segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Site vai discutir direitos de minoritários e governança

Daniele Camba | De São Paulo

A partir de agora, os acionistas minoritários terão onde manifestar suas opiniões e insatisfações. Na quinta-feira, estreou o site Transparência e Governança (www.transparenciaegovernanca.com.br), criado por Claudio Andrade e Marcos Duarte, sócios da Polo Capital, uma gestora de recursos de terceiros conhecida pelo seu ativismo junto às companhias abertas em questões polêmicas de relacionamento entre controladores e minoritários.

A Polo é bastante conhecida no mercado pelo seu embate com os controladores do Grupo Oi. Mas Andrade garante que o site não será um espaço reservado para a asset carioca falar de suas disputas, exclusivamente. "Esse será um espaço para debatermos a governança corporativa do mercado de capitais e não para as ideias e os interesses particulares da Polo e de seus investidores", diz Andrade.

Nesta fase inicial, o site tratará de leis e regulamentos sobre o mercado, casos recentes e importantes de disputa entre minoritários e controladores, além de discussões mais teóricas sobre questões polêmicas como fusões, incorporações, reorganizações societárias, entre outras. Também há espaço para comentários. "O site será absolutamente democrático, qualquer um poderá colocar suas opiniões, inclusive, os controladores que estiverem sendo alvo de questionamentos", afirma o sócio da Polo.

Segundo Andrade, a seleção do conteúdo será feita por um comitê formado principalmente por investidores, mas dos mais diversos perfis, e não apenas os ativistas, como são conhecidos aqueles com a mesma estratégia de atuação da Polo. O sócio da asset prefere não adiantar quem irá compor o comitê, uma vez que as pessoas ainda estão sendo convidadas.

O formato do site ainda está sendo definido. Uma das ideias é que haja uma seção para discussões ao vivo com convidados e um moderador, numa espécie de programa de auditório, podendo ter ainda a participação do público com perguntas e comentários. "Convidaremos profissionais e especialistas das mais diversas áreas do mercado de capitais para debater as principais questões do momento", diz Andrade.

Ele lembra que no Brasil ainda não existia um site nesses moldes, abordando as relações entre minoritários e controladores. Já internacionalmente, há um site parecido na Holanda, também criado por um investidor, mas com o objetivo de ser o canal de comunicação entre todos os investidores e as companhias abertas.

A Polo Capital foi fundada por Claudio Andrade e Marcos Duarte em 2002 e tem hoje sob gestão R$ 2,7 bilhões, distribuídos em oito fundos de investimentos, como consta no próprio site da asset carioca.

FOLHA DE S. PAULO

Nenhum comentário:

Postar um comentário