quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ENTENDER O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

CORRETOR DE IMÓVEIS: 5 DICAS INFALÍVEIS PARA ENTENDER O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR NA INTERNET

por Marcel Sampaio
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Hoje trouxe um tema que já havia abordado anteriormente, mas que deve sempre ser relembrado e aprofundado, corretor de imóveis. De todos os temas que já citei neste mês sobre mídias online, hoje venho falar sobre o fator mais importante para nós na internet: o consumidor.
O novo consumidor tem a tecnologia como uma das principais ferramentas para opinar e tomar suas decisões, seja antes, durante ou depois de adquirir um imóvel. E o comportamento deste novo consumidor é muito mais complexo do que antes, pois com o leque de opções que ele dispõe, é preciso traçar uma boa estratégia para fidelizá-lo.
O primeiro passo para o corretor de imóveis entender este comportamento é conhecer o máximo possível sobre o público-alvo que deseja atingir. Portanto, listei 5 dicas para que você consiga ter êxito nesta jornada:

1- Surpreenda o consumidor

Busque informações que instiguem a curiosidade do seu público, como notícias do meio e novidades acerca da linha de interesse dos consumidores. Assim você consegue filtrar quais notícias eles mais curtem e compartilham. Um fator interessante é sempre fazer com que o leitor sinta que está realmente aprendendo com o seu conteúdo.
corretor-de-imoveis-marcel-sampaio-comportamento-surpreender

2-Entenda sua realidade

Um dos pontos cruciais para conhecer o comportamento do consumidor é entender sua realidade, as especificações da faixa etária, a área de interesse e quais são os incentivos da mídia para esse público que você quer fidelizar.
Ou seja, entenda a cultura dos seus leitores, pois conscientemente ou inconscientemente ela exerce pressão no modo de agir das pessoas.

3-Esteja sempre presente

Nas redes sociais, tente sempre descobrir algo novo para dividir com seus fãs e seguidores, pois assim eles se sentirão mais empolgados para acompanhar e compartilhar seu trabalho, além de promover uma fidelização mais afetiva. Esteja atento(a) para responder a todas as dúvidas que surgirem e não hesite em dar dicas sempre que necessário. Desta forma você se aproxima ainda mais do consumidor.
Outra dica é apelar para a motivação do seu leitor. Uma necessidade torna-se motivo quando o seu nível de intensidade é grande. E, tendo este motivo, a pessoa vai se sentir motivada para querer lhe conhecer.
corretor-de-imoveis-marcel-sampaio-comportamento-proximidade

4-Mantenha uma boa reputação

Mantendo uma boa reputação é possível não apenas conquistar um consumidor interessado, mas também seus contatos mais próximos, pois o marketing boca a boca poder ser feito entre os consumidores virtuais, tanto para indicar quanto para criticar. Por isso, é sempre bom ser lembrado(a) por um bom comportamento.

5-Filtre o seu grupo de interesse

Os grupos expõem as pessoas a certos costumes e comportamentos, e isso pode interferir no seu processo de decisão. Conheça quais são esses comportamentos para conseguir entrar no estilo de vida deles e conseguir produzir um conteúdo que chame atenção.
Tenho um vídeo para indicar a você. Ele mostra os diversos perfis de consumidor na internet, relacionando suas idades aos estilos e escolhas de consumo. Aproveite e me diga nos comentários em qual perfil você se encaixa.
http://youtu.be/BIvkAtr1k2U
Gostou? Diga nos comentários o que você achou do artigo. Qualquer dúvida, coloque também nos comentários abaixo que irei responder a cada uma.

CORRETOR DE IMÓVEIS: DESCUBRA 5 FORMAS DE SER RECOMENDADO PARA NOVOS CLIENTES

CORRETOR DE IMÓVEIS: DESCUBRA 5 FORMAS DE SER RECOMENDADO PARA NOVOS CLIENTES

por Marcel Sampaio
Com a concorrência acirrada, é necessário se destacar ainda mais no mercado,corretor de imóveis. Além de utilizar uma boa apresentação para que os seus clientes tenham mais interesse no seu trabalho, a recomendação é outro fator que gera ainda mais visualização e reconhecimento.
Para que a recomendação seja um resultado natural, você deve fazer um bom trabalho e assim conquistar os seus clientes. Mas por onde começar? Confira 5 dicas para aumentar as suas recomendações.

1- As recomendações não são automáticas

Shaking hands
Algumas pessoas acreditam que um ótimo produto ou serviço irá gerar recomendações fantásticas por si só. Mas não é assim. Temos que aprender a pedir. Não seja tímido. A maioria dos clientes estão abertos à ideia de recomendar alguém. Muitos gostam da oportunidade de dizer aos amigos, família e colegas de trabalho sobre algo que tenham descoberto.
Obs: Saiba a melhor oportunidade para pedir a recomendação,  principalmente aos clientes que estão mais receptivos. Use o bom senso e avalie a situação para saber a hora certa.

2-  Ofereça alguma munição

Não peça aos clientes para o recomendar sem lhes oferecer algum apoio. Pode ser algo simples, como oferecer cartões de visita ou um link para uma página especial. Também pode ser um folheto, uma cópia da sua última newsletter ou qualquer outro tipo de material impresso que descreva o que você faz e o que possa reforçar a recomendação.

3- Ofereça Incentivos

O tipo de incentivo que você pode oferecer dependerá do que está ao seu alcance. Pode ser um desconto,um crédito para serviços, um upgrade, um item gratuito ou qualquer outra coisa que possa estimular os clientes a fazer recomendações. Não tenha medo de testar ofertas para ver qual é a que funciona melhor.

4-  Identifique os seus clientes mais influentes

Se os recursos são limitados, considere procurar recomendações apenas dos seus clientes mais influentes. Estes poderão não ser, de fato, os seus melhores clientes, mas são as pessoas cujas opiniões poderão ter mais peso para outras pessoas, comunidades ou base de clientes. Ao identificar estes influenciadores, evite querer fazer tudo ao mesmo tempo ou gerar recomendações fracas.

5- Construa as suas relações

Isto pode levar algum tempo, porque muito dos seus clientes mais influentes não irão fornecer referências até sentirem que podem confiar totalmente. A intenção é tratar cada contato com o cliente como se isto fosse fundamental para a sua próxima recomendação. Com cada venda, estratégia de marketing ou serviço comercial, você estará construindo alicerces para um dia ter várias recomendações valiosas.
Os clientes são importantes, corretor. Eles são o seu principal meio para crescer no mercado. Coloque em prática essas dicas e diga se deram certo. Seu feedback é muito importante.

CORRETOR DE IMÓVEIS: 4 MÍDIAS SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUIR SUA PRESENÇA DIGITAL

CORRETOR DE IMÓVEIS: 4 MÍDIAS SOCIAIS FUNDAMENTAIS PARA CONSTRUIR SUA PRESENÇA DIGITAL

por Marcel Sampaio
Dando continuidade ao artigo anterior sobre produção de conteúdo nas redes sociais, hoje venho falar sobre a importância da presença digital, visto que a internet vem ganhando mais espaço do que as outras mídias. Portanto, ela merece mais atenção e, se possível, deve se tornar o principal canal de comunicação do corretor de imóveis.
É importante não apenas estar na internet, mas também interagir nela. Observar as mais diferentes estratégias para atingir o público de maneira eficiente é um importante passo para consolidar sua presença no meio digital. Mas como e por onde começar?
Confira três canais importantes, suas vantagens baseadas em estatísticas deste ano e como eles podem te ajudar a construir uma presença digital forte.

1- YouTube


O site é considerado o segundo maior buscador do mundo, recebe mais de 1 bilhão de espectadores por dia e possui 1 bilhão de usuários ativos mensalmente. A plataforma possui mais uma estatística impressionante: mais de seis bilhões de horas de vídeo são assistidas por mês no YouTube! Ou seja, quase uma hora para cada pessoa do planeta.
Atualmente o YouTube diversificou o seu campo de atuação e, além de transmitir eventos online ao vivo, está investindo em canais próprios e em produtores de conteúdo. A facilidade de acesso também é invejada por outros sites, pois você não precisa enviar muitos dados para fazer o cadastro e é um produto do Google, que unifica o acesso de todos os seus produtos. Logo, com sua senha do Gmail, você pode ativar sua conta do Youtube na hora.
Obs: Relembrando o meu artigo passado sobre o YouTube: você pode utilizá-lo para postar seus vídeos e colocar os mesmos na plataforma que você desejar, como Twitter, Facebook e Blogs. Basta usar o link do campo “Compartilhar” ou “Incorporar” localizado abaixo de cada vídeo.

2- Facebook


Segundo dados lançados pelo Facebook em abril, a plataforma possui 1,28 bilhão de usuários ativos por mês. Destes, 1 bilhão  também acessam a rede no mobile. Em outra estatística foi mostrado que 1 milhão de páginas da web podem ser acessadas ​​através do “Login com Facebook”, e que 23% dos usuários acessam a rede pelo menos 5 vezes por dia.
Ou seja, é indiscutível que esta é a rede social mais utilizada no mundo, com grande alcance e a mais indicada para ter um relacionamento mais próximo com o seu público.

 3- Blog


Por mais que algumas pessoas não deem o devido valor para esta plataforma, eu sou 100% a favor dela. Primeiro que a visibilidade do seu trabalho é muito maior e também fica mais fácil de mensurar os resultados, visto que você pode monitorar o conteúdo já existente com facilidade, o que costumo chamar de casa própria.
Você não conhece este termo? Vou explicar. As redes sociais, como Facebook e Twitter são consideradas casas alugadas, pois você tem que compartilhar o espaço com várias pessoas e por isso não tem a certeza de que o seu conteúdo será visualizado como você deseja. Muitas empresas simplesmente desistem de atuar nesses ambientes por não fornecerem dados relevantes sobre a entrega de conteúdo. Já os blogs são casas próprias, pois você tem um espaço dedicado somente ao seu conteúdo, no qual você tem controle total, uma vez que o domínio e o servidor são seus.
E por que essas três plataformas são importantes para a sua presença digital? Eu as chamo de “tríade da presença digital”, pois esses três, utilizados de forma contínua e com qualidade, impulsionam o seu conteúdo na internet.

 #DicaExtra: Instagram

Essa rede possui 150 milhões de usuários ativos mensais. Além de apelar para o lado visual, ainda é uma plataforma livre de publicidade invasiva, ou seja, as pessoas se sentem mais a vontade para passarem mais tempo interagindo.
Manter a presença digital é primordial para o seu sucesso na internet. Teste estes quatro canais e não esqueça de estar sempre em contato com o seu público. Isso é essencial!

CORRETOR DE IMÓVEIS: NÃO VENDA, AJUDE A COMPRAR

CORRETOR DE IMÓVEIS: NÃO VENDA, AJUDE A COMPRAR

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis_ajude a comprar
Sempre que atribuo conselhos a um corretor de imóveis, faço questão de pontuar que na internet nós não vendemos, ajudamos a comprar. Um argumento que se baseia em uma premissa muito simples, mas que na maioria das vezes não é respeitada:
“Se você deseja ter um negócio de sucesso na internet, ele precisa resolver os problemas das pessoas”.
O que escrevo aqui não é nenhuma novidade para você, mas continuo vendo uma enxurrada de corretores de imóveis insistindo em agir na internet da mesma forma que agem fora dela, preocupando-se somente em oferecer imóveis, como se estivessem vendendo através de classificados, outdoors ou panfletos.
No dia 18/05/2013 resolvi postar um vídeo em agradecimento aos dois mil fãs que minha página havia alcançado, aproveitando a oportunidade para fazer uma comparação bem interessante entre uma cuba de ovos e um omelete. Desta forma pude mostrar como as pessoas se aproximam de nós através da internet, uma mídia indispensável para amplificar nossa comunicação dentro e fora da web.
Assista ao vídeo com atenção e indique-o para seus amigos. Tenho certeza que você irá provocar uma boa reflexão entre muitos corretores de imóveis.
http://youtu.be/lUI11GJ8NUI
A internet democratizou a forma como as pessoas consomem conteúdo, de modo que elas podem decidir quando, onde e como querem fazer isso, ou seja, elas filtram o que realmente lhes interessa. Portanto, na maioria das vezes o processo de relacionamento se concretiza a partir dos valores que você entrega para seu público-alvo.
Por favor, não confunda valor com preço. O valor se refere aos benefícios que seu conteúdo apresenta, de modo que sirva como base para que pessoas possam decorar, ampliar, aperfeiçoar, reformar, alugar, comprar ou vender imóveis. Várias são as possibilidades de oferecer ajuda e transformar pessoas desinteressadas em clientes qualificados, os quais compram e indicam você sistematicamente.
“Um corretor de imóveis deve produzir informações que solucionem os problemas de quem já tem um imóvel ou deseja ter um imóvel, a fim de estabelecer um diálogo contínuo com consumidores em potencial”.

Como funciona na prática

Se você é um corretor de imóveis experiente, certamente tem muitas informações de valor para repassar ao seu público-alvo. Porém, não é necessário ser um “expert” do mercado imobiliário para produzir algo diferenciado e atraente. Basta que você pesquise bastante até achar algo com valor adequado.
Vamos tomar como ponto de partida a entrevista cedida por Luiz Calado ao programa “Uol Economia”. Por favor, antes de começar a assistir o vídeo peço-lhe que tenha em mãos papel e caneta, a fim de registrar como devemos comprar um imóvel em 7 passos.
http://youtu.be/s7waCBx9tE8
Se você teve a mesma interpretação que eu, provavelmente deve ter listado os 7 passos da seguinte forma:
1o Passo – Quanto deseja gastar
2o Passo – Simule um financiamento
3o Passo – Vivencie o financiamento na prática
4o Passo – Conheça os custos
5o Passo – Cheque o imóvel
6o Passo – Pense no futuro
7o Passo – Crie uma reserva financeira
A partir deste vídeo, e de todos os pontos que foram elencados nele, um corretor de imóveis pode construir uma cadeia de conteúdo com o seguinte tema: como comprar um imóvel em 7 passos.
Vejamos o que pode ser explorado:
1. Escreva um artigo para cada um dos 7 passos e aprofunde o máximo possível cada etapa do processo. A partir disso, comece a postar em blogs e seções de notícias. O ideal é que você publique em seu próprio site ou blog;
2.  Construa uma apresentação de slides discorrendo sobre os 7 passos e publique no “slideshare.com”. Desta forma, você poderá disponibilizar o conteúdo online com um visual mais atrativo;
3.  Use seu smartphone, filmadora ou câmera fotográfica para gravar vídeos explicando cada passo e suba-os no “youtube.com”. Além disso, convide outros profissionais para opinarem sobre o assunto em um bate-papo bem descontraído;
4. Grave arquivos de áudio no “soundcloud.com” para cada passo, os chamados podcasts, de modo que seja possível escutá-los através de arquivos mp3 em dispositivos móveis.
É importante deixar claro que nem todo mundo tem habilidade para produzir conteúdo em todos esses formatos. Por exemplo, se você escreve bem, mas não se sente à vontade para gravar um vídeo, não o faça, pois provavelmente terá muita dificuldade em produzir algo com qualidade. Escolha o formato que mais lhe agrada.
“Seja autêntico e não tente ser o mais engraçado ou o mais durão. Se apresente como você realmente é”.

Ampliando sua presença online

Neste exato momento você está lendo meu texto e provavelmente já assistiu os dois vídeos que subi em meus canais no YouTube. Em outras ocasiões, poderá dar de cara com uma apresentação minha publicada no SlideShare ou pode ter a chance de ouvir um podcast feito por mim sobre o tema abordado.
Veja que aproveito a oportunidade para utilizar diversos formatos onde costumo produzir regularmente, integrando esforços para que todos eles se tornem altamente relevantes para quem consome meu conteúdo. Além disso, aumento minha presença online da seguinte forma:
- Meus vídeos, minhas apresentações e meus podcasts aparecem nos resultados de busca do Google;
- Meus seguidores em cada formato recebem alertas a cada atualização que realizo;
- Links de acesso nesses formatos geram tráfego constante em meu site;
- Quando incorporo os formatos em meu blog aumento a relevância do meu site nos buscadores;
- Minha comunicação gera mais resultado nas redes sociais, pois entrego informação ao invés de vender.
Enfim, meu blog potencializa cada formato e cada formato potencializa meu blog. Uma via de mão dupla que amplio todo dia para ganhar mais visitantes e clientes.
“O que está faltando para você começar a fazer o mesmo?”

Transformando visitantes em clientes

A melhor estratégia para um corretor de imóveis conseguir clientes é atrair seu público-alvo para consumir conteúdo de qualidade onde seus produtos e serviços estejam evidentes e prontos para serem consumidos a qualquer hora.
Fazendo uma análise fria da minha estratégia, no momento em que você visita meu blog passa a conhecer o que eu faço e o que eu ofereço. A probabilidade de se tornar meu cliente cresce a cada minuto que você permanece por aqui, pois querendo ou não recebe o impacto de diversas informações que lhe induzem a consumir algo de mim.
Em se tratando de um corretor de imóveis, o blog ou a seção de notícias deve conter os seguintes elementos persuasivos:
- Botões estrategicamente posicionados para que os visitantes possam ativar um contato;
- Imóveis em destaque na barra lateral e sugestões de investimento no final de cada postagem;
- Assinatura de newsletter para quem pretende receber suas atualizações;
- Box de fãs do Facebook induzindo o visitante a curtir sua página;
- Listagem de conteúdo por categoria;
- Listagem de postagens mais populares;
- Seção de comentários para gerar interação;
- Botões de compartilhamento em redes sociais;
Não existe um modelo de persuasão a ser seguindo para gerar melhores resultados. O que importa é que você teste todos eles e comece a perceber quais são os mais relevantes para seu negócio imobiliário.
Sem um blog com elementos persuasivos bem posicionados, o corretor de imóveis perde a chance de atrair pessoas para dentro de sua zona de influência.

Dica Ninja

Corretor de imóveis, vou facilitar sua vida indicando a compra do Livro Negro dos Imóveis. Uma fonte muito importante para que você produza conteúdo a respeito de como comprar um imóvel na planta ou usado com segurança, sem risco de fraudes, golpes, arrependimentos e prejuízos

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

CORRETOR DE IMÓVEIS: CONSTRUA UMA LISTA DE EMAILS QUALIFICADA

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis - email marketing 02
Como corretor de imóveis, você deve estar habituado a enviar emails diariamente para diversos destinatários. Porém, gostaria de lhe mostrar neste artigo que existe uma forma bem mais eficiente de construir uma lista de e-mails do zero e transformá-la em seu grande ativo para estabelecer um relacionamento intenso e duradouro com consumidores vitalícios, sejam eles compradores de imóveis ou divulgadores do seu trabalho.
O que desejo lhe mostrar é a oportunidade de desenvolver um canal de relacionamento através de uma lista de e-mails altamente qualificada, composta por pessoas que permitiram a inclusão de seus endereços pelo simples fato de perceberem que você vai entregar valores ao invés de vender.
Vejo empresas e corretores de imóveis entupirem a caixa de entrada das pessoas com oferta de produtos. Inclusive conheço alguns profissionais que fazem isso todo santo dia, incomodando as pessoas com conteúdo que elas não pediram para receber.
É chegada a hora de repensar esse tipo de prática, a qual para alguns pode até funcionar, mas que para você pode representar muito tempo e dinheiro jogados fora. Por este motivo, pretendo lhe apresentar um novo jeito de atuar no mercado imobiliário enviando os emails certos para as pessoas certas.

Trabalhe o princípio da reciprocidade

Na internet o marketing não é de intromissão, é de permissão. Portanto, ofereça algo que ajude as pessoas e, em troca, cadastre o email delas em uma lista. Desta forma, um relacionamento será construído com base nos valores que você entrega e não nos produtos que você vende.
“Esteja ciente que as pessoas não irão fornecer o email delas tão facilmente. Para que isso aconteça você precisa oferecer algo relevante para elas.”
O que estou querendo dizer é que um corretor de imóveis tem que começar a vender menos e conversar mais com seu público-alvo. E quando se trata de email marketing essa regra não muda. Quanto mais você interagir e criar laços com o consumidor, maiores serão as chances dele comprar o que você tem a oferecer.

Defina sua isca digital

Várias são as estratégias que podem ser desenvolvidas para construir uma lista de emails qualificada, dentre elas as chamadas iscas digitais. Elas consistem em liberar o acesso a determinado conteúdo digital mediante o fornecimento de nome, email, cidade, telefone, etc. Porém, na maioria dos casos somente nome e email são requeridos.
Gosto muito de utilizar o blog Guru do Corretor como estudo de caso, pois acho muito interessante a forma como eles constroem suas listas de emails. Uma tática fundamental para estar em constante contato com corretores de imóveis, prestadores de serviço e proprietários do Brasil inteiro.
Corretor de imóveis - email marketing
Para ter acesso a todos os guias, tutoriais, ebooks e manuais que eles oferecem gratuitamente, o visitante precisa fazer um download mediante o preenchimento de dados em um formulário. Desta forma, quem visita o blog consegue obter o que tanto precisa e o portal constrói um canal de relacionamento através de email marketing. Uma troca justa para ambas as partes.
“A grande sacada consiste em não vender nada, apenas oferecer a oportunidade de acessar conteúdos exclusivos com o fornecimento de um email válido.”
Contudo, tome muito cuidado. É preciso entender que quando falo de isca digital, estou falando de uma troca. Não use deste artifício para simplesmente ficar vendendo por email. Faça desta lista um ponto de contato para conversar com o consumidor regularmente.

20% de venda e 80% de conteúdo

Ao mesmo tempo em que constrói uma lista de emails, você precisa interagir com ela. É muito importante estar sempre reativando a memória das pessoas através de disparos sistemáticos. No mínimo duas vezes por semana.
Como disse anteriormente, é preciso vender menos e conversar mais. Portanto, trabalhe 80% dos disparos com oferta de conteúdo e 20% dos disparos com venda de imóveis. É preciso que um corretor de imóveis entenda que o destinatário não assinou a lista porque queria comprar imóveis e sim porque buscava informação.
Vou repetir o que já disse em textos anteriores: ter um blog é fundamental. Sem ele você não vai conseguir criar um ambiente compromissado com conteúdo de qualidade. Não adianta nada criar uma bela isca digital e depois ficar conduzindo os membros da lista para páginas de venda.

Como funciona na prática

Vou tomar como exemplo um corretor de imóveis radicado em Fortaleza e que o mesmo pretende oferecer imóveis para estrangeiros que frequentam o Ceará. Para isso acontecer, ele vai precisar estudar o comportamento do seu público-alvo e entender como pode criar uma isca digital através de um roteiro turístico exclusivo.
Vejamos alguns dados de inteligência:
- A maioria dos turistas estrangeiros que chegam ao Ceará é oriunda da Europa;
- Grande parte vem da Itália e de Portugal;
- Muitos são solteiros em busca de diversão;
- Gostam de conhecer as praias e a vida noturna da região.
“Construa um roteiro com dicas de ouro para todos os estrangeiros que se encaixam no perfil acima e transforme-o em um livro digital com download gratuito. Não se esqueça de traduzir para a língua inglesa e italiana.”
Pronto, agora este corretor de imóveis tem uma isca digital para construir sua lista de emails qualificada. Porém, ele vai precisar realizar três tarefas básicas:
1. Construir um blog que fala sobre roteiros turísticos no Ceará, com tradução para inglês e italiano, de modo que ele possa conversar constantemente com esse potencial público comprador através da lista que vai construir;
2. Investir em anúncios no Facebook para serem exibidos na Itália e em Portugal, oferecendo o roteiro gratuito e configurando cada campanha para ser direcionada a uma página traduzida do blog, onde o livro digital pode ser baixado mediante o preenchimento de nome, email e cidade;
3. Contratar uma ferramenta de email marketing para gerenciar a construção da lista e os disparos sistemáticos.
Não vou tentar me estender e lhe dizer tudo o que pode ser feito. O objetivo deste artigo é que você entenda os princípios que precisa seguir para construir uma lista qualificada de emails.