quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Como saber se o cliente é exigente ou merece ser demitido?

O cliente bonzinho é o que toda empresa pensa ser o ideal, naqueles momentos em que a última coisa que você precisa é ser incomodado. Aquele cliente que nunca reclama, paga suas contas em dia, aceita atrasos da sua parte… Mas será mesmo que esse é o perfil ideal de clientes para o seu negócio?
Se o que a sua empresa procura é apenas fazer seu trabalho e pronto, sem uma visão do potencial de crescimento, é isso mesmo. Mas se sua empresa deseja crescer e está construindo melhorias a cada dia, o que realmente pode ser estimado como um desafio é aquele cliente considerado difícil.
Exige explicações sobre tarifas adicionais, cobra seus prazos, questiona se seu produto apresentar alguma falha, liga para a central de atendimento se o serviço dele sair do ar. Ao mesmo tempo, paga suas contas em dia, cede com agilidade informações que são necessárias para sua empresa sempre que necessário, dá liberdade para você executar seu trabalho da forma que julgar melhor… Enfim, cede e exige tudo como realmente deve ser.
É justamente esse cliente que irá impulsionar o crescimento da sua empresa, demandará o seu ritmo e determinará o nível de qualidade da sua prestação de serviço. Se sua empresa é séria, não há motivo para temer um cliente exigente. Afinal, exigir nunca será uma ameaça para empresas que garantem a qualidade em seu trabalho, não é?
Ele pode ser difícil de lidar porque é exigente, detalhista e técnico, o que é extremamente saudável. Um cliente tem todo direito de ser exigente com o produto ou serviço que compra, e não sair por aí abrindo a mão para qualquer vendedor.
Ele também pode estar passando por uma fase complicada. Preste atenção! Esses momentos de dificuldade temporária podem acontecer devido a falhas do seu atendimento, ou com problemas nos produtos e serviços que ele adquiriu da sua empresa. Saber identificar o erro em sua própria equipe também é um ponto muito importante.
Além dessas, ainda existe outro tipo de situação: pode acontecer de você fazer tudo certo, exatamente como seu cliente solicitou. Mesmo assim, ele reclama e pede inúmeras correções e alterações. Não se preocupe, seu cliente pode estar enfrentando problemas particulares, o que de uma forma ou outra podem interferir na vida profissional. Ou até mesmo ser chato por natureza… Nunca se sabe.
Identificar se seu cliente é exigente, está passando por uma fase complicada ou se ele só está chateando mesmo, vai do feeling de cada um.
Se você perceber que seu cliente é implicante mesmo, nem vale à pena continuar em frente. O tipo de cliente que sua empresa não precisa é aquele que suga sua energia e tempo, deixando seus funcionários exaustos e estressados. Falamos desse perfil em um post anterior. Esse sim, você pode demitir sem peso na consciência.
Aproveitem as dicas.
Equipe Blog LAMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário