quinta-feira, 5 de junho de 2014

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO O CURSO 8PS MUDOU A MINHA VIDA

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO O CURSO 8PS MUDOU A MINHA VIDA

por Marcel Sampaio
corretor de imóveis-mudança de vida curso 8ps
Corretor de imóveis, escrevi este artigo para lhe inspirar através de minha própria trajetória, pois sei que você pode estar na mesma situação em que eu me encontrava a cerca de 4 anos atrás, onde o trabalho árduo não se convertia em resultados satisfatórios.
Já fazia 10 estressantes anos que eu buscava ser um diferencial como professor de matemática, esbarrando constantemente em uma cultura escolar que limitava minhas tentativas de desenvolver um trabalho inovador e disruptivo.
Em determinado momento eu parei para pensar sobre minha situação tão desfavorável e cheguei a uma conclusão:
“A partir de hoje, eu vou escrever meu próprio futuro e ninguém vai me parar ou determinar onde posso chegar.”
Lembro-me perfeitamente deste dia, o dia em que decidi que minha vida ia mudar, que meus sonhos iam se realizar e que meu futuro seria regido somente por meus próprios sucessos e fracassos.

O início da carreira digital

Como leitor voraz de livros, passei a absorver toda a literatura disponível sobre empreendedorismo e marketing, convencendo-me de que meu novo caminho deveria ser traçado através da internet, um ambiente que me deixava muito à vontade para criar, pois eu já possuía certa habilidade com redes sociais e ferramentas de educação à distância.
Como tudo conspira a nosso favor quando nos propomos a fazer algo com paixão e honestidade, acabei conhecendo um professor de inglês chamado Edu de Aguiar. Ele ministrava aulas particulares à distância usando Skype e Google Docs, me deixando super animado e motivado para fazer o mesmo ensinando matemática.
Também tive o privilégio de conhecer o Victor Damásio, que junto com o Edu de Aguiar, começou a me ensinar as melhores técnicas para prospectar alunos através da internet.
Lancei um blog com o domínio “marcelmatematica.com.br” e rapidamente consegui diversos alunos oriundos de todos os lugares do Brasil. Eram advogados, economistas, empresários, aposentados, enfim, diversos profissionais me procuravam para melhorar suas performances cognitivas e aritméticas, visto que eu era, e ainda sou, especialista em cálculos aritméticos utilizando o ábaco japonês, também chamado de soroban.
Eu registrei uma de minhas palestras naquela época, onde eu também ensinava outros professores a se tornarem especialistas em ábaco japonês à distância.

Investindo para ir mais longe

Na busca por livros cada vez melhores, acabei conhecendo a famosa obra “Google Marketing”, do grande amigo e mestre Conrado Adolpho. Hoje já posso dizer que somos amigos, mas naquela época eu não o conhecia e fiquei completamente apaixonado pelo livro dele.
Hoje eu tenho certeza que estava predestinado a ser um consultor de marketing digital, pois no período em que lia o “Google Marketing”, o próprio Conrado veio ministrar uma palestra em Fortaleza, a cerca de 100 metros da minha casa, praticamente no meu quintal. Fui prestigiá-lo no evento e me tornei seu amigo e seguidor a partir daquele fatídico dia.
“Em junho de 2011, participando da primeira turma do Curso 8Ps, eu decidi que não iria mais dar aula à distância e que me tornaria um consultor de marketing imobiliário digital. Veja onde estou agora?”
http://youtu.be/sSasKY8_lsU

Do amadorismo ao profissionalismo

Ao voltar de São Paulo eu não contei conversa e trabalhei muito duro para me posicionar como profissional referência no mercado imobiliário. Inclusive me lancei na carreira de corretor de imóveis, juntamente com minha esposa, para sentir na pele todas as mazelas da profissão. Eu precisa vivenciar as alegrias e frustrações de comercializar imóveis no Ceará, pois só assim conseguiria encontrar uma solução adequada.
Ao mesmo tempo em que eu atuava como corretor de imóveis, também ganhava experiência prestando serviços de marketing digital dentro e fora do mercado imobiliário. Contudo, em determinado momento eu tive que deixar de atuar como corretor para me dedicar completamente aos meus clientes.

O Curso 8Ps como divisor de águas

O Curso 8Ps já formou mais de 30 turmas e transformou a vida de muita gente. Eu sou a prova viva disso, pois saí de uma situação tipicamente amadora para me transformar em um profissional que obtém cada vez mais visibilidade e respeito no mercado imobiliário.
“Se você quer transformar sua carreira como corretor de imóveis, e consequentemente obter bons resultados através da internet, precisa investir na absorção de novos conhecimentos. Eu fiz isso e não me arrependi.”
Tenho muito orgulho de me considerar um dos precursores do Curso 8Ps no Brasil. Eu estava lá antes mesmo de tudo começar. Porém, só consegui este feito porque me lancei em uma jornada de ousadia e superação.
A alegria do sucesso é sustentada por muita ousadia e superação. Portanto, comece a fazer como eu fiz e defina onde vai investir para buscar novos conhecimentos e transforme sua vida pessoal e profissional.

CORRETOR DE IMÓVEIS: ATRAIA CLIENTES DIVIDINDO SEU CONHECIMENTO


CORRETOR DE IMÓVEIS: ATRAIA CLIENTES DIVIDINDO SEU CONHECIMENTO

por Marcel Sampaio
corretor de imóveis atraia clientes compartilhando conhecimento
Corretor de imóveis, decidi escrever este artigo para lhe ensinar o quanto é importante compartilhar o que você sabe gratuitamente, pois desta forma consegue se aproximar muito mais do seu público alvo.
Também aproveito a oportunidade para lhe mostrar como usei esta estratégia em meu curso online gratuito “7 Dicas Infalíveis para Vender Imóveis na Internet”, incentivando profissionais a abrirem uma janela de diálogo comigo.
 “Se você ensinar o que sabe gratuitamente, irá atrair clientes interessados em seus produtos e serviços.”
Foi considerando a premissa acima que resolvi disponibilizar conteúdo gratuito, a fim de ajudar o corretor de imóveis a alcançar seus objetivos e, ao mesmo tempo, atrair sua atenção para minha zona de influência, sem vender absolutamente nada para ele. Eu tinha certeza que estava plantando a semente de um grande movimento junto ao meu público alvo, fazendo com que muitos profissionais interagissem comigo e passassem a solicitar minha ajuda através dos serviços que eu oferecia em meu site.
Vídeo de pré-lançamento
http://youtu.be/w-3wBDMPvHs
Página de inscrição
corretor de imóveis: atraia clientes dividindo seu conhecimento -  página de captura
Superando todas as minhas expectativas, o curso foi, e ainda é, um tremendo sucesso, pois literalmente turbinou minha presença online através de uma curva ascendente meteórica. Desde então recebo vários pedidos de orçamento, pois me tornei uma referência para o público alvo que eu desejava atingir, ou seja, ganhei a confiança docorretor de imóveis pelo conteúdo que compartilhei gratuitamente.
Solicitação enviada dia 07/08/2013
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento email 01
Solicitação enviada dia 11/08/2013
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento email 02
Solicitação enviada dia 12/08/2013
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento email 03
“Dica ninja: só forneça o conteúdo gratuito mediante o cadastro de um email, pois desta forma você constrói uma lista de clientes em potencial.”
Vejamos alguns números importantes colhidos após o lançamento do curso, às 11h e 06min do dia 04/09/2013:
1. 9.252 visitas no site, com um percentual de novas visitas no valor de 60,31%;
2. 323 comentários postados nos artigos vinculados ao curso;
3. 101 testemunhos cadastrados na pesquisa enviada ao final do curso;
4. 113 assinantes e 7.932 visualizações em meu canal no YouTube;
5.  8.232 fãs em minha página do Facebook.
Testemunho de Alberto Villas Bôas (clique para ampliar)
Corretor de imóveis: atraia clientes dividindo seu conhecimento depoimento beto
Comentário de Fábio Cunha
Corretor de imóveis: atraia clientes dividindo conhecimento depoimento fábio
Testemunho de Ruth Soares (clique para ampliar)
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento ruth depoimento
Testemunho de Orlando Ferreira (clique para ampliar)
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento orlando depoimento

Para servir de exemplo

Talvez você não saiba, mas já existem corretores utilizando a mesma tática para prospectar clientes através da internet.
Ebook gratuito fornecido pelo corretor Elihu Bastos
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento
Divulgação no Facebook
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Dividir para multiplicar

Como era de se esperar, muitos profissionais colocaram em prática o conhecimento que repassei ao longo do tempo e começaram a aplicar diversas ações pautadas em estratégias de marketing imobiliário digital. Não demorou muito para que vários blogs e página de fãs surgissem com intervenções mais elaboradas, sempre compartilhando conhecimento para prospectar clientes.
“O mais importante nisso tudo é ter a certeza de que diversos profissionais do mercado imobiliário passaram a perceber e entender o principal foco do trabalho: dividir conhecimento para atrair clientes e multiplicar resultados.”
Vejamos agora quem está colocando em prática parte do conhecimento que foi compartilhado:
 Gisely Silva – casapensada.com
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Gisely Silva – página de fãs
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Gisely Silva – depoimento (clique para ampliar)
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Guilherme Neto – corretoresdelivery.com.br
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Guilherme Neto – página de fãs
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Tiago Galindo – galindocorretor.wordpress.com
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Tiago Galindo – página de fãs
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Tiago Galindo – depoimento (clique para ampliar)
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Caio Vital – caiovital.com
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Caio Vital – página de fãs
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Lucas Monteiro – página de fãs
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Lucas Monteiro – depoimento (clique para ampliar)
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Laura Petraglia – página de fãs
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Lohan Magó – página de fãs
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Sara Leite – saraleiteimoveistaubate.blogspot.com
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Sara leite – página de fãs
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento sara fanpage
Fernando Santos – página de fãs
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Fabio Pinheiro – página de fãs
Corretor de imóveis-atraia clientes dividindo seu conhecimento fabio fanpage
Como você pode perceber, os frutos já estão sendo colhidos e os resultados estão começando a aparecer para os profissionais que se propuseram a aplicar o que foi ensinado. Resta agora manter um ritmo constante de aperfeiçoamento e refinar cada estratégia e cada processo.
“Fico muito feliz quando uma semente é plantada em cada pessoa que se inscreve no curso online gratuito. Você também pode plantar essa semente para atrair clientes”
Te encontro no topo!

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO MEDIR SEUS RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS

CORRETOR DE IMÓVEIS: SAIBA COMO MEDIR SEUS RESULTADOS NAS REDES SOCIAIS

por Marcel Sampaio
Sempre comento, corretor de imóveis, o quanto é importante estar presente nas mídias sociais e trabalhar estratégias diferenciadas para alavancar o seu negócio. Porém, você precisa saber medir se elas estão sendo realmente eficazes. E esta eficácia não se mede somente pelo número de fãs e seguidores. Portanto, fique ciente de que vai lidar com uma tarefa nem sempre tão fácil, pois requer tempo e pesquisa. Contudo, vale a pena todo o esforço e empenho para identificar o que gera mais resultado.
Ao decidir utilizar plataformas digitais para se promover, lembre-se sempre de criar um planejamento estratégico para definir como você vai atuar. Deste modo, poderá fazer análises, mensurar seus pontos fortes e fracos e decidir por manter sua estratégia ou procurar outra mais adequada.
Para as mídias sociais é importante se basear pelo capital social, ou seja, a sua reputação online. Aumentando seu capital social, você ganhará três critérios para alavancar seus resultados através da internet:
Relevância: uma ação é relevante quando consegue ter receptividade do público-alvo.
Influência: conseguir estimular pessoas a acompanhar suas ações, transformando-as em fãs ou seguidores.
Engajamento: capacidade de transformar seguidores e fãs em defensores do profissional, da marca, do produto ou do serviço.
Mas, antes de explicar como medir seu engajamento, trouxe algumas dicas para começar a monitorar os resultados das suas redes sociais:
1- Buscador: Entenda como funcionam os sites de busca e procure estudar a técnica SEO para otimização de buscas. Vou escrever um artigo sobre o assunto posteriormente.
2- Palavras-chave: Liste as principais palavras que serão utilizadas no monitoramento. Elas podem ser palavras institucionais, nomes de produtos, palavras de concorrentes, palavras de mercado e palavras gerais relacionadas ao conteúdo. Tudo depende da seleção que você criar de acordo com suas análises.
3- Aprimorar as palavras-chave: É interessante que, depois de fazer a pesquisa dessas palavras, você consiga refinar essa lista. Muitas vezes essas listas são muito extensas e você precisa estar sempre acompanhando e analisando quais são as que funcionam.
4- Montagem: Depois de feita a lista, teste quais dessas palavras-chave combinam com cada rede social, já que cada uma possui um funcionamento e um público diferente.
5- Classificação: Defina se o andamento é positivo, negativo ou neutro. Essa classificação vai te ajudar a saber o que está funcionando.
Para começar a falar de como medir os seus resultados, você tem que ter conhecimento de três fatores importantes:
Engajamento: Como e o quanto as pessoas estão se engajando com o seu conteúdo. Por exemplo: quantos curtidores (fãs) você tem no Facebook; quantos estão assinando o seu RSS; quantas pessoas estão se inscrevendo no seu canal do YouTube; quantas vezes o seu post foi curtido e/ou compartilhado etc.
Buzz: O quanto seu posicionamento está gerando de barulho na internet. Ou seja, quantos comentários em posts do blog, quantas novas citações sua marca teve no Google, quantas referências no Twitter por dia, quantas vezes a sua marca saiu na mídia, etc.
Conversão: O quanto de lucro o seu posicionamento está te dando. No caso do corretor, quantas vendas foram geradas a partir destas mídias sociais; quantos contatos você obteve; quantos emails foram captados, etc.
Para medir os resultados, você deve ter em mente que, mais importante do que recolher os dados, é saber o que e como recolher, e o que fazer com eles. Use esses dados como recursos de inteligência e não só como meros números.

1- Trace os seus objetivos

É importante definir quais são os indicadores-chave de desempenho para as redes sociais. Os objetivos precisam ser mensuráveis e as métricas precisam estar de acordo com sua linha estratégica.

2- Medir os resultados

Neste passo, focando no Google Analytics, deve-se medir os resultados colhidos em seu site durante a campanha. Afinal de contas, é através dele que a maioria das pessoas irão tomar a decisão de adquirir um imóvel.

3- Análise de dados

Você deve prestar atenção aos dados das diferentes mídias sociais. O Facebook é diferente do Twitter, que é diferente do YouTube e por aí vai. A análise deve ser feita a partir de dados quantitativos e qualitativos, como número de likes, visualizações de página e referências externas, assim como usuários, idiomas, tipo de feedback (positivo ou negativo) e localização.

4- Resultados

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Se você cumpriu com as suas estratégias traçadas no começo do planejamento e os resultados foram positivos, isso é um ótimo sinal. Já se os resultados não foram satisfatórios, você deve cogitar mudar para outras estratégias e dar mais atenção a alguns pontos, como estudar mais o seu público-alvo e o comportamento nas redes sociais, procurando ter um contato mais direto para saber quais são as dúvidas e necessidades mais evidentes. Lembre-se: o cliente é o seu foco. Também verifique se suas metas não estão bem acima do que você pode conseguir em curto prazo. Trace metas reais.
É muito importante acompanhar o andamento e o progresso das suas redes sociais. Serão elas que vão te responder se você está aplicando uma boa estratégia.

CORRETOR DE IMÓVEIS: MANUAL BÁSICO PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS.

CORRETOR DE IMÓVEIS: MANUAL BÁSICO PARA GERAÇÃO DE CONTEÚDO NAS REDES SOCIAIS.

por Marcel Sampaio
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Agora que aprendemos a organizar nosso calendário editorial, está na hora de preenchê-lo com pautas relevantes para o seu público. Mas como você, corretor de imóveis, saberá o que é relevante? Existem alguns fatores que contribuem para a identificação e criação de assuntos interessantes a serem abordados no seu blog ou página de fãs. Você sabe quais são eles? Vamos descobrir agora!

1- Identifique seu público


Para esse item, vou ilustrar os dois cenários mais comuns: quando não há seguidores e fãs e quando já existe uma base de seguidores e fãs.
No primeiro caso, o seu maior obstáculo será criar conteúdo para uma audiência que você ainda não conhece. Esse conteúdo deve gerar identificação e esclarecer dúvidas e questionamentos dos seus novos curtidores. Para conseguir esses curtidores de forma orgânica (gratuita), uma opção é ativar parceiros do mesmo segmento para ajudá-lo na divulgação do seu conteúdo e utilizar grupos nas redes sociais para aumentar o alcance das postagens.
Também é possível investir em recursos pagos que alcancem um público maior e de forma mais rápida, como o Facebook Ads. Ele possibilita direcionar tráfego para o site ou atrair fãs para uma fan page. Além disso, permite segmentar por localização, idade, gênero e interesses, construindo seu público de acordo com sua necessidade.
Para quem já possui fãs nas redes sociais as alternativas acima também são válidas, mas utilizar a própria base para divulgar o conteúdo é uma ótima escolha. Preparar posts no Facebook e no blog que possuam um apelo visual mais consistente, como imagens bem trabalhadas e vídeos interessantes, além de um texto que desperte a atenção, são alguns dos ingredientes que estimulam um fã a curtir e compartilhar. Caso você queira chamar atenção apenas para uma postagem especifica, o recurso pago de “promover post” do Facebook é uma boa saída.
Dica: Aposte na integração com outros canais sociais. Posso citar o Youtube, onde você consegue produzir vídeos curtos para despertar a curiosidade inicial do seu público-alvo.
2- Escreva o que for relevante e útil para o seu público
 
Algumas pessoas sempre fazem essa pergunta: afinal, o que é considerado um conteúdo de qualidade?  A resposta está diretamente ligada ao público que você deseja atingir. Além de ter qualidade, o público precisa se identificar com o seu conteúdo. Gaste o tempo que for necessário analisando quais são os assuntos e categorias em que você deve focar.  Esse é o primeiro passo para se produzir um conteúdo de qualidade.
Vale ressaltar que, quando falo de conteúdo, não me refiro somente a textos. Podemos trabalhar outros formatos de conteúdo: vídeos, áudios, ilustrações, animações usando recursos de edição mais elaborados, dentre outros.

3- A pesquisa é contínua


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Completando o primeiro item, para ter um conteúdo de relevância, primeiramente deve-se prestar atenção ao seu público-alvo. São eles que irão acompanhar o seu blog ou seus perfis nas redes sociais, então quem melhor para te dizer o que gostariam de ler? A ideia dos blogs ou redes sociais é ser colaborativa, ou seja, as pessoas podem opinar e te ajudar a construir um conteúdo melhor. Por que não perguntar a seus seguidores, por exemplo, os assuntos que gostariam de ver no seu blog?

4- Fale a mesma linguagem do seu público


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Agora você já sabe o básico para atrair seu público, porém, fica sempre a pergunta: qual é a linguagem que devo usar?
Primeiramente, entenda a linguagem do seu leitor. Uma forma interessante é entrar em grupos ou seguir pessoas da área e observar como se comunicam, além de acessar as páginas ou sites considerados referências por elas. Assim, você terá uma base do tipo de conteúdo e linguagem para se espelhar.
Para começar, um mito que deve ser questionado é sobre o texto curto e objetivo. Na web há espaço para textos longos. Varia conforme o assunto e o público em questão. Há públicos que não conseguem ler 140 caracteres, porém há outros, inclusive entre os mais jovens, que consomem textos longos e respondem nos comentários. Quanto a ser objetivo, tanto no texto longo como no curto, o importante é ter foco e não deixar o texto simples demais, independente do seu tamanho.
Dica: Pense bem no seu título e na sua chamada de texto. Esses são os elementos responsáveis por capturar a atenção do seu leitor. Seja objetivo e dê margem a curiosidade, assim ele continuará lendo seu texto.

5- Interação também é importante


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Você já foi respondido por uma marca nas redes sociais? Tenho certeza que já viu cases interessantes sobre o assunto. As pessoas gostam da atenção que recebem nas redes sociais. Invista algum tempo para conversar com seu público, respondendo comentários no seu blog ou página, emails com dúvidas, dentre outros canais que eles podem utilizar para falar com você. Muitas vezes, essas conversas são bastante produtivas e aumentam o círculo de pessoas influentes ao seu redor.
Então, corretor de imóveis, com um calendário editorial montado e pautado com conteúdos assertivos para o seu público, está na hora de produzir. Espero que tenha gostado desse artigo! Qualquer dúvida, coloque nos comentários abaixo e irei responder com todo prazer.