segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Como Ser Um Melhor Gestor

Aqui seguem habilidades e competências chave que ajudam qualquer um a ser um melhor gestor.

Cresce a Necessidade por Bons Gerentes

A necessidade por bons gerentes não está desaparecendo. Ao contrário, ela está se intensificando. É bem verdade que com organizações horizontais e times auto-suficientes se espalhando por aí e, ainda por cima, com redes e computadores pessoais disponibilizando informações com maior rapidez para mais e mais pessoas, a quantidade necessária de gerentes está diminuindo. Contudo, a necessidade de bons gerentes – pessoas que conseguem gerenciar a si mesmo e aos outros em ambientes de intenso stress – está aumentando.
Acredito que qualquer um pode ser um bom gestor. É uma habilidade tanto treinável quanto uma capacidade inata, é tanto uma ciência quanto uma arte. Aqui seguem alguns pontos que fazem de você um melhor gerente:
Como pessoa:

  • Tem confiança em si mesmo e em suas habilidades. Está feliz com quem você é, mas ainda assim continua aprendendo e se aprimorando mais e mais.
  • É ligeiramente extrovertido. Não precisa ser o centro da festa, mas também não pode ser um “mosca morta”. Gestão é uma habilidade interpessoal – não é um trabalho para alguém que não gosta de gente.
  • É honesto e direto. Seu sucesso depende consideravelmente da confiança dos demais.
  • É inclusivo e não excludente. Você traz os outros para aquilo que você faz. Não exclui os outros porque carecem de certos atributos.
  • Tem presença. Gerentes devem liderar. Líderes efetivos tem uma qualidade própria que faz com que as pessoas percebam quando eles entram numa sala.
No trabalho:

  • É consistente, mas não é rígido; Seguro, mas pode mudar de opinião. Toma decisões, mas facilmente aceita contribuições dos demais.
  • Tem algo de louco. Pensa fora da caixa. Tenta novas coisas e, se elas falham, admite o erro, mas não se desculpa por ter tentado.
  • Não tem medo de “fazer acontecer”. Faz planos e cronogramas e trabalha em prol dos mesmos.
  • É ágil e pode mudar planos rapidamente, mas não é volúvel.
  • Vê a informação como uma ferramenta a ser utilizada, não como poder a ser acumulado.
      Avalie-se vis-à-vis esta lista. Encontre os pontos em que pode melhorar e mexa-se! E, se optar por apoio externo, lembre-se que é disso que se trata o processo de coaching – ajudar novos líderes a trilharem seu caminho e líderes experientes a se aprimorarem.
Para estas e outras habilidades que fazem a diferença, conte comigo.
Pablo

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