quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Excelência e Aristóteles


Uma frase de Aristóteles merece destaque e reflexão:

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
A pergunta que não quer calar é: O que é excelência para você?
Excelência não é apenas fazer tudo com perfeição… (aliás, se continuarmos assim, primeiro excelência e depois perfeição, vamos filosofar sem fim); Excelência é um estado de ser e estar.
Como assim?
Você pode prestar um serviço de excelência e ao fazer um erro, voltou a ter um serviço comum. A propósito, quantas e quantas vezes temos esta sensação? Desenvolvemos um trabalho correto, bom, qualitativo durante anos e um erro – independente de quem errou – tudo vai por água abaixo.
Nosso grau de exigência está cada vez maior. Temos pessoas cada vez mais estressadas com este tipo de situação.
E o que isto tudo tem a ver com a frase de Aristóteles?
A excelência ali referida é diversa da excelência que o indivíduo cobra de si mesmo. Muitas vezes o indivíduo cobra de si um padrão de perfeição, e quase sempre, não permite-se errar. O perdão a si mesmo é um sentimento muito poderoso e faz verdadeiros milagres na maturidade emocional do ser humano.
Perdoar os erros abre caminho para analisá-los com profundidade e buscar soluções racionais e verdadeiras no futuro. Esconder os erros ou ter vergonha deles apenas afundará os mesmos dentro da consciência e nada fará para mudá-los ou melhorá-los.
Voltando a questão empresarial, temos que buscar a excelência nas rotinas do dia a dia. Não apenas em projetos de grande valor economico ou de muita importância. Nas tarefas diárias está o grande segredo.
Por que?
Porque tudo aquilo que fizemos praticamente “sem pensar” nos mostra quem somos na realidade. O trabalho que levou dois dias para ficar pronto pode ter ficado excelente. Agora aquele trabalho comum, rotineiro que se faz em 20 minutos é o paradigma da qualidade. Se fizemos um trabalho comum, sem nos preocuparmos com a excelência no dia a dia, não estamos preparados para um trabalho dito como especial.
Vamos iniciar a semana fazendo um trabalho melhor e mais elaborado?
Faça diferente para fazer a diferença.
Observe com atenção todas as suas tarefas diárias. Verifique a qualidade, raciocínio, dedicação e atenção a cada uma delas.
Faça da sua rotina o seu padrão de excelência.
Para tudo. Inclusive nos detalhes.
Inclusive no simples. Afinal, fazer o simples é que é complicado.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário