quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Gestão do tempo: 19 modos de criar mais tempo!

Algumas formas para priorizar atividades importantes no seu dia-a-dia.

1. Faça uma lista das tarefas do dia - numero os itens na ordem em que pretende cumpri-los, com destaque para as mais importantes. Indique os que merecem mais tempo e tique os itens concluídos. Passe as tarefas não concluídas para o dia seguinte.

2. Sicronize calendários e agendas - não perca compromissos distribuidos em diversas ferramentas. Se você tem um calendário em seu computador e outro no smartphone, procure formas de sincronizá-los.

3. Escreva um Plano de Ação - que contenha todos os passos envolvidos num projeto e coloque-os na sequência apropriada.

4. Seja realista ao definir seus objetivos - está mais ao alcance melhorar uma habilidade específica do que se tornar presidente da empresa.

5. Reconheça que você não terá tempo para fazer tudo - dê preferência às atividades que produzem os resultados mais importantes. Se há tarefas urgentes que não podem ser canceladas ou delegadas, procure realizá-las em paralelo.

6. Anote o tempo gasto - em suas atividades por uma ou duas semanas para descobrir aonde o gasta. procure eliminar atividades que se infiltraram na sua rotina e que desperdiçam seu tempo.

7. Programe menos atividades - se você planeja colocar a leitura em dia, concertar o carro, ir ao mercado, visitar um amigo, ver um filme - tudo no mesmo dia, certamente será uma correria e você não aproveitará nada.

8. Reduza as interrupções - reserve um período do dia no qual você não permitira interrupções, a menos que seja absolutamente necessário. Se possivel, deixe o telefone desligado nesse período. Desative pop-ups ou lembretes eletrônicos que acostumam atrapalhar.

9. Programe as atividades mais desafiadoras para o período do dia em que você esta mais disposto e alerta.

10. Faça a tarefa mais desagradável o mais rápido possível - depois de concluí-la, você se sentirá mais animado para realizar as demais atividades.

11. Deixe um tempo reservado para imprevistos - se você achar que pode chegar a um lugar em 15 minutos, prometa estar lá em 25. Se um compromisso durará 1 hora, reserve 1 hora e 20 minutos. Deixe uma parte do seu dia sem compromissos.

12. Aproveite bem o seu tempo - ouça notícias ou uma gravação enquanto faz a barba, por exemplo. Leia enquanto aguarda o trem ou durante uma viagem. Você até pode utilizar o tempo para relaxar, mas não o desperdice.

13. Siga o princípio 80/20 - se você listou 10 tarefas, quais são as duas mais importantes? Será que uma tarefa crítica poderia ser dada como concluída se você desse atenção aos aspectos mais importantes dela?

14. Quando se sentir sobrecarregado com o trabalho, escreva cada tarefa em pequenos cartões. Divida-os em dois grupos: atividades de hoje e de amanhã.

15. Tire tempo para descançar regularmente - voltar para o trabalho com a mente e o corpo descançados é mais produtivo do que trabalhar horas extras.

16. Escreva um problema no papel, explique por que ele está incomodando você e aliste todas as soluções que consegue pensar.

17. Não seja perfeccionista - saiba quando parar e passar para a próxima atividade importante.

18. Seja profissional - não espere ter vontade para executar uma tarefa. Simplesmente comece a trabalhar.

19. Seja flexivel - essas são apenas sugestões, não regras. Coloque-as em prática, descubra quais funcionam melhor e adapte as idéias ás suas circustâncias e necessidades.

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