quinta-feira, 5 de junho de 2014

TODO CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE TER UM SITE E UM BLOG

TODO CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE TER UM SITE E UM BLOG

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis-site e blog
Se você é um corretor de imóveis e está lendo este artigo agora, precisa entender o quanto é necessário construir uma plataforma que converse com as pessoas e ao mesmo tempo venda algo para elas.
Não se trata de sair por aí oferecendo imóveis, e sim de apresentar os benefícios que estes imóveis irão trazer para quem decidir adquiri-los. A estratégia funciona como uma isca, onde a presa é atraída por algo que lhe chama atenção. Portanto, descubra o que desperta interesse em potenciais compradores e publique com intensidade em seu blog para ganhar a confiança deles.
“A ferramenta de marketing mais poderosa do mundo é um blog atraente integrado a um site bem projetado para vender produtos e serviços.”
Quando falo de um blog, estou falando de um ambiente aparentemente descompromissado com a venda direta, onde as pessoas acessam a fim de colher informações que lhes interessam. Contudo, este blog precisa deixar evidente o que você faz e o que você oferece. Desta forma, deixamos produtos e serviços à mostra para serem consumidos.
Gosto de fazer uma separação bem clara entre site e blog. Para mim, um site representa as páginas institucionais do seu negócio, assim como todas as páginas que contém seus serviços e seus produtos. Você pode perceber isso em meu próprio site, onde a página inicial representa tudo o que eu ofereço, porém, essas informações estão completamente integradas ao blog que você está acessando agora.
“A grande sacada é justamente integrar o site e o blog em uma só comunicação.”
O maior erro que o corretor de imóveis comete é achar que uma prateleira de produtos online vai resolver seus problemas. E para piorar a situação, incomoda as pessoas com o envio de spam por email e publicações extremamente comerciais nas redes sociais.
Se um corretor de imóveis não entender como se vende através da integração entre um blog e um site, vai colher os mesmos frutos amargos dos profissionais que possuem paixão, competência e dedicação, mas não conseguem converter esses valores em resultados expressivos através da internet.

Um exemplo para inspirar

Apesar de não se apresentar integrado a um site com setores institucionais, o blog “Casas Bacanas” consegue gerar excelentes resultados através da internet. Atualmente composto por 5 corretoras de imóveis com diversas formações paralelas, oferece um conteúdo de alto nível para quem procura por decoração, design, arquitetura, engenharia, paisagismo, etc.
Corretor de imóveis - casas bacanas 01
Um dos setores que geram diversas vendas está ligado à categoria “Imóveis”, onde elas publicam informações sobre todas as casas que vendem. O visitante, além de comprar os produtos do blog, também solicita indicações de diversos serviços, como por exemplo quais empresas trabalham com aplicação de cimento queimado e ladrilho hidráulico.
Confira outros diferenciais competitivos que fazem do blog “Casas Bacanas” uma referência em matéria de prospecção de clientes no mercado imobiliário:
1. As fotos são muito bem produzidas, tendo a devida preocupação com a composição da imagem e do ambiente na hora de fotografar;
2. Os títulos e as descrições são redigidos para conduzir o visitante a uma viagem emocional. Pode parecer besteira, mas faz toda a diferença;
3. O trabalho de divulgação feito no Facebook é uma verdadeira aula de persuasão. Uma das melhores linhas editoriais que já pude conferir;
4. O blog conseguiu se posicionar como referência em casas de alto padrão;
5. Várias empresas e profissionais fazem questão de interagir nas postagens para vender seus serviços especializados.
“Não tente vender tudo para todos. Posicione-se como referência em determinada categoria de imóveis.”
Quando decidi me tornar um consultor de marketing digital, eu sabia que ao me posicionar no mercado imobiliário me tornaria uma referência para muitos corretores de imóveis. Faça o mesmo e vai alcançar êxito em sua jornada na internet.

Transforme seu site em uma máquina de fazer contatos

Antes de um corretor de imóveis planejar seu site ou seu blog, ele precisa ter em mente quais devem ser as ações que os visitantes precisam realizar ao serem conduzidos para dentro de sua zona de influência.
No caso de um site imobiliário, a principal missão será fazer com que o visitante realize um contato através do telefone, email ou atendimento online. Portanto, tudo deve ser pensado para que isso aconteça com muita frequência.
“Pode parecer simples, mas fazer o visitante entrar em contato com você é uma verdadeira arte.”
Vamos analisar um caso específico para ajudar você a entender o que estou falando. Vejamos o exemplo dos links e botões para entrar em contato com um corretor de imóveis da “Solar Consultoria Imobiliária”. Perceba que para onde você navegar no site, um corretor virtual vai literalmente lhe perseguir. Clique nas imagens abaixo para visualizar melhor.
Corretor de imóveis - chamada para ação 01
Corretor de imóveis - chamada para ação 02
Corretor de imóveis - chamada para ação 03
Corretor de imóveis - chamada para ação 04
Contudo,  tome muito cuidado ao oferecer este tipo de atendimento em seu site, pois se falhar no momento que o visitante solicitar um corretor online, sua credibilidade pode ficar ameaçada. Ao invés disso, sugiro que troque a abordagem por uma solicitação de agendamento para não ter problemas.
“Você pode adaptar essa estratégia para induzir quem acessa seu site a agendar uma visita no imóvel desejado. O importante é sempre fomentar um contato de qualquer espécie.”
Queria continuar escrevendo sobre as diversas formas de construir um site imobiliário vendedor, porém, isso tornaria o artigo ainda mais longo e muito cansativo para você absorver as partes mais importantes.
Espero ter lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre a nobre arte de prospectar clientes através da internet. Não perca a oportunidade de ler este artigo e começar a construir uma bela carreira como corretor de imóveis digital.

CORRETOR DE IMÓVEIS, TENHA UM SMARTPHONE SEMPRE À MÃO

CORRETOR DE IMÓVEIS, TENHA UM SMARTPHONE SEMPRE À MÃO

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis-smartphone
Todo corretor de imóveis precisa eleger um smartphone como seu melhor amigo. Falo isso não só pela nova cultura que se propagou através da “Geração Y”, mas pela tecnologia que nos mostra um novo modelo para construir relacionamentos e gerar negócios.
Como membros de uma sociedade em constante transformação, precisamos nos adequar aos novos desafios que a cultura “mobile” nos impõe, cultura esta que interfere nos resultados que buscamos como profissionais do mercado imobiliário. Afinal de contas, estamos falando dos hábitos de um novo consumidor, um consumidor que vive conectado até mesmo enquanto dorme.
Faz-se necessário que o corretor de imóveis entenda a importância de um smartphone na vida das pessoas e de como ele pode potencializar seus próprios resultados através de um dispositivo móvel. Portanto, resolvi escrever este artigo para lhe mostrar as várias performances que um smartphone pode proporcionar em sua jornada digital.

Para gerar relacionamento

Sempre procuro fomentar diversas interações através das redes sociais e gosto muito de utilizar o Instagram para realizar esta tarefa com eficiência. Caso você não saiba, o Instagram é uma rede social onde as pessoas publicam fotos sobre sua vida pessoal e profissional. Contudo, isso só pode ser feito através de um dispositivo móvel conectado à internet, ou seja, através de um smartphone ou tablet.
“Como corretor de imóveis, uma boa estratégia é usar o Instagram para divulgar fotos de suas atividades diárias. Outra vantagem é poder compartilhar tais fotos em outras redes sociais, principalmente no Facebook.”
A grande jogada é usar o smartphone para dividir um pouco de sua intimidade com o público-alvo que deseja atingir. Essa intimidade pode ser pessoal ou profissional. Use o Instagram para ser esta fonte de interação e humanize a comunicação oriunda de sua atividade como corretor de imóveis.
Corretor de imóveis - Instagram
Pode parecer trivial o que estou dizendo, porém, muitas pessoas se sentem mais propensas a conversar quando percebem que existe alguém real do outro lado da tela, alguém que está dividindo com elas um pouco de sua rotina pessoal e profissional.
Vejamos como um você pode atuar postando fotos no Instagram e compartilhando em outras redes sociais:
1. Assim que chegar ao stand de vendas, publique uma foto descontraída e convide as pessoas a tomarem um café com você. Não se esqueça de colocar as informações de contato. Contudo, não exagere na quantidade de texto;
2. Publique periodicamente algumas fotos em outros ambientes de trabalho. Porém, tome cuidado em deixar a comunicação bastante leve. A intenção é mostrar o que você faz, sem vender absolutamente nada;
3. Toda vez que participar de algum evento, publique uma foto comentando sobre o acontecido. O objetivo será promover alguma informação que você acha relevante;
4. De vez em quando saia um pouco da atmosfera imobiliária e compartilhe sua vida pessoal. Poste fotos a respeito de sua família, seus hobbies e suas preferências. Mostre que você é um ser humano como outro qualquer;
5. Utilize marcações para gerar uma identidade com seu público-alvo. Por exemplo, eu uso muito a expressão #escrevaseufuturo;
6. Tome cuidado em manter a proporção 20/80, ou seja, 20% de conteúdo estritamente comercial e 80% de conteúdo voltado para relacionamento.
Não considere os itens acima como um modelo a ser seguido e sim como uma das muitas alternativas que você tem a seu favor para transformar qualquer smartphone em uma máquina de fazer amigos e de gerar negócios.

Para se manter em alerta constante

Eu sempre digo que a internet é uma loja que nunca fecha e que você precisa estar atento a tudo o que acontece por lá. Porém, somos seres humanos e torna-se praticamente impossível sabermos em tempo real quando algo bom ou ruim está acontecendo em nossa loja. Afinal de contas, o corretor de imóveis tem outras ocupações além de vender pela internet.
Para expressar melhor o que estou lhe dizendo, vou listar alguns alertas sonoros que recebo em meu smartphone:
1. Quando meu site está fora do ar;
2. Quando recebo uma solicitação de orçamento;
3. Quando alguém marca ou cita meu nome em alguma rede social;
4. Quando um novo conteúdo sobre o mercado imobiliário é indexado no Google Notícias;
5. Quando alguém comenta alguma postagem do meu blog;
6. Quando alguém se inscreve nos cursos online que eu ofereço;
7. Quando alguém assina minha newsletter;
8. Quando alguém envia uma mensagem inbox no Facebook;
9. Quando alguma newsletter que eu assino é disparada;
10. Quando alguém se inscreve em meu canal do YouTube ou comenta algum vídeo meu;
11. Quando alguém entra em contato comigo pelo WhatsApp.
“Fique sempre atento e não cometa o equívoco de saber o que está acontecendo somente depois que você se senta na frente de um computador. Até isso acontecer, já pode ser tarde demais.”
Eu posso continuar discorrendo sobre meus alertas e listar mais vinte itens relevantes, contudo, não é esse o objetivo do artigo. O importante é que você perceba o quanto é necessário monitorar remotamente tudo o que acontece em seu universo digital.

Para lhe ajudar em tarefas comerciais e administrativas

Como se já não bastasse tudo o que falei, um smartphone ainda pode oferecer mais recursos para o corretor de imóveis, principalmente através de alguns aplicativos que exercem funções comerciais e administrativas com alto desempenho.
Vou listar alguns deles:
1. Dropbox, Google Drive e SkyDrive – compartilham arquivos na nuvem e são perfeitos para disponibilizar documentos, imagens e apresentações. Tudo pode ser acessado remotamente de um smartphone ou tablet;
2. HP 12C (iOS) – transforma seu iPhone em uma calculadora financeira com as mesmas funções que uma calculadora de verdade;
3. Evernote – registra ideias, toma notas e organiza tarefas. Permite anotações com recursos de voz, imagem e texto. Tudo pode ser registrado ou acessado remotamente através de um smartphone ou tablet;
4. TeamViewer – permite que você acesse seu computador à distância;
5. Photoshop Express – edita com bastante qualidade todas as fotos tiradas em seu smartphone. Possui efeitos mais sofisticados para valorizar o imóvel que você pretende comercializar;
6. Pano – feito para tirar fotos panorâmicas dos imóveis. O resultado é surpreendente;
7. JotNot Pro – Funciona como um poderoso scanner de mão, basta tirar a foto, ajustar as dimensões e digitalizar. O documento gerado pode ser disponibilizado através do Google Drive, Evernote, Dropbox e email;
8. Bússolas – perfeitas para descobrir os pontos cardeais de cada lado do imóvel;
E agora? Ainda não está convencido que o smartphone é o seu melhor amigo?
Comece a usar esta poderosa ferramenta com inteligência e facilite sua vida para gerar mais negócios. Tenho certeza que não irá se arrepender dos resultados que irá colher.

VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS


VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS

por Marcel Sampaio
tipos-de-camera
Também mencionados em um artigo anterior do blog, corretor de imóveis, a fotografia e o vídeo são itens indispensáveis para o seu trabalho. Além de fotos, fazer vídeos pode ser também um diferencial na hora de mostrar um imóvel para o seu cliente.
Como prometido, vou me aprofundar no assunto e hoje trouxe três tipos de câmeras digitais, em seus diferentes formatos e qualidades. Vamos entender quais são as vantagens e desvantagens desses aparelhos.

1- Câmeras Digitais

Com a chegada das máquinas digitais, todo o processo para obter sua foto se tornou bem fácil, rápido e simples, sem a necessidade de revelação e compra de filmes fotográficos. Hoje quase todas as câmeras digitais são desenvolvidas para capturar fotos e vídeos em HD. Dependendo da câmera, a qualidade pode ser muito alta.
Outra vantagem dessas câmeras é o zoom óptico, que é de qualidade superior a de alguns smartphones. Enquanto a imagem dessas câmeras podem ser muito boas, infelizmente o áudio pode deixar a desejar. A maioria tem microfones com baixa qualidade e acabam limitando as aplicações desse tipo de câmera ao fazer um bom vídeo. Para o corretor, essa câmera pode ser levada a qualquer lugar pelo seu tamanho. Porém, ela não é garantia de bons vídeos, principalmente por conta do áudio. A dica é adquirir um gravador portátil para capturar o áudio e sincronizar com a imagem no seu vídeo na edição.

2- Filmadoras

É cada vez mais difícil ver filmadoras hoje em dia, e isso acontece por 2 principais motivos: câmeras digitais com vídeos de boa qualidade e os smartphones. Quase todas as câmeras digitais gravam vídeo, e dependendo da câmera, a qualidade pode ser bastante alta. Os smartphones modernos, como o iPhone, a linha Lumia da Nokia e alguns modelos mais avançados da Samsung também tem uma qualidade de vídeo bastante respeitável, o que acaba não compensando a compra deste aparelho. Mas para quem quer fazer um vídeo de excelente qualidade, uma filmadora ainda é uma boa opção.
Além da qualidade da imagem e de som, recursos como zoom óptico, entradas e saídas de áudio e controles manuais de exposição ajudam a conseguir um resultado melhor. Além disso, quando é necessário gravar algo por várias horas seguidas, como palestras ou apresentações, a filmadora é a melhor opção possível. Outro detalhe que parece irrelevante é a possibilidade de ligar a filmadora na tomada, o que não é possível fazer isso com câmeras digitais, por exemplo. Para uma produção mais elaborada, corretor, com certeza a filmadora é a melhor opção para o seu vídeo.

3- DSLRs

A DSLR é uma câmera que permite trocar e usar diferentes lentes. Ultimamente, estas câmeras são as preferidas do público, pois se tornaram um dos melhores dispositivos para gravar vídeos e fotografar. Trata-se realmente de um equipamento versátil.
Além da possibilidade de usar diferentes lentes, elas possuem sensores consideravelmente maiores que a maioria das outras câmeras. Como resultado, as imagens são melhores, principalmente com pouca luz. Outra característica de uma câmera DSLR é a pequena profundidade de campo, ou seja, é possível focar em pontos específicos da cena deixando todo o resto desfocado. Se você tiver habilidades fotográficas, uma DSLR não tem comparação. Apesar de terem excelente qualidade, elas são um pouco mais difíceis de operar, o que pede algumas horas de estudo ou cursos específicos para entender todo o seu funcionamento.
Porém, nem tudo é perfeito nas DSLRs, nas quais existem inúmeras desvantagens. A primeira delas é o microfone interno de baixa qualidade. Quem grava com DSLRs , normalmente utiliza aquela dica que dei anteriormente: utilizar um gravador externo e sincronizar áudio e vídeo na edição. Outro problema é que a maioria das DSLRs não gravam por horas seguidas, como uma filmadora.
Em resumo: essa câmera pode suprir bem a sua necessidade, corretor, pois além de ter uma ótima qualidade em fotos e vídeos, você também pode alternar com as lentes e fazer focos diferentes nas suas imagens. Apesar das desvantagens de aúdio e bateria, é uma opção bastante recomendada por quem possui e trabalha com uma dessas.

 Dicas Extras

Alguns acessórios podem otimizar o seu trabalho. O mercado possui alguns equipamentos que podem auxiliar o seu trabalho e deixá-los mais profissional.

1- Tripé

Quando estiver pronto para gastar com acessórios, o tripé deve ser sua primeira compra. Um vídeo gravado sem suporte é um enorme sinal de amadorismo, e deve ser evitado sempre que possível. Enquanto você não investe num tripé, use um apoio estável para manter a câmera parada ao invés de segurá-la enquanto grava a si mesmo. Se for realmente necessário filmar sem nenhum apoio, tente fazer movimentos mais leves e tenha sempre em mente que pequenos movimentos do seu corpo ou da sua mão podem tornar-se um estrago quando forem assistir na tela do computador.

2- Rebatedor

Rebatedores são grandes discos de tecido branco ou metalizado, que servem para rebater uma luz principal e ajudam a iluminar a cena de outro ângulo. Rebatedores são usados principalmente em locações externas, sendo nesse caso o Sol, a luz principal. Como a luz do Sol é muito intensa, um rebatedor pode ser usado facilmente como uma segunda fonte de luz, fazendo uma enorme diferença na iluminação da cena ( pode ser um equipamento para auxiliar fotos externas de uma casa).Além de serem baratos, rebatedores tendem a ser dobráveis, obviamente não consomem energia e são muito fáceis de carregar. Em vídeo, o mais comum é colocar o rebatedor no tripé para evitar que a luz fique se “movendo” durante a gravação.
Gostou das dicas corretor? Mande o seu feedback! Se você já trabalha com alguma dessas opções, me conte nos comentários. E se você tem algum dúvida sobre qualquer um dos produtos que falei aqui, estou aqui para esclarecê-las.

CORRETOR DE IMÓVEIS: YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE CONTEÚDO


CORRETOR DE IMÓVEIS: YOUTUBE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE CONTEÚDO

por Marcel Sampaio
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Nos últimos artigos, tenho falado bastante de ferramentas que podem facilitar a gravação e garantir a qualidade dos vídeos. Agora, corretor de imóveis, não adianta gravar e não mostrar o seu trabalho, certo? Hoje vim falar do Youtube, site que você já deve conhecer, mas quero ressaltar o seu potencial para gerar negócios. Listarei alguns pontos que podem ser cruciais na hora de se destacar no Youtube.

1- Crie algo interessante


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Não é fácil chamar a atenção das pessoas hoje em dia. Esteja preparado(a) para criar conteúdo que seja útil para elas e agregue valor à sua marca ou ao seu trabalho. Sendo assim, produza vídeos bem elaborados e com conteúdo interessante, fazendo com que as pessoas assistam até o final e ainda compartilhem com os amigos.
Você pode gravar os vídeos de forma diferente, utilizando outros cenários, promovendo entrevistas, utilizando recursos de edição que agreguem mais valor ao seu conteúdo. A intenção é fazer com que você e sua marca, produto ou serviço sejam lembrados a partir do conteúdo de qualidade que você está oferecendo.

2-  Valorize o tempo investido em você.


 
Estamos vivendo a era da economia de atenção. Além de produzir conteúdo interessante para prender a atenção do usuário, ele deve ser breve e de acordo com o objetivo do vídeo. Se você está apresentando um produto, construa um roteiro bem elaborado e mostre outras formas de encontrar mais informações sobre o mesmo.
É muito importante oferecer um link para inscrição. Pense que o usuário escolheu assistir seu vídeo dentre milhares que o Youtube possui e dentre outras diversas atividades que ele poderia estar fazendo. Ele reservou alguns minutos para assistir ao seu vídeo, então faça valer a pena e construa um elo permanente.

3- Saiba como o Youtube funciona.


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Aparecer no Youtube como um vídeo popular não é fácil. Então, compartilhe em seus canais, faça parcerias com blogueiros da sua área e invista em email marketing. Utilize seu site para colocar seu canal em destaque e chame seu usuário para se inscrever nele. Seu canal pode ser personalizado: capa, fundo, imagem de vídeo. Tudo isso faz com que ele se torne mais atrativo.
Quer acompanhar o sucesso dos seus vídeos?
O  número de visualizações de um vídeo é o parâmetro mais importante, mas existem outros que não devem ser esquecidos:
- Número de Assinantes: Ter um canal no Youtube com um número sempre crescente de usuários assinantes é o que todos querem. Mesmo que você faça um vídeo que se torne viral e traga uma enorme quantidade de pessoas para o seu canal, a estratégia que mais funciona nessa hora é consistência: produzir bom conteúdo e com regularidade. Isso fará as pessoas notarem seu compromisso com o assunto que as interessam.
Número de comentários: Usuários comentando são um excelente indicador de popularidade, e o Google sabe disso. Aborde novidades, temas contraditórios ou faça perguntas para engajar seus usuários nos comentários. Além disso, no Youtube tem a opção Gostei e Não Gostei, faça com que os seus espectadores optem sempre pela primeira opção.
- Assistir o vídeo por completo:  Pessoas costumam chamar atenção para os seus vídeos com nomes e imagens chocantes. Mas o Google está atento a isso: se muitas pessoas clicarem no seu vídeo, mas perceberem a armadilha e saírem antes dele terminar, seu vídeo será agressivamente penalizado no ranking.
Quer aprender mais? Então se inscreva em meu canal

Dica Extra

Como já havia mencionado, um bom áudio é essencial para um bom vídeo. Felizmente não é difícil de conseguir um som de ótima qualidade e impressionar seus espectadores. Leia os nossos artigos anteriores sobre vídeos e confira as dicas sobre como conseguir um bom áudio.

MARKETING IMOBILIÁRIO NA INTERNET: OS 4 PILARES DE UM SITE VENDEDOR

MARKETING IMOBILIÁRIO NA INTERNET: OS 4 PILARES DE UM SITE VENDEDOR

por Marcel Sampaio
4 pilares fundamentais de marketing imobiliário através de um site vendedor
marketing imobiliário não se resume a um escopo de ações promocionais para comercializar imóveis. Muito mais complexo que isso, exige uma postura profissional que se reflete em um planejamento estratégico consistente, revestido de muita inteligência digital e mensuração de resultados que não se aplicam somente no campo das vendas, mas também no valor de sua marca.
Do mesmo modo devemos planejar um site imobiliário, o qual não deve simplesmente se apresentar como uma vitrine estática de imóveis, onde grande parte dos visitantes entra e sai da plataforma sem interagir com sua marca, produto ou serviço. Está na hora de reformar a prateleira enferrujada e oferecer um diferencial competitivo.
Escute meu conselho: “desenvolver estratégias de marketing imobiliário deixou de ser uma batalha de produtos para se transformar em uma batalha de percepções”. Portanto, tomei a atitude de redigir este artigo para enquadrar o conceito em quatro vertentes que determinam um site vendedor.

1. Conteúdo

Trago para nossa reflexão as palavras de Conrado Adolpho no livro Os 8Ps do Marketing Digital: “o conteúdo de um site é o recheio do bolo. Sem ele, não há bolo que se sustente”. Para entendermos esta colocação, vou ilustrar uma situação real pela qual passei no final de 2009.
Eu estava determinado a praticar escaladas no Ceará para manter a forma e cultivar uma filosofia de vida em contato com a natureza. Mas antes de tomar qualquer decisão, resolvi pesquisar sobre escaladas no Google e acabei por comprar suplementos alimentares no site corpoperfeito.com.br.
Talvez você não perceba, mas existe uma bela estratégia de captação de clientes por detrás deste conteúdo, pois o texto desperta a percepção de que consumir suplementos alimentares vai melhorar o seu desempenho ao praticar escalada. E através de um botão, no topo da página, você entra na seção de suplementos e efetiva sua compra.
Fiz questão de ilustrar este case para você entender que o marketing imobiliáriopode agir da mesma forma, despertando nos visitantes o interesse em adquirir um imóvel pelas percepções geradas a partir do conteúdo que será publicado no site, seja em uma seção de artigos ou em um blog. A partir daí, você pode conduzir o visitante a entrar em contato com um corretor de plantão.

2. Forma

No Brasil, de modo muito mais acentuado do que em outros países, existe um modelo de percepção que deve ser levado em consideração: “site bonito e bem diagramado repassa profissionalismo”. Portanto, além de entregar conteúdo de qualidade para seu público-alvo, é necessário que este conteúdo se coadune com layouts bem planejados.
Tomando novamente como exemplo o site corpoperfeito.com.br, percebemos que o conteúdo é muito bom, mas a qualidade do layout deixa um pouco a desejar. Certamente, um fator que pode prejudicar a conversão de visitantes em clientes.
Em se tratando de forma, gosto muito de utilizar o site tecnisa.com.br como exemplo, pois apresenta um layout “clean” e ao mesmo tempo completo, respeitando as características da marca e destacando as informações mais relevantes para o consumidor. Sem dúvida, fatores que devem ser considerados para se conceber uma boa estratégia de marketing imobiliário através de um site.

3. Acessibilidade

Quando visitamos um site, a navegação dever ser simples e intuitiva, sem que haja a necessidade de esforço para realizar qualquer tipo de ação desejada. Um fundamento extremamente defendido por Steve Krug em seu livro Não me faça pensar. Por sinal, uma leitura que indico e recomendo como obrigatória antes de realizar qualquer planejamento de marketing imobiliário digital.
Para podermos tangibilizar o parágrafo anterior, sugiro que você analise junto comigo as imagens a seguir.
Na primeira imagem uma cozinha ampla e bonita é apresentada. Os armários e as gavetas são bem projetados e possuem um excelente padrão de qualidade. A mesa, juntamente com a pia, o fogão e as cadeiras, produz um contraste agradável no ambiente.
Em contrapartida, uma cozinha extremamente compacta é elucidada na outra imagem, onde uma distinta moça prepara seu desjejum manipulando um multiprocessador. E apesar de transparecer simplicidade, o projeto também possui um excelente padrão de qualidade.
Supondo que nunca tenhamos acessado qualquer uma das duas cozinhas, é fácil perceber que na primeira imagem levaremos muito mais tempo para achar um prato ou um copo. Ao passo que na segunda imagem isso se tornará simples e rápido.
Todo projeto de marketing imobiliário,voltado para a produção de um site, não pode fugir a esta regra: não faça o visitante pensar para encontrar o que precisa.

4. Comunicação entre as partes

Uma boa estratégia de marketing imobiliário digital deve sempre priorizar a constituição de uma plataforma de negócios online. Para isso acontecer, é necessário construir um site que concentre diversos tipos de comunicação com o cliente.
Neste ponto, o marketing imobiliário desenvolvido pela cyrela.com.br serve como um belo exemplo de excelência, pois reúne diversos tipos de atendimento em um só lugar.
Vejamos alguns deles:
Chat online com acionamento automático – quando o visitante fica alguns minutos sem realizar qualquer ação efetiva no site, a navegação é interrompida e uma chamada é ativada para consultar um corretor online;
Portal do cliente – o cliente tem acesso a todas as faturas, dados da obra, notícias da empresa e todas as informações sobre o empreendimento que comprou;
Relação com investidor – notícias sobre o mercado financeiro e ações da Cyrela na bolsa de valores;
Cadastro de interesse – preenchimento de formulário para receber novidades e lançamentos de acordo com necessidade específica;
Venda seu terreno – espaço dedicado à captação de terrenos.
Cyrela & Cia – setor reservado ao fechamento de parcerias perante corretores autônomos e imobiliárias;
Revista Cyrela – periódico com download gratuito em PDF;
Redes sociais – presenças nas principais redes sociais, atuando também como SAC 2.0.
Espero ter contribuído para você perceber que o marketing imobiliário mudou muito, exigindo um estudo elaborado das características que constituem uma máquina de geração de negócios através da internet.
Sugiro a leitura dos artigos: