terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ao invés de queixar-se, comece a erguer o queixo

Outubro 19, 2011

Eu queria dizer alguma coisa, mas era simplesmente impossível.
Raquel, uma colega do MBA, não parava de reclamar.
Durante vinte minutos ela me bombardeou com uma série de queixas. Ela reclamava de seu trabalho. Reclamava das novas normas da sua empresa. Reclamava da economia. E, acima de tudo, reclamava da falta de vendas.
Sinceramente não me recordo de ter dito isso, mas a Raquel gosta de me lembrar que, de repente, dei uma basta nas lamurias dela dizendo: “Raquel, Raquel, você pode fazer a gentileza de calar a boca?”
Então disse: “A questão é simples. Você tem uma escolha. Pode aceitar as novas normas de sua companhia, ir trabalhar com uma atitude positiva e decidir dar o seu melhor todos os dias OU pode achar um novo trabalho numa nova empresa. Mas seja qual for a sua decisão, pare de queixar-se pois isso não está lhe fazendo nada bem. Ou mude o seu trabalho ou mude a sua atitude sobre o trabalho.”
Com isso a conversa acabou e, naquele momento, pensei que a nossa amizade também, afinal Raquel deixou de me dirigir a palavra durante meses.
Foi aí que a encontrei numa festa e ela me contou que apesar de ter sido duro ouvir o que eu disse, ela decidira seguir o meu conselho. Ficou no trabalho, parou de queixar-se e começou a vender mais.
Três meses depois de mudar a sua atitude suas vendas subiram 30%.
Um ano mais tarde, suas vendas subiram 70%.
Todos na empresa em que trabalhava queriam saber como é que ela estava fazendo isso. Raquel, graciosa e honestamente, contou aos demais sobre a nossa conversa e, papo vai papo vem, acabei sendo convidado a fazer coaching de equipe junto ao time executivo, além de diversos group coachings na área de vendas da empresa.
E somente o outro dia, três anos depois de nossa conversa inicial, me encontrei com a Raquel novamente. Não falávamos há um bom tempo e estava curioso para saber como ela estava.
Ela me disse que durante os últimos dois anos as vendas dela continuaram a crescer. Ela foi promovida duas vezes e agora se encontrava no emprego dos seus sonhos: liderando uma divisão numa importante empresa varejista. Esse era o trabalho que ela sempre quis e agora está mais motivada e apaixonada pelo que faz do que jamais esteve na sua vida.
Em suma, a Raquel parou de queixar-se e começou a erguer o queixo na busca do seu sucesso!
E você ?
As queixas estão te sabotando? Estão sabotando o seu time?
Se você está desconfiando que as queixas estão comprometendo a sua carreira, saiba que entendo perfeitamente como está se sentindo. Eu costumava ser um queixoso profissional. Por isso é que sabia exatamente o que a Raquel precisava escutar. Afinal, estivera numa situação semelhante há 15 anos.
Mas aprendi que quando você para de se queixar e age positivamente, você acelera sua carreira em direção ao sucesso.
Por que você não tenta?
Para estas e outras habilidades, conte comigo.
Pablo

Nenhum comentário:

Postar um comentário