segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Você é a chave que abre suas próprias portas.

Muitas pessoas esperam pacientemente as oportunidades, e depois reclamam que elas não apareceram. Mas onde está a chave que abre portas nas empresas? Através da mudança de atitudes e ações focadas em resultados, perceberemos que dentro de nós está a chave que abre todas as portas.

 
Questões como estas são recorrentes no mundo coporativo moderno. Tenho conversado com muitos profissionais que esperam as oportunidades, atrás de suas mesas e postos de trabalho, e lamentam quando elas não surgem.
Ainda nesta semana, ao terminar uma palestra, fui abordado por uma colaboradora da empresa, que quase em prantos me revelou o motivo de seu desespero nos últimos meses: "Não agüento mais esperar uma oportunidade. Vejo muitas pessoas serem promovidas à minha volta, mas parece que minha vez nunca chega. Lamento profundamente esta situação, porque adoro esta empresa, mas estou pensando em mudar de emprego".
Ao ouvir o se desabafo, pedi que não tomasse nenhuma atitude desesperada e que a responderia na próxima edição da nossa e-zine, e cá estou eu, cumprindo minha promessa em alto em bom tom. Eis sua pergunta: "Eu devo mudar de emprego?". Eis minha resposta:
- Não, minha cara. Não mude de emprego. Mude de atitude!
Não espere atrás de uma mesa que alguém a note. Seja notada. Faça a diferença. Mostre que você é capaz de alçar voos mais altos, e que mantê-la onde você está pode ser um grande desperdício para a empresa.
Ao invés de "lamentar profundamente a situação", como você mesma disse, coloque em suas ações um nuance positivo que só pode ser visto nas pessoas vencedoras. Quem "lamenta profundamente", mais profundamente se insere nas suas derrotas e nos seus problemas. Não conheço ninguém que tenha saído de um buraco olhando para baixo. Levante sua cabeça, e utilize o amor que você declarou ter pela empresa em favor do seu crescimento.
Prepare-se para as oportunidades, e elas fatalmente irão surgir. Ouse investir em si mesma, pois o conhecimento é um bem adquirido que caminhará contigo durante toda sua existência. Invista em um curso, workshop ou treinamento e relacione-se profissionalmente com pessoas que não são do seu convívio diário. Através desta troca de experiências você irá enriquecer o seu conhecimento e sua visão, a somente assim poderá mostrar para sua empresa o quanto você está atualizada com as tendências que nem a própria empresa ainda conseguiu notar.
Aprimore suas habilidades de comunicação em todos os níveis. Seja compreensiva com as pessoas que estão abaixo de você, solícita com as que estão acima e exercite o respeito na tratativa com seus pares. Sendo admirada por todos, suas chances de promoção irão aumentar porque todos desenvolverão a percepção de que você realmente merece.
E quando, dentro de você, toda a lamentação tiver sido substituída pela coragem; quando suas lágrimas tiverem sido substituídas por um olhar focado no futuro; quando suas dúvidas tiverem sido substituídas pela certeza, então, e só então, sua oportunidade aparecerá.
E tudo isso por uma simples razão: as empresas não dão oportunidades para as pessoas. Elas buscam oportunidades nas pessas. Transforme-se nesta oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário