sexta-feira, 11 de novembro de 2011

4 Heróis do Atendimento ao Cliente.

As dificuldades não criam heróis, revelam. Os heróis do passado eram aqueles que faziam das tripas coração para salvar vidas, exércitos, castelos, princesas, o cachorro, enfim, alguma coisa.
Os heróis do presente são aqueles que fazem das tripas coração para salvar os clientes da indiferença, da apatia e do desprezo das próprias empresas em que trabalham.
Os heróis dos dias de hoje são os seres humanos que quebram as regras burras das empresas em que trabalham para resolver o problema do cliente.
Eu vou rankear agora uma série de situações onde eu poderia ter sido tratado com desprezo, apatia e indiferença, mas para a minha felicidade eu dei de cara com quatro heróis modernos que me salvaram dos meus problemas colocando os seus cargos na reta para me ajudar.
Todas as situações a seguir foram vividas pessoalmente por mim.
4o Herói. Atendente do Check-in da AZUL. Depois de 40 minutos de fila, chega a minha vez de ser atendido pelo atendente da AZUL no balcão de check-in da empresa no Aeroporto de Viracopos em pleno final de tarde tumultuado em Campinas.
"Meu senhor, a sua passagem está errada", disse a atendente, "mas não se preocupe, eu vou resolver. Espere aqui alguns instantes".
Para minha surpresa, a menina pula o balcão do check-in e sai correndo até a loja da AZUL que fica a 50 metros do local para resolver o meu problema. Alguns minutos depois a menina volta para o check-in com o meu problema resolvido.
Eu já perdi a conta do número de vezes que eu fui obrigado a fazer alguma correção na minha passagem na loja da empresa depois de ter passado um tempão na fila de embarque.
Em todas essas situações eu tive que sair da fila, ir até a loja, e depois voltar para a fila do check-in para ter o meu problema resolvido.
Essa foi a primeira vez que eu vi uma funcionária de companhia áerea sair do seu ritual de trabalho para resolver o meu problema.
3o Herói: Vendedor de uma Empresa Revendedora de produtos APPLE. Meses atrás eu comprei um sistema de armazenamento de dados de 1 terabyte nos EUA. Quando cheguei em São Paulo o bicho não funcionou. Eu fui então a uma loja revendedora de produtos da Apple no Brasil para tentar resolver o meu problema.
Na loja o sistema de armazenamento de dados funcionou sem problemas. O vendedor então me falou, "Meu Senhor, o produto está perfeito. Talvez seja alguma incompatibilidade do cabo do produto com a rede elétrica da sua casa".
"O quê???", disse incrédulo, "Você tem certeza disso???", eu achei a resposta do vendedor uma viagem, um completo absurdo, "Sim, eu acredito que o problema seja uma incompatibilidade do cabo com a energia elétrica da sua casa, mas eu tenho uma solução"; o vendedor foi então até uma prateleira da loja, pegou um cabo de força, e me deu. "Leva para a sua casa, testa esse cabo com o produto, e se funcionar, o senhor volta para pagar".
Incrível, certo?
Eu levei o cabo para casa, pluguei no produto, liguei, e não é que funcionou?
O problema era alguma incompatibilidade da corrente elétrica, sei lá, o cabo de força gringo tinha algo diferente dos padrões brasileiros "da minha casa".
Alguns dias depois eu voltei para a loja e efetuei o pagamento do cabo. Me sentindo na obrigação de retribuir o favor que o vendedor me fez, eu comprei outros dois produtos na mão dele.
2o Herói: Atendente da Loja da DryWash do Shopping Villa Lobos. As palestras da série HollywoodCEO que eu faço em São Paulo são um excelente momento para colocar a conversa em dia com alguém que não vejo há tempos. Eu sempre termino a palestra em algum restaurante do shopping com a conversa rolando solta até a meia-noite.
Em uma dessas investidas, eu esqueci que tinha deixado o carro para lavar no DryWash do shopping que fecha as 21:00hs. Quando me toquei do caso, já era 23:30 h, pensei, "dancei, vou ter que voltar para casa de taxi".
Ainda assim, para dar uma descarga na minha consciência, eu desci até o DryWash do shopping. Para a minha grande surpresa, a loja ainda estava aberta, o meu carro todo lindão, brilhante e solitário me aguardava, e o Zé atendente da loja me recebeu todo sorridente.
"Ué, você ainda está aqui?", perguntei.
"Sim, eu estou. Eu não gostaria de chegar na loja onde eu deixei o meu carro para lavar e dar de cara com a porta fechada. Eu não faço aos outros o que eu não gostaria que fizessem comigo, então decidi esperá-lo até a hora que fosse.
Eu nunca fechei a loja com um carro dentro e hoje não seria a primeira vez. Eu imaginei que você estivesse em alguma reunião incomunicável e impossibilitado de pegar o carro, então resolvi esperar. Mas olha, não diz para o meu chefe que eu fiquei até esse horário. Ele vai ficar bravo se souber que eu não fechei a loja no horário esperado".
Depois desse dia, eu passei a lavar o meu carro com o Zé da DryWash duas vezes por mês.
E agora, para a sua surpresa, o maior herói do dia trabalha em uma das empresas mais atacada nos Procoms, Reclame Aqui e outros sistemas de defesa do consumidor. Confira:
1o Herói: Atendente do Telemarketing da TIM. Doze meses atrás eu estava a caminho dos EUA quando resolvi ligar para a TIM para tirar algumas dúvidas sobre o uso do serviço de roaming e dados no exterior.
Depois de conversar uns trinta minutos com a atendente da TIM sobre as minhas necessidades e os serviços dos caras, na hora H da coisa toda, a ligação caiu.
Frustrado, eu pensei, "Caramba, eu vou ter que ligar de novo na TIM e começar a conversa do zero com outro cara".
Mas para a minha surpresa, antes de completar a ligação, o meu celular toca, e adivinha quem é?
A menina da TIM!
A menina da TIM me ligou. A menina da TIM retornou a ligação que havia caído!
A menina da TIM me li-gou!
A bichinha pegou o meu fone no cadastro e me ligou.
Caraca!
Eu pensei, "Caramba, grande idéia da TIM, permitir que as atendentes retornem as ligações para os clientes quando as ligações caem."
Engano meu, de lá para cá eu tive que resolver diferentes problemas com a TIM via celular e as ligações cairam e ninguém nunca me retornou.
Ou seja, a proatividade da atendente da TIM não era política da empresa.
A menina simplesmente se colocou no meu lugar, e resolveu quebrar as regras burras da corporação-sem-alma para resolver o problema do cliente.
Nunca mais encontrei outro soldadinho da TIM que tivesse o mesmo respeito pelo cliente que a tiazinha do roaming teve comigo meses atrás.
Uma pena.
O mundo do trabalho seria um lugar completamente diferente se as pessoas tratassem os outros como gostariam de ser tratados independente do que está escrito nas bíblias burras que comandam as empresas.
O que existe em comum entre esses quatro casos?
A atitude isolada, solitária e heróica de quatro cidadãos que decidiram fazer a coisa certa para servir ao cliente ao invés de seguir os livros obsoletos das empresas.
Eu não estou pedindo para você reinventar a roda, investir pesado em treinamento, criar processos absurdos para mapear a qualidade do atendimento ao cliente. Eu peço apenas que você permita que os seus funcionários pulem os balcões, emprestem os produtos da empresa, fiquem até depois do horário, e retornem as ligações.
Pode ser?
Com tanta empresa engessada por ai, com tantos manuais desatualizados, gerentes commodities e processos maçantes, a salvação da coisa toda está na mão individual das pessoas.
Existe uma luz no fim do túnel no mundo do atendimento ao cliente, e para a nossa felicidade ela não depende das empresas, mas dos indivíduos.

Cèsar M. Silveira
Fone: 11-7232.6780
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10 conselhos que os empreendedores devem ignorar

Saiba de quais palpites fugir na hora de abrir sua própria empresa

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Reunião
Pai, mãe, cunhado, amigos: quase todo mundo acredita que tem um conselho para fazer sua empresa faturar muito
São Paulo – O empreendedorismo não precisa nem deve ser uma atividade solitária. Quem quer abrir uma empresa, deve conversar com o máximo de pessoas possível. Isso ajuda a enxergar pontos de vista diferentes e até aprender um pouco com a experiência dos amigos e familiares.
O problema é que muita gente gosta de dar palpites aos novos empresários que podem ser ruins para o negócio. Os palpiteiros de plantão geralmente não conhecem sobre o seu mercado, nunca se arriscaram em uma empresa própria e podem até dar dicas que trazem problemas legais.
Marcio de Oliveira Santos Filho, especialista em empreendedorismo, associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio Brasil, e Reinaldo Messias, consultor do Sebrae/SP, sapontam alguns conselhos que os empreendedores costumam ouvir, mas devem ignorar.
1. "Atire para todos os lados”
As pequenas empresas, em especial durante o estágio inicial, precisam definir com clareza qual será seu foco de atuação. Tentar atingir vários públicos pode ser um desvio e prejudicar a rentabilidade do negócio. “Esse tipo de conselho é para tirar o empreendedor do foco e deve ser encarado como uma distração”, diz Filho. A sugestão do especialista é que os empreendedores tenham claro qual o foco central do negócio e fazer de tudo para alcançá-lo.
2. “Copie quem faz sucesso”
As compras coletivas são um bom exemplo de como correr para um mercado que está dando certo para alguns pode ser uma roubada. “As pessoas dizem que tem muita gente abrindo negócios deste tipo e ganhando dinheiro, o que não é garantia de sucesso”, explica Messias. O consultor alerta que os modismos podem ser perigosos e o investimento no negócio pode não dar retorno nenhum depois que a moda passar.
3. "Eu conheço um contador que pode te ajudar a pagar menos impostos"
O que parece uma vantagem pode se transformar em um pesadelo com o tempo. Por isso, fuja de conselhos para resolver as coisas com 'jeitinhos'. “Esqueça esse tipo de conselho na hora de abrir o seu negócio e faça tudo legalmente. Você não quer esse problema na hora de vender sua empresa”, explica o especialista. O melhor conselho é arrumar um bom contador e um advogado que saibam defender legalmente os interesses da sua empresa.


4. "Não perca tempo planejando”
Em negócios extremamente novos e inovadores, quando não há mercado para analisar e comparar, o planejamento pode atrasar o lançamento. Em empresas mais tradicionais, quando há centenas de concorrentes disputando o mercado, dispensar o planejamento pode ser muito perigoso. “Há uma chance 30% maior de sobreviver no mercado quando você planeja”, conta Messias, do Sebrae/SP.
5. "Faça isso e adicione aquilo também" Um dos principais conselhos de quem entende de negócios é pesquisar o mercado e focar em um público e produto específicos. Os aspirantes a conselheiros, por outro lado, incentivam os novos empresários a ampliarem cada vez mais o leque de atuação. “Os empreendedores devem dar preferência para desenvolver e testar os mercados passo-a-passo, sem querer abraçar o mundo. É impossível criar uma grande empresa da noite para o dia”, alerta Filho
6. “Prepare-se para não ganhar dinheiro no começo”
Depois de meses e meses no vermelho, o empreendedor costuma ouvir que negócio é assim mesmo e não dá dinheiro no começo. Os especialistas alertam que toda empresa tem um período de maturação, mas o empreendedor deve conhecer e agir se o retorno não vier no tempo esperado. “O empresário precisa ver como está a evolução das vendas frente ao que foi previsto para avaliar como o capital de giro está sendo consumido”, ensina Messias.


7. "Vou te apresentar um investidor com bastante dinheiro”
Conseguir um investimento para fazer o negócio andar não é uma tarefa simples. Mais do que os recursos financeiros, os empreendedores precisam escolher o investidor que pode ajudar o projeto a crescer, seja com gestão ou networking. “Verifique se os investidores indicados realmente podem agregar ao seu negócio”, explica o especialista em empreendedorismo.
8. “É melhor comprar à vista para garantir um bom preço”
Para muita gente, um desconto na compra à vista parece compensar. A dica dos especialistas é, sempre que possível, receber antes e pagar depois. “Assim, você consegue conciliar os prazos de compra e venda e garante o melhor fluxo no seu capital de giro”, explica Messias.
9. "Contrate alguém bom para tomar conta da empresa"
Há quem diga que os empresários não devem se preocupar em ficar 100% envolvido no negócio. Para Filho, este conselho é mais uma roubada. Se os proprietários não acompanham de perto o desenvolvimento da empresa, não podem medir como está o andamento do negócio.
“O empreendedor que não acompanha o seu próprio negócio de perto não tem a menor ideia de como funciona a empresa”, diz. É importante ter um gerente eficiente, mas estar envolvido ajuda a avaliar se seu posicionamento está adequado e se as pessoas contratadas são de confiança.

10. “Formalize a empresa depois que o negócio der certo”
A informalidade ainda é um dos principais problemas do empreendedorismo brasileiro. Apesar de programas que facilitam a formalização, alguns empresários esperam o negócio dar certo para abrir a empresa legalmente.
"Quando você formaliza a empresa, precisa começar a pagar impostos corretamente. Pode ser que sem as taxas o negócio dê resultado. Quando acrescentar a carga tributária, ele pode não sobreviver”, alerta o consultor do Sebrae/SP.

Cèsar M. Silveira
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10 dicas para aumentar e desbloquear a criatividade




Bloqueios criativos são bastante comuns na área em que trabalhamos, especialmente entre nós Publicitários / Designers. Eu posso dizer que realmente é um dos sentimentos mais deprimentes que você pode passar como Publicitário / Designer. A razão mais comum para esta sensação é quando comparamos nosso trabalho com um tão bom quanto, aquele pensamento "puts porque não pensei nisso", não que isto seja o motivo principal deste artigo, existem várias razões que podem levar ao bloqueio criativo, não queremos debater como surge este bloqueio, e sim para enriquecer o seu repertório criativo com algumas dicas que podem evitar ou desbloquear o tão temivel bloquei... Ok vamos direto as dicas.

1. Tenha sempre uma caderneta de bolso


Publicitários / Designers devem sempre ter uma caderneta para anotações, qualquer hora ou lugar pode propiciar uma boa idéia, geralmente pessoas de personalidade mais intuitiva e de sensibilidade aguçada tem maior facilidade para isto, mais tanto eles quanto qualquer pessoa, devem ter um rascunho de bolso, ela é a ferramenta essencial para nós que vivemos de boas idéias. Os rascunhos levam sua mente para fora das coisas e é assim que se começa o processo para fluir a criatividade, faça isto e você se surpreenderá.


2. Visite sites sobre design e publicidade




Visitar sites que tenham projetos criados por outras pessoas é uma excelente forma de ter inspiração. Os grandes criativos fazem isto, recomendamos que isto seja feito diariamente, reserve alguns minutos do dia-a-dia para isto, é interessante estar sempre atualizado com tendências de design, campanhas publicitárias e quando sobrar um tempo vá em galerias ou exposições de arte, concerteza você aprenderá muito mais no mundo real do que no digital.

3. A fugidinha funciona



Tente sair do seu ambiente de trabalho, sentado o dia todo só vai fazer você olhar as mesmas coisas repetidas vezes, ir na padaria e ver aquela gatinha de atendente é definitivamente um meio que irá beneficiá-lo ou vá lá fora e leve o cachorro para passear ou simplesmente dar um passeio sozinho, o ar puro e a natureza ao seu redor pode levar sua mente a ótimos momentos de inspiração e não se esqueça da caderneta de rascunho.

4. Nunca revele suas fontes


Você ficará surpreso com o quanto você pode tirar de inspiração em analisar as fontes de texto usadas em peças publicitárias, elas não são usadas apenas para dizer alguma coisa, elas também querem criar uma ligação com você, procure sempre ter a mão um banco de fontes separadas por categorias, faça o mesmo com vetores, texturas e gradientes.

5. Acredite em Deus e em você mesmo



Ao acreditar em si mesmo, você se transformará em um catalisador de olhares. Muitas outras capacidades serão importantes, afinal, o exemplo para quem está à sua volta, será você. Ter cuidado com o que diz e faz será fundamental. A segurança e a crença em si mesmo jamais podem ser abandonadas. É quase como aquele velho ensinamento popular: “se não acreditar em mim, quem acreditará?”. Ame-se ainda hoje e celebre com vontade as suas vitórias. Ter autoestima é ser capaz de prestar atenção em si próprio e se tiver dificuldades em acreditar em si próprio, precisa de um empurrão, uma religião cristã é uma ótima maneira de conseguir este empurrão, acreditar em Deus é acreditar que você pode e que você consegue tudo.

6. Valorize as coisas simples da vida


Não fique sentado em frente ao computador o dia todo, nosso conselho é ir com amigos ou familiares para um ou dois dias longe de tudo e todos, a mudança de cenário vai mudar seus padrões de pensamentos e algumas idéias podem surgir neste intervalo, isto é muito importante para dar um certo equilibrio em sua vida, consequentemente lhe dará bons resultados no trabalho.

7. Tome um cafézinho por dia


Ah esses vícios acadêmicos, rss.. por que tomar um cafezinho faz bem?

- Café e atenção: a falta de atenção numa aula, além de causar sonolência, prejudica o aprendizado. O consumo do café ativa o sistema de vigília e eleva a atenção para em torno de 90%

- Café e memória: o consumo regular de 4 xícaras de café pode aumentar a capacidade de atenção e de formação da memória.

- Café e depressão: o consumo de 4 xícaras de café diminui a incidência de depressão e suicídio na população, conforme estudo feito nos EUA em 128.934 pessoas no período de 10 anos.

- Café e tabagismo: estudos mostram que quando fumantes tomam pelo menos 4 xícaras de café de 50ml por dia o número de cigarros fumados cai pela metade.

- Café e álcool: o consumo diário de 4 xícaras de café de 50ml previne os efeitos negativos de 40g de álcool sobre o cérebro humano.

- Café e sexo: estudos nos EUA mostram que o interesse pelo sexo e pela atividade sexual é maior entre as pessoas que bebem diariamente café.

Fonte: SDB - Sociedade dos Dentistas do Brasil

8. Saia com seus amigos


Uma noite numa baladinha com os amigos pode trazer toda a inspiração que você precisa pro início da semana, que sempre tende a ser trash, diversão é uma estratégia 100% segura pra aproveitar a mente fora do trabalho, além de permitir relaxar e não pensar nos seus clientes.

9. Escute de Funk a Chico Buarque



Tente mudar seu gosto musical constantemente para algo diferente, algo que você não costuma ouvir, isto amplia seu repertório de adaptação e inteligência musical, analise os acordes, ritmos, sons e palavras, muita inspiração pode ser tirada a partir de uma simples letra ou batida.

10. Aprenda com Tutoriais da Net e Video-aulas do YouTube



Você pode pensar "Não quero seguir tutoriais e videos, quero aprender com minha própria inteligência", mas aprender novas técnicas é a única maneira de melhorar suas habilidades e criatividade. Seguir tutoriais e assistir video-aulas no youtube são ótimos e gratuitos meios de aprender a mecher em softwares como Illustrator, Photoshop, entre outros que se forem pagar ficaria o olho da cara, no mundo SEO ( Search Engine Optimization ) isto é muito comum e conhecido, falamos isto por experiências próprias, o mais interessante nisto é que se você o fizer, irá adicionar um toque pessoal ao seu aprendizado, e isto é extremamente importante para bons resultados.
Sua vez agora galera, alguma dica que gostariam de compartilhar?


Sucesso a todos!
Equipe Acervo Publicitário
@acervocriativo


Cèsar M. Silveira
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A irresponsável meritocracia‏

Usando a inteligência para o próprio bem, a elite é responsável por levar-nos para o abismo nos últimos anos

É COLUNISTA, ROSS, DOUTHAT, THE NEW YORK TIMES, É COLUNISTA, ROSS, DOUTHAT, THE NEW YORK TIMES - O Estado de S.Paulo
Esta é uma história sobre a promessa da América. Um menino cresce na zona rural de Illinois, neto de um agricultor que perdeu tudo na Grande Depressão. Ele frequenta a escola secundária da pequena cidade, depois cursa a universidade do Estado, onde é honrado com o título de membro Phi Beta Kappa (sociedade americana que congrega estudantes universitários que atingiram o mais alto nível nos estudos).

Ele cumpre seu serviço militar, obtém seu MBA e depois vai trabalhar num dos bancos regionais do Meio Oeste. Numa era diferente, ele talvez permanecesse ali durante todo o restante de sua carreira. Mas o jovem teve a sorte de viver nas décadas de 60 e 70, exatamente quando a elite branca, protestante e anglo-saxã estava se dissipando e as grandes instituições da Costa Leste abriam suas portas para pessoas lutadoras de todos os lugares. Assim, nosso menino de uma fazenda de Illinois prossegue ascendendo na carreira.
Ele muda para New Jersey e vai trabalhar no banco Goldman Sachs. Progride na carreira e se torna CEO da instituição e muitas vezes milionário. Entra na política, conquista um mandato no Senado e é eleito governador de New Jersey. Quando perde a disputa para sua reeleição como governador, retorna a Wall Street como diretor de uma empresa de serviços financeiros.
Neste momento você pode ter percebido que estou falando de Jon Corzine. Neste caso, provavelmente sabe também que esta história inspiradora teve um final infeliz - para New Jersey, que se deparou com um enorme desastre orçamentário quando Corzine deixou o cargo; para sua empresa de Wall Street, MF Global, que na semana passada pediu falência depois de perder US$ 600 milhões de clientes; e para o antigo menino da fazenda de Illinois, que renunciou na sexta-feira completamente desacreditado.
Mas essa súbita queda não torna a história de vida de Jon Corzine menos emblemática da nossa era da meritocracia. De fato, sua ascensão, irresponsabilidade e ruína são uma coisa só. Há décadas os EUA vêm abrindo caminho no sentido de privilegiar seus jovens mais brilhantes e determinados, selecionando os melhores e mais brilhantes jovens de Illinois, Mississippi e Montana e colocando-os em funções de poder em Manhattan e Washington. Ao promover os filhos de agricultores e porteiros, como também advogados e corretores de bolsas, criamos o que parecia ser a elite mais trabalhadora e capaz, com um alto QI de toda a história da humanidade.
Interesses. Mas nos últimos dez anos o que vimos foi esta mesma elite nos levar para o abismo - principalmente por usar sua inteligência para seu próprio bem. Nas aristocracias hereditárias, as debacles costumam surgir com a estupidez e a obstinação. Nas meritocracias, contudo, é a própria inteligência de nossos líderes que cria os piores desastres. Convencidos de que suas capacidades pessoais conseguem fazer frente a qualquer tarefa ou desafio, os meritocratas assumem riscos que as elites menos brilhantes jamais contemplariam.
Inevitavelmente, quanto maior o orgulho, maior o tombo. Robert McNamara e os meninos gênios da era do Vietnã achavam que conseguiram reduzir a guerra a uma ciência exata. Alan Greenspan e Robert Rubin pensavam ter feito o mesmo no tocante à economia global.
Para os arquitetos da Guerra do Iraque, o Exército americano libertaria o Oriente Médio das ciladas da História; os artífices da União Europeia acreditavam que uma moeda comum faria o mesmo no caso da Europa. E para Jon Corzine sua sagacidade o capacitava a transformar uma corretora de segundo escalão numa próxima Goldman Sachs, investindo muito, apostando muito e esperando pelas recompensas.
No lugar de meritocratas irresponsáveis, não precisamos de ignorantes incapazes, mas de líderes inteligentes que conhecem os próprios limites, pessoas experientes cujas vidas as ensinou o que é a prudência. Ainda necessitamos dos melhores e mais brilhantes, mas é preciso que eles, de alguma maneira, tenham aprendido ao longo da vida a ser mais humildes. / TRADUÇÃO DE TEREZINHA MARTINO

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Tarek Farahat: Liderança humilde e colaborativa nos negócios

Enviado por thaystateoka,
Estar perto dos funcionários e consumidores, manter a humildade e a esperança são itens que formam um bom líder
Em um mundo cada vez mais conectado, onde os negócios são pulverizados e diversificados de forma a chegar ao maior número de pessoas possível, a liderança eficiente das companhias é essencial para que seus inúmeros departamentos não percam o norte do caminho para seus objetivos.
Nessas circunstâncias, faz-se necessário a presença de um líder capaz de compreender os mercados e fazer com que sua equipe coloque em prática a missão definida pela empresa.
Tarek Farahat, presidente da Procter & Gamble Brasil e que atua como principal executivo da empresa no país desde 2006, abriu o último dia da HSM ExpoManagement 2011 falando sobre como consegue reunir esses atributos na liderança de uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo.
“Humildade é muito importante. Se você for humilde, você vai aprender. Se aprender, você vai contribuir. Ser humilde é pré-requisito para ser um bom líder”, disse Farahat, que também contou que prefere estar junto dos funcionários e consumidores do que fechado em uma sala de reuniões. “Aqueles que ficam sozinhos não podem ter impactos sobre os outros”, explica.
Farahat defende também que a liderança seja capaz de conhecer e participar das diversas etapas da construção de um negócio. “Muitas pessoas gostam de falar sobre estratégia em salas de conferência e em reuniões, mas os consumidores não veem estratégia. O que as pessoas vão ver é aquilo que você faz e o que você executa”.
Para o executivo, a colaboração é um fator importante e, por isso, o líder deve ser um exemplo para seus funcionários, não apenas na postura em relação aos negócios, mas também quando é preciso “colocar a mão na massa”.
“Você não pode pedir uma coisa que não está disposto a fazer. A disposição de executar é uma das chaves para ser um bom líder”, afirma.
Farahat destaca também a importância da ética, que começa com o planejamento dos objetivos, do estabelecimento de metas e da forma como a empresa faz sua comunicação.
“Todo mundo, em cada empresa, tem que atender aos níveis mais elevados de ética. Hoje em dia você pode perder sua reputação em cinco minutos”, alerta.
Farahat finalizou sua participação no evento dizendo que o líder precisa ter força para lidar com o inesperado e o imprevisível, e contou sobre sua postura à frente da P&G durante a crise econômica de 2008.
“Não aceitei nada com relação a essa crise e nosso negócio continuou a prosperar”, disse. A esperança não é uma estratégia de negócios, é uma atitude”, concluiu.
Portal HSM

Duas Maneiras de Identificar Futuras Tendências de Mercado‏

Todos os líderes querem saber quais tendências irão moldar o futuro dos diversos setores da indústria antes mesmo de acontecerem. Para identificar tais tendências antecipadamente, você não poderá se misturar aos “players” ligados aos principais acontecimentos do mercado. Interaja na periferia de sua indústria. Aqui estão duas formas de atuar:
Passe um tempo com clientes periféricos. Cada setor da indústria tem aqueles usuários que sabem ou até definem tendências. Procure estes consumidores. Dica: Eles são muitas vezes os mais jovens focados em tecnologias. Esteja conectado a eles e atento a suas percepções e insights.
Investigue empresas periféricas. Esteja sempre observando “startups” interessantes ou até mesmo empresas já estabelecidas que poderão a qualquer momento despontar no seu mercado. Não se limite apenas as tradicionais divisões e demarcações da indústria. Pesquise empresas com soluções semelhantes ou que estão resolvendo problemas semelhantes ao seu público alvo.
by Scott Anthony.
Exemplo de Tendências em mídias sociais

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Você tem paixão no que faz?





Você é um apaixonado pela vida, ou leva a vida do jeito que dar? Para sermos profissionais de sucesso, acima de tudo temos que ter paixão pelo que fazemos, é acordar todos os dias, e agradecer a Deus, por mais um dia de trabalho, é sempre ter o brilho nos olhos, é ser uma pessoa vibrante e que contagia as outras pessoas, é não ter medo de arriscar, é errar e tirar uma grande aprendizado daquele erro e dar a volta por cima, é ficar de pé , quando o vento está soprando contra.

Os apaixonados pela vida, pelo trabalho, pelas pessoas, estão sempre na frente, as pessoas frias, que não são movidas pela paixão tem medos delas, pois são ofuscadas pelos seus talentos e competências. Quando fazemos o que gostamos , tudo flui naturalmente, as idéias surgem, a criatividade aflora, quando nossos pensamentos estão congruentes com nossas atitudes, somos pessoas apaixonadas, pois fazemos o que pensamos e o que gostamos.

Hoje posso dizer que sou uma apaixonada pelo que faço, realmente me achei na psicologia e essa paixão só tende a crescer, cada vez mais que vou caminhando essa grande jornada. A primeira coisa que temos que fazer para conseguimos fazer o que temos paixão, é acreditar e acreditar, as vezes podemos ter grandes obstáculos, mas quando conseguimos o que queremos, a recompensa é esplêndida. Eu acreditei e acredito muito em mim, sou taxada de diferente, excêntrica, pois não penso e não deixo me corromper pela sociedade, acredito nos meus valores, mesmo todos sendo contra, mas pelo menos sou uma pessoa autentica e não cópia dos outros.

Se você não tem paixão pelo que faz, a hora de mudar é agora, pois você está desperdiçando tempo e energia, numa coisa que você não tem paixão e nem acredita, pois a Paixão é o que dá ritmo à vida, é que nos mantém vivos.

Como dizia Confucio "Encontre um trabalho que ame, e você nunca trabalhará um dia em sua vida"

14 Frases Motivacionais para Sucesso no Trabalho



A maioia das pessoas buscam sucesso profissional e pessoal, mas nem todas conseguem ou desistem no meio do caminho, pois não tem autoestima suficiente em acreditar que é capaz ou não encontrou a motivação necessária para não desistir e ir a luta.Por isso estou trazendo para vocês frases de grandes lideres e mestres que mudaram a história da humanidade não só com essas frases inspiradoras e sim com seus gestos e atitudes que fizeram a diferença

  • Começar bem: "Viva a cada dia como se a vida estivesse começando." (Johann Goethe, motivação para um dia melhor)


  • Perseverança: "Perseverança é o trabalho duro que você faz depois de ter se cansado de fazer o trabalho duro que você já fez." ( Newt Gingrich
  • Atitude correta:"Eu descobri que sempre tenho escolhas. E muitas vezes, trata-se apenas de uma escolha de atitude." (Judith M. Knowlton)
  • A vida, na prática: "A vida acadêmica é essencial para nos mostrar a base teórica da profissão que queremos seguir, mas somente na prática do dia-a-dia é que colocaremos a prova tudo aquilo que os mestres nos ensinaram e muitas vezes veremos que não era bem daquela maneira." (Luís Alves)
  • Tentar e tentar novamente: "Tentar e falhar é, pelo menos, aprender. Não chegar a tentar é sofrer a inestimável perda do que poderia ter sido." (Albino Teixeira)
  • Oportunidade e sorte: "Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade." (Elmer Letterman)
  • Motivação e sacrifício:"É impossível avaliar a força que possuímos sem medir o tamanho do obstáculo que podemos vencer, nem o valor de uma ação sem sabermos o sacrifício que ela comporta." (H. W. Beecher)
  • Quem sabe faz a hora:"Já dizia a canção, quem sabe faz a hora, não espera acontecer, assim é a felicidade, enquanto muitos esperam, outros a buscam, tenha em mente que você é senhor de seu destino." (Luis Alves - consultor e coaching)
  • Motivação no trabalho: "As pessoas que alcançam seu potencial pensam em aperfeiçoamento." (John Maxwell
  • A arte da guerra: "Deve-se utilizar a força do oponente a nosso favor." (Sun Tzu)
  • Motivação para o sucesso profissional: "Motivar é criar interesse pelo tema e vontade, esse ânimo e auto-ajuda vão nos ajudar a progredir em conhecimentos e nas tarefas profissionais." (Daniel Godri)
  • Motivação no trabalho: "O desempenho de uma empresa é baseado em soluções e problemas, se for um problema, tem solução! Se não tem solução, então não deve ser um problema. Não existe um caminho novo. O que existe de novo é o jeito de caminhar e é bom saber que a gente tropeça sempre nas pedras pequenas, porque as grandes a gente enxerga de longe, e saber administras essas situações é o que caracteriza um comportamento otimista e de prosperidade." (Autor Desconhecido)
  • "O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência".(Henry Ford)
  • É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.(Theodore Roosevelt)
Fonte:http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/frases-de-motivacao-motivacionais-motivadoras.php


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Barcelona: o segredo de um sucesso

A imbatível máquina de títulos do futebol internacional mostra que sua hegemonia começa na produção de novos talentos

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Por Pablo Cardona e Borja Lleó, Revista Administradores
Não é comum que um time de futebol concorrente de uma liga importante vença todas as seis competições que disputou em um ano. Mais incomum ainda é esse time conseguir tantos triunfos com um técnico e dez jogadores formados na própria equipe. Além de tudo, três desses jogadores foram finalistas do mais prestigiado prêmio individual do futebol mundial.
Sob qualquer ponto de vista, o Barcelona aprendeu a dominar a arte de vencer. Mas quais são os segredos desse sucesso? Como gerenciar tantos talentos? Seu modelo é sustentável? O que o clube precisa fazer para que sua filosofia e seu estilo de jogo imperem sobre os interesses individuais de cada jogador?
Garimpo
Nossa pesquisa aponta a origem desse sucesso para La Masía de Can Planes, uma antiga casa de fazenda por onde passaram mais de 500 jogadores nos últimos 30 anos. Oriol Tort, responsável pelo modelo de desenvolvimento de talentos do Barça, decidiu transformar o local numa residência para jovens promissores em 1979.
O objetivo desse projeto, pioneiro no futebol europeu, é desenvolver os jogadores como atletas e como pessoas. A preocupação é a de reunir jovens não só com talento para o esporte, mas com empenho em vencer e capacidade de trabalhar em equipe.
barcelona
Foto: divulgação

Para descobrir talentos, a direção da academia examina muito mais do que a capacidade física e técnica dos candidatos. Os sucessores de Tort citam os exemplos de Pep Guardiola e Carlos Puyol. Apesar de ser fisicamente fraco e lento, a inteligência de Guardiola era tão grande que superou outras considerações. Puyol, por sua vez, não parecia ser um jogador excepcional, mas seu empenho competitivo e ética de trabalho acabaram por ser decisivos.
Escolher os talentos certos é um fator-chave para o sucesso em qualquer organização. Mas como o Barça consegue atrair os melhores, ano após ano? Como consegue convencer as famílias de fora de Barcelona a deixarem seus filhos serem educados em uma escola longe de suas vistas e dos ambientes a que estão acostumados? Para isso, o prestígio de La Masía como a escola que ensina os melhores valores tem papel decisivo.
La Masía conseguiu tornar inseparáveis o desenvolvimento pessoal e a competência técnica. O preparo dos atletas se baseia em três dimensões: atlético-físico, intelectual e moral. O objetivo do clube é preparar pessoas excepcionais, com responsabilidade como alunos, hábitos saudáveis e satisfação com o tipo de vida que escolheram.
As demandas de uma carreira esportiva, as pressões diárias do trabalho em comum e a separação das famílias podem afetar a forma como esses jovens promissores se comportam. Andrés Iniesta lembra o dia em que chegou a La Masía, aos 12 anos: "Parecia que o mundo estava acabando, outra vida começando, e o impacto foi forte". Por isso, o apoio de professores, psicólogos e outros profissionais é essencial.
O plano de desenvolvimento é simples: os treinamentos são totalmente compatíveis com o ensino acadêmico e espera-se que os alunos consigam o melhor nos estudos. Jovens que chegam de outros países merecem atenção especial. A equipe de ensino também oferece acompanhamento pessoal para ajudar os membros do grupo a planejarem suas carreiras.
Hora do jogo
No campo, os jogadores precisam adaptar-se à filosofia do clube: jogar de forma técnica e atraente. Têm que entender os princípios do sistema da equipe para serem capazes de se integrar rapidamente quando chegar a hora. Nos grupos inferiores, todos jogam o mesmo número de minutos, o que permite o amadurecimento com êxito. O espírito de competição vai sendo injetado pouco a pouco.
José Ramón Alexanco, ex-diretor-técnico das equipes jovens do Barça, explicou que alguns jogadores com grande potencial, como Bojan Krkic, podem subir mais rapidamente do que os outros. A equipe técnica do time analisa com cuidado essas decisões, pois um engano pode abalar a autoestima dos jovens e, consequentemente, seu progresso.
Um momento particularmente delicado ocorre quando os jogadores entram na categoria juvenil. Só os melhores, aqueles que têm realmente potencial para chegar ao time titular, são escolhidos. É também nesse momento que os preteridos são liberados de seus compromissos com o clube, o que sempre leva a atrativas propostas de outros times espanhóis e estrangeiros. Então, como reter os talentos? Alexanco explica: "É aí que entram em cena os valores do Barça".
Os jovens jogadores sabem que o clube tem confiança neles e acreditam que podem chegar ao time titular. Por isso, os astros em formação estão mais dispostos a colocar suas perspectivas de carreira à frente de um salário maior em outro clube. Do ponto de vista do time, esse comprometimento é essencial. Procurar reter a qualquer preço atletas que podem mais tarde sair do clube representa assumir riscos muito altos – além do perigo de grandes prejuízos financeiros.
O século 21 trouxe a necessidade de se adotar um sistema com foco mais global em La Masía. Para recrutar talentos na América Latina, o clube resolveu abrir uma academia semelhante na Argentina, em 2007. Essa iniciativa ampliou a base de jogadores da organização e aumentou o valor de marca do Barça. A formação de um novo centro de treinamento, a Cidade dos Esportes, em Sant Joan Despí, ofereceu uma residência mais moderna aos jovens jogadores. Lá, eles recebem o máximo de cuidado e atenção, e suas rotinas de treinamento nunca são afetadas por atividades da equipe profissional.
A academia é um projeto ambicioso e pioneiro, destinado a permitir que o clube permaneça como o mais efetivo produtor de novos talentos para o futebol do mundo, garantindo que Messi, Xavi e Iniesta tenham seguidores à altura.
Pablo Cardona - é professor de Gestão de Pessoas nas Organizações do IESE Business School (Espanha).
Borja Lleó - é assistente de pesquisas da mesma instituição. O IESE está entre as dez melhores escolas de negócios do mundo.

Novos condomínios vêm com pistas para aeronaves

ANA PAULA CAMPOS
PARA A FOLHA
Uma pista para as aeronaves de um lado. Uma rua para os carros do outro. Uma casa ao centro.
Assim são alguns dos "condomínios aeronáuticos", residenciais que possuem pistas para aeronaves e que estão em ascendência no Brasil, principalmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.
Com lançamento previsto para o começo de 2012, o Fly Villa Resort, condomínio aeronáutico da incorporadora MPA na região do lago de Furnas (MG), contará com 1,4 km de pista de pouso e decolagem para jatos.
Divulgação
Projeto 3D do Fly Ville, em Governador Celso Ramos (SC), onde se pretende construir um hangar dentro do terreno ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Projeto 3D do Fly Ville, em Governador Celso Ramos (SC), onde se pretende construir um hangar dentro do terreno
Terá também uma pista secundária, que interliga a pista principal ao terreno residencial.
Conhecida como taxiway, essa pista permite que a aeronave seja estacionada no terreno da casa.
O custo médio do lote é de R$ 2 milhões, sendo que eles medem em média 4 mil m² e o preço do m² é R$ 500.
Na cidade de Governador Celso Ramos (SC), está sendo construído o condomínio Fly Ville, que pretende oferecer duas possibilidades de estacionamento para as aeronaves, com 78 hangares separados das casas e 281 terrenos residenciais com espaço para construir uma "hangar-garagem".
Pessoas que têm a aviação como um hobby ou como uma necessidade de trabalho são os interessados em morar nesse tipo de condomínio, explica o gerente comercial da construtora Locks, Pedro Meller.
Outra explicação para o crescimento desses empreendimentos é que "o bom momento da economia brasileira elevou a comercialização de aeronaves particulares", observa o diretor da MPA, Alexandre Elias Penido.
Segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), foram registradas 5.749 aeronaves privadas até setembro de 2011 - 438 a mais do que em 2010.
REGULAMENTAÇÃO
Um condomínio aeronáutico deve obedecer a condições mínimas de implantação para ser aprovado.
Segundo Meller, precisa ser regulamentado pela Anac, pela prefeitura da cidade e por órgãos relacionados à regulação do meio ambiente (secretarias estadual e municipal, além do Ibama).
O projeto do condomínio também deve ser submetido a uma audiência pública, na qual os moradores do município e qualquer ONG contra o desenvolvimento do empreendimento podem se manifestar.
Também é necessário que não haja vizinhos em uma área, no mínimo, 100 hectares, nem obstruções nas pontas da pista de pouso.
O tempo de aprovação pode passar de três anos, estima Meller.
No caso do condomínio Fly Ville, o projeto está em fase de análise pelo órgão estadual Fatma (Fundação do Meio Ambiente - SC) e pela Anac, segundo a prefeitura da cidade de Governador Celso Ramos (SC).

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quinta-feira, 10 de novembro de 2011

'QUEBRA-PAU' - Como um líder deve agir na crise.

Onde há duas ou mais pessoas certamente haverá conflito. No ambiente corporativo, em que as diferenças pessoais são acentuadas pela competitividade e pela obrigação de mostrar resultados, as desavenças são ainda mais comuns. É papel do líder gerenciar esses problemas a fim de não prejudicar o desempenho do grupo.
O primeiro passo é tentar evitar os conflitos. Quando uma pessoa depende do trabalho da outra para fazer o seu, atrasos ou tarefas mal realizadas serão estopins para briga. O chefe da equipe deve, portanto, estabelecer datas e metas claras. Outro ponto que causa discórdia é a diferença cultural e de comportamento entre as várias pessoas. Para evitar, é bom instituir regras de convivência que sejam boas para todos. Piadas preconceituosas, por exemplo, não podem ser toleradas no ambiente de trabalho, e quem violar a regra deve estar ciente de que sofrerá punição .

Porém, se o conflito já estiver estabelecido, o líder tem que fazer o seu melhor para tentar resolver a situação. O mais importante é manter a calma, falar em tom de voz normal e tomar cuidado com os comentários que podem ofender uma das partes envolvidas. Se o chefe adota uma postura agressiva, ele também acaba entrando na briga, quando na verdade deveria ser a pessoa que se mantém neutra.

É preciso ouvir ambas as partes e tentar entender os motivos de cada um. Com base nisso, o líder deve procurar uma resolução que seja boa para todos e, principalmente, para a empresa. Também é importante fazer com que as pessoas envolvidas no conflito entendam o ponto de vista do outro e, assim, entrem em um consenso.

Em casos muito extremos, em que a convivência dentro da equipe se torna insustentável, o chefe pode tentar remanejar as pessoas de modo que elas não tenham que trabalhar juntas todo dia. Mas nunca tomar partido de uma das partes, a não ser em situações-limite, como por exemplo, quando um funcionário ofende pessoalmente o outro.

Quanto mais cedo o conflito for percebido, melhor. Procrastinar a resolução de um problema só fará com que esse problema aumente e acabe envolvendo outras pessoas. Por isso, o líder deve estar sempre em contato direto com a equipe e aberto a ouvir reclamações. Só estando a par de tudo o que acontece ele poderá intervir a tempo.

Por fim, é necessário aproveitar essas situações para o crescimento. Conflitos são desgastantes, mas também são momentos de aprendizado. As divergências de opinião muitas vezes levam a uma solução que ninguém havia pensado antes. E mesmo quando há brigas por motivos pessoais, o conflito pode ser usado como exemplo para evitar discussões futuras.
Autor(a): http://www.rotaexecutiva.com.br/pagepersonnel
Divulgação: Camisa de Força by http://www.twitter.com/ozeiasrangel

1 comentários:


José Antoniodisse...
Realmente o grande desafio de um líder é sem duvidas a administração de conflitos. As divergências de pensamentos e comportamentos pessoais, independentemente se positivas ou negativas, serão sempre pertinentes aos ambientes corporativos. Portanto, é necessária uma preparação constante na busca de soluções praticas e efetivas.

5 Razões : Seu Cliente não importa Idade

POR Rohit BhargavaMon
Houve um tempo quando a idade usado para a matéria para os comerciantes. Gostaríamos de comprar mídia com base em faixas de idade presumida de audiências na esperança de que este pedaço de informação demográfica iria nos ajudar a atingir as pessoas certas. Na verdade, este é um dos mais tradições antiqüíssimas do planejamento de marketing. É também um dos mais estúpida do. A única coisa sobre a idade é que ele sempre foi usado como um proxy para os juros.
Se você soubesse que alguém era um macho entre as idades de 18-34, você poderia fazer uma suposição de que eles podem gostar de esportes, ou precisa de desodorante, ou beber cerveja.
O problema inerente a este modelo é que você está apenas tentando adivinhar a relevância - mas no momento este foi o melhor que você poderia fazer. Hoje, você pode fazer melhor. Online, as pessoas estão dizendo que eles estão interessados ​​pol Eles estão transmitindo os seus interesses. Suas atividades não são uma caixa preta escondida, eles estão em aberto. Então você não tem que adivinhar que um homem de 25 anos que está assistindo o futebol pode comer o seu pretzels - você pode usar a mídia social e escuta activa para encontrar a mãe de 41 anos de idade, que já contou às amigas os pretzels são sua comida favorita no mundo.
Oh, e pela maneira, você pode encontrar os cinco amigos que com ela partilhou também.
Este é o poder do ambiente on-line ea nova capacidade de segmentação. Comerciantes não precisam contar com a muleta da demografia idade por mais tempo. O problema é que a maioria dos sites e publicações venda de publicidade ainda dependem destes. Assim, a spots de TV, anúncios em revistas e banners on-line ainda estão sendo vendidos em grande parte por meio desses dados demográficos vazio, enquanto que os comerciantes precisam se preocupar é muito diferente.
Aqui estão algumas razões concretas demografia idade geralmente são um desperdício de tempo:
1.People estão mudando a idade e não viver a vida com base em estereótipos tradicionais para suas idades.2.A extremidade superior de um demográfica (34) geralmente não tem quase nada em comum com a extremidade inferior (18).não Devemos deixar de fora 3.Age influenciadores, compradores de presente, e outros para quem a mensagem pode ser relevante, mas não se encaixam os requisitos de idade porque não é o destinatário final do produto.4.Focusing da idade pode levá-lo longe de benefícios emocionais ou relevantes.5.People mentir sobre sua idade o tempo todo.
Então, se você deixar de lado a idade, o que importa mais? Relevância. Se você encontrar o direito de 25 anos de idade, que pensa como um adolescente, ou uma mãe de 36 anos de idade (que pode ser tecnicamente fora de sua idade demográfica), então isso é uma coisa boa. A única maneira de fazer isso é parar de pensar cegamente sobre dados demográficos idade e reorientação sobre os métodos de segmentação que realmente importa, como interesses, grupos de afinidade, localização.
Isso não significa que você pode esquecer alfaiataria sua mensagem para diferentes grupos e faixas etárias, mas o ponto é que você precisa pensar em seu público-alvo em termos de ação e de juros - e não agrupamentos criados artificialmente de idade.
Depois de fazer isso, os lugares que você comprar mídia vai começar a seguir suite. Eles vão vender publicidade com base no que as suas audiências e fazer o que eles dizem e não o que caixa suspensa eles escolheram como estavam tentando registrar hurridly de acesso a um site. Você tem o poder de exigir mais da inteligência dos lugares que você gastar seus dólares de marketing. Os comerciantes que fazê-lo serão os que fazem mais do que simplesmente preenchendo as colunas na planilha de medição mesmo ano após ano.
Como um bônus lado, eles serão os únicos que têm o seu mercado de trabalho muito melhor também.

5 dicas para encontrar emprego pelo Twitter (sem perder tempo

Apesar do crescimento do LinkedIn e Facebook, rede de microblogs ainda é uma das principais ferramentas de divulgação de oportunidades de carreira

Twitter, tela de laptop
Segundo pesquisa, 53% dos recrutadores usam Twitter para saber mais sobre candidatos
São Paulo – Já se foi o tempo em que o Twitter era a ferramenta predominante para saber, de um jeito rápido, tudo que estava acontecendo na web. Mas apesar da ofensiva do Facebook e LinkedIn, a rede de microblogs continua sendo um bom meio para não perder de vista uma boa oportunidade de carreira.

O problema é que, diante da multidão de tuítes despejados diariamente, também é quase uma arte ficar por dentro de todas as vagas que pintam por lá. Para que a chance de reviravolta da sua vida profissional não passe despercebida, EXAME.com selecionou algumas dicas básicas e aplicativos que podem facilitar a sua busca pelas melhores oportunidades.

1. Crie alertas
Disciplina é palavra de ordem no período de busca por um emprego. Isso significa que você terá que checar todas as listas e hashtags diariamente para não perder nenhuma oportunidade de vista.

Mas é possível economizar tempo (e energias) nesse processo. O aplicativo
Twilert é uma espécie de Google Alertas para Twitter. Em outros termos, você pode receber, diariamente, todos os tuítes referentes a determinado tema direto no seu e-mail. Simples, não?

2. Corra atrás da fonte
Mesmo assim, o comportamento básico de qualquer usuário no Twitter não deve ser subestimado. O simples ato de seguir é uma estratégia de ouro para quem está correndo atrás de uma nova oportunidade na carreira.
Agora, a regra só é eficaz se você aprende a seguir as pessoas/companhias certas. O primeiro passo para isso é fazer uma lista das companhias da sua área de atuação mais coerentes com seu perfil e objetivos profissionais.

Feito isso, é hora de segui-las no Twitter. Algumas, como a Vale, possui uma página na rede de microblogs dedicada apenas para divulgação de oportunidades de Carreira.

Depois, a dica é seguir as pessoas mais importantes da sua área de atuação que mantém um perfil no Twitter. Conectar-se com as páginas de consultorias de recrutamento e sites especializados também é uma boa opção.

3. Organize em listas
Para você não se perder em meio aos zilhões de novos contatos que você já tem, a estratégia é colocar tudo em listas. Basta clicar em “Listas”, depois em “Criar uma nova lista”. Nomeie a nova lista. Pronto. Agora, é só classificar cada um dos contatos que você segue.

4. Reforme seu perfil e comportamento
Segundo pesquisa divulgada hoje pela consultoria Reppler, o Twitter é a segunda rede social mais usada por recrutadores nos Estados Unidos. Lá, segundo o levantamento, 53% dos headhunters usam a rede social para checar informações sobre o candidato e buscar pistas sobre o perfil profissional em questão.

Diante disso, não é preciso nem justificar que seu perfil deve estar sob medida para receber os olhares clínicos de futuros recrutadores. Erros de português, palavras de baixo calão e (muito menos) críticas ao atual emprego devem ser limados de seus posts no Twitter.

No lugar, entram comentários sobre assuntos ligados a sua carreira ou que demonstrem características positivas sobre o seu perfil profissional.
Agora, não é necessário falar apenas de trabalho em seu Twitter – ainda mais se você não tiver uma página exclusiva para o ambiente profissional. Mostrar que sua visão de mundo vai além das quatro paredes da empresa também cai bem aos olhos do headhunter.

5. Não faça de si uma ilha
Manter-se atento aos tuítes de alguns perfis chave e interagir, de maneira inteligente, é uma excelente estratégia para fortalecer o networking e, quem sabe, conseguir uma oportunidade.

“Se eu posto um assunto no Twitter e alguém dá um ‘reply’ de uma maneira muito inteligente, não vou pedir para ele enviar o currículo para o RH. Eu mesmo vou querer receber o currículo dele”, diz Edney Souza, vice-presidente de publishers da Boo-box.

Atenção para excessos – tanto em quantidade quanto na qualidade de comentários.

6. Busque hashtags sem medo
Um bom meio para checar tudo o que foi postado no Twitter é utilizar o campo de busca da ferramenta. A dica parece óbvia. Mas rende resultados – caso você incorpore isso a sua rotina.
Para facilitar o processo, basta usar o recurso “salvar buscas”.