terça-feira, 23 de agosto de 2011

MOTIVAÇÃO | Porque foi abandonada pelas empresas?

Ontem postei um vídeo motivacional em meu perfil no Facebook, algo que já fazia muito que não postava e, hoje no meu café da manhã peguei-me pensando sobre este vídeo e lembrando dos tempos em que as empresas usavam muito deste recurso para ‘vitaminar’ suas equipes...
Na verdade muitos de nós estamos de ‘saco-cheio’ destes negócios motivacionais de tanto que vimos, re-vimos e desistimos destas ferramentas de alegria reflexiva. Só de lembrar dos vídeos de baixa qualidade que já chegou na empresa ‘pirateado’ por um amigo do filho da empregada de uma vizinha de um colega de faculdade do nosso Gestor de RH já é motivo de refugar a idéia, por mais que nestas lembranças aparecem um grupo de dança muito afinadinho e bem ensaiado, partes de filmes épicos e famosos, palestras de Shinyashiki, Godri e outros monstros sagrados da motivação brasileira.
Sim, nós já vivemos isso! Na verdade foram bons tempos. Lembre que muitas destas reuniões de motivação nunca se chamavam de ‘Reuniões Motivacionais’ porque na sua maioria elas eram acopladas a uma reunião de vendas onde primeiramente eram apresentadas as metas e os resultados, tinha ‘putiada’, ‘mijada coletiva’, ‘sermão do gerente’, etc..; e depois para deixar aquele sentimento de que a empresa amava sua equipe e que esperava muito dela aparecia nosso colega do RH com um material de superação e engajamento (geralmente vídeo para mudar o ar da reunião) que tinha um forte poder de persuasão sobre os mais sensíveis, fazendo o coitado querer vender a mãe na esquina pra atingir a meta!
Saiba que isso foi perdido!
Estas ferramentas por mais ‘simples’ que são (pois ainda existem) no seu objetivo, por mais emocional que possam ser já não existem mais dentro de muitas empresas. O foco é ‘sugar’ toda a capacidade energética de seus colaboradores sem preocupar-se com ele depois da tarefa, as empresas querem apenas o Super Homem quando ele está bem longe das kriptonitas, agora, quando ele está fragilizado é mais fácil chamar outro herói do que ajudá-lo. Não sabem que todo o herói tem seu ponto fraco ou inimigo forte!
Muito bem, as famosas reuniões motivacionais estão desaparecendo e o que estão apresentando no lugar? Na verdade muitas empresas olham para o(a) gestor(a) de Recursos Humanos e dizem que seus colaboradores que se auto-motivem, que eles devem de ser ‘maduros’ para separar sua vida pessoal da pressão do trabalho, simples não? Só não percebem que estão perdendo bons profissionais por depressão, exaustão e fadiga! Poucas empresas separam parte de seu orçamento para ajudar seus colaboradores, não gastam quinhentos reais numa reunião destas mas dão 4 milhões de bonificação a um cliente chantagista e manipulador!!
Na verdade a gente está de ‘saco-cheio’ destes encontros motivacionais, mas a gente gosta pra caramba deles! Primeiro porque nos lembram dos bons tempos, segundo porque ainda surtem efeito em nossa mente, nos deixando mais seguros de nós mesmos e felizes!

Viva o Motivacional!!!
Autor(a): Ozeias Rangel by www.twitter.com/ozeiasrangel
Divulgação: Camisa de Força by @ozeiasrangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário