terça-feira, 18 de outubro de 2011

O poder da multidão (trecho)

As mídias sociais impuseram uma nova ordem nas empresas. Mais poderosos, os consumidores passaram a circular à vontade pelo mundo virtual, com a capacidade de influenciar a opinião pública e construir (ou destruir) a reputação de uma marca. Descubra como cair nas redes e mobilizar um universo de fãs para seu negócio

por Rafael Teixeira, com reportagem de Bruna Martins Fontes
Confira a seguir um trecho da reportagem de capa que pode ser lida na íntegra na edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios de outubro/2011, já nas bancas.
Assinantes têm acesso à íntegra no Leia mais no final da página.


Editora Globo
Os americanos Dusty Sorg, 29 anos, e Michael Donnely, 28 anos, tinham tempo de sobra para surfar na internet em meados de 2008. O Facebook ainda não colecionava tantos fãs e os dois curtiam passar o tempo pesquisando fan pages de empresas que já estavam na rede. Seu objetivo era criar uma página inédita sobre um produto de que eles gostavam muito. Até, eureca, descobrirem que ninguém havia feito ainda um perfil de seu refrigerante favorito. Selecionaram uma boa foto, escreveram um texto básico e o publicaram no mundo vir¬tual. Seis meses depois, a página tinha três milhões de fãs. Só perdia em popularidade para a do presidente recém-empossado dos Estados Unidos, Barack Obama. Um fenômeno que deixou os executivos da marca — nada menos que a Coca-Cola — de queixo caído. A empresa poderia simplesmente processar a dupla e tomar posse da fan page. Mas decidiu fazer melhor: levou os dois consumidores até sua sede, em Atlanta, e os convidou a discutir estratégias de atuação nas redes sociais. Três anos se passaram. Dusty e Michael até hoje participam de campanhas de marketing da Coca-Cola. A marca de refrigerante mais famosa do mundo se tornou também a página de produto mais popular do Facebook, com o assombroso recorde de 34 milhões de fãs.

De fato, faz muito pouco tempo que as empresas — até mesmo gigantes com recursos de sobra para investir em marketing — descobriram o poder das redes sociais e perceberam que o consumidor não está mais do outro lado do balcão. Agora, o poder de criação está com ele também, como bem explica o professor Venkat Ramaswamy, professor de marketing e sistemas de informação na Ross Business School, de Michigan: “Os clientes deixaram de ser coadjuvantes para se tornarem protagonistas. Estamos na era da cocriação e isso é muito bom”, disse ele, em entrevista exclusiva a Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Em um de seus milhares de posts no Twitter, Ramaswamy dá o recado para quem quer abrir ou manter um negócio com sucesso: “Construa e eles virão. Construa com eles — e eles já estarão lá”.

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