste artifício para simplesmente ficar vendendo por email. Faça desta lista um ponto de contato para conversar com o consumidor regularmente.

20% de venda e 80% de conteúdo

Ao mesmo tempo em que constrói uma lista de emails, você precisa interagir com ela. É muito importante estar sempre reativando a memória das pessoas através de disparos sistemáticos. No mínimo duas vezes por semana.
Como disse anteriormente, é preciso vender menos e conversar mais. Portanto, trabalhe 80% dos disparos com oferta de conteúdo e 20% dos disparos com venda de imóveis. É preciso que um corretor de imóveis entenda que o destinatário não assinou a lista porque queria comprar imóveis e sim porque buscava informação.
Vou repetir o que já disse em textos anteriores: ter um blog é fundamental. Sem ele você não vai conseguir criar um ambiente compromissado com conteúdo de qualidade. Não adianta nada criar uma bela isca digital e depois ficar conduzindo os membros da lista para páginas de venda.

Como funciona na prática

Vou tomar como exemplo um corretor de imóveis radicado em Fortaleza e que o mesmo pretende oferecer imóveis para estrangeiros que frequentam o Ceará. Para isso acontecer, ele vai precisar estudar o comportamento do seu público-alvo e entender como pode criar uma isca digital através de um roteiro turístico exclusivo.
Vejamos alguns dados de inteligência:
- A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará é oriunda da Europa;
- Grande parte vem da Itália e de Portugal;
- Muitos são solteiros em busca de diversão;
- Gostam de conhecer as praias e a vida noturna da região.
“Construa um roteiro com dicas de ouro para todos os estrangeiros que se encaixam no perfil acima e transforme-o em um livro digital com download gratuito. Não se esqueça de traduzir para a língua inglesa e italiana.”
Pronto, agora este corretor de imóveis tem uma isca digital para construir sua lista de emails qualificada. Porém, ele vai precisar realizar três tarefas básicas:
1. Construir um blog que fala sobre roteiros turísticos no Ceará, com tradução para inglês e italiano, de modo que ele possa conversar constantemente com esse potencial público comprador através da lista que vai construir;
2. Investir em anúncios no Facebook para serem exibidos na Itália e em Portugal, oferecendo o roteiro gratuito e configurando cada campanha para ser direcionada a uma página traduzida do blog, onde o livro digital pode ser baixado mediante o preenchimento de nome, email e cidade;
3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos.
Não vou tentar me estender e lhe dizer tudo o que pode ser feito. O objetivo deste artigo é que você entenda os princípios que precisa seguir para construir uma lista qualificada de emails.

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - comportamento do consumidor
Todo corretor de imóveis que deseja vender seus produtos através da internet, precisa primeiramente entender o comportamento do consumidor online. Uma tarefa essencial para descobrir onde seu cliente está e o que ele procura quando se encontra dentro e fora da web.
Não adianta simplesmente ficar publicando imóveis e notícias em seu site para depois divulgar em suas redes de relacionamento, é preciso saber o “porque” que você está publicando e conferir se sua tática vai gerar o resultado esperado.
Na internet não existe achismos. Você pode saber exatamente o que seu cliente quer e oferecer o que ele precisa .
Contudo, gostaria primeiro de lhe mostrar porque eleger a internet como mídia principal vai trazer benefícios para sua carreira como corretor de imóveis. Vamos fazer um pequena reflexão respondendo as perguntas abaixo:
1. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você através de um panfleto?
2. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque foram impactadas por um outdoor?
3. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque ouviram seu “jingle” no rádio?
Por mais que você tente, vai ter dificuldades em achar respostas com exatidão para essas perguntas. É muito dificil saber quantas e quais pessoas chegaram até você desta forma. A probabilidade de se jogar dinheiro fora com certos tipos de mídia é muito grande.
Melhor do que investir em mídia pulverizada é estudar o comportamento do consumidor online e estabelecer uma presença a partir disso.

Um mercado baseado em palavras-chave

É preciso entender que para todas as ações que tomamos na internet vamos precisar utilizar palavras para encontrarmos o que queremos. Por exemplo, para acessar um site ou buscar alguma informação você vai precisar digitar um endereço ou uma expressão de busca em determinado momento. Toda vez que isso acontece um registro é feito em bases de dados, as quais podemos acessar gratuitamente.
Se você souber o que seu consumidor pesquisa na internet, saberá suas intenções de compra. E se você souber suas intenções de compra, vai poder oferecer o que ele deseja no momento que ele procurar por isso na internet.
Como corretor de imóveis, procure saber o que as pessoas estão digitando no Google quando procuram por imóveis em sua região.

O “Google Trends” será seu oráculo

O próprio Google oferece uma série de recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a compreender o comportamento do consumidor na internet. Dentre eles o que mais uso é o “Google Trends”. Você pode acessá-lo posteriormente no endereço http://www.google.com.br/trends/.
Vamos ver como o Google Trends funciona na prática:
1. Acesse a ferramenta e clique em explorar;
Corretor de imóveis - Google Trends 01
 2. Vamos usar como exemplo a palavra “imóveis” e configurar a ferramenta para explorar o Brasil nos aos últimos 12 meses;
 Corretor de imóveis - Google Trends 02
3. Assim que você carregar a pesquisa, terá acesso à três informações muito importantes: um gráfico de interesse com o passar do tempo, estatísticas de interesse regional e termos relacionados a palavra imóveis. Você pode clicar na imagem acima para visualizar melhor as informações.
Repare que o período de 13 a 19 de janeiro apresenta um pico de procura por imóveis no brasil. Outro detalhe interessante são os interesses regionais, os quais mostram que este pico de procura se refere ao estado do Rio Grande do Sul em volume de pesquisa nos últimos 12 meses.
Corretor de imóveis - Google Trends 03
Como corretor de imóveis, você deve prestar muita atenção ao termos relacionados, pois são eles que lhe dirão o que está sendo mais procurado na internet. Por exemplo, a palavra “registro de imóveis” estava sendo muito procurada no Brasil quando decidi publicar esta postagem. Uma excelente oportunidade para gerar tráfego a partir da produção de conteúdo sobre o tema registro de imóveis.
Quando você perceber que um determinado assunto está em evidência no Google Trends, não perca tempo e comece a produzir conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo para atrair público qualificado.

Refinando a pesquisa em sua área de atuação

Como moro no Ceará, tomei a liberdade verificar onde estão as oportunidades em meu estado. Além disso, resolvi fazer uma comparação entre apartamentos e casas para verificar como é o comportamento do consumidor na capital e no interior.
Corretor de imóveis - Google Trends 04
O gráfico acima nos mostra que casas são muito mais procuradas que apartamentos no estado do ceará. Porém, na capital a busca por apartamentos é predominante. Além disso, os termos relacionados nos alertam sobre as quatro expressões mais digitadas quando alguém procura por um apartamento em Fortaleza. Veja no retângulo preto destacado.
Corretor de imóveis - Google Trends 05
Contudo, quando se trata da procura por casas, fortaleza fica nas últimas colocações da imagem acima, sendo vencida por Sobral, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, ou seja, você consegue identificar quais regiões tem um alto índice de consumidores interessados em comercializar casas.

Afinal de contas, para que servem esses dados?

1. Para produzir conteúdo relevante em seu blog;
2. Para identificar onde seu cliente está;
3. Para descobrir o que seu cliente quer comprar;
4. Para posicionar corretamente seu site nos mecanismos de busca;
5. Para comprar cliques em determinadas palavras-chave do Google;
6. Para identificar seus concorrentes em determinado segmento do mercado imobiliário.

Outras ferramentas que você pode usar

1. Ferramenta de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com.br/keywordtool
2. Moz: http://moz.com/
Corretor de imóveis, comece a estudar o comportamento do consumidor na internet e descubra como pode estar no lugar certo, com o produto certo e na hora certa. Certamente você não irá se arrepender dos resultados que irá alcançar exercitando este tipo de inteligência de mercado.

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

por Marcel Sampaio

No mercado imobiliário, a comunicação eficiente entre os membros de uma equipe é determinante para proporcionar rapidez e agilidade ao processo de comercialização de um imóvel. E por este motivo, selecionei duas ferramentas de extremo valor para organizar e difundir informações em grupo.

1. Dropbox

O Dropbox é um serviço gratuito que disponibiliza o armazenamento de arquivos na nuvem, como fotos, documentos e vídeos, permitindo acesso sincronizado por meio de computadores, smartphones e tablets, ou seja, você pode construir uma pasta de arquivos para sua equipe acessar remotamente.
Após criar uma conta grátis, você tem até 2 gigabytes de espaço para subir e compartilhar arquivos com quem você desejar. Caso precise de mais espaço, basta fazer uma assinatura mensal e obterá de 50 gigabytes a vários terabytes de armazenamento. Sem sombra de dúvida, uma grande arma para unificar a conduta de uma equipe.
Utilizado no mercado imobiliário, o Dropbox pode servir como uma central de arquivos, agrupando em um só lugar as fotos dos empreendimentos, as tabelas de preço, além de todo material necessário para promover e comercializar um imóvel. Os corretores não precisam mais criar suas próprias apresentações e documentos descritivos, pois estará tudo pronto, padronizado e acessível de qualquer lugar.
Trouxe este vídeo do Youtube para lhe ajudar a entender como tudo funciona, basta modificar as legendas para português antes de assistir. Porém, mesmo sem tradução, o vídeo expressa muito bem o conceito da ferramenta. Depois, você pode criar suas próprias experiências e sugerir este modelo para sua equipe. O mercado imobiliáriovai lhe agradecer por isso.
veja Video abaixo:
http://youtu.be/OFb0NaeR
2. Whatsapp
Investir em integração portátil e compartilhada é primordial para sua equipe ser pontual e concisa no mercado imobiliário, pois não deixa para depois o que pode ser feito ali, naquele momento crucial perante o cliente.
Com o Whatsapp um corretor pode tirar qualquer dúvida se comunicando gratuitamente com seu gerente ou com toda a equipe ao mesmo tempo, criando um verdadeiro fórum virtual em seu smartphone. Para isso, todos devem estar conectados à internet e utilizarem o mesmo aplicativo.
Considero o Whatsapp um dos melhores comunicadores entre smartphones da atualidade, pois funciona muito bem até mesmo com a sofrível conexão 3G que possuímos no Brasil. Com ele podemos trocar mensagens de texto e arquivos multimídia, incluindo fotos, arquivos de áudio e até mesmo vídeos. Tudo gerado e enviado na palma da mão.
Veja o Video abaixo:
http://youtu.be/vBzdygBTIfU
Já imaginou sua equipe trocar mensagens multimídia instantâneas tendo acesso remoto a uma pasta de arquivos na nuvem? Todos terão o que precisam ao alcance de um clique ou toque. 
Portanto, seja ousado e comece a utilizar essas duas ferramentas. Quando achar que pode trazer esse conceito para sua equipe, não perca tempo e promova a ideia. Como disse anteriormente, o mercado imobiliário vai lhe agradecer.

ATRÍADE DO PROGRESSO NA FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

 ATRÍADE DO PROGRESSO NA FORMAÇÃO DO CORRETOR DE IMÓVEIS

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis_tríade do progresso
Uma nova era chegou para o corretor de imóveis, uma era impulsionada pelas novas formas de se fazer negócios através da internet. Portanto, quem não conseguir se adequar a este novo ambiente, fatalmente se tornará um profissional obsoleto e colherá as migalhas deixadas pelos profissionais empreendedores que utilizam a grande rede para prospectar clientes com baixo custo, qualidade e eficiência.
Contudo, não vou falar sobre isso neste artigo. Em um momento mais oportuno volto a escrever sobre os desafios de se empreender no mercado imobiliário digital. O que pretendo discutir agora é formação do corretor de imóveis. Por isso resolvi escrever sobre a “Tríade do Progresso” e sobre todos os elementos que devem ser cultivados por quem deseja alcançar o sucesso em qualquer atividade profissional.
“A pergunta que não quer calar: você é um corretor de imóveis apaixonado pelo que faz?”
Não adianta querer vender pela internet se um corretor de imóveis nem sequer consegue compreender seu processo de formação como profissional do mercado imobiliário.
Vejo tantos corretores de imóveis reclamando de seus afazeres, das empresas em que trabalham, dos profissionais com quem convivem. Todos buscando julgar quem está à sua volta, porém, mal conseguem perceber que a mudança deve partir deles mesmos. Muitas vezes eles não sentem prazer no que fazem porque não amam o que fazem.
Você acha que estou exagerando? Então assista este depoimento publicado no YouTube por uma corretora de imóveis super alegre e feliz em exercer sua profissão no mercado imobiliário.

A paixão como mola propulsora

Eu me considero uma pessoa realizada profissionalmente, pois faço o que gosto e sinto um imenso prazer toda vez que busco empreender na internet. Além disso, adoro ensinar as pessoas a fazer o mesmo que eu faço. E não pense que cheguei até aqui caminhando em um mar de rosas, pois tive diversas portas fechadas ao longo do caminho.
Quando você é apaixonado pelo que faz nada vai lhe parar, as pedras no caminho serão retiradas, os obstáculos serão vencidos e você vai sempre se autoimpulsionar para transformar seu sonho em realidade. Lembre-se que antes de realizar é preciso sonhar.

A competência como fonte de destaque

A competência de um corretor de imóveis está diretamente ligada à qualidade do trabalho que ele desenvolve. E para que ele alcance esse nível, uma série de conhecimentos precisam ser adquiridos. Conhecimentos que farão parte do seu dia – a – dia como profissional comprometido com a excelência.
“Não basta parecer bom, você tem que ser realmente bom no que faz.”
Ser apaixonado é o primeiro passo, mas se não houver uma busca contínua por qualidade, o sucesso  não vai bater à sua porta. Para alcançar o topo e manter-se lá é necessário sempre buscar um diferencial competitivo.
É no diferencial competitivo da competência de um corretor de imóveis que os clientes irão se agarrar. Então não perca tempo e trate de mostrar o que você tem de melhor para conseguir atrair consumidores vitalícios.

A dedicação traz o resultado

A palavra-chave para gerar um bom resultado é a dedicação. Você pode ter todos os elementos para ser tornar um profissional de sucesso, mas se não mantiver um ritmo diário de estudo e prática, nada vai acontecer do jeito que você espera.
Rafael Galdino, meu grande amigo e parceiro comercial sempre me diz o seguinte:
“Marcel, te dedica, cai de cabeça que tu consegues. Não espera a perfeição, começa logo e vai aperfeiçoando em pleno voo.”
Você deve tomar a mesma atitude e começar a experimentar coisas novas em sua atividade como corretor de imóveis. É justamente isso que pretendo despertar em você, uma centelha de motivação para usar minhas palavras como fonte de inspiração na busca por novos rumos em sua carreira profissional.
#escrevaseufuturo

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Corretor de Imóveis da Madrugada


Quem quer fazer parceiria para ir ao mercadão a noite
Assunto: Corretor de imóveis da madrugada busca clientes em balada e Mercadão - Beato vendeu 14 imóveis em quatro meses na madrugada em São Paulo. Depois de abordar clientes nas baladas, passou a buscar feirantes na noite.

Já passa da meia-noite e um engravatado se encaminha a um dos boxes do Mercado Municipal de São Paulo, onde a partir desta hora são vendidas frutas para os atacadistas e recebidas as mercadorias para o dia seguinte. Invertendo os papéis, o corretor Nilton Fernandes Beato, de 39 anos, vai ao mercado em busca de clientes, gente interessada em comprar apartamentos durante a madrugada.

O nicho inusitado foi descoberto por acaso. Corretor há cerca de oito meses, Beato não tinha conseguido vender nenhum apartamento, atender nenhum cliente. Até o dia em que ficou depois da hora no estande e conseguiu o primeiro interessado. Nascia ali o corretor da madrugada. “Vendo imóveis para quem trabalha à noite e para quem curte a noite. Estou há oito meses trabalhando como corretor. Em quatro, não vendi nada. Nos outros quatro, estou na madrugada e vendi 14”, diz Beato. Em junho, ele foi o segundo maior vendedor entre os 3 mil corretores com quem trabalha.

Entre os negócios fechados por Beato estão apartamentos na Avenida Brigadeiro Luis Antonio (na região central da capital), de 40 e 57 m², por até R$ 450 mil, e no Brás, de 53 e 63 m², por até R$ 400 mil. Em Campinas, vendeu imóvel no bairro Cambuí, de 46 e 65 m², por até R$ 420 mil.

Beato começou a nova rotina perto da balada, abordando quem estava a caminho de uma boate ou de um teatro, que ficam no centro de São Paulo. Vendeu seis apartamentos. “Tem casal namorando, sonhando em ter apartamento e você chega oferecendo um, eles pensam”, conta Beato.

Acabadas as unidades em São Paulo, Beato foi vender apartamentos em Campinas. Como não encontrou balada perto dos imóveis, surgiu a ideia de peregrinar pela Ceasa-Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas). “Eu fornecia frutas no Paraná, principalmente uva, por isso sabia como funcionava à noite”, conta. Vendeu mais oito apartamentos e se tornou o segundo maior vendedor do ranking de 3 mil corretores da empresa em que trabalha.

O Mercado Municipal é o terceiro lugar por onde ele circula. “Esse pessoal que trabalha não tem dia livre. Trabalham durante a noite e não têm tempo, então eles preferem olhar durante a noite. Quem está na balada aproveita para ver o apartamento sem tanta gente”, diz Beato.

Para vender, Beato carrega os folders do imóvel e não poupa o gogó – explica o empreendimento, a localização, insiste, volta. Empolgado, ele diz que chegou a trabalhar 24 horas seguidas, fazendo o horário normal e a noite. Hoje, entra por volta das 14h quando vai "fazer madrugada".

No Mercado de São Paulo, fala com oito, dez proprietários de boxes por noite. Um deles é Moacir Dib, 61 anos, que está negociando um apartamento no prédio Estação Brás, da incorporadora Setin, que custa cerca de R$ 360 mil. “Acho que ele teve, sim, uma boa ideia de vender na madrugada. Não muda comprar na madrugada ou de dia, acho que tudo é questão se serve, se cabe pra gente”, diz Dib, que trabalha há 36 anos na madrugada.

Fonte: G1 - Adaptado por Resumo Imobiliário.

Equipe Resumo Imobiliário.
www.facebook.com/resimob

Assunto: Corretor de imóveis da madrugada busca clientes em balada e Mercadão - Beato vendeu 14 imóveis em quatro meses na madrugada em São Paulo. Depois de abordar clientes nas baladas, passou a buscar feirantes na noite.
Já passa da meia-noite e um engravatado se encaminha a um dos boxes do Mercado Municipal de São Paulo, onde a partir desta hora são vendidas frutas para os atacadistas e recebidas as mercadorias para o dia seguinte. Invertendo os papéis, o corretor Nilton Fernandes Beato, de 39 anos, vai ao mercado em busca de clientes, gente interessada em comprar apartamentos durante a madrugada.
O nicho inusitado foi descoberto por acaso. Corretor há cerca de oito meses, Beato não tinha conseguido vender nenhum apartamento, atender nenhum cliente. Até o dia em que ficou depois da hora no estande e conseguiu o primeiro interessado. Nascia ali o corretor da madrugada. “Vendo imóveis para quem trabalha à noite e para quem curte a noite. Estou há oito meses trabalhando como corretor. Em quatro, não vendi nada. Nos outros quatro, estou na madrugada e vendi 14”, diz Beato. Em junho, ele foi o segundo maior vendedor entre os 3 mil corretores com quem trabalha.
Entre os negócios fechados por Beato estão apartamentos na Avenida Brigadeiro Luis Antonio (na região central da capital), de 40 e 57 m², por até R$ 450 mil, e no Brás, de 53 e 63 m², por até R$ 400 mil. Em Campinas, vendeu imóvel no bairro Cambuí, de 46 e 65 m², por até R$ 420 mil.
Beato começou a nova rotina perto da balada, abordando quem estava a caminho de uma boate ou de um teatro, que ficam no centro de São Paulo. Vendeu seis apartamentos. “Tem casal namorando, sonhando em ter apartamento e você chega oferecendo um, eles pensam”, conta Beato.
Acabadas as unidades em São Paulo, Beato foi vender apartamentos em Campinas. Como não encontrou balada perto dos imóveis, surgiu a ideia de peregrinar pela Ceasa-Campinas (Centrais de Abastecimento de Campinas). “Eu fornecia frutas no Paraná, principalmente uva, por isso sabia como funcionava à noite”, conta. Vendeu mais oito apartamentos e se tornou o segundo maior vendedor do ranking de 3 mil corretores da empresa em que trabalha.
O Mercado Municipal é o terceiro lugar por onde ele circula. “Esse pessoal que trabalha não tem dia livre. Trabalham durante a noite e não têm tempo, então eles preferem olhar durante a noite. Quem está na balada aproveita para ver o apartamento sem tanta gente”, diz Beato.
Para vender, Beato carrega os folders do imóvel e não poupa o gogó – explica o empreendimento, a localização, insiste, volta. Empolgado, ele diz que chegou a trabalhar 24 horas seguidas, fazendo o horário normal e a noite. Hoje, entra por volta das 14h quando vai "fazer madrugada".
No Mercado de São Paulo, fala com oito, dez proprietários de boxes por noite. Um deles é Moacir Dib, 61 anos, que está negociando um apartamento no prédio Estação Brás, da incorporadora Setin, que custa cerca de R$ 360 mil. “Acho que ele teve, sim, uma boa ideia de vender na madrugada. Não muda comprar na madrugada ou de dia, acho que tudo é questão se serve, se cabe pra gente”, diz Dib, que trabalha há 36 anos na madrugada.
Fonte: G1 - Adaptado por Resumo Imobiliário.
Equipe Resumo Imobiliário.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Exclusividade não pode ser opção, é a vida do corretor de imóveis.‏


O mercado imobiliário precisa da exclusividade para melhorar o seu nível de profissionalização e confiabilidade, e a VERDADE É ÚNICA, somente o corretor de imóveis pode fazer isso acontecer.

Quando um corretor aceita uma captação sem a exclusividade passa para o mercado a imagem de que talvez ela não seja a melhor opção para vender determinado imóvel. Não existe comprometimento entre as partes e isso é péssimo para todo tipo de negócio.

A maioria dos corretores me diz: “eu sempre peço exclusividade, mas o vendedor não quer dar”. Acredito isso acontece mesmo, mas por que será que o cliente não quer dar uma exclusividade? Você já parou para pensar como você pede e apresenta esse método de trabalho? Sim, trabalhar em exclusivo exige uma metodologia.

Aqui vão algumas dicas que podem ajuda-lo nesse processo:

1) Acreditem no sistema, corretores que trabalham com dois tipos de captação passam a mensagem de que eles próprios não acreditam muito na exclusividade. Trabalhe apenas com imóveis em exclusivo, pode ser difícil no início, mas com o tempo vai gerar reconhecimento e garantir bons negócios. É muito melhor ter dez boas captações em exclusivo para trabalhar do que oferecer os 300 imóveis na base de dados da imobiliária. Foco gera resultado;

2) Tenha um padrão de trabalho para o imóvel captado e apresente uma metodologia para fazer com que a venda ocorra no menor tempo possível e pelo melhor preço, é só isso que o seu cliente deseja;

3) Crie um relatório de serviços efetuados, é chato? Sim é! Mas é necessário, parte do seu trabalho tem que ser chata, até jogador de futebol reclama de algumas coisas, mesmo fazendo o que ama e ganhando muito dinheiro. Crie um documento com estatística dos imóveis vendidos e demonstre conhecimento sobre a região e o tipo de imóvel captado, isso dá segurança ao vendedor, ele só vai dar exclusividade se você for muito melhor do que os outros;

4) Entre em contato constantemente com o proprietário do imóvel captado
, explique o que está sendo feito, o status de cada tarefa e as dificuldades que vem encontrando. Envie por e-mail um relatório e atividade e justifique assim a sua comissão. Juridicamente isso demonstra que você vem trabalhando o imóvel e evita problemas futuros que podem ocorrer;

5) Tenha uma rede de relacionamento com outros corretores que possuem um nível de trabalho que você reconhece como de qualidade, troque informações sobre possíveis clientes e negócios, ter uma exclusividade não significa trabalhar sozinho, significa garantir uma parte da comissão por um trabalho bem feito;

6) Seja transparente com o seu cliente, aceitar uma exclusividade pelo preço que o cliente vendedor quer e não pelo preço de mercado é o primeiro erro de um corretor para garantir o imóvel em exclusivo. O especialista é você e não ele. Você discorda da dose que o médico receita quando tem que tomar um remédio? Nesse caso é a mesma coisa;

7) Peça para o seu cliente entrar em contato com outros clientes que você já atendeu em exclusivo e peça para ele tomar referências suas e de como o seu trabalho foi executado. Transmita confiança. Nunca vi um corretor fazer isso, dizer ao possível cliente: “Você está em dúvida, tem aqui uma lista de clientes que eu atendi, pergunte a eles como foi o meu trabalho, fique com o meu cartão e me ligue depois”;

8) Se você trabalhar em uma imobiliária com marca reconhecida, apresente isso como um diferencial,utilize a marca como alavanca de qualidade. Existem hoje marcas nacionais e internacionais no mercado imobiliário brasileiro que podem servir de suporte para o corretor que está iniciando. Mas lembre-se, a grande marca do corretor é o trabalho do próprio corretor;

Faça um teste, tente essas dicas, melhore sua imagem e aumente os seus negócios.

Desejo sucesso!

O Grande numero de corretores de imóveis nos lançamentos dificulta a venda

O registro no Creci é fundamental para que deseje atuar como corretor de imóveis, mas só a credencial não é suficiente para ter sucesso na profissão. 

A concorrência no mercado imobiliário esta muito grande, basta visitarmos um plantão de vendas de alguma grande incorporadora para perceber que o numero de corretores é muito maior do que o numero de imóveis a venda. 

Devido o aquecimento do mercado imobiliário o numero de corretores deimóveis vem crescendo a cada dia em todo o Brasil e já ultrapassamos os mais de 250 mil corretores de imóveis devidamente registados. Se for feito um levantamento dos corretores que atuam sem o registro do Creci esse numero seria muito maior. 

Esse crescimento se deve principalmente ao grande numero de lançamentos de novos empreendimentos imobiliários e as altas comissões prometidas principalmente pelas grandes incorporadoras que buscam mão de obra em profissionais de diversas áreas para formar aumentar sua força de vendas. 

Muitos profissionais são colocados nos plantões de vendas sem nenhuma qualificação para atuarem como corretores de imóveis, e essas empresas usam de falhas na legislação para coloca-los com estagiários sem nenhuma remuneração fixa ou garantia de venda. 

A fiscalização nesse caso deixa muito a desejar, pois geralmente é feita por pessoas ligadas a empresas do mercado imobiliário e fazem vistas grossas a superlotação dos plantões de vendas e falta de registro dos estagiários e muitas vezes não se encontra nem um corretor de imóveis responsável no local. 

Esses profissionais que trabalham sem registro e muitas vezes são enganados por empresas que prometem autos ganhos e fazem com que muitas pessoas trabalhem até nos feriados sem nenhuma ajuda de custo ou estrutura adequada podem sim entrar na justiça do trabalho e requerer a devida reparação, pois quando a empresa contrata uma pessoa para trabalhar e lhe impõe horário e condições de funcionários ele deve ser remunerado o que não é o caso dos corretores de imóveis que são profissionais autônomos. 

E os corretores de imóveis que se sentem prejudicados pela concorrência desleal e acham que não tem onde reclamar, pois os órgãos que deveriam fiscalizar os lançamentos não o fazem. Procure o ministério publico de sua região e faça uma reclamação porque você é o principal prejudicado e se não agir deixara de valer seus direitos. 

Divulgue para seus amigos!!!