quinta-feira, 10 de novembro de 2011

As 50 lições de vida escritas por Regina Brett

Regina conta em seu site: “Um dia antes de eu completar 45 anos, escrevi uma coluna sobre as 45 lições que a vida me ensinou. Eu adicionei mais cinco lições quando eu completei 50 anos. Essa coluna é uma das mais populares que eu escrevi em meus 24 anos como jornalista. Esse ano, 2011, eu completo 54 anos.”
Por que ela precisa esclarecer sobre a idade? Simples, as lições da sua vida pessoal eram verdades universais, e ao serem publicadas no jornal onde é colunista, The Plain Dealer em Cleveland, Ohio, pessoas de todo o país se emocionaram e passaram adiante o texto.
Mas, uma delas, ao enviar por email, acrescentou que a coluna foi escrita por “Regina Brett, aos 90 anos"...
Esse email se tornou um viral, viajou o mundo todo e como explica a própria Regina, a transformou numa lenda urbana. A última vez que checou no Google havia 427.000 entradas sobre ela com 90 anos.
As pessoas se surpreendem com sua aparência “tão jovem”, e outras querem conhecê-la exatamente por ter 90 anos, como Bertie que escreveu: "Nós somos da mesma idade, exceto que nasci em 01 de novembro de 1918. Espero que algum dia possamos ouvir um ao outro. Não é maravilhoso que ambos tenhamos chegado aos 90? Carinhosamente, Bertie”
A gente nunca sabe o que uma informação errada pode provocar...
Regina conta que na noite antes do seu aniversário de 45 anos, não conseguia dormir. Ela se sentia tão grata por chegar aos 45... Duas das suas tias morreram de câncer de mama antes dos 45. Ela teve câncer de mama aos 41 anos, por isso se sentia com sorte de começar a envelhecer.
Nessa noite começou a pensar sobre tudo que a vida tinha lhe ensinado, nos seus altos e baixos, nas voltas e mais voltas, nos desvios, e entãominha alma transbordou e as idéias fluíram. Minha caneta simplesmente deslizou e escreveu as palavras no papel. Eu digitei e transformei em uma coluna de jornal, uma lista das 45 lições que a vida me ensinou.”
No seu livro Deus Nunca Pisca, ela descreve que: “arrumou confusão com as freiras quando tinha menos de 6 anos, era uma alma perdida que bebeu demais aos 16 anos, uma mãe solteira aos 21 anos, uma graduanda da faculdade com 30, uma mãe de mãe solteira de 18 anos, e, finalmente, uma mulher de 40 anos, casada com um homem que me tratou como uma rainha.

Então eu soube que tinha câncer aos 41 anos. Levou um ano para combatê-lo, e mais um ano para me recuperar da luta.”

Aos 45 escreveu sua primeira lista de lições, e ainda fica muito grata a todas as pessoas que encaminham/divulgam seu texto mantendo a sua autoria.

Eis as 50 lições de vida da Regina Brett:

1. A vida não é justa, mas ainda é boa.
2. Em caso de dúvida, apenas dê o próximo passo, e pequeno.
3. A vida é muito curta para perdemos tempo odiando alguém.
4. Não se leve tão a sério. Ninguém faz isso.
5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.
6. Você não tem que ganhar todas às vezes. Concorde em discordar.
7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.
8. Está tudo bem em ficar bravo com Deus. Ele aguenta.
9. Poupe para aposentadoria começando com seu primeiro salário.
10. Quando se trata de chocolate, é inútil resistir.
11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o seu presente.
12. Está tudo bem em deixar seus filhos verem que você chora.
13. Não compare sua vida com a dos outros. Você não tem idéia de como a sua jornada tem tudo a ver.
14. Se um relacionamento tem que ser um segredo, você não deveria estar nele.
15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.
16. A vida é muito curta para lamentações. Ocupe-se vivendo ou ocupe-se morrendo.
17. Você pode transpor qualquer obstáculo se você se dedicar diariamente.
18. Um escritor escreve. Se você quer ser um escritor, escreva.
19. Nunca é tarde demais para ter uma infância feliz. Mas a segunda é com você e mais ninguém.
20. Quando se trata de ir atrás do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.
21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, viva a sua fantasia. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.
22. Prepare-se muito bem, depois siga com o fluxo.
23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.
24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.
25. Ninguém é responsável pela sua felicidade a não ser você mesmo.
26. Encare cada ”desastre” com essas palavras: em cinco anos, vai importar?
27. Sempre escolha a vida.
28. Perdoe tudo de todos.
29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.
30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo.
31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.
32. Seu trabalho não vai cuidar de você quando você estiver doente. Seus amigos vão. Permaneça em contato.
33. Acredite em milagres.
34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou deixou de fazer.
35. O que não lhe mata, realmente lhe torna mais forte.
36. Envelhecer é melhor do que a alternativa - morrer jovem.
37. Seus filhos têm apenas uma infância. Torne-a memorável.
38. Leia os salmos. Eles tratam de todas as emoções humanas.
39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando por toda parte.
40. Se todos nós colocássemos nossos problemas juntos em uma pilha e olhássemos os dos outros, nós pegaríamos os nossos de volta.
41. Não faça auditoria de vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.
42. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou divertido.
43. Tudo que realmente importa no final é que você amou.
44. Inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.
45. O melhor ainda está por vir.
46. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se e apareça.
47. Respire fundo. Isso acalma a mente.
48. Se você não pedir, você não consegue.
49. Produza.
50. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.

Link para o texto original: http://www.cleveland.com/brett/blog/index.ssf/2006/05/regina_bretts_45_life_lessons.html

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Confira as facilidades de uma ferramenta de busca de imóveis em seu blog ou site‏

Os blogs e sites constituem atualmente, além de fonte de conteúdo para o leitor, um espaço para troca de experiências e de serviços. O valor agregado oferecido pelos blogs faz com que o leitor fique por mais tempo em sua página, além de contribuir para o aumento do número de acessos.
Pensando na comodidade dos internautas e como parte do plano de expansão de nossa plataforma pela web, o VivaReal apresenta sua ferramenta de busca de imóveis gratuita e também um widget de notícias do setor imobiliário – e que podem ser implantadas facilmente em seu site ou blog. Confira:
Buscador imobiliário para seu site ou blog:
Quer oferecer um serviço de busca de imóveis ágil e fácil de instalar em seu site ou blog? Copie e cole as linhas abaixo no código HTML de sua página:
<script type=”text/javascript” src=”http://www.vivareal.com.br/layout/vivarealapi.js“>{ “nombre”:”predictiveSearch”, “modulo”:”layout”}</script>
Notícias imobiliárias em seu site/blog
Deseja receber as últimas notícias do setor imobiliário brasileiro em seu site ou blog? Copie e cole em sua página o código HTML abaixo:
<script src=”http://feeds.feedburner.com/NotciasSobreOMercadoImobilirioBrasileiro?format=sigpro” type=”text/javascript” ></script><noscript><p>Receba o conteúdo do Noticias.vivareal.com.br via RSS: <a href=”http://feeds.feedburner.com/NotciasSobreOMercadoImobilirioBrasileiro”></a><br/></p> </noscript>
As ferramentas começarão a funcionar em sua página imediatamente. Se você tem dúvidas ou perguntas sobre nossas ferramentas, contate-nos.
 por en Marketing Imobiliário

5 ferramentas (grátis) do Google para corretores imobiliários‏

Além dos motores de busca, quais outras ferramentas o Google oferece para que os corretores imobiliários possam otimizar suas campanhas de marketing online? Confira abaixo nossas 5 principais dicas:
Google Alerta
Entregue diariamente à sua caixa de entrada, os Alertas do Google são a maneira perfeita para rastrear menções ao seu nome, o de sua empresa, dos concorrentes do seu negócio, ou qualquer outro tópico que você deseja mais informações.
Google Keyword Tool
O Google Keyword Tool é indispensável para você que deseja descobrir quais as melhores palavras-chave que você deve utilizar em seus anúncios ou nos conteúdos do seu site.
Google Places
Colocar a localização do seu
imóvel no Google Places é extremamente importante para o corretor, ainda mais agora em épocas de resultados de busca no Google.
Google Analytics
Configurar o Google Analytics em seu site vale a pena. Com ele é possível que você acompanhe todos os números e os desempenhos dos seus posts, assim como é possível saber a origem dos usuários que estão lendo seu conteúdo. Sem essa ferramenta, fica mais difícil descobrir o que realmente funciona e agrada seu público.
YouTube
O mercado imobiliário se utiliza cada dia mais das ferramentas de áudio e vídeo, por isso, se você ainda não tiver, é importante que você se familiarize com a plataforma.
Você utiliza mais alguma ferramenta gratuita em seu negócio imobiliário? Conte-nos e ajude o desenvolvimento de profissionais do setor.
por en Marketing Imobiliário

Características de um corretor bem sucedido‏


Sucesso. Para que uma pessoa seja bem sucedida, seja corretor de imóveis, ou não, é necessário que os inevitáveis obstáculos que se apresentam no caminho, sejam encarados como desafios a serem vencidos.
A Fórmula do sucesso ainda não foi inventada, mas o Blog VivaReal preparou algumas dicas muito úteis.
1- Invista consistentemente em marketing, afinal de que adianta ter os melhores imóveis disponíveis se as pessoas não sabem disso? Já demos várias dicas no Blog.
2- Atue em diversas mídias: Quanto mais mídias, mais possíveis clientes terão contato com o seu produto. Além da propaganda tradicional, lembre-se que muitos clientes buscam imóveis na Internet. Esteja presente nas Redes Sociais.
3- Estabeleça objetivos e metas claras: Saiba exatamente aonde quer chegar e tenha em sua mente exatamente quais serão suas ações para chegar lá.
4- Destaque-se na multidão! Leia sobre o mercado imobiliário, escolha o cliente que você quer atender, tenha boas fotografias no anúncio…
5- Diferencie-se pelo atendimento ao cliente. Já sabemos que ele tem sempre razão, mas isso é o básico. Na maioria das vezes ele nem sabe exatamente o que quer. Cabe a você descobrir, satisfazer seus desejos e superar as expectativas. Dessa maneira será possível oferecer o imóvel certo para concretizar a venda.
8- Gerencie seu tempo adequadamente: Evite dispersões, cumpra o tempo estipulado por você mesmo, para realizar as tarefas.
9- Torne-se especialista em seu mercado: Escolha o tipo de cliente que você gosta e tem facilidade para atender e especialize-se nisso para ser o melhor.


 



Como interagir com o cliente do Mercado Imobiliário‏



A comunicação com o cliente após o advento da Redes Sociais mudou, você já percebeu?
Na época de nossas avós, se alguém tinha um problema com uma empresa, tudo o que tinha que fazer era ir até lá e resolver pessoalmente com o responsável. Existia um contato direto entre empresas/marcas e clientes. É exatamente isso que as Mídias Sociais resgataram. Contato direto.
As redes sociais deram um megafone na mão dos consumidores e eles são capazes de alardear em grande escala uma satisfação ou desgosto com a sua imobiliária, portanto é fundamental prezar pelo bom atendimento e comunicação adequada, para fidelizar esse cliente a ponto dele se tornar seu “garoto propaganda”. Como? Interagindo da maneira correta.
Essa interação nasce de maneira natural nas Redes Sociais. Experimente prestar um bom serviço, oferecer o imóvel adequado para seu cliente e repare como o número de compartilhamentos, de pessoas que curtiram a página no Facebook, ou que comentaram a postagem da imobiliária no Blog, vai aumentar. Bons serviços e produtos geram recomendações e essas recomendações são definitivas para o sucesso ou fracasso de um negócio.
É possível interagir através de comentários, discussões, esclarecimento de dúvidas … Mas em caso de crises em suas Mídias Sociais lembre-se de que essa será a sua maior chance de conquistar um cliente antes insatisfeito, com interação.
Use as ferramentas de forma adequada e elas serão suas aliadas.
A idéia é que as pessoas façam propaganda com você, simplesmente por estarem satisfeitas.

Escolha o seu cliente e venda mais imóveis‏

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Tão importante quanto conhecer seu cliente é ser um corretor focado.
Sim! Você deve escolher o seu tipo de cliente. Perceba onde você pode se destacar e tire proveito disso para vender mais. Se você tem facilidade em vender para jovens de classe média porque insistir em vender em uma região que não é a sua para pessoas de terceira idade?
Você quer trabalhar com pessoa física ou jurídica, para investidor, compra e venda, aluguel?
Especialize-se no que tem facilidade, faça o que gosta e venda mais imóveis.

Clientes – Você sabe quem são os seus?

Apenas 2% dos imóveis captados no Brasil (com ou sem exclusividade), são convertidos em venda. Conhecer e entender o seu cliente é o único jeito de mudar isso e vender mais imóveis.
Será que seus clientes sabem o que querem? Na grande maioria das vezes eles sabem apenas o que não querem e cabe a você detectar as necessidades de cada um para lhes oferecer o imóvel certo e concretizar a venda.
Em primeiro lugar você deve pesquisar seu público-alvo para perceber o que eles querem comprar, ou pelo menos o que melhor se adapta às características deles. Só assim você vai perceber a melhor forma de vender.
Vender é conquistar o comprador e para isso é necessário cominucação.
Responda a essas perguntas:
Quem é seu cliente? É uma nova família? É um jovem solteiro? Conversa muito? Pouco? Analisa tudo? Quer fazer um bom negócio? Quer realizar um sonho com essa compra? Qual o poder aquisitivo?
Respondendo a essas perguntas você saberá identificar quem é quem e como atender as suas expectativas.
O Mercado Imobiliário oferece muitas opções de captação para os corretores. Residencial, comercial, loteamento, alto-padrão, minha casa minha vida
Identifique se você está atendendo um investidor com um discurso de sonho de compra. Isso não vai funcionar. Também não adianta falar apenas sobre o ótimo preço do imóvel, para uma mãe que quer aumentar a família e tudo o que ela deseja é um quarto rosa para essa filha que vai chegar.
Esqueça o banco de dados do sistema da imobiliária. Ele não vai atender bem alguém que ligou procurando um apartamento de 2 dormitórios, com tantos m², em uma região específica da cidade. Visite esse imóvel. Saiba se aquela varanda gourmet vai atender as expectativas daquele seu cliente solteiro que gosta de receber os amigos, ou se a sala com luminosidade que consta no sistema está realmente à altura da Senhora exigente que te procurou e faz questão de claridade.
Como vender mais imóveis? Entender seu cliente será sua principal ferramenta de venda, mas conhecer o imóvel feito para ele também é fundamental.

Construindo um plano de Mídias Sociais para o seu negócio imobiliário‏

Você ainda se sente inseguro sobre como estabelecer um planejamento de mídias sociais para o seu negócio imobiliário? Então confira abaixo os conselhos de David Gibbons, gerente geral de desenvolvimento de negócios da Korbitec – empresa de tecnologia do setor imobiliário.
A chave principal para começar a entender as mídias sociais é saber que elas já fazem parte do cotidiano das pessoas. Mídia Social não é uma novidade ou um truque – é uma extensão de como e porque as pessoas interagem uma com as outras. Quando você está planejando sua estratégia digital, este deve ser o seu ponto de partida – as estratégias de mídias sociais precisam ser integradas numa estratégia mais ampla de marketing, ao invés de ser tratado como elemento separado. Trabalhe com este pensamento e você já está no caminho certo para o sucesso.
Comece pelo começo
Seu negócio deve possuir um site de qualidade, que seja de fácil acesso e que ofereça uma plataforma global de
imóveis, bem como oferecer informações locais que sejam úteis para quem procura um imóvel (confira informações abaixo). Se você não possuir um bom site, é por ele que você deve começar suas ações antes de partir para o Twitter ou o Facebook por exemplo. Tenha uma plataforma que seja compatível para interação com as redes sociais.
Conteúdo como valor agregado
As pessoas estão atrás de informações, e é um erro pensar que elas estão somente procurando imóveis e os preços dos mesmos. As atividades do setor imobiliário são complicadas e sua empresa pode se tornar muito confiável se oferecer uma plataforma de notícias do setor. Um espaço para sugestões, tendências,notícias sobre incentivos fiscais e tributações. Resumindo, o conteúdo pode ser um grande diferencial para o seu negócio, e pode ser vendido como valor agregado à sua plataforma principal.
Atue estrategicamente e seja especialista na sua região
A presença e a credibilidade online podem contar muito a seu favor. Antigamente os corretores imobiliários eram as pessoas que tinham um grande número de contatos nas cidades, eram os chamados “populares” – e essa regra continua se você possui uma presença relevante na web, seja ela em blogs, em produção de conteúdo ou em participação em redes sociais. Isso trará, indiretamente, valor agregado à sua principal plataforma de imóveis. Esteja disponível e acessível para os seus clientes em potencial.
Seja autêntico e cuidado com a autopromoção
A presença constante na web é muito importante, e pode trazer muitos contatos qualificados para o seu negócio como já citamos anteriormente. Mas cuidado, você pode cometer um erro muito comum no campo da internet: ser reconhecido como “spammer” ou como uma pessoa que não é autêntica e que só está procurando conseguir contatos (por mais que este seja o seu principal objetivo). A autopromoção exacerbada é um perigo tanto no “on” quanto no “offline”.
Foco no seu público-alvo
Novas plataformas e redes sociais estão surgindo a cada dia. A dica do seu marketing online é estar presente nas plataformas onde esteja o seu público-alvo, e não sair criando perfis em todas essas redes sociais que, em muitas das vezes, não fazem o perfil do seu público. Se você está trabalhando com um perfil de clientes rurais, não será no LinkedIn que você deverá focar suas atividades de marketing, e sim, investir em pontos de divulgação offline e que façam parte do contexto deste cliente. Desenvolver e manter uma presença de qualidade dentro dos canais geograficamente relevantes é o que deve ser focado. Pense niso!por en Marketing Imobiliário

por en Marketing Imobiliário

VivaReal e redes sociais: como utilizá-las para gerar mais contatos

Recentemente notamos um aumento no interesse dos usuários do VivaReal em divulgar seus imóveis através das redes sociais com a finalidade ou objetivo de atrair um número maior de visitas em seus imóveis publicados e também, de divulgar informações sobre seus imóveis com amigos, colegas e familiares. No entanto, com um número tão grande de plataformas, a tarefa de escolher onde e como se comunicar com o público se tornou difícil, mesmo para aqueles com mais experiência na web e com uma maior familiaridade com as redes sociais.
Em um post anterior, demos algumas
dicas de como otimizar os anúncios imobiliários no VivaReal, hoje daremos algumas recomendações simples para que você possa seguir, uma vez que sua propriedade esteja publicada em qualquer um dos portais do grupo VivaReal:
Compartilhe seu anúncio com amigos nas redes sociais
A popularidade das redes sociais já superou as expectativas de seus criadores. Embora, inicialmente, sua intenção era o relacionamento entre amigos e familiares através da internet, as redes sociais se tornaram uma parte vital do plano de marketing de qualquer negócio. Não subestime o valor que seu
imóvel pode ter em termos de marketing. Você pode possuir um imóvel que o amigo de seu amigo está buscando – só é preciso divulgá-lo.
Nossa equipe trabalha diariamente para oferecer a maior publicidade possível para seus imóveis através da otimização do nosso conteúdo e aplicação de novas tecnologias que fornecem a plataforma mais eficaz e confiável – mas também compreendemos a importância de dividir e divulgar dicas para que a experiência de nossos usuários no VivaReal seja melhor a cada dia. Abaixo algumas delas para promover o seu imóvel no VivaReal através das redes sociais:
Utilize as ferramentas de divulgação no VivaReal
Uma vez que seu imóvel já se encontre publicado, utilize a funcionalidade “Compartilhar” para enviar automaticamente um link de seu imóvel para seus contatos em redes sociais como o Facebook e Twitter. Envie também informações detalhadas do imóvel para seus contatos de e-mail que possam estar interessados no imóvel.
Atualize seu perfil no Facebook
Atualize seu perfil: Divulgue para todos os seus amigos e contatos do Facebook que você possui um imóvel disponível para venda ou
aluguel, escrevendo uma mensagem em seu perfil.
Adicione links: Adicione um link de seu imóvel na caixa do lado esquerdo do seu perfil para que esteja sempre visível às pessoas que passam pelo seu Facebook.
Envie mensagens: Sempre é uma boa idéia enviar mensagens pessoais para seus amigos contando sobre o imóvel. Coloque um toque pessoal e peça ajuda para a divulgação do mesmo.
Crie ou participe de comunidades: Utilize a ferramenta de busca do Facebook para encontrar grupos imobiliários na sua cidade ou pessoas que estão interessadas em compra ou
aluguel de imóveis. Interaja.
Crie um evento: Crie um evento e convide todos os seus contatos para que visitem o imóvel. Motive-os para que eles levem amigos e inclua uma descrição bem detalhada para que a comunicação seja completa.
Comunique-se pelo Twitter
Publique um link: Este deveria ser o primeiro passo depois de ter publicado um imóvel no VivaReal. Faça com que seus seguidores no twitter saibam que você deseja vender ou alugar um imóvel e peça para que eles dêem retweets do link para atingir a um maior número de pessoas.
Escute: Preste atenção nas conversas que estão acontecendo no twitter. Faça uma pesquisa com o tipo e localização do seu imóvel, por exemplo: Casa São Paulo – para poder encontrar clientes em potencial.
Interaja: Uma vez que você já tenha conhecido e adicionado pessoas que estão procurando o tipo de imóvel que você está oferecendo, convide-as para conhecer mais detalhes da sua propriedade. Neste ponto, as “Direct messages” são mais convenientes.
Recomendações
As redes sociais são lugares de interações reais, plataformas que estabelecem relações entre seres humanos. Não tente agir de maneira diferente ou disfarçar-se de vendedor – estabeleça diálogos naturais e seja transparente. Só os resultados vão te mostrar o que funciona ou não.
Siga o VivaReal no Twitter: @VivaRealbrasil

Que tipo de estratégia você já utilizou para vender ou alugar um imóvel? Já encontrou clientes reais nas redes sociais? Divida sua experiência aqui nos nossos comentários.


por en Marketing Imobiliário


7 conselhos para otimizar seus anúncios imobiliários na internet‏


A publicidade de imóveis na internet é um terreno muito competitivo, e por isso, muitos dúvidas vindas dos clientes do VivaReal chegam até nós como por exemplo: Como faço para que o meu imóvel receba mais visitas? Como aumentar o número de contatos para os meus anúncios?
No último texto aqui do blog, falamos um pouco sobre algumas razões que podem fazer com que um anúncio gere menos contatos do que outros. No texto de hoje vamos falar sobre como fazer com que o seu anúncio se destaque. Lembramos também que o segredo para ter êxito com seu anúncio na internet é fazer com que o seu imóvel se pareça mais atrativo que os outros, inclusive aqueles com características similares.
Já tratamos em textos anteriores sobre a importância das fotos na descrição do seu imóvel, por isso não vamos citar este item nos conselhos que daremos hoje – que terão foco nos pequenos detalhes que fazem a diferença e que em muitas vezes são esquecidos pelas pessoas que anunciam imóveis. Vejamos:
  • A linguagem do anúncio: A compra de um imóvel é para a maioria das pessoas, uma das decisões mais importantes e sem dúvida, um dos investimentos mais significativos de suas vidas – por essa razão, a linguagem que você usa em seu anúncio deve chamar a atenção. Escreva uma descrição bem pensada e que vá mais além do que somente uma listagem das características físicas do imóvel. Lembre-se que grande parte de qualquer decisão de compra se encontra ligada às emoções.
  • Pesquise: Mesmo sem saber, você pode estar deixando de fora da descrição do seu imóvel um número importante de aspectos que podem ser elementos decisivos para um comprador. Você sabe se a região em que o imóvel está localizado será valorizado a médio ou curto prazo, por causa da construção de uma biblioteca ou hospital, por exemplo? Pesquise todos os detalhes que possam ser importantes sobre a região em que o imóvel está localizado y utilize isso como argumento de venda.
  • Tente ser o primeiro: Como dissemos no início deste texto, a publicidade de imóveis na internet é um terreno competitivo, se você trata de chegar ao maior número possível de clientes em potencial, o melhor é juntar-se às alternativas publicitarias que ofereçam um posicionamento preferencial para o seu imóvel. Atente-se para o fato de que não adianta seu imóvel ser uma “super oferta” se o seu anúncio está perdido entre centenas de propriedades.
  • Defina corretamente a localização do seu imóvel: Em muitas ocasiões os anunciantes definem uma localização do imóvel diferente da real, com o intuito de conseguir mais contatos. Mesmo que o resultado seja o esperado (mais telefonemas, e-mails), você pode estar jogando contra você mesmo, e a sua meta de vender o imóvel em menos tempo pode não dar certo.
  • Ofereça dados reais: Seguindo com a mesmo ideia do item anterior, economize seu tempo e não desperdice o tempo dos outros. Dados como preço e área são itens críticos para compradores em potencial. Não crie falsas expectativas, isso pode ser prejudicial para você a para sua empresa (se for o caso).
  • Dê voz ao imóvel: Uma vez que seu anúncio esteja publicado na internet, divulgue o link do imóvel para seus contatos por meio de e-mail, blog ou site.
  • Use seus perfis nas redes sociais: Veja nossas recomendações de como usar VivaReal e as redes sociais.
Por último, tenha certeza de manter as informações do portal 100% atualizadas e não se esqueça de apagar ou desativar seu anúncio quando ele for vendido – se você seguir essas recomendações isso pode acontecer muito rápido!
Que dicas você gostaria de dividir com a gente? Já utilizou alguma estratégia diferente das que citamos acima?

por en Marketing Imobiliário

O anúncio do meu imóvel não gera contatos.

O que está acontecendo?

Uma das principais preocupações da nossa equipe é proporcionar o melhor valor agregado possível às pessoas que utilizam o VivaReal para divulgar seus imóveis.
Por essa razão, focamos grande parte do nosso tempo em analisar novas formas de gerar um número crescente de contatos qualificados – afinal, isso é o mais importante quando se trata de vender ou alugar um imóvel.
As melhorias feitas na plataforma do VivaReal pela nossa equipe, são sem dúvida um elemento chave em todo este processo, porém, frequentemente nos damos conta que os imóveis que mais chamam a atenção (ou seja, os imóveis que são vendidos ou alugados em um menor período de tempo) são aqueles cujas pessoas que os publicam deram um pouco mais de atenção e investiram um pouco mais de tempo para proporcionar informações mais completas, mais relevantes e úteis para o cliente em potencial – fazendo com que os imóveis se tornem mais atrativos, inclusive quando são comparados a propriedades com características e preços similares ao mesmo.
Com certeza, os fatores que fazem com que um imóvel gere um maior número de contatos são inúmeros, porém, existem alguns detalhes que podem fazer com que seu anúncio tenha muito êxito ou fracasse de uma vez – e por mais surpreendente que pareça, esses fatores não dependem somente do canal onde é anunciado e sim, do anunciante e das características que ele proporciona para quem busca um imóvel. Na maioria das vezes o problema não está na melhor ou pior ferramenta para se divulgar um imóvel, e sim no conteúdo que o anunciante publica: uma descrição pouco atrativa, enganosa ou incompleta; um preço muito alto (ou muito baixo); fotos pouco atrativas ou até mesmo a ausência de fotos do imóvel – estes são alguns fatores que podem fazer com que o cliente deixe de ver seu anúncio e procure outros imóveis similares e que possuem um maior atrativo. Algumas recomendações básicas para que você possa aproveitar ao máximo a publicidade de seus imóveis:
  • Estabeleça um preço justo e competitivo
  • Utilize fotos atrativas
  • Inclua uma descrição completa do imóvel
  • Ofereça mais de um número de telefone para que as pessoas entrem em contato
  • Ofereça seu e-mail
  • Responda rapidamente aos contatos gerados
Mesmo que possa parecer mais fácil atribuir o fracasso de um anúncio à plataforma utilizada para divulgá-lo, é importante avaliar com cuidado outros fatores que podem fazer com que seu anúncio fique publicado por mais tempo. Lembre-se que por mais aprimorada que seja uma plataforma de divulgação de imóveis, muitas vezes a chave do sucesso está em suas mãos. Qual foi sua experiência ao divulgar um imóvel? Colabore conosco nos comentários.

Como o setor imobiliário pode utilizar o Facebook?

por en Marketing Imobiliário
O Facebook tem se tornado uma ótima plataforma para reunir seu público no mesmo espaço, gerar debates, saber a opinião de clientes e oferecer um serviço de ouvidoria online. Sabemos que o poder do Facebook vai muito mais além do simples sorteio de brindes ou descontos, e por isso elencamos abaixo algumas dicas e opções que você pode utilizar e dar início ao seu perfil ou página imobiliária do Facebook:
Notícias: Sempre que você estiver visitando um site ou blog, e ler algo interessante e que possa agradar ou auxiliar seus clientes, basta clicar no botão SHARE ou CURTIR e automaticamente seus fãs ficarão sabendo e terão acesso a esta notícia. Você ainda tem a chance de adicionar alguns comentários relativos ao texto, e fazer com que seus clientes também saibam sua opinião.
Vídeos: A mesma dica que demos acima sobre as notícias, também valem para os vídeos. Sempre que navegar pelo Youtube, e encontrar algo de interessante, compartilhe com seus fãs/clientes. Preocupe-se sempre em oferecer oportunidades que lhe possam ser úteis para o seu negócio.
Recursos online: Envie dicas, links, endereços de blogs e sites que possam auxiliar seus clientes. Informações e conteúdos relevantes são sempre bem vindos. Só tome cuidado para não ser indelicado ao “lotar” a timeline das pessoas. Tudo que é em excesso, pode ser prejudicial.
Perguntas: Pergunte, interaja e participe com os seus clientes. Ao mesmo tempo que você alimenta uma discussão, você pode saber a opinião das pessoas sobre o seu produto, seu trabalho, e com isso pode trabalhar mais focado em suas estratégias.
Promova outros negócios: Não tenha medo de mencionar ou divulgar o nome de outras empresas em sua página. Pelo contrário, é sempre bom interagir com outras marcas – as suas visualizações podem aumentar, porque a notícia aparecerá na timeline da outra empresa também.
Essas ao apenas algumas ideias para que você possa começar suas atividades no Facebook. Temos certeza que com o tempo, você irá conhecer melhor seu público e traçar estratégias mais focadas às suas preferências.
Conheça agora mesmo a nossa página no Facebook: http://www.facebook.com/VivaRealNetwork

O que os corretores de imóveis estão fazendo no Google+




Google+ realmente vale à pena? Essa é a pergunta que muitos corretores de imóveis estão se fazendo. Como eles consideram a possibilidade de adicionar mais uma rede social para sua estratégia de marketing online?
Darin Persigner colaborador do InmanNext (rede social americana para corretores de imóveis) recentemente fez o argumento de que Google+ é “um impacto negativo para a produtividade … pelo menos para o momento.”

Ele está certo, ou os corretores deveriam estar entrando na onda Google+ ?
Para começar a responder essa questão, decidimos dar uma olhada no que os corretores estão fazendo na Rede Social no momento, pois por enquanto a nova rede social não permite perfis de negócios.

Aqui está o que encontramos:
Há uma abundância de perfis por lá, sem conteúdo (pelo menos, nenhum conteúdo público). Isto poderia significar que os corretores criaram seus perfis só pra garantir, ou que estão apenas compartilhando mensagens com um seleto grupo de amigos.

O stream do Google+ é muito parecido com o do Facebook. Os corretores que estão compartilhando um monte de conteúdo publicamente, parecem estar compartilhando o mesmo tipo de coisas que você pode ver em um perfil no Facebook: fotos e links para imóveis, tentando alcançar os compradores e vendedores no mercado local.
Por enquanto a rede ainda não está nem perto do Twitter e Facebook em termos de popularidade, mas certamente tem potencial para chegar lá, e saber como ela funciona só pode ser uma coisa positiva.
Dessa forma, você não terá que gastar muito tempo correndo atrás de como é o funcionamento do Google+ quando ele finalmente decolar.

Como o Yahoo Respostas pode ajudar sua imobiliária


Você já fez uma busca no Google e reparou o que apareceu nos primeiros resultados?
Na grande maioria das vezes é uma pergunta respondida no Yahoo! Respostas. Você entra no site e lá está como resposta, algum artigo de um site ou blog, que você acaba visitando para saber a resposta.
Já imaginou se esse blog fosse o da sua imobiliária, quantas visitas ele não teria vindas do Yahoo! Respostas?
Um bom jeito de usar essa ferramenta é: Depois de postar algo em seu blog, procure no Yahoo! Respostas se há perguntas relacionadas a ele, e se sim, use o seu link como resposta. Quem sabe você e sua imobiliária ainda se tornam uma referência para o mercado?
Mas tome cuidado.para não sair por aí fazendo spam e se tornando um desagradável para as pessoas. Só responda no Yahoo se o assunto tiver a ver mesmo com seu post. Com o tempo começam a vir muitas visitas de lá para a sua imobiliária.

por en Marketing Imobiliário

Vídeo Tutorial: Como criar uma página para sua imobiliária no Facebook‏

por en Marketing Imobiliário



Hoje o Blog do portal imobiliário VivaReal ensina como criar uma página para sua imobiliária no Facebook e como responder aos comentários dos contatos gerados pelo VivaReal.
O portal VivaReal oferece integração com as mídias sociais, dessa maneira é possível responder, às perguntas de clientes em potencial, através do Facebook.
Acreditem! Existem muitos interessados em imóveis fazendo perguntas, sem obter respostas e por essa razão indo comprar em uma imobiliária que os atenda.
Acompanhe no vídeo tutorial abaixo, como fazer parte da maior Rede Social do mundo e gerar mais contatos.
Por falar nisso! Você já conhece nossa página no Facebook? É atualizada diariamente com todas as novidades e dicas para o Mercado Imobiliário.
https://www.facebook.com/VivaRealBrasil

Excelência e Aristóteles


Uma frase de Aristóteles merece destaque e reflexão:

Nós somos aquilo que fazemos repetidamente. Excelência, então, não é um modo de agir, mas um hábito.
A pergunta que não quer calar é: O que é excelência para você?
Excelência não é apenas fazer tudo com perfeição… (aliás, se continuarmos assim, primeiro excelência e depois perfeição, vamos filosofar sem fim); Excelência é um estado de ser e estar.
Como assim?
Você pode prestar um serviço de excelência e ao fazer um erro, voltou a ter um serviço comum. A propósito, quantas e quantas vezes temos esta sensação? Desenvolvemos um trabalho correto, bom, qualitativo durante anos e um erro – independente de quem errou – tudo vai por água abaixo.
Nosso grau de exigência está cada vez maior. Temos pessoas cada vez mais estressadas com este tipo de situação.
E o que isto tudo tem a ver com a frase de Aristóteles?
A excelência ali referida é diversa da excelência que o indivíduo cobra de si mesmo. Muitas vezes o indivíduo cobra de si um padrão de perfeição, e quase sempre, não permite-se errar. O perdão a si mesmo é um sentimento muito poderoso e faz verdadeiros milagres na maturidade emocional do ser humano.
Perdoar os erros abre caminho para analisá-los com profundidade e buscar soluções racionais e verdadeiras no futuro. Esconder os erros ou ter vergonha deles apenas afundará os mesmos dentro da consciência e nada fará para mudá-los ou melhorá-los.
Voltando a questão empresarial, temos que buscar a excelência nas rotinas do dia a dia. Não apenas em projetos de grande valor economico ou de muita importância. Nas tarefas diárias está o grande segredo.
Por que?
Porque tudo aquilo que fizemos praticamente “sem pensar” nos mostra quem somos na realidade. O trabalho que levou dois dias para ficar pronto pode ter ficado excelente. Agora aquele trabalho comum, rotineiro que se faz em 20 minutos é o paradigma da qualidade. Se fizemos um trabalho comum, sem nos preocuparmos com a excelência no dia a dia, não estamos preparados para um trabalho dito como especial.
Vamos iniciar a semana fazendo um trabalho melhor e mais elaborado?
Faça diferente para fazer a diferença.
Observe com atenção todas as suas tarefas diárias. Verifique a qualidade, raciocínio, dedicação e atenção a cada uma delas.
Faça da sua rotina o seu padrão de excelência.
Para tudo. Inclusive nos detalhes.
Inclusive no simples. Afinal, fazer o simples é que é complicado.
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Artigo escrito por Gustavo Rocha

Vendedor: O diferencial Final!

Pense sobre a perspectiva de um executivo ao tomar uma decisão. E daí se, por meio de sua oferta, ele pode produzir relatórios mais rápidos? Pode ser que esta redução de tempo na obtenção de informações seja um diferencial, mas será que isto realmente proporciona uma diferenciação exclusiva para esta pessoa? Será que este executivo está disposto a pagar mais para obter informações alguns minutos ou horas mais cedo?

Quando os produtos e serviços têm pouca diferenciação ou, então, tais diferenciais têm pouco valor para seus clientes, como o vendedor pode justificar um preço mais alto do que seus concorrentes?

Está nas mãos do vendedor tal diferenciação! O vendedor é o ponto de exclusividade no processo comercial. A forma com a qual ele vende é que irá impedir que a oferta seja tratada como uma commodity - pois uma commodity é toda oferta cuja diferenciação se dá pelo preço ou disponibilidade e todas as outras características são iguais. A maneira com a qual o vendedor conduz o ciclo comercial junto ao cliente irá determinar se um preço premium poderá ser cobrado do cliente.

Executivos têm, em geral, três tipos de perguntas em mente, quando estão decidindo se devem ir adiante com um processo de compra:

(a) Quanto será investido?

(b) Qual será o meu retorno?

(c) Qual é o meu risco?


Quando seus produtos ou serviços são semelhantes aos de seus competidores, a resposta à questão “qual é o retorno sobre o meu investimento” será, em geral, bem parecida, caso ele decida por você ou pela oferta de seu competidor. Nesta situação, o retorno obtido sobre o investimento ao se adquirir a solução também será uma “característica” igual entre as ofertas concorrentes e, novamente, sob o ponto de vista de uma commodity, o único diferencial será o preço. Ganhará a oferta mais barata.

Quando procuramos vender a preços mais altos, estamos envolvidos diretamente com a primeira pergunta “quanto será investido?”. Para que nossos clientes decidam por pagar mais, temos que demonstrar um risco menor que nossos concorrentes, respondendo assim à terceira pergunta “qual é o meu risco?”. Isto é especialmente verdadeiro com empresas que foram vítimas no passado de vendedores que não cumpriram suas promessas.

É bom se ter em mente que 95% dos vendedores são julgados não merecedores de confiança por seus clientes. Como os vendedores podem reduzir o risco sobre o investimento para seus potenciais clientes?

Primeiro, use clientes como referência. Demonstre sua habilidade em criar valor para seus clientes, fornecendo referências para que seu futuro cliente veja que você teve sucesso em ajudar outras pessoas, iguais a eles, a alcançarem resultados positivos.

Segundo, esclareça bem qual será o método ou abordagem utilizada para resolver o problema de negócio de seu cliente. Quando um cliente decide pela compra de uma solução ele deseja saber qual será o método usado para melhorar sua situação atual. Ele precisa estar confortável de que você sabe o que está fazendo.

Terceiro, fale de seus produtos e serviço em termos de negócio. Demonstre que você sabe o quê seu produto e serviço fará para aquela pessoa, na visão daquela pessoa. Ajude a criar um conceito ou imagem mental na cabeça daquele comprador de como o problema que está sendo discutido será resolvido, de forma que ele fique confortável e saiba o que esperar de você e de sua empresa.

Quarto, demonstre que você entende e considera todos os potenciais impactos na aquisição e implementação de sua oferta. Crie um plano de ação, em comum acordo com seu cliente, sugerindo os passos que devem ser adotados para que seu cliente transite da situação inicial para uma situação final com melhores benefícios para ele e para todas as áreas da empresa que serão impactadas pelo projeto em questão. Considere tanto os impactos positivos como negativos. Desta forma, você estará demonstrando que tem um perfeito entendimento de todas as relações de causa e conseqüência relacionadas ao projeto. Com isso, a percepção dos riscos inerentes ao projeto será suavizada.

Mesmo que você seja um daqueles felizardos que detém diferenciais exclusivos e importantes para seu mercado, você ainda poderá usar as dicas acima para criar valor adicional, diferenciando-se perante seus concorrentes, minimizando riscos e conseguindo margens mais altas.

Não se esqueça de ser criativo. Se coloque no lugar do outro e pense sobre o que deixaria você mais confortável em tomar uma decisão, caso você fosse o comprador. Com certeza, o exercício de pensar sobre “o que pode dar errado?” e “qual é o meu risco?” trará enormes rendimentos para você e seus clientes. Afinal, você tem dentro de si o poder de ser o mais importante diferencial de uma venda!

Boas vendas e excelentes negociações!
Renato Romeo

Vem aí a geração Z: o mercado que se prepare!

Muito debate ainda se trava sobre geração Y fazendo com que o assunto continue atual. Atual, porém com indícios de superação. Vem aí um problema maior para lidarmos: a geração Z! É hora de uma visão mais sistêmica sobre as Relações Humanas na empre

Apesar de eu ter nascido naquela linha divisória que separa os Baby Boomers dos X, gosto muito de me entrosar com os Y. Eles exercem fascínio sobre mim. Os Y me encantam pela sua criatividade, bom humor, rapidez e inovação tecnológica. E os Baby Boomers pela estabilidade, experiência e compromisso. Mas os Z me deixam assustada. Confesso que me sinto mais angustiada do que confortável quando penso neles.
Estamos diante dos jovens entre dezoito a vinte e um anos, nascidos depois de 1990, que estão entrando no mercado de trabalho. Os Y que estão inseridos e estabilizados nas empresas parecem veteranos aos olhos dos Z. É uma pena que a maioria da literatura tratando sobre o choque entre gerações no ambiente de trabalho se limite a descrever os conflitos entre eles sem se preocupar em apontar soluções. Enfrentamos, nestes dias, a fronteira entre gerações.
Na hora de chamar pessoas para trabalhar comigo, eu procuro entre os Y. Consigo contar com eles para empreendimentos rápidos com uso de muita informação e que envolvem criatividade. Além disso, eles fazem uma ponte interessante para que eu compreenda o mundo dos Z. Os Y e o seu senso de humor me ajudam a compreender porque os Z gastam uma dinheirada para deixar o cabelo esquisito ou vestir roupas tão coloridas que causam cromofobia (perdão pelo neologismo) em qualquer daltônico.
Em matéria anterior aqui no portal, mencionei um documentário em cinco partes produzido pelo Jornal da Globo (Gerações no Trabalho - que se encontra disponível pelo Youtube). A série conseguiu apontar alguns caminhos por onde as soluções para os conflitos podem passar.
Mas se a empresa ainda não aprendeu a solucionar os conflitos entre Baby Boomers, X e Y ela vai sucumbir diante dos Z pois são ainda mais difíceis de lidar e já estão entre nós através de incentivos ao Primeiro Emprego ou programa Menor Aprendiz.
Para os que trabalham como gestores e professores universitários o choque parece ser menos tenso. Mas apenas parece. Eles passam por nós todos os dias e tivemos que ser versáteis em desenvolver um mecanismo para que eles nos aceitassem como mentores, senão a transmissão do conhecimento ficaria emperrada. E acreditem, é uma estrada árdua. Equilibrar a oferta de ajuda com a resposta em formato de arrogância imatura diariamente não é tarefa que qualquer gestor consiga realizar. A questão volitiva dos Z é difícil de decifrar.
Os Z são mais rápidos para tudo, mais rápidos que os Y, todavia, a capacidade de refletir nas suas ações é perto do zero. Não é uma geração dominada por tecnologia apenas, é uma geração dominada por velocidade tecnológica e por isso mesmo não tem qualquer paciência com as coisas demoradas. Nem para falar. Quem achava que os Y eram impacientes, pode se preparar para enfrentar gente mais impaciente. É "a turma" que "não conheceu" conexão discada. Já repararam a velocidade indecifrável com a qual eles falam ao telefone ou conversam? É um fenômeno antropológico fascinante.
Os processos que demandam tempo e maturação irritam os Z de tal forma que os fazem abandonar os projetos antes mesmo de iniciá-los ou de compreendê-los plenamente. Eles não firmam compromisso com nada. Muita gente reclama que os Y não aprenderam a manter a lealdade com a organização e rapidamente optam por trabalhar na concorrência quando a possibilidade de ascensão oferecida por lá é melhor.Tenha certeza, os Z sequer aprenderam a ter compromisso, nem com a própria carreira. A motivação que os impulsiona é desconhecida ainda de muitos deles. Não sabem explicar porque fazem certas escolhas.
Uma pesquisa que fiz no semestre passado evidenciou um dado muito interessante. O maior problema com turnover que certa empresa apresentou era com a geração Z. O aprendiz chegava no setor para começar a aprender o trabalho a ser feito. Dois dias depois ele já não voltava à empresa porque "o trabalho era chato". Simplesmente dizia "fui", e ia embora mesmo. Com isso a empresa estava enlouquecida nos processos de recrutamento e seleção. Por falta de uma visão estratégica, ela optou por investir na contratação desses Z, achando que sairia mais barato ensinar o trabalho aos Z do que contratar alguém maduro que exigiria um salário maior. Mas os Z não permaneciam na empresa. O processo de substituição constante sobrecarregava os funcionários antigos que ocupavam boa parte do tempo ensinando o trabalho a jovens que não permaneciam 48 horas na organização. O turnover travou a organização.
Outro aspecto que os Z apresentam deficiente além da falta do compromisso e da falta de raciocínio crítico é o senso de prioridades. Muitos empresários se sentem ofendidos porque os Y trabalham ouvindo música e teclando no Facebook simultaneamente. Os Z conseguem simplesmente parar o que estão fazendo no trabalho (o realmente relevante) para acompanhar os resultados do campeonato de futebol ou se divertir com Trolling e outras distrações oferecidas pela internet. A sensação que dá é que eles não dão a menor importância para o fato de o tempo estar passando, talvez porque ainda não conseguiram aprender a máxima que "tempo é dinheiro". Eles não trabalham enquanto ouvem música e teclam com amigos. Eles simplesmente param de trabalhar para navegar na net sem perceber quanto tempo passou.
O conceito de humor dos Z é algo que ainda está no meu campo de pesquisa como "em desenvolvimento". Aquilo que os diverte é considerado por Baby Boomers ou X, marginais como eu, como idiotice ou ofensa. É gente que dá muita risada vendo o uma pessoa se machucar ou se ferir por um ato estúpido, o senso de alteridade deles é algo que ainda precisa ser desenvolvido. Entretanto, paradoxalmente, eles tem uma orientação interior para aspectos da sustentabilidade e da responsabilidade social que precisa ser aproveitado e bem explorado.
Os integrantes da Geração Y são tão autênticos, e gostam tanto de se posicionar convictos frente aos desafios, que ficam facilmente expostos quando dão uma "mancada". Isso me faz pensar que, num certo sentido, eles acabam sendo mais confiáveis do que alguns X ou Baby Boomers mal resolvidos, já que não fazem questão alguma de ocultar o que são e mesmo errando, tem mais ousadia para exposição. É provável que encontremos um número menor de "puxadas de tapete" entre os Y com o passar do tempo, Quando eles não gostam do que está acontecendo é mais fácil vê-los confrontando a situação com dureza exacerbada do que armando intrigas no ambiente de trabalho. Mas os Y precisam se preparar para lidar com o descompromisso dos Z.
Ouvi de um consultor recentemente uma frase que me deixou bastante preocupada. Ele disse "eu não tenho paciência nenhuma para lidar com essa molecada de universidade". Eu fiquei quieta, pensando seriamente em qual era a perspectiva de mercado que este consultor tinha em mente, quando falou isso. Será que ele não pensou que dentro de uns cinco anos a geração Y será o executive board das empresas, serão os gestores seniores e os Z é que estarão ocupando os cargos em ascensão? Será que ele está acompanhando a onda do empreendedorismo no Brasil e nos movimentos que o mercado está fazendo?
A pesquisa da Global Entrepreneuriship Monitor (GEM), coordenada com participação de institutos como o London Business School e o Babson College e divulgada pelo SEBRAE, mostra que o número de negócios com até três meses de atividade cresceu 97% em relação a 2008 no Brasil, quando apenas 2,93% da população adulta tocava empreendimentos. Em 2009 a taxa subiu para 5,78% sendo que 52,5% destes novos empreendedores estão entre 18 e 34 anos de idade!
Geração Y na liderança das empresas é um fato irreversível. Adaptação a esta realidade é tarefa "para ontem", pois os Z estão chegando à galope. É hora de Baby Boomers, X e Y aprenderem a superar as diferenças, pararem de se tratar como "os outros" e potencializarem a noção de "nosso time".
Com o aumento da taxa de expectativa de vida no Brasil, as quatro gerações estarão cada vez mais ativas e presentes no mercado de trabalho. Temos que nos aliar como mentores amigos, fazendo aflorar desses rapazes e moças seu melhor, sua essência e nos nutrindo desta força que eles transbordam com tanta exuberância. Não devemos conter o entusiasmo deles nem bancarmos os vovôs ou papais rabugentos querendo que eles tenham o imaginário parecido com o nosso. Nós também levamos tempo para chegar onde chegamos.
Temos que investir tempo pesquisando, entendendo e criando estratégias para lidar com a geração Z. Os Y e Z necessitam da mentoria e da experiência dos Baby Boomers e dos X. Muitos deles se queixam que os mais experientes não tem interesse em ensinar as coisas para eles. Já ouvi este depoimento de vários Y.
Precisamos focar no potencial que temos diante de nós. Os Y e Z nascidos numa economia globalizada e produto da sociedade pós-moderna: individualista, secularizada, utilitarista nos apresenta o incrível paradoxo de ser as gerações mais envolvidas com questões de sustentabilidade e responsabilidade social. O futuro do planeta está na mão da gestão deles. É preciso ter uma visão um pouco mais sistêmica sobre esta Terra que gira.
Talvez tenhamos que fazer uma análise muito honesta e nos perguntarmos, até que ponto as críticas que fazemos a estas gerações não estão carregadas de um ressentimento barato, nutrido por uma crise de meia-idade pouco assumida e muito mal resolvida, de quem não teve tempo para investir na carreira porque estava totalmente absorvido pelo trabalho e providenciando a "comida no prato" dos nossos filhos Y e Z.
Trabalhar com gente jovem é muito bom. Nos estimula, desafia, revigora e nos lembra que o cérebro não envelhece. O corpo fica frágil, mas as ideias, quando a mente está sã, se tornam cada vez melhores com o passar do tempo. Nenhum de nós era maduro na idade deles, mas os problemas que afetam a sociedade da informação são muito diferentes dos problemas que nos afetavam quando éramos bem jovens.
Vamos fazer um upgrade?