quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Relacionamento com clientes.... afinal quem são eles?


Hoje, como são as gestões de relacionamento com clientes?
Ferramentas CRM, telefonemas, e-mails, redes sociais, reuniões, prazos cumpridos?
Neste caso, a resposta inicia com uma pergunta:
Mais afinal, quem são nossos clientes?
Olhe em volta, seus clientes não são apenas os consumidores finais de seus produtos.
Nossos clientes são todos os necessários para o bom funcionamento de nossas relações, superação de nossas metas e sucesso de nossos resultados.
É certo tratar os consumidores de nossos produtos como alvo chave de nossa estratégia, mas devemos levar em consideração uma grande lição de nosso cotidiano:
- Muitas vezes escolhemos um marceneiro, um mecânico ou um médico pelo estado de suas ferramentas, seu zelo e asseio por elas, assim como por suas oficinas ou consultórios.
Uma "oficina" organizada e limpa irá atrair muitas pessoas, pois a lógica do consumidor fica próxima do seguinte pensamento: “se os funcionários são educados e bem tratados pela empresa, logo também será tratado com educação e com respeito as suas necessidades”.
Portanto não basta apenas colocar o consumidor final no topo da pirâmide, mas prezar pelo zelo e asseio dos clientes internos, sejam nossos funcionários, fornecedores ou prestadores de serviços - são eles os primeiros consumidores e multiplicadores de nossas idéias e ações.
 
A qualidade de nossa loja ou empresa integra e acompanha a qualidade de nossos produtos.

Com esta visão clara, multiplique conhecimentos e informações, divulgue as idéias de sua empresa em redes sociais, utilize ferramentas CRM para prospectar dados e aproximar-se do consumidor, faça reuniões com suas equipes para dividir e somar idéias, enfim, investindo na credibilidade de seu público interno, acabará por valorizar seus produtos para o público externo.

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