sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Tarek Farahat: Liderança humilde e colaborativa nos negócios

Enviado por thaystateoka,
Estar perto dos funcionários e consumidores, manter a humildade e a esperança são itens que formam um bom líder
Em um mundo cada vez mais conectado, onde os negócios são pulverizados e diversificados de forma a chegar ao maior número de pessoas possível, a liderança eficiente das companhias é essencial para que seus inúmeros departamentos não percam o norte do caminho para seus objetivos.
Nessas circunstâncias, faz-se necessário a presença de um líder capaz de compreender os mercados e fazer com que sua equipe coloque em prática a missão definida pela empresa.
Tarek Farahat, presidente da Procter & Gamble Brasil e que atua como principal executivo da empresa no país desde 2006, abriu o último dia da HSM ExpoManagement 2011 falando sobre como consegue reunir esses atributos na liderança de uma das maiores empresas de bens de consumo do mundo.
“Humildade é muito importante. Se você for humilde, você vai aprender. Se aprender, você vai contribuir. Ser humilde é pré-requisito para ser um bom líder”, disse Farahat, que também contou que prefere estar junto dos funcionários e consumidores do que fechado em uma sala de reuniões. “Aqueles que ficam sozinhos não podem ter impactos sobre os outros”, explica.
Farahat defende também que a liderança seja capaz de conhecer e participar das diversas etapas da construção de um negócio. “Muitas pessoas gostam de falar sobre estratégia em salas de conferência e em reuniões, mas os consumidores não veem estratégia. O que as pessoas vão ver é aquilo que você faz e o que você executa”.
Para o executivo, a colaboração é um fator importante e, por isso, o líder deve ser um exemplo para seus funcionários, não apenas na postura em relação aos negócios, mas também quando é preciso “colocar a mão na massa”.
“Você não pode pedir uma coisa que não está disposto a fazer. A disposição de executar é uma das chaves para ser um bom líder”, afirma.
Farahat destaca também a importância da ética, que começa com o planejamento dos objetivos, do estabelecimento de metas e da forma como a empresa faz sua comunicação.
“Todo mundo, em cada empresa, tem que atender aos níveis mais elevados de ética. Hoje em dia você pode perder sua reputação em cinco minutos”, alerta.
Farahat finalizou sua participação no evento dizendo que o líder precisa ter força para lidar com o inesperado e o imprevisível, e contou sobre sua postura à frente da P&G durante a crise econômica de 2008.
“Não aceitei nada com relação a essa crise e nosso negócio continuou a prosperar”, disse. A esperança não é uma estratégia de negócios, é uma atitude”, concluiu.
Portal HSM

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