quinta-feira, 5 de junho de 2014

20 SITES E ARTIGOS QUE TODO CORRETOR DE IMÓVEIS PRECISA CONHECER

20 SITES E ARTIGOS QUE TODO CORRETOR DE IMÓVEIS PRECISA CONHECER

por Marcel Sampaio
20 sites e artigos que o corretor de imóveis precisa conhecer
Se você é corretor de imóveis, deve ler este artigo com muita atenção e absorver todas as informações que ele vai trazer para você. Uma iniciativa que resolvi tomar para que os leitores do meu blog passem a se apoiar em gigantes e apliquem todo o conhecimento adquirido a partir da lista que irei apresentar.
Empreender no mercado imobiliário não é uma tarefa fácil e foi através destes mentores que pude alcançar pequenas conquistas e me tornar um profissional inovador, sem medo de novos desafios.
“Se você quer ir rápido, vá sozinho. Se você quer ir longe, apoie-se no ombro de gigantes.”
Faça bom proveito dos sites e dos artigos que vou apresentar nesta postagem, pois eles foram selecionados ao longo de vários anos atuando como profissional de marketing imobiliário digital.
Continue lendo para conhecer esses 20 sites e artigos essenciais para seu desenvolvimento como corretor de imóveis.

1. Guilherme Machado

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Dispensa comentários como corretor de imóveis competente no que faz. Com vasta experiência no mercado imobiliário, é atualmente uma das maiores referências quando buscamos por consultoria, coaching, cursos, palestras e treinamentos. Eu já tive a oportunidade de palestrar ao seu lado e aprendo muito com o trabalho que ele desenvolve.
Comentários: Ótimo post que retrata como escolher uma rede para interagir com clientes em potencial e de que forma devemos atuar para criar valor e satisfação na gestão dos relacionamentos.

2. Gustavo Zanotto

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Professor acadêmico de marketing digital e consultor respeitado entre as principais construtoras e incorporadoras do país. Um profissional do mais alto gabarito quando o assunto é marketing imobiliário na internet. Sem dúvida nenhuma, um evangelizador do mercado que precisa ser seguido. Além de tudo, um grande amigo e parceiro em cursos e palestras que ministro Brasil afora.
Comentários: Existem muitas maneiras de vender para um mercado altamente competitivo, basta saber qual o melhor sistema e qual a melhor ideia para vender o seu produto. Neste artigo, Gustavo Zanotto responde as principais dúvidas que ocorretor de imóveis possui quando pretende investir em marketing.

3. Marketing e Publicidade Imobiliária

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Gosto desse blog porque ele é gerenciado pelo Rony Meneses, um cara super antenado sobre tudo o que está acontecendo no mercado imobiliário. Além disso, ele possui uma presença fortíssima em quase todas as redes sociais. Um trabalho que demanda muita pesquisa e dedicação.
Comentários: Detalhes importantes que não podem ser esquecidos ao anunciar um imóvel na internet, entre eles com que frequência publicar, como destacar o imóvel, como produzir fotos, como descrever o empreendimento e como ativar contatos.

4. Guru do Corretor

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Como o próprio nome sugere, este blog é um imenso repositório de informações valiosas para o corretor de imóveis. Contudo, recomendo a seção “Ebooks”, onde diversos guias digitais são disponibilizados através de downloads gratuitos.
Comentários: Uma coletânea com 10 ebooks e materiais para download, onde você se cadastra e recebe todos os links que vão lhe auxiliar a conquistar novas vendas no mercado imobiliário.

5. Portal VGV

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Um blog extremamente profissional e comprometido com a qualidade de suas publicações. Sem dúvida alguma um dos melhores sites que figuram no mercado imobiliário, com destaque para seção “Artigos”, onde grandes profissionais publicam textos do mais elevado nível. Recomendo bastante que você passe por lá.
Comentários: Se quisermos evoluir dentro do mercado imobiliário, teremos que saber aproveitar ao máximo o que a internet pode nos dar ao promover nossos produtos. Mônica Kimura divulga um checklist que corretores e imobiliárias devem conferir quando anunciam um determinado imóvel na internet.

6. Edvaldo Corrêa

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Com formação em gestão empresarial, educação profissional e tecnologia da construção civil, Edvaldo Corrêa é referência quando procuramos informações sobre gestão de projetos, incorporação, estratégia, reputação digital e inteligência de mercado. Possui um blog muito conhecido e sempre está disposto a trocar ideias e opiniões.
Comentários: Uma coletânea de cinco textos esclarecendo todos os detalhes do orçamento de uma obra, ensinando os benefícios de se fazer uma boa análise orçamentária para melhorar o desempenho do seu empreendimento. Informações de primeira necessidade para quem é consultor e investidor no mercado imobiliário.

7. Marketing Imob

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Com um vasto arquivo de publicações, este blog condensa em um só lugar os mais diversos temas referentes ao mercado imobiliário. Abrange categorias que falam de praticamente tudo: entrevistas, marketing de relacionamento, trabalhos acadêmicos, planilhas, pesquisas, palestras, enfim, são mais de 40 categorias para você visitar.
Comentários: Uma análise muito bem feita sobre os erros que corretores e empresas cometem ao divulgar seus empreendimentos através da panfletagem. Mariana Ferronato explica como se deve agir em cada tipo de situação e como podemos panfletar com inteligência e eficiência.

8. Corretor Tech

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Um blog que faz o casamento perfeito entre o marketing e a tecnologia. Simplesmente adoro ler os artigos publicados por lá, pois sempre abrem minha mente para novas oportunidades de negócios com o uso da tecnologia aliada a uma estratégia bem definida. Não deixe de passar por lá e se abastecer de informações poderosas.
Comentários: Com os avanços da tecnologia, a necessidade de se usar documentos em papel é cada vez menor, podendo ser substituída por documentos digitais. E para atestar a veracidade destes documentos podemos utilizar as assinaturas digitais, um recurso inovador que faz uso da criptografia para assegurar certificações cartorais.

9. Digital Imob

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Uma agência digital que possui um blog com informações de primeira linha para quem deseja desenvolver boas estratégias de marketing digital no mercado imobiliário. O ambiente ideal para o corretor de imóveis conhecer mais a fundo o universo das estratégias na internet. Passe por lá e não vai se arrepender.
Comentários: Felipe Barbosa explica porque uma boa gestão de conteúdo na internet ajuda os corretores e as marcas a conseguirem visibilidade em um oceano de informações disponíveis. O artigo ensina como devemos fazer para ganhar a atenção do usuário e estabelecer uma presença digital sólida.

10. Rubens Menin

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Gosto muito da comunicação que Rubens Menin desenvolve na internet, pois como engenheiro e presidente da MRV Engenharia, ele publica artigos densos e muito bem escritos, dividindo suas avaliações e experiências com quem visita seu blog. Recomendo a categoria “Mercado Imobiliário”.
Comentários: Uma análise consistente sobre as principais mudanças sociais ocorridas no Brasil e como tais mudanças afetaram o mercado imobiliário como um todo. Rubens Menin aborda pontos cruciais, como a conjuntura internacional favorável, a distribuição de renda e o chamado “bônus demográfico”.


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20 sites que o corretor de imóveis precisa conhecer



11. Imob News

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Gosto deste blog porque suas análises são muito assertivas, o que demonstra conhecimento por parte de quem escreve para o site. Outro detalhe importante está no tema das publicações, sempre bem produzidas e adaptadas aos diversos momentos que o mercado imobiliário atravessa.
Comentários: A internet é hoje a principal fonte de pesquisa quando alguém procura por um imóvel, onde tudo funciona como se o consumidor tivesse à sua disposição um extenso e variado cardápio. Portanto, o corretor de imóveis precisa se destacar nesse cardápio para que seus produtos sejam achados a valorizados.

12. Portais Imobiliários

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Sempre leio os artigos publicados no blog do “Portais Imobiliários”. São postagens que discorrem bastante sobre os principais desafios que o corretor de imóveis precisa enfrentar para comercializar imóveis através da internet. Tenho plena certeza que este site vai lhe ajudar muito a melhorar seu desempenho online.
Comentários: Além de fazer amigos, procurar clientes se tornou algo comum nas redes sociais. Contudo, para isso acontecer é preciso agir de forma correta para não comprometer sua imagem e prejudicar suas vendas. O artigo acima nos esclarece como devemos atuar nas redes sociais para prospectar o interesse das pessoas certas.

13. Corretor em Foco

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Gosto deste blog porque ele não é focado somente em notícias e reflexões, mas em problemas reais enfrentados diariamente por diversos profissionais do mercado imobiliário. Recomendo que você acesse a categoria “Marketing”, pois existe muita informação de valor para ser consumida por lá.
Comentários: Todo e qualquer investimento precisa ser avaliado no quesito custo/benefício. Jaian Bahia escreveu um artigo super interessante sobre a otimização de um site imobiliário, elencando os três principais motivos para não deixarmos de investir em SEO: ganho de visitas, aumento das vendas e retorno sobre investimento.

14. Ricardo Amorim

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Quando todos discutiam sobre uma possível bolha imobiliária no Brasil, Ricardo Amorim escreveu um artigo e quebrou todos os mitos que permeavam esse assunto. Desde então, resolvi acompanhar suas publicações e fiquei muito satisfeito com o alto nível apresentado. Sugiro que você faça o mesmo.
Comentários: Entre os 53 países com os mercados imobiliários mais fortes do mundo, o Brasil teve em 2012 a maior alta de preços em relação aos imóveis residenciais. Todo mundo ficou preocupado com uma possível bolha, mas Ricardo Amorim acalmou todo mundo apresentando uma análise clara e bastante objetiva.

15. Reprint

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Indico este blog porque o corretor de imóveis também precisa explorar informações de valor para seu público alvo. Se você começar a divulgar alguns posts deste site nas redes sociais que participa, verá que muita gente será atraída pelo excelente conteúdo que ele apresenta. A oportunidade perfeita para construir relacionamentos e conseguir clientes.
Comentários: Nada mais oportuno do que falar de banheiros diferenciados e gerar muito engajamento em sua comunicação digital. Se você vende imóveis este é o tipo de conteúdo que deve publicar também. Experimente fazer isso e depois me conte seus resultados.

16. Exame – Mercado Imobiliário

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Considero a seção “Mercado Imobiliário” da revista Exame um dos melhores canais para nos mantermos antenados sobre as principais notícias, tendências e análises do setor imobiliário. Destaque para colunista Priscila Yazbek e seus artigos primorosos.
Comentários: Descubra o que valoriza um imóvel nas seguintes capitais: Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), Recife (PE) e Fortaleza (CE).

17. Infomoney – Imóveis e Mercado Imobiliário

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Outro canal que segue a mesma linha da revista Exame, trazendo informações de primeira qualidade sobre o mercado imobiliário. Se você realmente deseja ler bons artigos e obter uma boa base de informação sobre o setor, sugiro que absorva o bom conteúdo publicado neste site.
Comentários: O artigo defende que a mulher é mais detalhista e pensa o tempo todo na praticidade e funcionalidade do imóvel. Por outro lado os homens tendem a avaliar os aspectos financeiros, status e segurança, não dando tanta importância aos detalhes.

18. Hypeness

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O blog foi criado para divulgar conteúdo de qualidade sobre inovação, principalmente no que se refere a design, negócios, cultura, entretenimento e tecnologia. Possui textos curtos, imagens grandes e vídeos para ninguém perder tempo.
Comentários: Você já pensou no impacto que vai causar em seu público alvo ao divulgar este tipo de informação nas redes sociais que participa? Eu sempre uso as postagens deste blog em minha página de fãs do Facebook e consigo obter bons resultados.

19. Imobex

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O blog do Imobex é recheado de notícias e principalmente de dicas para aumentar o desempenho do corretor de imóveis dentro e fora de seu ambiente de trabalho. Possui uma seção de entrevistas, onde vários profissionais são convidados a discutir os assuntos mais relevantes do mercado imobiliário. Um diferencial em relação a outros portais que acompanho.
Comentários: Estudos apontam que o pico de produtividade dos trabalhadores ocorre por volta de 10h da manhã. Contudo, também se constata que estes mesmos trabalhadores tendem a sentir sono por volta das 14h, consequentemente perdendo o foco de suas tarefas essenciais. Portanto, é preciso realizar as tarefas mais importantes nos momentos em que o pico de produtividade ocorre.

20. Redimob

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Uma extensa comunidade de profissionais do mercado imobiliário, onde você cria seu perfil e constrói sua própria rede. Além disso, pode participar de fóruns, publicar artigos, pesquisar imóveis e fechar muitas parcerias. Costumo dizer que o Facebook e a comunidade Redimob são as maiores confrarias de corretores brasileiros que existe.
Comentários: Apesar de muitos profissionais republicarem textos de outros sites dentro da comunidade, é muito comum você efetuar seu login e encontrar diversos artigos interessantes, entre eles a publicação que ressalta a criatividade para gastar menos.

Conclusão

É muito provável que grandes nomes do mercado imobiliário tenham ficado de fora desta lista.
Se você conhece grandes mestres brasileiros que não foram citados aqui, por favor, compartilhe esta informação nos comentários desta postagem.
Para progredirmos em nosso trabalho é muito importante aprender com quem já chegou lá.

TODO CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE TER UM SITE E UM BLOG

TODO CORRETOR DE IMÓVEIS DEVE TER UM SITE E UM BLOG

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis-site e blog
Se você é um corretor de imóveis e está lendo este artigo agora, precisa entender o quanto é necessário construir uma plataforma que converse com as pessoas e ao mesmo tempo venda algo para elas.
Não se trata de sair por aí oferecendo imóveis, e sim de apresentar os benefícios que estes imóveis irão trazer para quem decidir adquiri-los. A estratégia funciona como uma isca, onde a presa é atraída por algo que lhe chama atenção. Portanto, descubra o que desperta interesse em potenciais compradores e publique com intensidade em seu blog para ganhar a confiança deles.
“A ferramenta de marketing mais poderosa do mundo é um blog atraente integrado a um site bem projetado para vender produtos e serviços.”
Quando falo de um blog, estou falando de um ambiente aparentemente descompromissado com a venda direta, onde as pessoas acessam a fim de colher informações que lhes interessam. Contudo, este blog precisa deixar evidente o que você faz e o que você oferece. Desta forma, deixamos produtos e serviços à mostra para serem consumidos.
Gosto de fazer uma separação bem clara entre site e blog. Para mim, um site representa as páginas institucionais do seu negócio, assim como todas as páginas que contém seus serviços e seus produtos. Você pode perceber isso em meu próprio site, onde a página inicial representa tudo o que eu ofereço, porém, essas informações estão completamente integradas ao blog que você está acessando agora.
“A grande sacada é justamente integrar o site e o blog em uma só comunicação.”
O maior erro que o corretor de imóveis comete é achar que uma prateleira de produtos online vai resolver seus problemas. E para piorar a situação, incomoda as pessoas com o envio de spam por email e publicações extremamente comerciais nas redes sociais.
Se um corretor de imóveis não entender como se vende através da integração entre um blog e um site, vai colher os mesmos frutos amargos dos profissionais que possuem paixão, competência e dedicação, mas não conseguem converter esses valores em resultados expressivos através da internet.

Um exemplo para inspirar

Apesar de não se apresentar integrado a um site com setores institucionais, o blog “Casas Bacanas” consegue gerar excelentes resultados através da internet. Atualmente composto por 5 corretoras de imóveis com diversas formações paralelas, oferece um conteúdo de alto nível para quem procura por decoração, design, arquitetura, engenharia, paisagismo, etc.
Corretor de imóveis - casas bacanas 01
Um dos setores que geram diversas vendas está ligado à categoria “Imóveis”, onde elas publicam informações sobre todas as casas que vendem. O visitante, além de comprar os produtos do blog, também solicita indicações de diversos serviços, como por exemplo quais empresas trabalham com aplicação de cimento queimado e ladrilho hidráulico.
Confira outros diferenciais competitivos que fazem do blog “Casas Bacanas” uma referência em matéria de prospecção de clientes no mercado imobiliário:
1. As fotos são muito bem produzidas, tendo a devida preocupação com a composição da imagem e do ambiente na hora de fotografar;
2. Os títulos e as descrições são redigidos para conduzir o visitante a uma viagem emocional. Pode parecer besteira, mas faz toda a diferença;
3. O trabalho de divulgação feito no Facebook é uma verdadeira aula de persuasão. Uma das melhores linhas editoriais que já pude conferir;
4. O blog conseguiu se posicionar como referência em casas de alto padrão;
5. Várias empresas e profissionais fazem questão de interagir nas postagens para vender seus serviços especializados.
“Não tente vender tudo para todos. Posicione-se como referência em determinada categoria de imóveis.”
Quando decidi me tornar um consultor de marketing digital, eu sabia que ao me posicionar no mercado imobiliário me tornaria uma referência para muitos corretores de imóveis. Faça o mesmo e vai alcançar êxito em sua jornada na internet.

Transforme seu site em uma máquina de fazer contatos

Antes de um corretor de imóveis planejar seu site ou seu blog, ele precisa ter em mente quais devem ser as ações que os visitantes precisam realizar ao serem conduzidos para dentro de sua zona de influência.
No caso de um site imobiliário, a principal missão será fazer com que o visitante realize um contato através do telefone, email ou atendimento online. Portanto, tudo deve ser pensado para que isso aconteça com muita frequência.
“Pode parecer simples, mas fazer o visitante entrar em contato com você é uma verdadeira arte.”
Vamos analisar um caso específico para ajudar você a entender o que estou falando. Vejamos o exemplo dos links e botões para entrar em contato com um corretor de imóveis da “Solar Consultoria Imobiliária”. Perceba que para onde você navegar no site, um corretor virtual vai literalmente lhe perseguir. Clique nas imagens abaixo para visualizar melhor.
Corretor de imóveis - chamada para ação 01
Corretor de imóveis - chamada para ação 02
Corretor de imóveis - chamada para ação 03
Corretor de imóveis - chamada para ação 04
Contudo,  tome muito cuidado ao oferecer este tipo de atendimento em seu site, pois se falhar no momento que o visitante solicitar um corretor online, sua credibilidade pode ficar ameaçada. Ao invés disso, sugiro que troque a abordagem por uma solicitação de agendamento para não ter problemas.
“Você pode adaptar essa estratégia para induzir quem acessa seu site a agendar uma visita no imóvel desejado. O importante é sempre fomentar um contato de qualquer espécie.”
Queria continuar escrevendo sobre as diversas formas de construir um site imobiliário vendedor, porém, isso tornaria o artigo ainda mais longo e muito cansativo para você absorver as partes mais importantes.
Espero ter lhe ajudado a compreender um pouco mais sobre a nobre arte de prospectar clientes através da internet. Não perca a oportunidade de ler este artigo e começar a construir uma bela carreira como corretor de imóveis digital.

CORRETOR DE IMÓVEIS, TENHA UM SMARTPHONE SEMPRE À MÃO

CORRETOR DE IMÓVEIS, TENHA UM SMARTPHONE SEMPRE À MÃO

por Marcel Sampaio
Corretor de imóveis-smartphone
Todo corretor de imóveis precisa eleger um smartphone como seu melhor amigo. Falo isso não só pela nova cultura que se propagou através da “Geração Y”, mas pela tecnologia que nos mostra um novo modelo para construir relacionamentos e gerar negócios.
Como membros de uma sociedade em constante transformação, precisamos nos adequar aos novos desafios que a cultura “mobile” nos impõe, cultura esta que interfere nos resultados que buscamos como profissionais do mercado imobiliário. Afinal de contas, estamos falando dos hábitos de um novo consumidor, um consumidor que vive conectado até mesmo enquanto dorme.
Faz-se necessário que o corretor de imóveis entenda a importância de um smartphone na vida das pessoas e de como ele pode potencializar seus próprios resultados através de um dispositivo móvel. Portanto, resolvi escrever este artigo para lhe mostrar as várias performances que um smartphone pode proporcionar em sua jornada digital.

Para gerar relacionamento

Sempre procuro fomentar diversas interações através das redes sociais e gosto muito de utilizar o Instagram para realizar esta tarefa com eficiência. Caso você não saiba, o Instagram é uma rede social onde as pessoas publicam fotos sobre sua vida pessoal e profissional. Contudo, isso só pode ser feito através de um dispositivo móvel conectado à internet, ou seja, através de um smartphone ou tablet.
“Como corretor de imóveis, uma boa estratégia é usar o Instagram para divulgar fotos de suas atividades diárias. Outra vantagem é poder compartilhar tais fotos em outras redes sociais, principalmente no Facebook.”
A grande jogada é usar o smartphone para dividir um pouco de sua intimidade com o público-alvo que deseja atingir. Essa intimidade pode ser pessoal ou profissional. Use o Instagram para ser esta fonte de interação e humanize a comunicação oriunda de sua atividade como corretor de imóveis.
Corretor de imóveis - Instagram
Pode parecer trivial o que estou dizendo, porém, muitas pessoas se sentem mais propensas a conversar quando percebem que existe alguém real do outro lado da tela, alguém que está dividindo com elas um pouco de sua rotina pessoal e profissional.
Vejamos como um você pode atuar postando fotos no Instagram e compartilhando em outras redes sociais:
1. Assim que chegar ao stand de vendas, publique uma foto descontraída e convide as pessoas a tomarem um café com você. Não se esqueça de colocar as informações de contato. Contudo, não exagere na quantidade de texto;
2. Publique periodicamente algumas fotos em outros ambientes de trabalho. Porém, tome cuidado em deixar a comunicação bastante leve. A intenção é mostrar o que você faz, sem vender absolutamente nada;
3. Toda vez que participar de algum evento, publique uma foto comentando sobre o acontecido. O objetivo será promover alguma informação que você acha relevante;
4. De vez em quando saia um pouco da atmosfera imobiliária e compartilhe sua vida pessoal. Poste fotos a respeito de sua família, seus hobbies e suas preferências. Mostre que você é um ser humano como outro qualquer;
5. Utilize marcações para gerar uma identidade com seu público-alvo. Por exemplo, eu uso muito a expressão #escrevaseufuturo;
6. Tome cuidado em manter a proporção 20/80, ou seja, 20% de conteúdo estritamente comercial e 80% de conteúdo voltado para relacionamento.
Não considere os itens acima como um modelo a ser seguido e sim como uma das muitas alternativas que você tem a seu favor para transformar qualquer smartphone em uma máquina de fazer amigos e de gerar negócios.

Para se manter em alerta constante

Eu sempre digo que a internet é uma loja que nunca fecha e que você precisa estar atento a tudo o que acontece por lá. Porém, somos seres humanos e torna-se praticamente impossível sabermos em tempo real quando algo bom ou ruim está acontecendo em nossa loja. Afinal de contas, o corretor de imóveis tem outras ocupações além de vender pela internet.
Para expressar melhor o que estou lhe dizendo, vou listar alguns alertas sonoros que recebo em meu smartphone:
1. Quando meu site está fora do ar;
2. Quando recebo uma solicitação de orçamento;
3. Quando alguém marca ou cita meu nome em alguma rede social;
4. Quando um novo conteúdo sobre o mercado imobiliário é indexado no Google Notícias;
5. Quando alguém comenta alguma postagem do meu blog;
6. Quando alguém se inscreve nos cursos online que eu ofereço;
7. Quando alguém assina minha newsletter;
8. Quando alguém envia uma mensagem inbox no Facebook;
9. Quando alguma newsletter que eu assino é disparada;
10. Quando alguém se inscreve em meu canal do YouTube ou comenta algum vídeo meu;
11. Quando alguém entra em contato comigo pelo WhatsApp.
“Fique sempre atento e não cometa o equívoco de saber o que está acontecendo somente depois que você se senta na frente de um computador. Até isso acontecer, já pode ser tarde demais.”
Eu posso continuar discorrendo sobre meus alertas e listar mais vinte itens relevantes, contudo, não é esse o objetivo do artigo. O importante é que você perceba o quanto é necessário monitorar remotamente tudo o que acontece em seu universo digital.

Para lhe ajudar em tarefas comerciais e administrativas

Como se já não bastasse tudo o que falei, um smartphone ainda pode oferecer mais recursos para o corretor de imóveis, principalmente através de alguns aplicativos que exercem funções comerciais e administrativas com alto desempenho.
Vou listar alguns deles:
1. Dropbox, Google Drive e SkyDrive – compartilham arquivos na nuvem e são perfeitos para disponibilizar documentos, imagens e apresentações. Tudo pode ser acessado remotamente de um smartphone ou tablet;
2. HP 12C (iOS) – transforma seu iPhone em uma calculadora financeira com as mesmas funções que uma calculadora de verdade;
3. Evernote – registra ideias, toma notas e organiza tarefas. Permite anotações com recursos de voz, imagem e texto. Tudo pode ser registrado ou acessado remotamente através de um smartphone ou tablet;
4. TeamViewer – permite que você acesse seu computador à distância;
5. Photoshop Express – edita com bastante qualidade todas as fotos tiradas em seu smartphone. Possui efeitos mais sofisticados para valorizar o imóvel que você pretende comercializar;
6. Pano – feito para tirar fotos panorâmicas dos imóveis. O resultado é surpreendente;
7. JotNot Pro – Funciona como um poderoso scanner de mão, basta tirar a foto, ajustar as dimensões e digitalizar. O documento gerado pode ser disponibilizado através do Google Drive, Evernote, Dropbox e email;
8. Bússolas – perfeitas para descobrir os pontos cardeais de cada lado do imóvel;
E agora? Ainda não está convencido que o smartphone é o seu melhor amigo?
Comece a usar esta poderosa ferramenta com inteligência e facilite sua vida para gerar mais negócios. Tenho certeza que não irá se arrepender dos resultados que irá colher.

VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS


VÍDEO E FOTOGRAFIA PARA O CORRETOR DE IMÓVEIS: TIPOS DE CÂMERAS

por Marcel Sampaio
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Também mencionados em um artigo anterior do blog, corretor de imóveis, a fotografia e o vídeo são itens indispensáveis para o seu trabalho. Além de fotos, fazer vídeos pode ser também um diferencial na hora de mostrar um imóvel para o seu cliente.
Como prometido, vou me aprofundar no assunto e hoje trouxe três tipos de câmeras digitais, em seus diferentes formatos e qualidades. Vamos entender quais são as vantagens e desvantagens desses aparelhos.

1- Câmeras Digitais

Com a chegada das máquinas digitais, todo o processo para obter sua foto se tornou bem fácil, rápido e simples, sem a necessidade de revelação e compra de filmes fotográficos. Hoje quase todas as câmeras digitais são desenvolvidas para capturar fotos e vídeos em HD. Dependendo da câmera, a qualidade pode ser muito alta.
Outra vantagem dessas câmeras é o zoom óptico, que é de qualidade superior a de alguns smartphones. Enquanto a imagem dessas câmeras podem ser muito boas, infelizmente o áudio pode deixar a desejar. A maioria tem microfones com baixa qualidade e acabam limitando as aplicações desse tipo de câmera ao fazer um bom vídeo. Para o corretor, essa câmera pode ser levada a qualquer lugar pelo seu tamanho. Porém, ela não é garantia de bons vídeos, principalmente por conta do áudio. A dica é adquirir um gravador portátil para capturar o áudio e sincronizar com a imagem no seu vídeo na edição.

2- Filmadoras

É cada vez mais difícil ver filmadoras hoje em dia, e isso acontece por 2 principais motivos: câmeras digitais com vídeos de boa qualidade e os smartphones. Quase todas as câmeras digitais gravam vídeo, e dependendo da câmera, a qualidade pode ser bastante alta. Os smartphones modernos, como o iPhone, a linha Lumia da Nokia e alguns modelos mais avançados da Samsung também tem uma qualidade de vídeo bastante respeitável, o que acaba não compensando a compra deste aparelho. Mas para quem quer fazer um vídeo de excelente qualidade, uma filmadora ainda é uma boa opção.
Além da qualidade da imagem e de som, recursos como zoom óptico, entradas e saídas de áudio e controles manuais de exposição ajudam a conseguir um resultado melhor. Além disso, quando é necessário gravar algo por várias horas seguidas, como palestras ou apresentações, a filmadora é a melhor opção possível. Outro detalhe que parece irrelevante é a possibilidade de ligar a filmadora na tomada, o que não é possível fazer isso com câmeras digitais, por exemplo. Para uma produção mais elaborada, corretor, com certeza a filmadora é a melhor opção para o seu vídeo.

3- DSLRs

A DSLR é uma câmera que permite trocar e usar diferentes lentes. Ultimamente, estas câmeras são as preferidas do público, pois se tornaram um dos melhores dispositivos para gravar vídeos e fotografar. Trata-se realmente de um equipamento versátil.
Além da possibilidade de usar diferentes lentes, elas possuem sensores consideravelmente maiores que a maioria das outras câmeras. Como resultado, as imagens são melhores, principalmente com pouca luz. Outra característica de uma câmera DSLR é a pequena profundidade de campo, ou seja, é possível focar em pontos específicos da cena deixando todo o resto desfocado. Se você tiver habilidades fotográficas, uma DSLR não tem comparação. Apesar de terem excelente qualidade, elas são um pouco mais difíceis de operar, o que pede algumas horas de estudo ou cursos específicos para entender todo o seu funcionamento.
Porém, nem tudo é perfeito nas DSLRs, nas quais existem inúmeras desvantagens. A primeira delas é o microfone interno de baixa qualidade. Quem grava com DSLRs , normalmente utiliza aquela dica que dei anteriormente: utilizar um gravador externo e sincronizar áudio e vídeo na edição. Outro problema é que a maioria das DSLRs não gravam por horas seguidas, como uma filmadora.
Em resumo: essa câmera pode suprir bem a sua necessidade, corretor, pois além de ter uma ótima qualidade em fotos e vídeos, você também pode alternar com as lentes e fazer focos diferentes nas suas imagens. Apesar das desvantagens de aúdio e bateria, é uma opção bastante recomendada por quem possui e trabalha com uma dessas.

 Dicas Extras

Alguns acessórios podem otimizar o seu trabalho. O mercado possui alguns equipamentos que podem auxiliar o seu trabalho e deixá-los mais profissional.

1- Tripé

Quando estiver pronto para gastar com acessórios, o tripé deve ser sua primeira compra. Um vídeo gravado sem suporte é um enorme sinal de amadorismo, e deve ser evitado sempre que possível. Enquanto você não investe num tripé, use um apoio estável para manter a câmera parada ao invés de segurá-la enquanto grava a si mesmo. Se for realmente necessário filmar sem nenhum apoio, tente fazer movimentos mais leves e tenha sempre em mente que pequenos movimentos do seu corpo ou da sua mão podem tornar-se um estrago quando forem assistir na tela do computador.

2- Rebatedor

Rebatedores são grandes discos de tecido branco ou metalizado, que servem para rebater uma luz principal e ajudam a iluminar a cena de outro ângulo. Rebatedores são usados principalmente em locações externas, sendo nesse caso o Sol, a luz principal. Como a luz do Sol é muito intensa, um rebatedor pode ser usado facilmente como uma segunda fonte de luz, fazendo uma enorme diferença na iluminação da cena ( pode ser um equipamento para auxiliar fotos externas de uma casa).Além de serem baratos, rebatedores tendem a ser dobráveis, obviamente não consomem energia e são muito fáceis de carregar. Em vídeo, o mais comum é colocar o rebatedor no tripé para evitar que a luz fique se “movendo” durante a gravação.
Gostou das dicas corretor? Mande o seu feedback! Se você já trabalha com alguma dessas opções, me conte nos comentários. E se você tem algum dúvida sobre qualquer um dos produtos que falei aqui, estou aqui para esclarecê-las.