quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: 4 MÍDIAS SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUIR SUA PRESENÇA DIGITAL

CORRETOR DE IMÓVEIS: 4 MÍDIAS SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUIR SUA PRESENÇA DIGITAL

por Marcel Sampaio
Dando continuidade ao artigo anterior sobre produção de conteúdo nas redes sociais, hoje venho falar sobre a importância da presença digital, visto que a internet vem ganhando mais espaço do que as outras mídias. Portanto, ela merece mais atenção e, se possível, deve se tornar o principal canal de comunicação do corretor de imóveis.
É importante não apenas estar na internet, mas também interagir nela. Observar as mais diferentes estratégias para atingir o público de maneira eficiente é um importante passo para consolidar sua presença no meio digital. Mas como e por onde começar?
Confira três canais importantes, suas vantagens baseadas em estatísticas deste ano e como eles podem te ajudar a construir uma presença digital forte.

1- YouTube


O site é considerado o segundo maior buscador do mundo, recebe mais de 1 bilhão de espectadores por dia e possui 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. A plataforma possui mais uma estatística impressionante: mais de seis bilhões de horas de vídeo são assistidas por mês no YouTube! Ou seja, quase uma hora para cada pessoa do planeta.
Atualmente o YouTube diversificou o seu campo de atuação e, além de transmitir eventos online ao vivo, está investindo em canais próprios e em produtores de conteúdo. A facilidade de acesso também é invejada por outros sites, pois você não precisa enviar muitos dados para fazer o cadastro e é um produto do Google, que unifica o acesso de todos os seus produtos. Logo, com sua senha do Gmail, você pode ativar sua conta do Youtube na hora.
Obs: Relembrando o meu artigo passado sobre o YouTube: você pode utilizá-lo para postar seus vídeos e colocar os mesmos na plataforma que você desejar, como Twitter, Facebook e Blogs. Basta usar o link do campo “Compartilhar” ou “Incorporar” localizado abaixo de cada vídeo.

2- Facebook


Segundo dados lançados pelo Facebook em abril, a plataforma possui 1,28 bilhão de usuários ativos por mês. Destes, 1 bilhão  também acessam a rede no mobile. Em outra estatística foi mostrado que 1 milhão de páginas da web podem ser acessadas ​​através do “Login com Facebook”, e que 23% dos usuários acessam a rede pelo menos 5 vezes por dia.
Ou seja, é indiscutível que esta é a rede social mais utilizada no mundo, com grande alcance e a mais indicada para ter um relacionamento mais próximo com o seu público.

 3- Blog


Por mais que algumas pessoas não deem o devido valor para esta plataforma, eu sou 100% a favor dela. Primeiro que a visibilidade do seu trabalho é muito maior e também fica mais fácil de mensurar os resultados, visto que você pode monitorar o conteúdo já existente com facilidade, o que costumo chamar de casa própria.
Você não conhece este termo? Vou explicar. As redes sociais, como Facebook e Twitter são consideradas casas alugadas, pois você tem que compartilhar o espaço com várias pessoas e por isso não tem a certeza de que o seu conteúdo será visualizado como você deseja. Muitas empresas simplesmente desistem de atuar nesses ambientes por não fornecerem dados relevantes sobre a entrega de conteúdo. Já os blogs são casas próprias, pois você tem um espaço dedicado somente ao seu conteúdo, no qual você tem controle total, uma vez que o domínio e o servidor são seus.
E por que essas três plataformas são importantes para a sua presença digital? Eu as chamo de “tríade da presença digital”, pois esses três, utilizados de forma contínua e com qualidade, impulsionam o seu conteúdo na internet.

 #DicaExtra: Instagram

Essa rede possui 150 milhões de usuários ativos mensais. Além de apelar para o lado visual, ainda é uma plataforma livre de publicidade invasiva, ou seja, as pessoas se sentem mais a vontade para passarem mais tempo interagindo.
Manter a presença digital é primordial para o seu sucesso na internet. Teste estes quatro canais e não esqueça de estar sempre em contato com o seu público. Isso é essencial!

CORRETOR DE IMÓVEIS: NÃO VENDA, AJUDE A COMPRAR

CORRETOR DE IMÓVEIS: NÃO VENDA, AJUDE A COMPRAR

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis_ajude a comprar
Sempre que atribuo conselhos a um corretor de imóveis, faço questão de pontuar que na internet nós não vendemos, ajudamos a comprar. Um argumento que se baseia em uma premissa muito simples, mas que na maioria das vezes não é respeitada:
“Se você deseja ter um negócio de sucesso na internet, ele precisa resolver os problemas das pessoas”.
O que escrevo aqui não é nenhuma novidade para você, mas continuo vendo uma enxurrada de corretores de imóveis insistindo em agir na internet da mesma forma que agem fora dela, preocupando-se somente em oferecer imóveis, como se estivessem vendendo através de classificados, outdoors ou panfletos.
No dia 18/05/2013 resolvi postar um vídeo em agradecimento aos dois mil fãs que minha página havia alcançado, aproveitando a oportunidade para fazer uma comparação bem interessante entre uma cuba de ovos e um omelete. Desta forma pude mostrar como as pessoas se aproximam de nós através da internet, uma mídia indispensável para amplificar nossa comunicação dentro e fora da web.
Assista ao vídeo com atenção e indique-o para seus amigos. Tenho certeza que você irá provocar uma boa reflexão entre muitos corretores de imóveis.
http://youtu.be/lUI11GJ8NUI
A internet democratizou a forma como as pessoas consomem conteúdo, de modo que elas podem decidir quando, onde e como querem fazer isso, ou seja, elas filtram o que realmente lhes interessa. Portanto, na maioria das vezes o processo de relacionamento se concretiza a partir dos valores que você entrega para seu público-alvo.
Por favor, não confunda valor com preço. O valor se refere aos benefícios que seu conteúdo apresenta, de modo que sirva como base para que pessoas possam decorar, ampliar, aperfeiçoar, reformar, alugar, comprar ou vender imóveis. Várias são as possibilidades de oferecer ajuda e transformar pessoas desinteressadas em clientes qualificados, os quais compram e indicam você sistematicamente.
“Um corretor de imóveis deve produzir informações que solucionem os problemas de quem já tem um imóvel ou deseja ter um imóvel, a fim de estabelecer um diálogo contínuo com consumidores em potencial”.

Como funciona na prática

Se você é um corretor de imóveis experiente, certamente tem muitas informações de valor para repassar ao seu público-alvo. Porém, não é necessário ser um “expert” do mercado imobiliário para produzir algo diferenciado e atraente. Basta que você pesquise bastante até achar algo com valor adequado.
Vamos tomar como ponto de partida a entrevista cedida por Luiz Calado ao programa “Uol Economia”. Por favor, antes de começar a assistir o vídeo peço-lhe que tenha em mãos papel e caneta, a fim de registrar como devemos comprar um imóvel em 7 passos.
http://youtu.be/s7waCBx9tE8
Se você teve a mesma interpretação que eu, provavelmente deve ter listado os 7 passos da seguinte forma:
1o Passo – Quanto deseja gastar
2o Passo – Simule um financiamento
3o Passo – Vivencie o financiamento na prática
4o Passo – Conheça os custos
5o Passo – Cheque o imóvel
6o Passo – Pense no futuro
7o Passo – Crie uma reserva financeira
A partir deste vídeo, e de todos os pontos que foram elencados nele, um corretor de imóveis pode construir uma cadeia de conteúdo com o seguinte tema: como comprar um imóvel em 7 passos.
Vejamos o que pode ser explorado:
1. Escreva um artigo para cada um dos 7 passos e aprofunde o máximo possível cada etapa do processo. A partir disso, comece a postar em blogs e seções de notícias. O ideal é que você publique em seu próprio site ou blog;
2.  Construa uma apresentação de slides discorrendo sobre os 7 passos e publique no “slideshare.com”. Desta forma, você poderá disponibilizar o conteúdo online com um visual mais atrativo;
3.  Use seu smartphone, filmadora ou câmera fotográfica para gravar vídeos explicando cada passo e suba-os no “youtube.com”. Além disso, convide outros profissionais para opinarem sobre o assunto em um bate-papo bem descontraído;
4. Grave arquivos de áudio no “soundcloud.com” para cada passo, os chamados podcasts, de modo que seja possível escutá-los através de arquivos mp3 em dispositivos móveis.
É importante deixar claro que nem todo mundo tem habilidade para produzir conteúdo em todos esses formatos. Por exemplo, se você escreve bem, mas não se sente à vontade para gravar um vídeo, não o faça, pois provavelmente terá muita dificuldade em produzir algo com qualidade. Escolha o formato que mais lhe agrada.
“Seja autêntico e não tente ser o mais engraçado ou o mais durão. Se apresente como você realmente é”.

Ampliando sua presença online

Neste exato momento você está lendo meu texto e provavelmente já assistiu os dois vídeos que subi em meus canais no YouTube. Em outras ocasiões, poderá dar de cara com uma apresentação minha publicada no SlideShare ou pode ter a chance de ouvir um podcast feito por mim sobre o tema abordado.
Veja que aproveito a oportunidade para utilizar diversos formatos onde costumo produzir regularmente, integrando esforços para que todos eles se tornem altamente relevantes para quem consome meu conteúdo. Além disso, aumento minha presença online da seguinte forma:
- Meus vídeos, minhas apresentações e meus podcasts aparecem nos resultados de busca do Google;
- Meus seguidores em cada formato recebem alertas a cada atualização que realizo;
- Links de acesso nesses formatos geram tráfego constante em meu site;
- Quando incorporo os formatos em meu blog aumento a relevância do meu site nos buscadores;
- Minha comunicação gera mais resultado nas redes sociais, pois entrego informação ao invés de vender.
Enfim, meu blog potencializa cada formato e cada formato potencializa meu blog. Uma via de mão dupla que amplio todo dia para ganhar mais visitantes e clientes.
“O que está faltando para você começar a fazer o mesmo?”

Transformando visitantes em clientes

A melhor estratégia para um corretor de imóveis conseguir clientes é atrair seu público-alvo para consumir conteúdo de qualidade onde seus produtos e serviços estejam evidentes e prontos para serem consumidos a qualquer hora.
Fazendo uma análise fria da minha estratégia, no momento em que você visita meu blog passa a conhecer o que eu faço e o que eu ofereço. A probabilidade de se tornar meu cliente cresce a cada minuto que você permanece por aqui, pois querendo ou não recebe o impacto de diversas informações que lhe induzem a consumir algo de mim.
Em se tratando de um corretor de imóveis, o blog ou a seção de notícias deve conter os seguintes elementos persuasivos:
- Botões estrategicamente posicionados para que os visitantes possam ativar um contato;
- Imóveis em destaque na barra lateral e sugestões de investimento no final de cada postagem;
- Assinatura de newsletter para quem pretende receber suas atualizações;
- Box de fãs do Facebook induzindo o visitante a curtir sua página;
- Listagem de conteúdo por categoria;
- Listagem de postagens mais populares;
- Seção de comentários para gerar interação;
- Botões de compartilhamento em redes sociais;
Não existe um modelo de persuasão a ser seguindo para gerar melhores resultados. O que importa é que você teste todos eles e comece a perceber quais são os mais relevantes para seu negócio imobiliário.
Sem um blog com elementos persuasivos bem posicionados, o corretor de imóveis perde a chance de atrair pessoas para dentro de sua zona de influência.

Dica Ninja

Corretor de imóveis, vou facilitar sua vida indicando a compra do Livro Negro dos Imóveis. Uma fonte muito importante para que você produza conteúdo a respeito de como comprar um imóvel na planta ou usado com segurança, sem risco de fraudes, golpes, arrependimentos e prejuízos

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - email marketing 02
Como corretor de imóveis, você deve estar habituado a enviar emails diariamente para diversos destinatários. Porém, gostaria de lhe mostrar neste artigo que existe uma forma bem mais eficiente de construir uma lista de e-mails do zero e transformá-la em seu grande ativo para estabelecer um relacionamento intenso e duradouro com consumidores vitalícios, sejam eles compradores de imóveis ou divulgadores do seu trabalho.
O que desejo lhe mostrar é a oportunidade de desenvolver um canal de relacionamento através de uma lista de e-mails altamente qualificada, composta por pessoas que permitiram a inclusão de seus endereços pelo simples fato de perceberem que você vai entregar valores ao invés de vender.
Vejo empresas e corretores de imóveis entupirem a caixa de entrada das pessoas com oferta de produtos. Inclusive conheço alguns profissionais que fazem isso todo santo dia, incomodando as pessoas com conteúdo que elas não pediram para receber.
É chegada a hora de repensar esse tipo de prática, a qual para alguns pode até funcionar, mas que para você pode representar muito tempo e dinheiro jogados fora. Por este motivo, pretendo lhe apresentar um novo jeito de atuar no mercado imobiliário enviando os emails certos para as pessoas certas.

Trabalhe o princípio da reciprocidade

Na internet o marketing não é de intromissão, é de permissão. Portanto, ofereça algo que ajude as pessoas e, em troca, cadastre o email delas em uma lista. Desta forma, um relacionamento será construído com base nos valores que você entrega e não nos produtos que você vende.
“Esteja ciente que as pessoas não irão fornecer o email delas tão facilmente. Para que isso aconteça você precisa oferecer algo relevante para elas.”
O que estou querendo dizer é que um corretor de imóveis tem que começar a vender menos e conversar mais com seu público-alvo. E quando se trata de email marketing essa regra não muda. Quanto mais você interagir e criar laços com o consumidor, maiores serão as chances dele comprar o que você tem a oferecer.

Defina sua isca digital

Várias são as estratégias que podem ser desenvolvidas para construir uma lista de emails qualificada, dentre elas as chamadas iscas digitais. Elas consistem em liberar o acesso a determinado conteúdo digital mediante o fornecimento de nome, email, cidade, telefone, etc. Porém, na maioria dos casos somente nome e email são requeridos.
Gosto muito de utilizar o blog Guru do Corretor como estudo de caso, pois acho muito interessante a forma como eles constroem suas listas de emails. Uma tática fundamental para estar em constante contato com corretores de imóveis, prestadores de serviço e proprietários do Brasil inteiro.
Corretor de imóveis - email marketing
Para ter acesso a todos os guias, tutoriais, ebooks e manuais que eles oferecem gratuitamente, o visitante precisa fazer um download mediante o preenchimento de dados em um formulário. Desta forma, quem visita o blog consegue obter o que tanto precisa e o portal constrói um canal de relacionamento através de email marketing. Uma troca justa para ambas as partes.
“A grande sacada consiste em não vender nada, apenas oferecer a oportunidade de acessar conteúdos exclusivos com o fornecimento de um email válido.”
Contudo, tome muito cuidado. É preciso entender que quando falo de isca digital, estou falando de uma troca. Não use deste artifício para simplesmente ficar vendendo por email. Faça desta lista um ponto de contato para conversar com o consumidor regularmente.

20% de venda e 80% de conteúdo

Ao mesmo tempo em que constrói uma lista de emails, você precisa interagir com ela. É muito importante estar sempre reativando a memória das pessoas através de disparos sistemáticos. No mínimo duas vezes por semana.
Como disse anteriormente, é preciso vender menos e conversar mais. Portanto, trabalhe 80% dos disparos com oferta de conteúdo e 20% dos disparos com venda de imóveis. É preciso que um corretor de imóveis entenda que o destinatário não assinou a lista porque queria comprar imóveis e sim porque buscava informação.
Vou repetir o que já disse em textos anteriores: ter um blog é fundamental. Sem ele você não vai conseguir criar um ambiente compromissado com conteúdo de qualidade. Não adianta nada criar uma bela isca digital e depois ficar conduzindo os membros da lista para páginas de venda.

Como funciona na prática

Vou tomar como exemplo um corretor de imóveis radicado em Fortaleza e que o mesmo pretende oferecer imóveis para estrangeiros que frequentam o Ceará. Para isso acontecer, ele vai precisar estudar o comportamento do seu público-alvo e entender como pode criar uma isca digital através de um roteiro turístico exclusivo.
Vejamos alguns dados de inteligência:
- A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará é oriunda da Europa;
- Grande parte vem da Itália e de Portugal;
- Muitos são solteiros em busca de diversão;
- Gostam de conhecer as praias e a vida noturna da região.
“Construa um roteiro com dicas de ouro para todos os estrangeiros que se encaixam no perfil acima e transforme-o em um livro digital com download gratuito. Não se esqueça de traduzir para a língua inglesa e italiana.”
Pronto, agora este corretor de imóveis tem uma isca digital para construir sua lista de emails qualificada. Porém, ele vai precisar realizar três tarefas básicas:
1. Construir um blog que fala sobre roteiros turísticos no Ceará, com tradução para inglês e italiano, de modo que ele possa conversar constantemente com esse potencial público comprador através da lista que vai construir;
2. Investir em anúncios no Facebook para serem exibidos na Itália e em Portugal, oferecendo o roteiro gratuito e configurando cada campanha para ser direcionada a uma página traduzida do blog, onde o livro digital pode ser baixado mediante o preenchimento de nome, email e cidade;
3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos.
Não vou tentar me estender e lhe dizer tudo o que pode ser feito. O objetivo deste artigo é que você entenda os princípios que precisa seguir para construir uma lista qualificada de emails.

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

CORRETOR DE IMÓVEIS: ESTUDE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - comportamento do consumidor
Todo corretor de imóveis que deseja vender seus produtos através da internet, precisa primeiramente entender o comportamento do consumidor online. Uma tarefa essencial para descobrir onde seu cliente está e o que ele procura quando se encontra dentro e fora da web.
Não adianta simplesmente ficar publicando imóveis e notícias em seu site para depois divulgar em suas redes de relacionamento, é preciso saber o “porque” que você está publicando e conferir se sua tática vai gerar o resultado esperado.
Na internet não existe achismos. Você pode saber exatamente o que seu cliente quer e oferecer o que ele precisa .
Contudo, gostaria primeiro de lhe mostrar porque eleger a internet como mídia principal vai trazer benefícios para sua carreira como corretor de imóveis. Vamos fazer um pequena reflexão respondendo as perguntas abaixo:
1. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você através de um panfleto?
2. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque foram impactadas por um outdoor?
3. Quantas e quais pessoas compraram imóveis de você porque ouviram seu “jingle” no rádio?
Por mais que você tente, vai ter dificuldades em achar respostas com exatidão para essas perguntas. É muito dificil saber quantas e quais pessoas chegaram até você desta forma. A probabilidade de se jogar dinheiro fora com certos tipos de mídia é muito grande.
Melhor do que investir em mídia pulverizada é estudar o comportamento do consumidor online e estabelecer uma presença a partir disso.

Um mercado baseado em palavras-chave

É preciso entender que para todas as ações que tomamos na internet vamos precisar utilizar palavras para encontrarmos o que queremos. Por exemplo, para acessar um site ou buscar alguma informação você vai precisar digitar um endereço ou uma expressão de busca em determinado momento. Toda vez que isso acontece um registro é feito em bases de dados, as quais podemos acessar gratuitamente.
Se você souber o que seu consumidor pesquisa na internet, saberá suas intenções de compra. E se você souber suas intenções de compra, vai poder oferecer o que ele deseja no momento que ele procurar por isso na internet.
Como corretor de imóveis, procure saber o que as pessoas estão digitando no Google quando procuram por imóveis em sua região.

O “Google Trends” será seu oráculo

O próprio Google oferece uma série de recursos gratuitos para ajudar o corretor de imóveis a compreender o comportamento do consumidor na internet. Dentre eles o que mais uso é o “Google Trends”. Você pode acessá-lo posteriormente no endereço http://www.google.com.br/trends/.
Vamos ver como o Google Trends funciona na prática:
1. Acesse a ferramenta e clique em explorar;
Corretor de imóveis - Google Trends 01
 2. Vamos usar como exemplo a palavra “imóveis” e configurar a ferramenta para explorar o Brasil nos aos últimos 12 meses;
 Corretor de imóveis - Google Trends 02
3. Assim que você carregar a pesquisa, terá acesso à três informações muito importantes: um gráfico de interesse com o passar do tempo, estatísticas de interesse regional e termos relacionados a palavra imóveis. Você pode clicar na imagem acima para visualizar melhor as informações.
Repare que o período de 13 a 19 de janeiro apresenta um pico de procura por imóveis no brasil. Outro detalhe interessante são os interesses regionais, os quais mostram que este pico de procura se refere ao estado do Rio Grande do Sul em volume de pesquisa nos últimos 12 meses.
Corretor de imóveis - Google Trends 03
Como corretor de imóveis, você deve prestar muita atenção ao termos relacionados, pois são eles que lhe dirão o que está sendo mais procurado na internet. Por exemplo, a palavra “registro de imóveis” estava sendo muito procurada no Brasil quando decidi publicar esta postagem. Uma excelente oportunidade para gerar tráfego a partir da produção de conteúdo sobre o tema registro de imóveis.
Quando você perceber que um determinado assunto está em evidência no Google Trends, não perca tempo e comece a produzir conteúdo em formato de texto, áudio e vídeo para atrair público qualificado.

Refinando a pesquisa em sua área de atuação

Como moro no Ceará, tomei a liberdade verificar onde estão as oportunidades em meu estado. Além disso, resolvi fazer uma comparação entre apartamentos e casas para verificar como é o comportamento do consumidor na capital e no interior.
Corretor de imóveis - Google Trends 04
O gráfico acima nos mostra que casas são muito mais procuradas que apartamentos no estado do ceará. Porém, na capital a busca por apartamentos é predominante. Além disso, os termos relacionados nos alertam sobre as quatro expressões mais digitadas quando alguém procura por um apartamento em Fortaleza. Veja no retângulo preto destacado.
Corretor de imóveis - Google Trends 05
Contudo, quando se trata da procura por casas, fortaleza fica nas últimas colocações da imagem acima, sendo vencida por Sobral, Morada Nova, Juazeiro do Norte, Tianguá e Icó, ou seja, você consegue identificar quais regiões tem um alto índice de consumidores interessados em comercializar casas.

Afinal de contas, para que servem esses dados?

1. Para produzir conteúdo relevante em seu blog;
2. Para identificar onde seu cliente está;
3. Para descobrir o que seu cliente quer comprar;
4. Para posicionar corretamente seu site nos mecanismos de busca;
5. Para comprar cliques em determinadas palavras-chave do Google;
6. Para identificar seus concorrentes em determinado segmento do mercado imobiliário.

Outras ferramentas que você pode usar

1. Ferramenta de palavras-chave do Google: https://adwords.google.com.br/keywordtool
2. Moz: http://moz.com/
Corretor de imóveis, comece a estudar o comportamento do consumidor na internet e descubra como pode estar no lugar certo, com o produto certo e na hora certa. Certamente você não irá se arrepender dos resultados que irá alcançar exercitando este tipo de inteligência de mercado.

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

MERCADO IMOBILIÁRIO: 2 FERRAMENTAS PARA BOMBAR SUA EQUIPE DE VENDAS

por Marcel Sampaio

No mercado imobiliário, a comunicação eficiente entre os membros de uma equipe é determinante para proporcionar rapidez e agilidade ao processo de comercialização de um imóvel. E por este motivo, selecionei duas ferramentas de extremo valor para organizar e difundir informações em grupo.

1. Dropbox

O Dropbox é um serviço gratuito que disponibiliza o armazenamento de arquivos na nuvem, como fotos, documentos e vídeos, permitindo acesso sincronizado por meio de computadores, smartphones e tablets, ou seja, você pode construir uma pasta de arquivos para sua equipe acessar remotamente.
Após criar uma conta grátis, você tem até 2 gigabytes de espaço para subir e compartilhar arquivos com quem você desejar. Caso precise de mais espaço, basta fazer uma assinatura mensal e obterá de 50 gigabytes a vários terabytes de armazenamento. Sem sombra de dúvida, uma grande arma para unificar a conduta de uma equipe.
Utilizado no mercado imobiliário, o Dropbox pode servir como uma central de arquivos, agrupando em um só lugar as fotos dos empreendimentos, as tabelas de preço, além de todo material necessário para promover e comercializar um imóvel. Os corretores não precisam mais criar suas próprias apresentações e documentos descritivos, pois estará tudo pronto, padronizado e acessível de qualquer lugar.
Trouxe este vídeo do Youtube para lhe ajudar a entender como tudo funciona, basta modificar as legendas para português antes de assistir. Porém, mesmo sem tradução, o vídeo expressa muito bem o conceito da ferramenta. Depois, você pode criar suas próprias experiências e sugerir este modelo para sua equipe. O mercado imobiliáriovai lhe agradecer por isso.
veja Video abaixo:
http://youtu.be/OFb0NaeR
2. Whatsapp
Investir em integração portátil e compartilhada é primordial para sua equipe ser pontual e concisa no mercado imobiliário, pois não deixa para depois o que pode ser feito ali, naquele momento crucial perante o cliente.
Com o Whatsapp um corretor pode tirar qualquer dúvida se comunicando gratuitamente com seu gerente ou com toda a equipe ao mesmo tempo, criando um verdadeiro fórum virtual em seu smartphone. Para isso, todos devem estar conectados à internet e utilizarem o mesmo aplicativo.
Considero o Whatsapp um dos melhores comunicadores entre smartphones da atualidade, pois funciona muito bem até mesmo com a sofrível conexão 3G que possuímos no Brasil. Com ele podemos trocar mensagens de texto e arquivos multimídia, incluindo fotos, arquivos de áudio e até mesmo vídeos. Tudo gerado e enviado na palma da mão.
Veja o Video abaixo:
http://youtu.be/vBzdygBTIfU
Já imaginou sua equipe trocar mensagens multimídia instantâneas tendo acesso remoto a uma pasta de arquivos na nuvem? Todos terão o que precisam ao alcance de um clique ou toque. 
Portanto, seja ousado e comece a utilizar essas duas ferramentas. Quando achar que pode trazer esse conceito para sua equipe, não perca tempo e promova a ideia. Como disse anteriormente, o mercado imobiliário vai lhe agradecer.