terça-feira, 23 de agosto de 2011

Fiquei Velho, e Agora?

Muitos executivos; Grandes administradores e Gestores de um modo geral se preocupam com o fator idade. O Mercado realmente tem negligenciado o fator idade ou as pessoas que não estão preparadas e não tem dado a devida atenção às reais necessidades do mercado! Qual é o pensamento dessas pessoas?

A idade avançada e um fator preocupante para muitos profissionais, nas mais variadas profissões, mas, qual a causa desse sentimento? O que a sociedade tem impresso na mente das pessoas que tem sentido o "peso" dos anos, literalmente?
Quando eu tinha uns 5 anos de idade, o conceito das pessoas que tinham os cabelos brancos era: Experiência! Hoje podemos compartilhar do mesmo conceito? Em partes, acredito que sim, contudo, atrás de todo esse conhecimento, vem junto inúmeros pensamentos que podem atrapalhar a carreira de um excelente executivo ou limitar seus sonhos e, a fase que poderia ser a "melhor" de sua vida, pode se tornar um grande pesadelo, pelo simples e inevitável fato de estar ficando mais velho.
É um verdadeiro paradoxo, mas, quando mais vivemos, mais pensamentos equivocados vamos adquirindo, em relação e varias áreas de nossa vida, seja pessoal ou profissional, do tipo: "Estou muito velho para esse tipo de tecnologia"; ou: "Não consigo aprender inglês, minha oportunidade já passou". Estes são apenas alguns exemplos de como nossa mente é perniciosa quando o assunto é sair da zona de conforto. E para atrapalhar ainda mais, existem aquelas frases fantásticas que nos foi legado: "Burro velho não aprende o trote" (Se você não conhece essa frase, não se preocupe, você não é tão velho assim).
Ok, mas e aí? Como enfrentar o fator idade, num mercado de trabalho que agora esta falando na próxima geração, pois a geração Y, já passou... O segredo é um só, uma só atitude mental, apenas permita-se a pensar diferente e encare o fator idade sob una outra perspectiva, sob uma nova ótica, entendendo que o tempo faz parte do processo e, que tudo é possível, desvencilhando-se de pensamentos que podem atrapalhar e, impedir você de adquirir novos conhecimentos, novas habilidades e competências, coerentes com as novas tecnologias e novos mercados. A frase "O mundo mudou" já não se encaixa mais, pois o mundo vive um momento onde ate as mudanças são voláteis, a mudança necessária para adquirir uma determinada habilidade que era fundamental ontem, pode não mais existir hoje e, o cenário empresarial necessita de pessoas que se adaptem rapidamente a essas características, com seu pensamento sempre aberto a novas possibilidades e, principalmente: Com a mente em estado de prontidão para adquirir novos aprendizados.
Um exemplo muito claro do que estou falando é quando observamos as crianças, para elas, TUDO é possível, não há limitações. Pense sobre algo que para você hoje é impossível, busque recordar à sua infância e reflita sobre seu provável pensamento sobre a mesma questão, naquela época, seu pensamento era o mesmo? O que mudou, alem da idade que, por sinal, não quer dizer muitas coisas. O grande fator determinante quanto às reais possibilidades é o caminho neurológico, ou seja, você deverá primeiro dizer para você mesmo que é possível e, então ter atitudes coerentes ao seu pensamento. Já ouvimos falar de diversos feitos, de pessoas "comuns" que, sem pensar, "REALIZARAM O IMPOSSÍVEL"!
Nunca deixe que seu pensamento limite suas ações em direção ao seu maior sonho, àquilo que realmente é importante para você! Entenda que tudo é possível e que, o fator idade é apenas mais uma variável que, deve ser trabalhada a favor de seus objetivos, aliada à determinação e FOCO. Empreenda-se, faça sempre 20% a mais de tudo que esperam de você, dedique-se de corpo e alma, colocando seu coração em primeiro lugar naquilo que faz e tenha certeza que o SUCE$O é garantido!!!
Luiz Antonio de Castro Mattos
Executive Coach e Alpha Analyst

Nenhum comentário:

Postar um comentário