quarta-feira, 24 de agosto de 2011

EQUIPE | As dificuldades do trabalho em grupo.

 
 
É inegável o fato de que toda empresa é um grupo social, que possui membros com as mais diversas características particulares em busca de um mesmo objetivo: o sucesso! Mas diversas vezes, não é possível se chegar ao objetivo pelo simples fato de que o grupo não consegue render o esperado.
 
A verdade é que não adianta se iludir com a idéia de não recorrer mais a reuniões e discussões em grupo, pois elas são extremamente importantes para o bom andamento do negócio por nos fornecer dados de importância relevante para as decisões a ser tomadas dali em diante.
 
As principais vantagens das decisões em grupo são que as idéias conjuntas trabalhadas e melhor elaboradas se tornam a melhor idéia e além disso, o resultado dessa decisão, seja ele bom ou ruim será compartilhado igualmente entre todos os participantes.
 
São enormes as dificuldades de um trabalho em grupo e isso é totalmente comum e aceitável observando o fato de que somos seres humanos totalmente diferentes uns dos outros na forma de pensar, agir e falar. Porém, é extremamente importante que nós, administradores, façamos o possível para amenizar estas dificuldades a fim de obtermos a excelência da nossa equipe e nosso negócio. Só é possível formar um grupo unido e forte na busca do ideal quando conseguimos implantar algumas atitudes fundamentais:
 
1.SABER OUVIR – Cada um tem a sua idéia diferente sobre um determinando assunto ou tema, e é muito importante sabermos que ninguém é o dono da verdade ou que a sua forma de pensar é melhor que a do outro. É preciso ouvir o que cada um tem a dizer, saber o que cada um pensa a respeito, pois dessa forma é muito mais fácil se chegar a uma decisão melhor calculada. Relembrando o velho jargão de que várias cabeças pensam melhor que uma.
 
2.SABER FALAR E SABER CALAR – Nem sempre é interessante falar tudo o que estamos pensando. É fundamental pensar antes de opinar ou criticar qualquer coisa, pois uma frase ou apenas algumas palavras mal colocadas podem colocar em risco o sucesso do projeto ou plano avaliado.
 
3.RESPEITO – Respeitar o próximo tanto em sua posição profissional quanto pessoal, independente de qualquer fator como religião, sexo, raça, etc... Entender que todos os membros da equipe são tão capazes quanto você, do contrário não estariam fazendo parte do mesmo grupo!
 
Não há dúvida de que se conseguirmos erradicar ou ao menos minimizar as dificuldades de se trabalhar em grupo, teremos as melhores chances de formarmos uma equipe vencedora, batalhadora, que luta pelos ideais e pelo sucesso da empresa em conjunto, transformando assim o objetivo numa forma muito mais concreta e realizável.
 
Autor(a): Vitor de Oliveira Sartoro by www.administradores.com.br
Divulgação: Camisa de Força by @ozeiasrangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário