terça-feira, 9 de agosto de 2011

Porque alguns clientes não respeitam nosso trabalho por mais dedicados e profissionais que sejamos?

Na sua opinião, porque alguns clientes compradores de imóveis, quando compram com a concorrencia, deixam de nos atender ou responder às nossas tentativas de contato, sem ao menos a delicadeza de agradecer nosso empenho e comunicar que já comprou, para respeitar nosso tão precioso tempo?
comentários

Maria Goretti Bulhões CarvalhoHelena, eu entendi perfeitamente sua pergunta. O profissional de vendas de imóveis está cada vez mais parecido com um operador de telemarketing. Ele liga para falar de novos produtos, ele manda inúmeros e.mail's. Ela acaba por torrar a paciência da outra ponta. Ou você vai me dizer que adora operador de telemarketing? A concorrência hoje em dia é tão grande e acirrada, que não nos resta outra alternativa a não ser fazer "xaveco", mandar zilhões de e.mail's e nem sempre as pessoas gostam de ser importunadas. É daí, que vem uma certa intolerância com o corretor de imóvéis.
Voce quando entra numa loja para ver roupas, gosta de ficar sendo importunada pela vendedora? NÃO
A técnica de marketing atual é: deixar o cliente a vontade e, se ele quiser alguma informação então vamos até ele. É o famoso corretor "on line".
Se você tem a oportunidade de colocar inúmeros anúncios do seu novo empreendimento no jornal, TV, rádio, sites de ralacionamento, provedores etc...Se o cliente tiver interesse, o que ele faz: entra no site , faz as perguntas que precisa, via "chat" e aí sim, se ele demonstrar real interesse, se ofereça para levá-lo ao local para ver o imóvel "in loco". O que ocorre atualmente é que temos 50 corretores para cada apartamento ou sala a ser vendido ,então fica aquela aporrinhação de gente em cima do cliente.
Quando seu cliente já é conhecido, aí é diferente: porque vc já tem liberdade de ligar , falar do empreendimento, mandar e.mail para que ele tome conhecimento do local, plantas, fachada etc..E caso ele goste, tenha certeza que ele lhe retornará, pedindo para ver o imóvel e por fim comprá-lo.
Por analogia, imagine que o cliente é a presa e em volta dele estão dezenas de leões. Vai comê-lo o que for mais forte e mais agressivo. Os outros terão que esperar outra presa ou então continuarem com fome...O cliente foi comido, e não pense você que o leão que comeu o pobrezinho, vai lhe pedir desculpas por ter " traçado" sua presa.
E fábio, tb não concordo com vc quando diz que a desvalorização da profissão é culpa do CRECI ou do COFECI, até porque o vemos hoje em dia é cada vez mais profissionais formados em outras áreas, tais como: advogados, psicológos, economistas, administradores etc , virem a ser tornar corretores, agora chamados de consultores - acho até que é assim pelo fato de termos tantos profisionais de nível superior atuando na área. O CRECI ou o COFECI não pode impor a quantidade de corretores e/ou consultores por corretora, não estão lá diariamente fiscalizando para saber quais são as técnicas de abordagem que as corretoras estão utilizando para fazer a captação de clientes. Cabe sim, ao comprador que se sentir lesado ou importunado, fazer a queixa ao órgão de classe. A realidade , ao meu ver, é que o perfil do corretor está mudando, e para melhor, e isso está incomodando muita gente. Agora, quanto a falta de ética, me perdoe, mas isso não é exclusividade da nossa categoria, é um problema nacional endêmico e só vai melhorar quando o nível de educação melhorar também


Edison Luiz Bernardes de OliveiraA Maria Goretti já disse tudo, com muita propriedade, e compartolho da sua opinião.
Somente quero complementar alguns pontos que tb considero importantes nesta situação.
Alguns corretores acham-se "donos" do cliente que eventualmente atendeu, e se esforçam no sentido de conseguir um imóvel dentro das características solicitadas.O que o ocorre é que nem sempre, nestes casos, houve um comprometimento do cliente com o corretor neste sentido, ou seja, apenas comentou o que quer e faz isto com todos que o atendem. Comprometer-se é pactuar, ainda que verbalmente, que o que está procurando ficará ao encargo daquele corretor específico. Isto nem sempre ocorre, e para que ocorra é necessário que o corretor obtenha este consentimento e deixe claro que dispenderá seu tempo para este cliente, e também deixe claro que caso o cliente encontre um imóvel que eventualmente possa atender o seu interesse e necessidade que o comunique antes, Desta forma exerce-se uma parceria real entre cliente e corretor. Não é numa primeira visita que isto ocorre. Peça para visitar o cliente em sua casa, observe onde mora, o que gostaria de mudar, o que gosta e que não gosta de sua moradia atual, enfim... conheça o seu cliente e não lhe ofereça o que não quer comprar. Agende um horário, ou dia que poderá contacta-lo para dizer o que conseguiu. Portanto, não se limite aos imóveis da sua carteira, ou da sua imobiliária. Busque no mercado através de parcerias um que atenda plenamente as necessidades do cliente. Caso contrário vira um telemarketing, como muito bem disse a Maria Goretti. Imagine 20 corretores ligando para você diariamente, ou enchendo sua caixa postal. É caso de Procon. Demonstrar interesse pelo cliente, e não apenas pela comissão que ele pode lhe dar é sempre o melhor caminho, e êle percebe isto facilmente. Porém, sempre existirá o cliente "mal carater", como existem corretores, e qq outro "profissional. Faz parte convivermos com isto.

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